Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #102: GamePad furtado, 3DS quebrado (a bruxa está solta), RPG Maker no DS, The Legend of Pedra e muito mais

Boing-oing! Olá, leitores blásticos! Está no ar mais uma coluna pedrástica. Hoje, temos muitas dúvidas sobre o Nintendo Wii U: se ele pode... (por Pedra (Gossip Stone) em 02/03/2013, via Nintendo Blast)

My body is... hard!
Boing-oing! Olá, leitores blásticos! Está no ar mais uma coluna pedrástica. Hoje, temos muitas dúvidas sobre o Nintendo Wii U: se ele pode "brickar" na atualização, se é mais potente que os concorrentes (PS3 e X360) e quais acessórios são necessários para tirar o máximo proveito dele? Ainda temos histórias "tristes" de GamePads roubados e 3DS quebrados. E o Blast Up, já conhece? Ah, e não esqueçam que a minha HQ, The Legend of Pedra, está de volta e hoje tem mais um capítulo. Entre aí e leia tudo.

Pedra, meu Wii U vai chegar semana que vem e queria saber uma coisa: a atualização inicial é obrigatória ou opcional? É que minha internet é uma porcaria e cai toda hora e estou com medo de brickar o console.
Anônimo "Tijolo" da Silva
Ahh, nada como o medo da atualização inicial para deixar a chegada de um Wii U novinho em folha mais emocionante! Se for só pra jogar os jogos, você não precisa fazer o super mega gigantesco update inicial. Mas se você quiser usar o Miiverse, o eShop ou baixar atualizações de jogos, por exemplo, então você terá que fazer o update. Mas não precisa se preocupar com quedas na internet. Enquanto a atualização está no processo de download, não há nenhum problema se a conexão cair... o download simplesmente é retomado quando a internet voltar. O console corre o risco de "brickar" só se ele for desligado durante o processo de instalação, que só começa depois que todo o download foi concluído. E em comparação ao tempo de download - que já vi casos de levar cerca de três horas - o tempo de instalação é rápido, em torno de 15 minutos.

O peso de papel mais caro do mercado

Pedra, por que os jogos de DS rodam numa qualidade pior no 3DS? As imagens ficam opacas e parece que há cores a menos na tela!
Anônimo "Daltônico" da Silva
Os jogos de DS podem parecer ficar com uma qualidade de imagem pior no 3DS porque a tela do novo portátil é maior e, portanto, a imagem precisa ser esticada pra se encaixar. Entretanto, isso não deveria afetar de nenhuma maneira a cor da imagem, então seria bom verificar se isso é algo que acontece com todos os jogos.

Pedra, como faço trocas entre 2 jogos do Pokémon? Preciso de 2 consoles? Só tenho um 3DS.
Anônimo "Pokétrocador" da Silva
Bom, o método de troca depende um pouco de quais são as versões dos jogos. Mas sim, você precisará de dois portáteis. Mas, a não ser que você esteja se referindo às futuras versões X e Y, não precisa ser necessariamente dois 3DS, pode ser um 3DS e um DS, por exemplo. E isso seria pra trocar monstrinhos entre dois jogos que você tenha, claro... outra opção é trocar com outra pessoa via Wi-Fi.

Não troque as (poké)bolas, você precisará
de dois portáteis pra trocar monstrinhos
Pedra, como é o jogo Super Smash Bros? Nunca joguei e quero saber como é. Os jogadores lutam? É isso?
Anônimo "Por onde você andou?" da Silva
Resumidamente, Super Smash Bros. é uma série de jogos que colocam os principais personagens da Nintendo pra lutar uns contra os outros. Entre os lutadores estão Mario, Luigi, Pikachu, o alfacinho verde, Zelda, Fox McCloud, Samus e muitos outros, sendo que em Brawl (Wii) foram incluidos ainda dois personagens "não-Nintendo" para fazerem participações especiais: Sonic e Snake (de Metal Gear Solid). Mas não se tratam de jogos de luta comuns, como Street Fighter ou Mortal Kombat. Pra começar, até quatro pessoas podem jogar simultaneamente. Os cenários são grandes, complexos e cheios de obstáculos, itens aparecem constantemente para ajudar (ou não) os lutadores (sendo que os itens também são de jogos da Nintendo, como cogumelos, Pokébolas, Heart Containers, etc.) e o movimento dos personagens é rápido e livre, mais se parecendo com jogos de plataforma do que ao movimento "preso" dos jogos de luta comuns. Além disso tudo, os lutadores não tem barras de energia. No lugar disso, existem contadores de porcentagem que começam no 0% e vão subindo a medida que o lutador recebe dano. Quanto mais alto o medidor, pra mais longe o personagem é jogado quando é atingido por um golpe. Isto é algo crítico, pois o personagem perde uma vida quando é jogado pra fora da arena. Com todas essas informações, pode dar a impressão de que as lutas em Super Smash. Bros são bastante caóticas... e é isso mesmo xD. Mas essa é justamente uma das coisas que fazem dos jogos da série tão divertidos. Meu conselho é que você os jogue o quanto antes (o primeiro, para N64, está disponível no Virtual Console do Wii, Melee por enquanto só tem versão para GameCube e Brawl é para Wii). Quando você começar a jogar, logo você será mais um esperando ansiosamente por novidades dos novos jogos da série, que serão lançados pra Wii U e 3DS!

Basta um fatality...
Pedraa, estou tão triste, ;___; entraram aqui em casa e roubaram só o Gamepad do Wii U, agora eu realmente não faço ideia de como vou conseguir outro. ;__; Vim perguntar para você, porque você é uma querida que sempre sabe das coisas <3>
Anônimo "Furtado" da Silva
Nossa isso que é azar hein?!? Se serve de consolo, foi azar pro ladrão também que não vai conseguir fazer bulhufas só com o GamePad. Enfim... isso é realmente um problema, porque o GamePad ainda não está sendo vendido separadamente e, para conseguir substituí-lo, o único jeito é pedir para o atendimento ao consumidor da Nintendo. Como você deve ter imaginado, o problema disso é que o serviço não está disponível no Brasil, apenas nos Estados Unidos. Então, a não ser que você tenha um parente ou conhecido por lá que possa trazer, os custos com frete não serão baratos... e isso se eles mandarem pro Brasil! E o custo cobrado pela substituição do GamePad também não é barato, algo em torno de 140 dólares. De qualquer forma, sendo a única opção, o jeito é tentar... ou então procurar o seu GamePad roubado em alguma feira clandestina por aí na sua cidade...

Só pode ter sido alguém de Gerudo!

Pedra,é uma falta de respeito o que a Nintendo faz com Luigi e vc! Vc sempre é o personagem pouco importante do jogo,e o Mario sempre está no Reino dos Cogumelos enquanto o Luigi sofre na mansão mal-assombrada, vc já viu a cara de medo dele?Acho que vc e o Luigi tem que reclamar com a Nintendo! KKk
Anônimo... "Luigi, é você?"
O Luigi não tem mais do que reclamar não! Ele tá ganhando um ano em comemoração a ele, com o lançamento de Luigi's Mansion: Dark Moon, uma DLC de New Super Mario Bros U que irá transformar todas as fases pra serem jogadas com ele, um novo Mario & Luigi com a história se passando na cabeça dele... e a coitada da Pedra aqui?!? Quando é que vai ter o "ano da Pedra"?!? ¬¬'

Esperando pelo ano da Pedra ¬¬'
Pedra por favor me fale o Wii U é realmente mais potente que Xbox360 e Ps3 ou não ?
Anônimo "Potente" da Silva
O motivo que há tantas opiniões divergentes sobre esse assunto é que os consoles de hoje em dia não são mais como os de antigamente, cujo poder podia ser comparado simplesmente através de um único número mágico (os famosos "bits"). Atualmente, o poder de um console depende de várias especificações técnicas. Por exemplo, a CPU (processador central) do Wii U é consideravelmente mais lenta que a do Xbox 360 e do PS3, mas em compensação ele tem uma memória RAM maior e uma GPU (processador gráfico) mais poderosa. Mas, para chegar a uma conclusão mais concreta, considere o seguinte: os jogos multiplataforma atuais do Wii U são praticamente equivalentes, visualmente falando, aos dos consoles concorrentes, certo? Agora, compare estes jogos aos do PS3 e Xbox 360 quando eles tinham o mesmo tempo de vida que o Wii U tem agora. Os do Wii U parecem bem melhores, não é? E a tendência é que a qualidade vá subindo. Então isso pode servir como resposta.


Basta lembrar da demonstração gráfica na E3 de 2011...

Querida Pedra.Queria saber se você poderia me passar uma lista de todas as coisas que devo comprar para conseguir jogar todos os jogos do Wii U (por exemplo, Wiimote Plus, Pro controller etc)‎
Chico Reis
Jogar por jogar, para a maioria dos jogos, você na verdade não precisará de nada além do GamePad, que já vem com o console. Agora, para alguns jogos específicos - como Just Dance 4 - e para jogar o modo multiplayer de alguns outros - como New Super Mario Bros. U e Nintendo Land - será necessário um Wii Remote. Alguns minigames do Nintendo Land ainda requerem o uso do Motion Plus. Então, se você quer estar totalmente preparado para qualquer jogo, compre o Wii Remote Plus, em uma quantidade de acordo com o número de jogadores simultâneos com os quais você pretende jogar (lembrando que a quantidade máxima é de 4 jogadores com Wii Remotes mais um com o GamePad). O Wii U Pro Controller é opcional, não há nenhum jogo que obrigue o seu uso.

Claro que brigas por quem vai jogar com o GamePad acontecerão :P

Existe um rpg maker para DS? e ele e um action (como zelda)?
Anônimo "Criador de RPG" da Silva
Sim, existe um RPG Maker DS, mas ele foi lançado apenas no Japão. Os jogos criados a partir dele seguem o estilo tradicional de batalhas por turno mesmo.

Japoneses sortudos... mas sou mais o meu jogo que a galera do Fórum está fazendo

Pedra meu 3ds caiu no chão.......T_T....Porém já até comprei outro... Como posso pegar os jogos do eshop do 3ds antigo e passar para o novo sem ter de comprar novamente os jogos???? Me ajuda... Please !!!
Anônimo "Mão de alface" da Silva
Más notícias, meu amigo... é possível transferir os jogos de eShop de um 3DS para outro, mas para isso os dois tem que estar ligados e, portanto, funcionando. Se você não consegue nem ligar o seu 3DS original, a única forma de transferir os dados seria mandando para a assistência técnica da Nintendo e, infelizmente, essa assistência não existe no Brasil. Então, a não ser que você tenha algum parente ou conhecido nos Estados Unidos (e esteja disposto a gastar um dinheiro considerável, já que o serviço não é grátis) o jeito é se conformar em ter perdido os dados do primeiro 3DS para sempre. De qualquer forma, tenha mais cuidado com o seu novo 3DS!

Não tive coragem de colocar a foto de uma 3DS quebrado
Socoooorrooooooooo pedra sagrada de Hylia..meu Wii U ta dando piti,ele esta distorcendo as imagens e as cores somem e reaparece em tons fortíssimos e escuros,e não é a TV pois os outros canais ficam normais...e agoraaaaa??T.T‎
Fierce Deity Link, 
Se a TV está normal, há uma grande possibilidade que o problema seja o cabo HDMI (ou o AV, ou o vídeo componente, qual estiver utilizando). Portanto, eu aconselharia tentar trocar o cabo para ver se resolve. Outra coisa: por mais que os outros canais da TV estejam funcionando normalmente, pode ser que seja um problema na entrada específica onde o Wii U está ligado. Então seria bom tentar usar uma outra entrada, ou ainda outra TV mesmo. Agora, se trocar a entrada e trocar o cabo não resolver, então o problema provavelmente está no console mesmo. Aí o jeito é recorrer à garantia... se for possível.

Todo mundo rindo à toa, menos
os donos de Wii U com problemas que não
Pedra, meu SD do 3DS lotou. Qual é o tamanho máximo que eu posso por nele? Não compromete a velocidade do jogo cartões de tamanhos altos? E pra eu transferir os jogos, só CTRL + C e CTRL+ V?
Anônimo "SD" da Silva
O 3DS é compatível com cartões do tipo SDHC que, por sua vez, podem ter uma capacidade máxima de 32GB. A capacidade do cartão não tem nenhum impacto na velocidade dos jogos. Sim, para transferir de um cartão para outro, basta copiar todo o seu conteúdo normalmente.

Aquele esquema de trabalho escolares:
copiar e colar xD

Blast Up

Súditos pedrásticos, vocês já conhecem o Blast Up? É uma das colunas mais recentes do Nintendo Blast. Ela surgiu para abrir espaço para vocês enviarem material próprio. Pode ser qualquer coisa relacionada a games: um desenho - ainda que você ache que não tem talento (provavelmente não tem, mas não é uma competição) -, um vídeo, uma coleção especial, jogos, revistas, papercrafts, fotos de cosplay, vídeos produzidos por vocês, etc. É um local adequado, inclusive, para quem gosta de colocar spam nos comentários do tipo "clica aqui para ver o meu canal no YouTube/blog". Oras, agora você tem um lugar para compartilhar os seus feitos sem ser banido e chatear todo mundo. Quem faz a coluna é aquela redatora feinha (mas o importante é ter saúde) que estava conquistando corações de leitores. Perceberam que ela anda se destacando, tem uma coluna própria que conta com a participação de leitores? Hmmm... parece com alguma outra coluna pedrástica do site... Ficarei com meu olhinho nela ¬¬'. Vocês podem enviar o material de vocês para blastup@nintendoblast.com.br (mandem o material e não cantadas, ela é comprometida, ok macholândia?) ou escrever na página do Facebook do Nintendo Blast. E não esqueçam de conferir a coluna dessa semana, pois é feita por vocês. Não é tão legal quanto a minha (precisava dizer? ¬¬), mas vale a pena conferir. Eu só não gostei de um boneco de alface que apareceu por lá ¬¬.

Um alface usando vestido tsc tsc...

The Legend of Pedra

É hora de continuar com minha aventura! A informação que a princesa Zelda me deu é realmente preocupante. Vamos ver como ficou a votação sobre o que eu deveria fazer:

A) Isso só pode ser um blefe. Além do mais, eu estou muito perto de juntar os três artefatos. O melhor é continuar com o plano e achar o terceiro. - 35 votos

B) Se o herói realmente não existe... talvez seja melhor tentar um ataque direto contra o inimigo, por mais loucura que isso seja. – 31 votos

C) Sem herói não há esperança... o jeito é fugir e nos escondermos. – 6 votos

Foi uma disputa bem acirrada entre a opção de procurar o último artefato ou de partir logo pro ataque, mas a ganhadora foi a de continuar com os planos de antes. Afinal, seria bobeira parar agora que já tenho dois dos artefatos, além do que o inimigo com certeza estava apenas querendo nos enganar com essa história do herói não existir.

Belos artefatos esses, não?

Birdo... sempre a (o) Birdo... ¬¬'
Se o que a Zelda estiver me dizendo é verdade, isso quer dizer que o último artefato místico está praticamente a meu alcance! E sendo a princesa de Hyrule, eu tenho certeza que a Zelda poderia cumprimentar pessoalmente a vencedora e eu conseguir um jeito de pegar o acessório. O jeito agora é votar em uma delas e torcer pra que o artefato esteja com a vencedora!

A) Votar na fazendeira usando o colar com o pingente azul.

B) Votar na mulher-peixe usando a tiara com detalhes azuis e dourados.

C) Votar na mão da privada com a cobra-colar.

É isso aí galera pedrástica, N-Blast Responde por ora acabou. Dúvidas? Pergunte em formspring.me/nintendoblast ou em ask.fm/nintendoblast. Todas serão respondidas, talvez até esclarecidas e as melhores aparecerão aqui na semana que vem! Até lá!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. C)A mão da privada com a cobra-colar.

    ResponderExcluir
  2. como assim não existe assistencia tecnica de produtos nintendo no brasil?

    http://www.nintendo.com/consumer/latam/pt/repair.jsp#misc

    a HG digital não funciona mais?

    ResponderExcluir
  3. Quanto aquele rapaz que falou que os jogos do ds ficam com cores mais opacas no 3DS, é verdade, comigo tb acontece isso, tanto que só jogo no meu DSi pq não gosto como os jogos de ds ficam no 3DS!!

    ResponderExcluir
  4. C) É lógico que é a mão da privada!

    ResponderExcluir
  5. Zelda dando uma de Sakura Haruno? lol

    ResponderExcluir
  6. Daniel, até existe essa assistência técnica brasileira, mas com certeza não vão fazer troca de GamePad, pois o Wii U nem foi lançado oficialmente no Brasil ainda

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google