Perfil

De policial novato à lenda viva: conheça a trajetória de Chase McCain, o astro de Lego City Undercover

Lego City Undercover (Wii U) foi o primeiro título da série Lego feito pela Traveler's Tales com um enredo original desenvolvido pe... (por Gabriel Gonçalves em 25/08/2013, via Nintendo Blast)


Lego City Undercover (Wii U) foi o primeiro título da série Lego feito pela Traveler's Tales com um enredo original desenvolvido pela própria empresa. Inicialmente, esperava-se que a história e os personagens fossem simples, servindo apenas como premissa para se explorar o mundo aberto e incrível de Lego City. Mas bastaram alguns trailers para o foco do jogo mudar completamente.


De fato, a história do game é fácil de acompanhar, mas isso não torna os personagens menos "vivos" aos nossos olhos. E entre esses vários rostos de plástico, o que se destaca é o protagonista Chase McCain. Todo o carisma que as pecinhas trazem às crianças (e adultos também, convenhamos) estão contidos na figura. E é essa lenda que vamos conhecer hoje.

As mil faces de McCain

Apesar de ter um carisma e personalidade próprios, Chase é claramente inspirado nos heróis de filmes de comédia policial. Simpático, dedicado ao trabalho, bom de briga, objetivo e um pouco exibido, é muito difícil não gostar do personagem. Ele opina e reage aos acontecimentos à sua volta, por vezes de forma bastante engraçada e inesperada, e por isso é um personagem vivo. Em algumas análises de Lego City Undercover, esse aspecto foi considerado negativo por "distanciar" o jogador da trama, mas considerando o contexto e enredo dos jogos que estrelou, foi bem melhor assim do que teria sido se Chase não falasse ou manifestasse alguma emoção.

McCain é um policial habilidoso e parece ter nascido para o trabalho. Não só se sai muito bem em lutas, mas também tem raciocínio rápido para investigações mais complexas. No jogo, um dos aspectos mais interessantes do personagem são seus disfarces. Cada disfarce, que varia de fazendeiro até astronauta,  dão habilidades diferentes para que ele possa lidar com variadas situações. Isso não deixa de ser um pouco cômico, pois basta pôr uma roupa de ladrão para ele aprender a arrombar cofres. Bem, quando juntamos Lego e videogames, é nisso que dá.

Carismático, é amigo de quase todos no Departamento de Polícia, com a única exceção sendo Marion Dunby, seu superior, com quem não se entende muito bem. Frank Honey, por outro lado, é fã de carteirinha do policial e já o considerava uma "lenda viva" bem antes dos outros realmente acharem isso. Agora que já vimos um pouco sobre seu temperamento, vamos conhecer a trajetória do herói por Lego City, que segundo ele, é a melhor cidade do mundo.
Atenção: o texto a seguir contém revelações sobre o enredo (spoilers) dos jogos Lego City Undercover (Wii U) e Lego City Undercover: The Chase Begins (3DS). Leia por sua conta e risco!

Um simples agente da lei

A carreira policial de McCain começa em Lego City, e suas primeiras aventuras na cidade são mostrados em Lego City Undercover: The Chase Begins (3DS). Ao chegar à metrópole, Chase descobre que os civis estão sofrendo com uma onda de crimes, e o principal suspeito é Rex Fury, um criminoso que ocasionalmente é preso, mas sempre acaba sendo solto por falta de provas que o incriminem. O principal objetivo do herói passa a ser conseguir pôr o chefe do crime organizado de Lego City atrás das grades.

Durante sua jornada, Chase descobre os disfarces e a como usá-los, desmembra gangues, ajuda a construir uma das pontes da cidade e conhece a então jornalista Nathalia Kowalski, por quem se apaixona. No meio do jogo, Nathalia acaba presenciando Rex Fury em ação e se torna testemunha chave para sua prisão, fato que é mantido em segredo. Mais tarde, quando Chase finalmente consegue capturar o malfeitor, ele sem querer acaba revelando para a mídia que Nathalia era a "testemunha secreta" que possibilitaria a prisão do criminoso. Esse incidente faz com que ele seja transferido do Departamento de Polícia de Lego City para… bem, segundo Marion Dunby, "para o outro lado do mundo, para que assim todos fiquem felizes".

A volta triunfal

Dois anos se passam após a prisão de Rex Fury, e quando Chase finalmente retorna à cidade onde tudo começou, descobre que a perspectiva não é nada boa: o criminoso conseguiu escapar da prisão. A prefeita da cidade, Gleeson, pede que o policial ajude a recapturá-lo. Mas a tarefa a partir de agora será bem mais difícil.

Chase preocupa-se principalmente com Nathalia, que testemunhou contra Rex, sendo que este poderia tentar se vingar. As suspeitas se confirmam: o pai de Nathalia, um renomado cientista, é sequestrado, o que faz com que a moça tente resolver o caso por conta própria, expondo-a a ainda mais perigo. E é claro que eventualmente ela também é sequestrada.

Após passar disfarçado por meio de várias gangues, Chase descobre uma complexa teia de crimes na cidade, na qual a mente por trás não era Rex Fury, e sim Forrest Blackwell, um milionário que teve um projeto imobiliário rejeitado pela população e por isso buscava vingança. Forrest usava Rex para comandar as gangues e assim roubar equipamentos e dinheiro, tudo com o objetivo de se vingar da cidade que o rejeitou. Porém, como todo o bom filme de ação, o bem prevalece sobre o mal e Chase acaba com os planos de Blackwell e Fury (que é preso de novo).

A lenda de Lego City

A TT acertou em cheio com Chase McCain: o protagonista cativa o jogador em poucos minutos de jogo. Ele tem todas as características de um bom herói, mesmo que levadas ao extremo, às vezes beirando ao ridículo. 

A popularidade de McCain foi muito além dos videogames: a aceitação do personagem foi tão grande que já estão lançando Legos da edição Lego City com Chase como Minifigure especial. Sua participação nos games foi legal até agora, e por isso muitos esperam sua volta em mais um jogo no futuro. Quem sabe? 

Revisão: Ramon Oliveira de Souza
Capa: Leonardo Correia

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google