Perfil

Perfil: Red (Pokémon)

Nesta semana, os fãs de Pokémon espalhados por todo o ocidente puderam finalmente pôr as mãos nos recentes Black 2 & White 2 , que conta... (por Jardeson Barbosa em 13/10/2012, via Nintendo Blast)

Nesta semana, os fãs de Pokémon espalhados por todo o ocidente puderam finalmente pôr as mãos nos recentes Black 2 & White 2, que contam com a possibilidade de desafiar treinadores de jogos anteriores. Entre esses treinadores está um que não é líder de ginásio, não faz parte de nenhuma Elite Four e muito menos chegou a ocupar o posto de campeão em algum jogo da franquia. Estou falando de um garoto que iniciou sua jornada aos onze anos de idade, na cidade Pallet, região de Kanto, reconhecido pelas poucas palavras e pelos diversos nomes ao redor do mundo. Ah, ele também é lembrado por ser um dos treinadores mais durões que se pode enfrentar nos jogos da série principal. Sabe de quem estou falando?

Red, Satoshi, Pokémon Trainer, Ash… você escolhe

Red é o nome oficial do personagem principal do primeiro par de jogos dos monstrinhos de bolso. Apesar de possuir um nome oficial, o personagem foi criado para se adaptar ao jogador, ao melhor estilo RPG, e pode ter qualquer outro nome que caiba na memória do velho Game Boy. Seu nome vem de Pokémon Red, assim como o de seu rival vem de Pokémon Blue.

Red se tornou amplamente conhecido através de Ash (ou Satoshi, no Japão), o protagonista do anime que estreou em 1997. Apesar disso, Red e Ash não são o mesmo personagem, já que cada um faz parte de um arco histórico diferente.

Independente da forma que você jogar os jogos principais da primeira geração de Pokémon, o destino de Red é sempre o mesmo: se tornar o campeão de Kanto, após desbancar seu rival de infância, e partir sozinho para o Mt. Silver para continuar o treinamento. Essa característica “badass” garantiu a Red um status que nenhum outro protagonista da série Pokémon conseguiu. Ele é o único protagonista a aparecer em mais de uma geração diferente (três no total, excluindo os remakes) e é, sem dúvida, o personagem mais querido entre os fãs.

Quem é Red?

Utilizando uma roupa vermelha e um boné que esconde parte de seu rosto, Red iniciou uma jornada pela região para realizar o sonho do Professor Oak: registrar todos os pokémon na Pokédex. Durante a jornada ele acaba batalhando diversas vezes com seu rival de infância, Blue, e com uma organização criminosa conhecida como Team Rocket, que é derrotada por ele. No fim, Red renuncia ao título de campeão de Kanto para continuar se aperfeiçoando.

Em seus treinamentos em Johto, Red pode ser encontrado e desafiado por Ethan e Kris, os protagonistas da segunda geração, ou Lyra, a protagonista da quarta geração.

Os acontecimentos que sucedem Pokémon Gold, Silver e Crystal são desconhecidos, no entanto, Red reaparece alguns anos mais tarde na região de Unova para participar do Pokémon World Tournament.

Você não derrota Red, você sobrevive!

Entre as características mais marcantes de Red está o fato de o personagem não falar, se expressando apenas através de pontos, como “…”. Não se sabe ao certo se o personagem é mudo, mas o mais provável é que ele faça o tipo durão e prefira não conversar durante as batalhas. Outra possibilidade é a de que ele não fala porque suas linhas de diálogo devem ser preenchidas por quem o controla. No entanto, outros protagonistas da série já apareceram falando enquanto não estavam sendo controlados pelo jogador.

Apesar de o time de Red depender das escolhas do jogador, o personagem possui uma equipe Pokémon bem definida, que foi utilizada por ele em praticamente todas as aparições posteriores à primeira geração. Os Pokémon que compõem seu time são: Pikachu, Charizard, Venusaur (Ivysaur em Super Smash Bros. Brawl), Blastoise (Squirtle em Super Smash Bros. Brawl), Snorlax, Espeon (apenas na segunda geração) e Lapras. Em Pokémon Stadium 2, Red aparece com um time completamente diferente do tradicional, uma característica comum a todos os líderes de ginásio e demais treinadores importantes que fazem uma aparição no jogo.

Curiosidades

  • Os Pokémon de Red são estritamente baseados nos eventos que ocorrem nos jogos da primeira geração. O Pikachu pode ser o Pokémon entregue a ele pelo Professor Oak no início de Pokémon Yellow; Bulbasaur, Charmander e Squirtle são entregues por personagens não jogáveis (NPCs) em Pokémon Yellow; Eevee e Lapras também são presentes de NPCs em todos os jogos principais da primeira geração, e Snorlax é um dos monstrinhos que o jogador pode interagir nos jogos da primeira geração;
  • Red e Ash possuem muitas características em comum. Ambos possuem um Pikachu, vivem apenas com a mãe, são naturais da mesma cidade, os pais de ambos nunca são apresentados e os dois já compartilharam um time idêntico (exceto pelo fato de os pokémon de Ash não estarem evoluídos). No entanto, tudo isso pode ser explicado pelo fato de Ash ter sido inspirado em Red;
  • Red é o nome mais comum dentre os protagonistas dos vários mangás baseados em Pokémon;
  • Red é considerado por muitos fãs como o treinador mais difícil de se derrotar de todos os jogos da série principal. Apesar de não ser o que possui um time com o maior nível, ele é o único treinador (excluindo os campeões quando enfrentados em suas respectivas ligas) a possuir um tema musical especial e a ter sua batalha seguida pelos créditos do jogo, se derrotado;
  • Quatro dos seis Pokémon que Red utiliza em Black 2 e White 2 foram mascotes de algum jogo da série principal.

Jogos em que aparece: Pokémon Red & Blue (GB), Pokémon Green (GB), Pokémon Yellow (GB), Pokémon Gold & Silver (GBC), Pokémon Crystal (GBC), Pokémon Stadium (N64), Pokémon Stadium 2 (N64), Pokémon FireRed & LeafGreen (GBA), Pokémon Colosseum (GC), Pokémon XD: Gale of Darkness (GC), Super Smash Bros. Brawl (Wii), Pokémon HeartGold & SoulSilver (DS), Pokémon Black 2 & White 2 (DS).

Revisão: José Carlos Alves


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Red, sem falar nada, consegue ser muito mais Bad Ass do que o Satoshi. Se bem que a proposta do anime era apresentar a evolução do personagem com o tempo, algo que foi muito bem desenvolvido até as gerações mais atuais, quando a evolução dele parou no meio do caminho. Quem foi que apertou B?!

    ResponderExcluir
  2. Prefiro a Cinthia, mas o Red tb é foda!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google