Pokémon Blast

É hora de brilhar! Um guia para capturar Pokémon shiny em todas as gerações!

Há pouco mais de dez anos atrás, eu estava caçando o Entei na Route 34 em minha Silver version e, após deixá-lo escapar mais uma vez, con... (por Unknown em 30/04/2013, via Nintendo Blast)


Há pouco mais de dez anos atrás, eu estava caçando o Entei na Route 34 em minha Silver version e, após deixá-lo escapar mais uma vez, continuei andando pela grama na desesperada esperança de ainda encontrá-lo. Foi quando um Rattata surgiu, mas esse era cinza e tinha uma animação diferente em sua entrada. Por via das dúvidas, decidi capturá-lo. Semanas depois, em um torneio, mostrei aos outros jogadores e alguns também tinham Pokémon em situações semelhantes, mas não sabiam o que eles tinham de diferente e como consegui-los. Foi quando um treinador mais experiente e que trabalhava em uma publicação sobre monstrinhos de bolso naquela época nos explicou o que eram os Pokémon shinies. Ainda hoje, há diversos treinadores que jogam Pokémon há anos e não conseguiram uma versão especial do seu monstrinho favorito. E essa espera terminará hoje!

Primeiro, o que é um Pokémon Shiny?

Pokémon Shiny é um termo criado por fãs na necessidade de catalogar aquela anomalia. O termo foi adotado oficialmente há pouco tempo pela Game Freak, onde nos jogos mais recentes é possível conversar com NPCs que se referem à esses monstrinhos especiais usando esse termo. Para leigos, um monstrinho com coloração diferente pode parecer coisa boba e simples, já que para jogar com o Ken azul em Street Fighter, por exemplo, basta selecioná-lo com outro botão. Mas se você é um treinador Pokémon há algum tempo, sabe que Shiny não é bagunça. É coisa séria. E que faria você ficar chateado por encontrar um e não ter Poké Balls para capturá-lo. Faria você lançar sua única Master Ball contra um desses, mesmo que fosse um Weedle.

Um Pokémon Shiny é um monstrinho com uma cor alternativa. Há apenas uma variação para cada espécie. Em geral, eles são muito raros e por essa razão encontrar um desses causa euforia nos treinadores. Em Black & White, inclusive, eles tem uma música tema exclusiva para combate (junto de outros Pokémon raros, como Audino). Caso você esteja vendo aquele Pokémon pela primeira vez e não saiba dizer se ele é uma versão Shiny (o que seria muita sorte, o primeiro da espécie a ser encontrado ser Shiny), não há problemas, pois esses monstrinhos possuem uma animação especial com estrelinhas brilhando com sua entrada no campo de batalha. Essa animação varia de geração para geração. Caso você tenha colocado ele em sua box, fica fácil identificá-lo não apenas pela cor, mas também por um indicador no menu com estrelinhas indicando que se trata de uma versão especial daquele monstrinho.

Como o jogo gera um Pokémon Shiny?  


A primeira vez que os treinadores tiveram contato com esses Pokémon especiais foi na segunda geração, nas versões Gold & Silver. Entretanto, fato desconhecido por muitos naquela época, era possível obter esses Pokémon mesmo nas versões da primeira geração, Red, Blue e Yellow. Nessas duas primeiras gerações, a categoria de Shiny variava de acordo com o Individual Value. Ah, agora vamos entrar nessa parte "chata" do jogo? Não, não hoje. Resumidamente, cada atributo (HP, Attack, Defense, Special Attack, Special Defense e Speed) possui um valor oculto e naquela época esse valor variava de 0 a 15. Esse valor determina até onde aquele atributo chegará. Um atributo com esse valor em 15, chegaria ao máximo possível pela especie. Já com o valor 0, ficaria um tanto distante do ideal.

Como bem sabem, em Red, Blue e Yellow, existia um atributo Special que foi dividido em Special Attack Special Defense na segunda geração. O IV de Defense, Speed e Special (dividido em SATK e SDEF em GSC) deveria ser 10. E o Attack deveria ser 2, 3, 6, 7, 10, 11, 14 ou 15. Então, como podem ver, um Pokémon Shiny não poderia ser o melhor de sua especie, pois ter IV 15 em todos os atributos o desclassificava da possibilidade de ser um monstrinho de cor alternativa. A retrocompatibilidade de GSC para RBY permitia apenas trocar Pokémon. Monstrinhos vindos de RBY traziam consigo itens e alguns desses eram exclusivos, obtidos apenas por esse meio. E haviam quatro monstrinhos que apenas poderiam ser obtidos na segunda geração dessa maneira: Mewtwo, Articuno, Zapdos e Moltres. Logo, para conseguir uma versão Shiny desses quatro, seria necessária muita paciência capturando-os, verificando o IV e possivelmente reiniciando o jogo sem salvar para tentar novamente, já que não existia animação para introdução desses monstrinhos.

O HP (Health Points) funciona diferente, precisando ter o IV 0 ou 8. Esse valor oculto, o Individual Value do HP, sempre funciona diferente dos outros, já que apesar de ser de 0 a 15 assim como outros, o valor dele dependerá diretamente dos outros atributos. E se entrarmos em detalhes sobre isso, teremos de falar sobre o código do jogo, sobre binários e esse não é o foco hoje. Zero ou oito, é o que precisamos saber hoje.

Geração perdida


A chance de encontrar um Shiny selvagem nessas duas primeiras gerações é uma em 8192. Entretanto, há Shinies obtidos dentro do jogo em ocasiões especiais. O primeiro caso foi o Gyarados em Gold, Silver e Crystal. Depois temos Dratini, Gible e Haxorus em  Black 2 & White 2. Há também o Odd Egg recebido em Pokémon Crystal (não em Gold & Silver) do qual pode nascer Pichu, Cleffa, Igglybuff, Tyrogue, Smoochum, Elekid ou Magby com 14% chance de ser Shiny. E nesse ponto entramos em outro tipo de Shiny, os que vêm em ovos.

Semelhante às versões selvagens que tem suas chances de serem Shinies de acordo com os valores ocultos citados anteriormente, o ovo depende dos pais. De modo simples, um bebê herda três IVs do pai, e três da mãe aleatoriamente. Isso pode resultar na situação sobre o IV determinar se será Shiny ou não, desde que tenha os valores dentro daquelas regras.

Outras características dos Pokémon são determinadas por seus IVs em GSC. Unown, por exemplo, é um Pokémon com diversas formas, uma para cada letra do alfabeto. E essa forma varia de acordo com seu IV. Assim, apenas duas letras, I e V (que coincidência, não?) podem ser Shiny. Na mesma linha de raciocínio, aqueles padrões de IV para Shiny permitem que o golpe Hidden Power seja apenas do tipo Grass ou Dragon. O sexo do Pokémon também era definido pelo IV, e assim sendo, espécies em que há 87% de chance do monstrinho ser macho (selvagem ou ovo), é impossível conseguir uma fêmea Shiny dessas espécies. Os Mews distribuídos para os jogos GSC são codificados para não serem Shinies, mas o Mew obtido pelo glitch descoberto anos atrás ou simplesmente entregue em eventos nas versões RBY, funciona como os outros Shinies.

Velhos amigos, novo cenário


No fim de 2002 (ou começo de 2003 para nós), o mundo Pokémon sofreu uma de suas mais importantes mudanças até hoje com o lançamento das versões Ruby & Sapphire. Para quem jogava apenas casualmente, o peso pode ter sido menor, mas para quem participava de torneios e precisava de seus Pokémon em nível máximo, uma das primeiras más notícias foi a ausência de compatibilidade entre as versões anteriores e a nova geração com história em Hoenn. Isso obrigou os treinadores veteranos não apenas a retreinar todos os Pokémon (dentre apenas 200 disponíveis a principio, já que Jirachi e Deoxys não eram capturáveis), como também reaprender toda a mecânica do jogo.
Nessa geração, a chance de encontrar um Shiny seria baseada no ID do treinador (sim, aquele número que você tem no menu) e outro valor oculto chamado Secret ID. Esse segundo é responsável por catalogar uma classe para seu treinador em ocasiões especiais. Deixando os cálculos para outra ocasião, a chance continua a mesma, mas a novidade fica por conta dos ovos. Quando um ovo é gerado, ele adquire o número do OT, o treinador que conseguiu ele. Se ele chocar nas mãos de outro treinador que não seja aquele que gerou o ovo, ele não será Shiny, mesmo que tenha outros fatores indicando isso. Essa fórmula continua até a geração atual.

Em FireRed & LeafGreen temos uma novidade: treinadores do jogo usando Pokémon Shiny. Entretanto, não temos um Pokémon esperando para ser capturado como Gyarados de GSC. Alguns Pokémon de evento são codificados para não ser possível conseguir uma versão Shiny deles. Dentre esses temos Arceus, Keldeo, Meloetta e Genesect. Há Pokémon obtidos no jogo que passam pelo mesmo processo, como Victini, Reshiram e Zekrom. Celebi é um caso especial, pois apesar de alguns sites afirmarem que não é possível consegui-lo Shiny (versão obtida no bonus disc japonês de Colosseum) essa informação é dada por ninguém ter conseguido uma versão Shiny dele, mas não há uma nota oficial sobre isso ou qualquer interferência em seu código (apesar do código dele ser diferente dos outros Pokémon, o que impede um estudo exato).

Acertando na fórmula 


No final de 2007, Junichi Masuda revelou em seu blog que programou uma maneira de conseguir Shinies de uma forma mais simples dentro do jogo. E isso é, basicamente, cruzando o seu Pokémon americano em um jogo americano com um Pokémon estrangeiro (por exemplo, do Japão). Mesmo os pais não sendo Shiny, a chance do filho ser era consideravelmente maior. O normal seria uma chance em 8192, certo? Fazendo esse simples breeding, a chance é uma em 2048 nas versões HeartGold, SoulSilver, Diamond, Pearl e Platinum. Em nossa geração atual, essa chance aumentou para uma em 1365.

Outra maneira de conseguir um monstrinho brilhante é o metodo conhecido como chain. Usando o Poké Radar, que é um key item das versões Platinum, Diamond e Pearl (e há uma versão semelhante desse item no PokéWalker de HeartGold e SoulSilver). Esse item é usado para encontrar Pokémon que estão se escondendo na grama alta. Você poderá ver a grama sendo sacudida ao encontrar um Pokémon com Poké Radar e ao interagir com ele, estará pronto para batalhar com esse monstrinho. Alguns Pokémon são obtidos apenas por meio do Poké Radar nessas versões. Caso você encontre outro Pokémon na grama enquanto caminha até o seu identificado, a sequência é interrompida e você deve começar novamente, por isso é aconselhável que use Repel nessa caçada. Até o 40º Pokémon, será possível ver uma parte da grama brilhando em vez de sacudir e lá estará o seu Pokémon Shiny. Há uma fórmula para calcular isso exatamente, mas vamos deixar para outra ocasião.


Em Black 2 & White 2, um novo item foi introduzido, o Shiny Charm. Assim como o Poké Radar, ele é um key item e permite reduzir ainda mais as chances de encontrar uma dessas raridades, aumentando a chance em 300%. Então temos uma chance em 2730 para monstrinhos selvagens. Entretanto, cruzando Pokémon de nacionalidades diferentes, como apresentado por Masuda, a chance que era de uma em 1365 vai para uma em 1024.
Capturar todos os monstrinhos já não é um desafio. Então, eu escolhi tentar capturar todos os monstrinhos em sua versão Shiny há alguns anos. Ainda faltam muitos, mas é em eventos como o Street Blast que temos a oportunidade de encontrar outras pessoas e conseguir novos monstrinhos. Como podem ver, conseguir um monstrinho de coloração incomum é muito mais simples do que parece. Façam o teste e não hesitem em perguntar, pois suas duvidas dúvidas serão respondidas. Aliás, esperem novidades na próxima semana!
Revisão: Alan Murilo
Capa: Daniel Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Jameson,

    O método de Soft Reset pra pokemon lendario e interarivo realmente funciona? Tentei uma vez com suicune em HG mas, perdi a paciência... Hehe

    O primeiro shiny da minha vida foi uma cleffa na Gold, que veio do ovinho do Day Care, foi uma surpresa incrível!

    Após isso entre as gerações, somente tive um aron na Emerald, e hj já tive encontros random com cerca de 18 entre Pearl, HG e White. O ultimo encontrado foi um Magby Shiny na black2... Com apenas duas gorasse jogo! Hahahaha

    Pra mim shiny nao eh soh ima cor altebativa, eeh uma característica que diferencia e torna um pokemon q vc gosta muito mais especial, mesmos nao for uma cor tão bacana. Além disso, torna o jogo incrivelmente emocionante, eh bacana quando vc esta treinando ou simplesmente passando por uma rota e se depara Do nada com aquele pokemon que brilha... ^^

    ResponderExcluir
  2. Até hoje eu tenho minha Mightyena shiny! ô3ô
    Acho que ela está no level 98... Se não, 88! ;)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Concegui o Machop Shiny \o/ alguem quer trocar ?? (pokemon HeartGold) tenho Machop e Gyrados shiny

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um Garshomp shiny no pokemon x ô3ô

    ResponderExcluir
  6. Eu n consegui nenhum shiny no pokemon X ainda ;-; os meus shinys sao:Buneary,Abra,Budew (peral) Gible (ganhei na black tower) E to tentando "breddar" um vulpix coreano com um ditto japones....ja fiz uns 70 eggs e nada...alguem quer um bunery shiny por outro shiny?

    ResponderExcluir
  7. Eu conseguir agr mesmo 19:00 um shiny no fire red e era um pidey

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google