Game Music

Game Music: Professor Layton and the Curious Village (DS)

Hershel Layton é um típico gentleman . O jovem professor sempre está disposto a ajudar os outros e a resolver inúmeros mistérios estranhos,... (por Farley Santos em 23/01/2013, via Nintendo Blast)

Hershel Layton é um típico gentleman. O jovem professor sempre está disposto a ajudar os outros e a resolver inúmeros mistérios estranhos, sem nunca deixar a cortesia e cavalheirismo de lado. Mas as aventuras do arqueólogo não estariam completas sem uma trilha sonora a altura. Felizmente a música da série Professor Layton é excelente, com temas que transportam os jogadores a um mundo misterioso, fantástico e inusitado, sem abandonar a origem inglesa do personagem. E o ponto de partida foi a trilha sonora de Professor Layton and the Curious Village (DS), primeiro game da série.

Dando vida à St. Mystere

Tomohito Nishiura
Em Professor Layton and the Curious Village, o arqueólogo e seu assistente Luke vão até a vila St. Mystere, a fim de tentar resolver um curioso enigma envolvendo uma herança. O responsável pela parte sonora do game foi Tomohito Nishiura. O compositor, que trabalha na desenvolvedora Level 5 desde sua criação, foi responsável pelas trilhas dos jogos Dark Cloud (PS2), Dark Cloud 2 (PS2) e Rouge Galaxy (PS2), além de participar da produção musical de outros títulos como Dragon Quest VIII (PS2). Contudo, seu maior trabalho até o momento foi compor a música da série Professor Layton. Nishiura foi responsável pela trilha sonora de todos os games do arqueólogo, participando também da produção de Professor Layton vs. Ace Attorney (3DS).

Como Layton é um típico habitante de Londres, Nishiura utilizou-se desta característica para construir a música das aventuras do professor. A maior característica da trilha sonora da série é o uso constante e aparente do acordeão, combinado com outros instrumentos como violino, piano e flauta. O resultado são canções misteriosas e elaboradas, com toques de classe à altura de um gentleman como Layton.


Enigmas embalados pelo acordeão

A trilha sonora de Curious Village tem como maior destaque a memorável canção tema, que definiu a direção musical da série como um todo. As faixas do título foram compiladas em um álbum intitulado Professor Layton and the Curious Village Original Soundtrack, que conta também com versões alternativas de algumas canções, executadas por uma orquestra. Confira a seguir algumas seleções:

Professor Layton's Theme: A música tema do professor, que é também a canção tema do game, é permeada pelo piano, violino e acordeão. Impossível não se lembrar da série ao ouvir essa faixa.

Puzzles: Suave e simples, a música de resolução dos puzzles parece ter saído de uma caixinha de música. Perfeita para manter a concentração nos momentos de dificuldade.

Walking in the Village: O acordeão dita essa misteriosa canção, que é executada enquanto Layton e Luke exploram a cidade e conversam com os habitantes.

Curtain of Night: A tranquilidade e serenidade das investigações noturnas da dupla de protagonistas é embalada por esta faixa. O duo flauta e acordeão são os destaques.

Rising Tower:O tema da torre de St. Mystere transfere uma sensação de tensão e desconforto, assim como a própria torre.

Reconhecimento orquestrado

Assim como Muramasa: The Demon Blade (Wii) e Kid Icarus: Uprising (3DS), Professor Layton também foi homenageado na série de concertos Press Start. Na edição de 2008 foi tocado um medley composto das canções Puzzles e Professor Layton’s Theme. O acordeão foi trocado por violino, resultando em uma atmosfera bem diferente.

A música da investigação e dos mistérios

Mesmo contando com composições bem parecidas entre si, a trilha sonora de Professor Layton and the Curious Village é excelente. São músicas que combinam perfeitamente com o tema e ambientação da aventura, contando com elementos bem característicos como o uso do acordeão. A trilha sonora ajudou também a consolidar a popular característica de cavalheiro de Layton, algo necessário nesta ocasião por se tratar de um personagem completamente novo. E vocês, quais são as suas canções favoritas de Professor Layton and the Curious Village?


Revisão: Marcos Silveira

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google