Future Blast

Future Blast: A guerra será global em Star Fox no Wii U

Star Fox é uma das franquias mais populares nos consoles Nintendo, entretanto ultimamente Fox e sua turma não têm recebido a devida atençã... (por Farley Santos em 19/09/2012, via Nintendo Blast)

nintendo_blast_star_fox_wiiu_000 Star Fox é uma das franquias mais populares nos consoles Nintendo, entretanto ultimamente Fox e sua turma não têm recebido a devida atenção. O último jogo da equipe de mercenários para consoles de mesa foi Star Fox: Assault (GC), sendo que o game não foi muito bem recebido pelos fãs devido às várias mudanças na jogabilidade. As esperanças de um novo game retornaram com o anúncio do Wii U: fontes afirmam que o Retro Studios (empresa por trás da trilogia Metroid Prime e Donkey Kong Country Returns) estaria trabalhando em um game da franquia. Enquanto a confirmação de um novo jogo não chega, avaliemos as possibilidades de um novo Star Fox no Wii U.

Melhorando a mecânica básica

nintendo_blast_star_fox_wiiu_01 A série de ficção científica começou como um simples jogo de combate espacial on rails e foi se alterando com o passar dos anos. Na tentativa de inovar, Fox deixou o cockpit e explorou mundos a pé em Star Fox Adventures (GC) e Star Fox: Assault . Convenhamos que a alma de Star Fox sempre foram os combates espaciais frenéticos, sendo assim, no game de Wii U, os personagens usariam somente veículos. Outra característica que deveria voltar são as inúmeras rotas e caminhos secretos presentes nos dois primeiros games da franquia. Com o poder de processamento superior do Wii U seria possível criar rotas mais complexas e uma aventura mais longa. E um desejo final: por que não uma campanha na qual controlamos Star Wolf, o grupo rival?

nintendo_blast_star_fox_wiiu_02

Para que a ação continue precisa e veloz, é necessário que os controles sejam sólidos. O GamePad do Wii U oferece várias novas maneiras de interagir com os jogos, mas, neste caso, é melhor se agarrar ao básico. Inicialmente nada precisa ser alterado e a principal forma de controlar os veículos seria através dos botões físicos. Opcionalmente o giroscópio do GamePad poderia ser utilizado para controlar a direção de vôo, de maneira similar ao que foi implementado em Star Fox 64 3D (3DS). Uma outra opção é a combinação Wiimote e Nunchuck: com o pointer seria possível mirar em qualquer ponto da tela, independente da direção em que o veículo se movimenta, trazendo uma precisão nunca vista na série até hoje.

nintendo_blast_star_fox_wiiu_03 Como inovar sem modificar demais a fórmula que já funciona bem? A resposta está na tela sensível a toque do GamePad. Uma maneira interessante seria poder instruir os outros membros da equipe através de desenhos na tela. Um risco para cima faria que Falco atacasse os inimigos, um círculo instruiria Slippy a investigar a área por rotas secretas, um “L” ativaria os lasers da nave Great Fox. Outro uso seria coordenar formações e rotas de ataque durante batalhas contra chefes e momentos em que o modo de exploração livre (ou All Range Mode) estivesse ativo, de maneira similar às sessões de estratégia de Star Fox Command (DS). Tudo isso seria opcional, mas as possibilidades são imensas.

Um multiplayer robusto

Outra característica de destaque nos games da franquia Star Fox é o modo multiplayer. Sempre foi divertido enfrentar os amigos em batalhas frenéticas, mesmo que as opções de jogatina em grupo sempre foram limitadas. Com os recursos online do Wii U, a experiência multiplayer de Star Fox pode ser drasticamente melhorada. É o momento perfeito para a Nintendo se redimir da ausência de um modo online em Star Fox 64 3D, fato que deixou os fãs extremamente insatisfeitos.

nintendo_blast_star_fox_wiiu_10

Uma novidade seria um multiplayer cooperativo. O jogador com o GamePad seria responsável por comandar as naves inimigas através de um mapa na tela de toque, enquanto os outros participantes, controlando suas Arwings através da combinação Wiimote e Nunchuk, tentariam conter as investidas hostis. Cada estágio teria características únicas, com vantagens e desvantagens para cada um dos grupos. Um exemplo seria um estágio repleto de névoa, limitando a área de alcance do radar das naves, enquanto o comandante inimigo teria sempre disponível todo o mapa para poder planejar seus ataques com ampla vantagem. Caso desejasse, o jogador com o GamePad poderia assumir o controle direto de naves. O modo de batalha clássico também estaria presente, com partidas locais e online para vários jogadores simultaneamente.

Guerra no MiiVerse

O recurso de Wii U mais curioso até o momento é o MiiVerse, rede social do console. A Nintendo ainda não explicou direito como esta rede de jogadores funcionará, mas nada impede uma análise das possibilidades. Star Fox teria então um modo completamente novo: nele, o jogador se aliaria ao exército de um planeta e participaria de uma guerra online perpétua. Cada nação começaria com uma parcela idêntica de território e as ações dos jogadores influenciariam o avanço do combate. Batalhas online e missões solo seriam algumas das atividades disponíveis, com os avatares avançando nas patentes militares de acordo com seu desempenho. Várias opções de customização estariam disponíveis, como poder alterar a cor e aparência dos veículos e um emblema desenhado pelo jogador, como visto em Mario Kart DS (DS).

 nintendo_blast_star_fox_wiiu_09 nintendo_blast_star_fox_wiiu_11

nintendo_blast_star_fox_wiiu_08O MiiVerse deixaria esse confronto mais interessante. Através da rede social, seria possível convocar a ajuda de amigos. Eles neste modo funcionariam como civis no universo de Star Fox, podendo contribuir com dinheiro para novos equipamentos e estruturas utilizados na guerra. Bastaria postar uma mensagem no MiiVerse pedindo ajuda.

O retorno merecido

Esta é a melhor oportunidade de reviver a série Star Fox. Tomando como base as melhores características da série e inserindo algumas novidades sutis, o retorno de Fox e sua equipe pode ser excelente. Nada impede também que a Nintendo nos apresente algo único e novo, basta lembrar do falso rumor de um crossover entre Star Fox e Metroid. Possibilidades são o que não faltam quando se trata do Wii U. E vocês, o que gostariam de ver no Star Fox de Wii U?

nintendo_blast_star_fox_wiiu_07

Revisão: Rafael Neves


é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Acho que poderia ser divertido jogar o modo história em multiplayer, com cada pessoa usando uma nave.

    E a customização das naves? Algo como comprar peças e acoplá-las poderia ser bem legal no multiplayer, como MK7.

    ResponderExcluir
  2. Tive a ideia de em augomas partes do jogo seja opicional poussar a nave, desser, e explorar a pé.Pois muitas pessoas não gostam de um fox a pé.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google