Game Music

Game Music: As origens das músicas de Pokémon

Se você já investiu alguns dias ou anos de sua vida com os jogos da franquia Pokémon, certamente já lembra de algumas músicas básicas c... (por Unknown em 01/03/2013, via Nintendo Blast)


Se você já investiu alguns dias ou anos de sua vida com os jogos da franquia Pokémon, certamente já lembra de algumas músicas básicas como a batalha contra treinadores, o tema da primeira rota ao sair da cidade onde obteve seu primeiro Pokémon e tantas outras. Entretanto, talvez você não saiba que essas músicas não apareceram pela primeira vez nos jogos da série Pokémon. É sobre isso que iremos falar hoje: de onde elas vieram?


A quem podemos culpar



O que começou como uma revista escrita à mão por Satoshi Tajiri e desenhada por Ken Sugimori, acabou virando um pequeno estúdio para desenvolver games aproximadamente dez anos depois. E esse estúdio, é responsável pela franquia que completou 17 anos nesta semana, Pokémon. A Game Freak ganhou sinal verde de Miyamoto para reproduzir a ideia de Satoshi sobre monstros lutando (como ele fazia com insetos quando era criança), foi o início do que temos hoje. Mas não é apenas de Satoshi e Sugimori que a Game Freak é feita, há ainda Junichi Masuda! E essa é a mente por trás da trilha sonora de tantos games da empresa.

Apesar de liderar a equipe de desenvolvimento dos jogos da franquia, Masuda não tem um personagem representante neles com o qual podemos lutar, como Shigeki Morimoto (Black & White, Black 2 & White 2) ou Kouji Nishino (Black 2 & White 2). Podemos encontrá-lo junto da equipe de personagens que representam os membros da equipe em suas diversas aparições nos jogos. Esta pode ser vista no terceiro andar no condomínio de Celadon trabalhando, podemos encontrá-los em férias no Cove Lily Motel em Lilycove City ou até em menor número como em Hotel Grand Lake no Valor Lakefront. A referência mais impactante que teremos sobre Masuda nos jogos, é o evento climático, o Diamond Dust em 12 de Janeiro (aniversário de Masuda) em Diamond e Pearl. Entretanto, Junichi Masuda é aquele que sempre está ali, e ao mesmo tempo nunca. Isso por nem todos os jogadores prestarem a devida atenção na trilha sonora dos games. E ele sempre esteve presente nas trilhas sonoras da Game Freak. Foi assim em Yoshi (1991, NES/GB/VC), Pulseman (1994, MegaDrive), Mario & Wario (1993, SNES) e outros títulos da empresa.

Eu já ouvi isso em algum lugar



Com apenas dois anos de vida, a Game Freak já tinha alguma experiência com jogos e estava lançando seu novo título, Yoshi, que foi o responsável por conseguir fundos para o início da produção de Pokémon. Logo, era de se esperar que as músicas originais de Masuda aparecessem em futuros jogos com a trilha composta por ele. Ao menos a essência de Masuda. Em um caso mais distante, podemos comparar as notas da primeira fase de Yoshi com o tema de Pokémon para quando estamos na bicicleta ou surfando. Recentemente, dá para citar dentro do próprio universo de Pokémon, a música do deserto de Ruby, Sapphire e Emerald, com a trilha do underground de Sinnoh em Diamond, Pearl e Platinum. Ainda há as canções que ficam ocultas no jogo (o tema dos cães lendários em Ruby e Sapphire, já ouviram?) como a faixa que foi presente em Pokémon Yellow, mas em momento algum utilizada. Ela foi uma referência direta ao primeiro duelo contra Madake de Bushi Seiryuuden: Futari no Yuusha (SNES, 1997). E claro, também desenvolvido pela Game Freak.







Em outra ocasião, falamos um pouco sobremos Pulseman e suas ligações com Pokémon. Claro que elas vão além de inspiração para um ou outro Pokémon, como também na trilha sonora do game. Indigo Plateau, batalhas Pokémon, explorando cavernas e tantas outras músicas cuja origem podemos perceber enquanto nos aventuramos pelas fases de Pulseman. Parece que Masuda não é tão criativo assim em suas composições.



O caso mais bizarro fica por conta da trilha do ginásio de Nimbasa em Black 2 & White 2. Muitos podem esperar aí outro jogo da Game Freak ou mesmo em "Dancer in the street" de The World Ends With You, quando até o vocal encontraremos em uma canção de High School Musical.


Arte sem forma

A música é uma arte. E assim como as outras artes, existe para ser vivida e apreciada, nem sempre explicada. A maneira como Masuda busca sua inspiração e expressa isso através de algumas notas, não é algo que vamos entender com tanta facilidade. Diferente dos jogos anteriores, Black & White possuem uma vasta variedade de músicas, um acervo que rendeu uma excelente trilha sonora. Ainda assim podemos encontrar ali no meio, bem escondidas, algumas notas que já conhecemos, como é o caso do tema da batalha final no torneio mundial em Black 2 & White 2, que tem uma breve parte da composição da abertura de Super Smash Bros Brawl. E não podemos falar que Masuda copia músicas ou repete, pois encontramos esse tipo de conceito em muitas outras expressões artísticas, como por exemplo, nos quadros. Pouco se cria, muito se transforma.
Junichi Masuda é um dos fundadores da Game Freak e uma peça importante em cada jogo de nossos amados monstrinhos. Através de seu blog pessoal e Twitter, ele costuma lançar algumas dicas e informações valiosas sobre o mundo de Pokémon. Vamos aguardar pelo o dia que possamos enfrentá-lo em um jogo, já que a chance de encontrá-lo em um torneio Wi-Fi é bem grande (essa é uma de suas maiores diversões). Assim como X possui um Snorlax (de apelido X na realidade) como seu Pokémon mais forte, poderíamos esperar um Pichu ou Victini no time de Masuda por serem seus Pokémon favoritos?

Revisão: Bruna Lima 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google