Blast Files

Caso #007: Missingno e os Pokémon "bug": capturáveis ou pura lenda? - Parte 2

Na semana passada , desvendamos alguns dos principais Pokémon “bug” da história da franquia Pokémon. Fomos atrás de monstrinhos como Miss... (por Rafael Neves em 01/05/2013, via Nintendo Blast)


Na semana passada, desvendamos alguns dos principais Pokémon “bug” da história da franquia Pokémon. Fomos atrás de monstrinhos como Missingno, ?????, ‘M e pusemos à prova o enigmático óË {e Ái. Agora, vamos desvendar mais alguns monstrinhos das três últimas gerações da série. Mesmo que os últimos games da série Pokémon tenham evoluído suas mecânicas e tornado-se mais complexos, sempre deixaram passar uma ou outra falha na programação, que fatalmente resulta em um monstrinho bug. Pegue novamente sua Pokébola (ou uma Master Ball, de preferência) e vamos à captura!


"???????"

? ? ? ? ? ? ? ? ? ? (Decamarks) – Terceira geração

óË {e Ái não é a única falha na programação dos cartuchos da terceira geração de Pokémon. Ela esconde mais um filho bastardo, o Decamarks (um apelido, já que o nome real desse monstrinho é composto por dez interrogações). Ao contrário das tantas outras aberrações que estudamos no mês passado, ?????????? não é exatamente um erro na programação, mas, sim, um mecanismo do próprio game para impedir que o jogo trave. O bug é ele aparecer na batalha e (quem sabe) poder ser capturado, caso alguma falha na programação aconteça. E sim, há quem tenha descoberto essas falhas e acabou deparando-se com dez interrogações ambulantes.

Lonely nature? É o mínimo que podíamos esperar
de um solitário e esquecido Pokémon bug
Há diversas formas de Decamarks. Suas variações podem ser visuais: no geral, Decamarks é uma interrogação branca em um círculo preto, mas o sprite pode vir de cabeça para baixo ou em cores diferentes. Além disso, seu nome pode vir como dez interrogações ou como um grande espaço vazio. E outras diferenças virão nos golpes, no tipo do Pokémon, em sua nature, ability, etc. Algumas aparições do Decamarks podem travar o jogo, logo é mais um Pokémon que não aconselhamos que você encontre, pois os danos em seu cartucho podem ser irreversíveis.

Tal Pokémon, tal item: Decamarks pode carregar um item: ???????? (oito interrogações, para quem não tem paciência de contar), cuja descrição é: ????. O Pokémon que carregá-lo irá se tornar um Pokémon bug se migrar para as versões Diamond ou Pearl. Esse item não pode ser usado nem vendido – o que não faz muita diferença, já que seu valor de venda é nulo. Mas afinal, por que tal item existe? Ok, chega de interrogações!
  • Como capturar:
Para que Decamarks venha à tona, usar um aparelho como GameShark ou Action Replay é um caminho fácil. Com ele, basta iniciar uma batalha antes de pegar o Pokémon inicial ou tentar enfrentar um monstrinho das duas primeiras gerações antes de obter a National Pokédex. No entanto, aqui nos restringimos a usar apenas falhas na programação, jamais consideraremos métodos não oficiais como este tipo de dispositivo.

E fico feliz em dizer que há sim uma maneira de encontrar Decamarks sem apelar para esses dispositivos em todos os games da terceira geração. Para tal, você terá de usar o Pomeg glitch, que foi explicado na Parte 1 do nosso MythBlasters. Mantenha cinco Pokémon no seu time, deixando um espaço vazio. É preciso ter ao menos um monstrinho com -1 de HP e posteriormente restaurado para 0 de HP com um item de recuperação. Os outros quatro Pokémon em seu time podem tanto ser monstrinhos afetados por esse Pomeg glitch ou ovos de Pokémon. Então, inicie uma batalha e você jogará nada menos do que um ??????????, nosso querido Decamarks!

Um exemplo de como pode ser o seu
time para encontrar Decamarks
Ele não tem atributos algum, muito menos golpes, logo, é totalmente inútil em uma batalha e geralmente virá com 0 de HP. Se você entrar na tela de seleção de Pokémon, não conseguirá sair dela, então não há muito o que fazer com Decamarks. Por ele não aparecer oficialmente em seu time (só é possível capturá-lo com uma Pokébola se você encontrá-lo como oponente, o que só acontece se você usar dispositivos não oficiais), não podemos considerar essas dez interrogações ambulantes como sendo capturáveis.

Já é difícil considerar "isso" como um Pokémon,
que dirá como um capturável

  • Como o bug funciona:
Já explicamos o método de funcionamento do Pomeg glitch na Parte 1 , então vamos nos ater aqui ao por que de Decamarks existir. Decamarks é basicamente o Missingno da terceira geração de Pokémon, ou seja, o mecanismo que o game encontrou para continuar rodando caso um Pokémon não existente seja usado em batalha. E todas as formas que usam métodos não oficiais se resumem a isso: através de alterações no código do jogo, levar o jogador a encontrar/usar monstrinhos sem dados.

Já no nosso método, que envolve o Pomeg glitch, nós começamos uma batalha sem nenhum Pokémon disponível para lutar (todos estavam com 0 de HP ou eram ovos), exceto por aquele espaço vazio. E é justamente esse sexto Pokémon inexistente que restou para o jogo tentar usar, resultando em um dado inválido, interpretado como o tal Decamarks. Mas o que levaria o game a tentar usar um Pokémon que não existe?

O problema todo foi que a programação do jogo não estava preparada para iniciar uma batalha quando o jogador não tem nenhum Pokémon disponível para lutar. Quando todos os seus Pokémon não podem lutar (por terem zerado o HP ou por serem ovos), o jogo lhe levaria automaticamente para o Centro Pokémon e restauraria o HP de seus monstrinhos. Mas, graças ao Pomeg glitch, pudemos perambular por aí sem nenhum Pokémon apto para enfrentar outros adversários, o que nos permitiu iniciar uma batalha sob condições tão bizarras e inesperadas para a programação do jogo. Resultado? Decamarks. Infelizmente, ?????????? não pode ser considerado um membro do seu time.

Pokémon de ouro: Através de dispositivos irregulares, é possível ter Decamarks no time. Os jogadores que tiveram esse luxo constataram que, se você tentar dar um apelido para ??????????, o seu sprite se converterá no de um Bulbasaur dourado. Tudo bem que tudo é um falha na programação, mas por que existiriam os arquivos de um Bulbasaur dourado nos dados do jogo? E se essA não foi a oportunidade de Bulbasaur literalmente brilhar, confira o nosso próximo Pokémon “bug”.
"£¬¢¨(¨*¨&%"

----- (vulgo “invisível e brilhante Bulbasaur”)– Quarta geração

Nem mesmo o salto para o DS foi capaz de extinguir os Pokémon bug dos cartuchos de Pokémon Diamond, Pearl e Platinum. Ok, nada supera o absurdo número de falhas na programação da primeira geração de monstrinhos de bolso, mas até mesmo a quarta geração não se viu livre de Pokémon bug. ----- (ou DPBox, como é popularmente chamado) é mais um dos monstrinhos que aparece ao se usar o Pomeg glitch, ou seja, trata-se de uma maneira encontrada pelo jogo para não travar caso um Pokémon não existente ou um Pokémon desmaiado entre em campo.

Missingno, é você
de novo?
----- traz o mesmo rugido do Bulbasaur, é sempre Shiny, não tem sprite (daí o apelido de “invisível e brilhante Bulbasaur”) e tem pouca função nas batalhas, pois seu nível, HP e número de golpes são todos nulos. ----- também causa um estranho sumiço de Pokémon. Caso ----- seja o único monstrinho de seu time e você tente colocar um outro na equipe pelo PC, o novo Pokémon irá aparecer com as cores trocadas e, caso você feche o PC após colocar o novo monstrinho no time, esse novo membro da equipe irá subitamente desaparecer. Tome cuidado para não perder seus monstrinhos caso obtenha DPBox.
  • Como capturar:
Descartando as maneiras que usam dispositivos não oficiais, ficamos com duas maneiras de se tentar obter esse invisível e brilhante Bulbasaur. A primeira envolve um cartucho da versão japonesa de Pokémon Diamond & Pearl (e é preciso que seja uma das primeiras levas do cartucho, versões atuais têm essa falha corrigida). Nas primeiras unidades de qualquer uma dessas duas versões, ----- pode aparecer em batalhas em dupla, caso alguns requisitos sejam preenchidos. O primeiro método é entrar numa batalha em dupla com um ovo no primeiro espaço do seu time e um outro Pokémon qualquer no segundo espaço. O segundo método requer (nessa ordem), dois Pokémon desmaiados, um ovo e um Pokémon disponível para lutar (ou seja, com um HP superior a 0) no seu time. Além do Pokémon apto a lutar, você lançará ----- como segundo monstrinho, mas isso não funcionará em confrontos acionados pelo item VS. Seeker.

O segundo método (que é mais prático para nós, ocidentais) envolve o bom e velho Pomeg glitch. Na quarta geração, por sua vez, essa falha na programação foi corrigida, mas há uma maneira alternativa para efetuá-la. Esse método funciona apenas em Pokémon Diamond, Pearl e Platinum, excluindo assim HeartGold e SoulSilver. Tenha em seu time apenas um Pokémon não desmaiado (o resto pode ser monstrinhos derrotados e/ou ovos), um Pomeg Berry e um Rare Candy. Lembro também que o Pokémon consciente deve estar num nível acima de 40, mas abaixo de 100 e com um intensivo treinamento com EVs de HP. 

Não se sinta mal, Psyduck, isso
dá dor de cabeça em qualquer um
Como fizemos antes, use o Pomeg glitch para deixar o seu monstrinho com -1 de HP, que será interpretado como uma quantidade gigantesca de vida. Em seguida, utilize o Rare Candy para fazê-lo subir um nível. Tal ação fará seu Pokémon com HP negativo galgar 0 de HP, mas isso não fará com que você seja considerado derrotado por não ter mais Pokémon disponível para lutar, uma vez que a ação de subir um nível não é interpretada como gatilho para ser derrotado. Com esse Pokémon de 0 de HP na equipe, enfrente treinadores da Elite Four, no Seven Stars Restaurant ou no Battleground (qualquer outra localidade não funcionará). Ao começar a luta, você jogará um -----. Se optar pelo Seven Stars Restaurant, nas batalhas em dupla, você lançará dois ----- e os adversários atacarão a si mesmos por não conseguirem considerar esse Pokémon bug como um alvo.

Apesar disso, pela inutilidade de -----, não demora muito para você perder a batalha e ser levado para o Centro Pokémon. Lá, seu monstrinho que foi alvo do Pomeg glitch terá o HP restaurado. ----- não constará em seu time, logo, não podemos considerá-lo como um Pokémon capturável.
    Arceus ou -----, qual o mais improvável
    para estar em seu time?
  • Como o bug funciona:
O método de funcionamento é igual às outras utilizações do Pomeg glitch. A diferença do método usado em Diamond/Pearl/Platinum é que, ao invés do item de recuperação usado para zerar o HP do monstrinho afetado pelo Pomeg glitch, aqui usamos um Rare Candy. Essa alteração se deve ao fato de a Nintendo ter corrigido essa falha na programação, mas acabou deixando passar que, com um Rare Candy, o efeito é o mesmo. Fora isso , a falha é a mesma: começar uma batalha sem nenhum Pokémon apto para lutar, o que força o jogo a mandar um Pokémon bug em seu lugar.

Por que ele usa o rugido do Bulbasaur? Provavelmente por que Bulbasaur é o primeiro Pokémon da Pokédex. Mas não podemos dizer por que o sprite de ----- é assim tão estranho, ou a razão de ele ser um Pokémon shiny. Quanto ao estranho fenômeno de ----- provocar o sumiço de monstrinhos transferidos do PC para o seu time, isso só acontecerá se ----- for um Pokémon do seu time, o que, como pudemos ver, não funciona a menos que você use dispositivos não oficiais. 

Quinta geração

Sim, nem mesmo Black & White
viram-se livres dessas "coisas"
A quinta geração de Pokémon foi, definitivamente, um duro golpe na caça aos Pokémon bug. Sim,existem aberrações em Pokémon Black & White e em suas continuações, mas nenhuma capturável sem o uso de dispositivos irregulares. Por não usarmos GameShark e seus semelhantes, ficamos livres de Pokémon bug nessa geração. Mas não percamos as esperanças, afinal, nas gerações passadas, muitas dessas criaturas secretas só foram descobertas anos depois do lançamento dos seus respectivos jogos. 

Apenas a nível de curiosidade, um dos Pokémon bug dessa quinta geração atende pelo mesmo nome do carinhosamente apelidado “invisível e brilhante Bulbasaur”. A versão de ----- da quinta geração é totalmente diferente. Não se trata de um resultado do Pomeg glitch, mas sim de uma tentativa de procurar por um monstrinho não existente usando o dispositivo Action Replay. Dessa forma, esse ----- está mais para um Decamarks do que para o “invisível e brilhante Bulbasaur”. Seu sprite é uma interrogação branca e informações suas na Pokédex são escassas.

O Nintendo Blast continuará a procurar por mais Pokémon bug relevantes para explorarmos em outras edições da coluna MythBlasters. Fique ligado, treinador!
Cena secreta de um dos
misteriosos episódios censurados de Pokémon

Revisão: José Carlos Alves
Capa: Daniel Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google