Future Blast

Future Blast: O que a Retro Studios estaria aprontando para o Wii U?

Apelidada por muitos de “nova Rare”, a Retro Studios se tornou, no últimos anos, uma das mais respeitadas subsidiárias da Nintendo. O prestí... (por Rafael Neves em 05/10/2012, via Nintendo Blast)

blackcontroller_bigApelidada por muitos de “nova Rare”, a Retro Studios se tornou, no últimos anos, uma das mais respeitadas subsidiárias da Nintendo. O prestígio vem de seu exímio trabalho com a trilogia Metroid Prime, com a revitalização de Donkey Kong Country e com o recente trabalho em Mario Kart 7. Com o lançamento do Wii U batendo na porta, a Nintendo tem montado uma forte lista de jogos para o aparelho, mas a pergunta é: o que a Retro Studios prepara para o Wii U? A Big N ainda não fez uso dessa verdadeira carta na manga, o que só nos faz deixar intrigados a respeito de novos anúncios. Que tal tentar descobrir?

Aqui vamos analisar mais do que apenas o fruto de nossa exaltação. Não adianta simplesmente acreditar que a Retro Studios trabalharia em um novo Kirby se não temos nenhuma pista que nos diga isso, certo? Pois bem, então vamos nos concentrar nos fatos… e nos rumores! E aqui vai a primeira pista: em abril de 2011, um rumor contava que a Retro Studios estaria produzindo um jogo para Wii U, que, segundo a própria desenvolvedora, é “um jogo que todos querem que façamos”. A pergunta é, qual jogo nós não queremos que a Retro produza? O talento da desenvolvedora é tamanho que fica difícil escolher um game só, mas aqui vai nosso primeiro chute:Untitled-1 (1)

Metroid Prime 4

Bem óbio, não? Logo após ser criada, o primeiro projeto da Retro Studios que foi lançado atende pelo nome de “Metroid Prime”. Não demorou a receber sua sequências Echoes; spin-offs, Hunters e Pinball (sem tanta participação da Retro Studios); e um desfecho, Corruption. O trabalho com a série Metroid foi tão bem visto pela crítica que a Retro Studios fechou-o com chave de ouro lançando Metroid Prime Trilogy (Wii). Tudo bem que a trilogia chegou ao fim, mas nada impediria a desenvolvedora de retomar a série Metroid, certo? Afinal, Other M não foi lá o melhor título da franquia futurista da Nintendo. Talvez o próximo jogo não se chame “Prime”, mas o talento da empresa com o gênero de tiro em primeira pessoa (ou melhor, aventura em primeira pessoa) foi tão bem visto que é difícil imaginar uma aventura de Samus concebida pela Retro que não lhe ponha dentro do capacete da caçadora. Uma coisa é certa: não faltam maneiras de Metroid aparecer no Wii U!

Ok, o vídeo é feito por fãs, mas ainda assim nos deixa ansiosos!

O mais interessante mesmo foi, antes da E3 2012, ter ouvido os rumores de um crossover entre os universos de Metroid e Star Fox. Já deixamos claro que Star Fox brilharia no Wii U, mas não seria fantástico ver Samus pilotar uma Arwing ou Fox confrontar Ridley? O Wii U tem potencial para um Metroid com visual fantástico, e, sabendo que a empresa há algum tempo recrutou funcionários da Naughty Dog (de Uncharted) e Vigil (de Darksiders), não me surpreenderia ao ver em um “Metroid Prime 4” os visuais mais lindos do Wii U.Link_Artwork_5_(The_Minish_Cap)

The Legend of Zelda

Ok, lembram que, há algum tempo, o pai da série Zelda, Shigeru Miyamoto, chegou a dizer que acredita na possibilidade de a Retro Studios trabalhar em um jogo da franquia? Embora ele tenha, logo depois, nos feito desacreditar nessa ideia, a esperança não está perdida. Se Miyamoto confia no potencial dessa subsidiária (e, convenhamos, ele não é qualquer funcionário da Nintendo), então é porque temos chances relevantes de ver Link nos escritórios da Retro. E que desenvolvedora melhor do que essa para fazer esse rumor se tornar realidade? As ideias para um novo Zelda no Wii U são diversas e, depois do nível de excelência alcançado por Skyward Sword, é difícil não cobrar do próximo título nada menos do que a perfeição!

Será que algum dia jogaremos um Zelda assim?

Outra ideia seria remasterizar e aprimorar o sinistro Majora’s Mask para Wii U, hipótese já abordada em outro Future Blast.1024_donkey_kong_country_returns-prev_thumb[2]

Donkey Kong Country Returns Again!

Donkey Kong Country Returns foi feliz em reacender nossa paixão pelas aventuras de Donkey Kong e Diddy Kong, mas, quando o assunto é reciclagem de material, é certo que a Retro Studios deu uma cara nova a muita coisa proveniente do primeiro Country. A pergunta é: e quanto aos outros dois? Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest (SNES), por exemplo, é para muitos jogadores considerado o melhor da série e apresenta um aspecto muito mais obscuro do que seu irmão mais velho. Não seria incrível utilizar toda a fantástica direção de arte de Country Returns e, aliado ao avantagado hardware do Wii U, produzir um novo game que inspirasse-se nas aventuras de Diddy e Dixie por Crocodile Isle? Se esse jogo contasse com releituras de canções fenomenais do título para SNES, ficaria difícil não ter um ataque cardíaco de tanta euforia.

Sejamos francos, essa música TEM QUE receber uma versão remasterizada!

tumblr_lcmkuljD2S1qzyou9o1_500-(1)_thumb[2]Ou então, por que não uma revitalização da série Donkey Kong Land para o 3DS? Essa franquia muitas vezes é vista como um port da série Donkey Kong Country, logo, uma nova vida no 3DS mostraria muito bem o potencial que ela esconde. É difícil não pensar em como essa ideia seria ótima, já que o estilo plataforma se deu bem no DS e continua dando bons frutos no 3DS. Continuaríamos a coletar moedas em New Super Mario Bros. 2 (3DS) ou passaríamos a coletar um bilhão de bananas?

Projetos antigos (e cancelados)

Talvez muitos não saibam, mas, quando a Retro Studios se formou, começou trabalhando em quatros pequenos projetos para o GC. No entanto, a criação dos quatro foi cancelada quando o foco se tornou a produção de Metroid Prime. Ainda assim, ficamos intrigados sobre o que seriam esses misteriosos protótipos da Retro Studios… Imagina se um deles sai para o Wii U!

  • “Ação e Aventura”. Era esse o codinome inicial de um dos games em processo de criação. Adivinha o gênero? Ação e aventura! O game não foi muito longe das primeiras imagens conceituais, mas o protótipo de tiro em primeira pessoa criado para ele foi o suficiente para convencer Shigeru Miyamoto a transformar o projeto em Metroid Prime. Será que era tão bom assim?

 

  • Entitulado “NFL Retro Football”, o projeto era de um jogo de futebol americano. A empresa até pensou em utilizar a turma do Mario no game, mas a função inicial da Retro Studios era criar um jogo mais adulto para o GC e, como a Nintendo tinha obtido os direitos da NFL para a criação de um jogo, nada melhor do que um futebol realista mesmo. Games do esporte criados pela Eletronic Arts e SEGA fizeram, na época, com que a ideia perdesse força, afinal, ambas seriam grandes concorrentes. Mas e o Wii U? O GamePad funcionaria muito bem para criar estratégias de jogo e organizar os times.

 

  • “Car Combat” (ou “Thunder Rally”) era o nome de um jogo de carros que a Retro Studios chegou a começar a produzir. As poucas informações que temos do título não ajudam em nada a tentar imagina como seria o game: um misto de estilos de Mario Kart 64, Twisted Metal 2, QuakeWorld e temperado com elementos de Mad Max e Street Fighter II! Entendeu o nível de complexidade que seria o jogo? E com a Capcom fazendo crossovers de seus jogos de luta a torto e a direito, não seria impossível um Super Street Fighter Mario Kart para Wii U, seria?… Ok, seria sim!

 

  • Se os três games acima parecem confusos demais para imaginar, talvez “Raven Blade” seja algo mais palpável para você. O RPG da Retro Studios chegou a ser apresentado em vídeo na E3 de 2001, mas, depois disso, caiu no esquecimento. O jogo até parece ser interessante, uma espécie de RPG de ação medieval semelhante a Monster Hunter e a Sengoku Basara. Por que não no Wii U? A Nintendo bem que precisa criar novas franquias!

 

Mas não são só esses os inúmeros rumores e teorias a cerca de projetos da Retro Studios para o Wii U – até boatos de que a empresa estava trabalhando em um novo Eternal Darkness rolaram. Mas e você, leitor, tem alguma ideia que queira apresentar? O espaço é seu para comentar!

Revisão: José Carlos Alves


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. "Sejamos francos, essa música TEM QUE receber uma versão remasterizada!",

    Mas está musica apareceu no Super Smash Bros. Braw se eu não me emgano.

    ResponderExcluir
  2. Um novo metroid 'pós-fusion', que tal Retro?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de ver um novo Metroid! Poderia usar as especificações do Future Blast! Seria uma forma da Nintendo se redimir com os fãs da série por terem se esquecido do aniversário de 25 anos da caçadpra!

    ResponderExcluir
  4. Vi rumores na internet de um Remake de Super Mario Sunshine. Será que a Retro vai comandar?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google