Mario Bits

It's a me, Mario Bits! A coluna do bigodudo está de volta relembrando as misteriosas semelhanças entre os universos de Mario e Zelda

Olá, amigo Nintendista! Estava com saudades de Mario Bits ? Então eu tenho boas notícias: depois de tirar um tempinho de férias, a colu... (por Thomas Schulze em 14/10/2013, via Nintendo Blast)


Olá, amigo Nintendista! Estava com saudades de Mario Bits? Então eu tenho boas notícias: depois de tirar um tempinho de férias, a coluna especializada no universo dos irmãos Mario está de volta! Toda segunda-feira você vai ler aqui no Nintendo Blast as maiores curiosidades, novidades, fofocas e aventuras da turma do Reino do Cogumelo!
Mario Bits tirou umas férias na Isle Delfino mas está de volta!


Para comemorar a volta da coluna em grande estilo, trago um assunto muito especial para qualquer fã da Big N: que tal conhecermos juntos as muitas similaridades entre os universos de Mario e Zelda? Se você, como eu, é fã desses jogos tão apaixonantes, há boas chances de já ter esbarrado com algum dos muitos easter eggs cuidadosamente colocados nos jogos para encher nossas mentes com as mais alucinadas teorias da conspiração.

Será que as duas séries se passam secretamente no mesmo universo ou estariam os desenvolvedores apenas nos provocando? Muito provavelmente a segunda opção é a correta, mas isso não nos impede de brincarmos um pouco e deixarmos nossas imaginações viajarem, certo? Então contemple alguns dos maiores segredos compartilhados entre as séries Mario e Zelda. Mas lembre-se: "It’s a secret to everybody!"
Lembre-se: esse é o nosso segredinho!


Quando Mario dá as caras em Hyrule…

Gordinho bigodudo comedor de
cogumelos?! Onde vi isso antes?
Nenhum jogo da série Zelda guarda tantas similaridades com o universo de Mario quanto o clássico do Game Boy Link’s Awakening. O primeiro personagem que encontramos ao acordar, Tarin, lembra bastante o nosso amigo encanador italiano. Se você não concorda, veja essa arte oficial onde Tarin colhe… cogumelos! Coincidência ou apenas o primeiro de muitos easter eggs do jogo?


Bem que ele podia atirar uma
Heart Piece, né?
Basta jogar um pouco mais para encontrar muitas menções ao universo do bigodudo. Na cidade podemos ver Bow-Wow, um simpático Chain-Chomp de estimação, e em algumas dungeons podemos encontrar Goombas, Piranha Plants e Boos! Até mesmo o principal vilão de Super Mario Bros. 2 (alerta de spoiler sobre dois jogos lançados há mais de 20 anos: curiosamente, Super Mario Bros. 2, assim como Link’s Awakening, também se passa dentro de um sonho), Wart dá as caras mais uma vez como vilão, mas agora levando o nome de Mamu. Em outro grande clássico do portátil, Minish Cap, Link enfrenta Bob-Ombs e um Lakitu!
Esse Wart/Mamu parece gostar mesmo de invadir os sonhos alheios, hein? Será que ele assistiu Inception?


Uma máscara do Mario
não deveria ser
tão assustadora...
Passando para o mundo dos consoles de mesa, logo no comecinho de Majora’s Mask, podemos notar que o perturbador Happy Mask Salesman vende uma máscara do Mario, e, em A Link to the Past, podemos ver um quadro do nosso encanador favorito pendurado nas paredes de algumas casas.

Há ainda mais quadros em Ocarina of Time (será que eles saíram direto de Super Mario 64?). Olhando o castelo de Hyrule pelo jardim é possível encontrar quadros de Bowser, Yoshi, Luigi e Mario! Mas essa não é a única homenagem escondida em Ocarina of Time: no rancho Lon Lon temos uma das coincidências mais fáceis de descobrir por conta própria: os irmãos Talon e Ingo, um alto e magrelo, o outro baixinho e gorducho, lembram bastante uma certa dupla de encanadores, não acha? Para completar, Malon e Talon ainda vestem um pingente que lembra bastante o Bowser!

Se você não consegue notar a semelhança sozinho, é hora de visitar um oftalmologista (ou jogar mais Nintendo!)


Quando Zelda dá as caras no Reino do Cogumelo…

Bem que a Pedra nos avisou que
esse Alfacinho era um folgado! Até
no jogo dos outros ele dorme!
Se a galera do Reino do Cogumelo vive aparecendo em Hyrule, não é surpresa alguma que o inverso também ocorra. Em quase todos os jogos protagonizados pela turma do Mario, podemos encontrar algum elemento que remete diretamente à série Zelda. Por exemplo, em Super Mario RPG, se você pagar a diária e dormir no hotel Rose Town Inn, pode encontrar Link tirando um cochilo na cama ao lado. Em Super Mario Sunshine, podemos esbarrar com o corredor imbatível de Ocarina of Time (ou carteiro de Majora’s Mask nas horas vagas) escondido sob o pseudônimo de Il Piantíssimo. Em Yoshi’s Story, nas fases 2-3 e 2-4, podemos ler o nome Zelda estampado nos jornais do cenário.
Vencer o Koopa the Quick em Mario 64 é fácil, quero ver bater esse aí na corrida. Nem o Bolt consegue!


Um dos momentos mais marcantes
dos videogames reduzido a um
minigame de três segundos.
Valeu, Wario!
Até nos jogos de esporte e gincanas podemos encontrar easter eggs intrigantes. Nos placares de liderança de Mario Golf, lemos que uma galerinha de Hyrule andou arriscando algumas tacadas no Reino do Cogumelo, como Darunia, Deku Scrub, Impa, Navi, Saria, Talon e até a própria Zelda. Já em Mario Party 7, sempre que compramos um Cruise Secret recebemos a clássica mensagem “Shh… It’s a secret to everybody!”, frase tão marcante do primeiro jogo da série Zelda. Por fim, em Wario Ware: Smooth Moves, temos alguns minigames inspirados na mitologia de Zelda, como um jogo no qual precisamos tirar a Master Sword do pedestal e outro em que precisamos planar com uma Deku Leaf para chegar na Forbidden Forest.

Nem o 3DS perdeu a oportunidade de esconder segredos bacanas: no mundo 5-2 de Super Mario 3D Land, o ângulo de câmera é bem parecido com os jogos bidimensionais de Zelda, e para pegar uma das três Star Coins é preciso acender todas as tochas de uma sala, o que inclusive faz o icônico som de enigma resolvido da série Zelda tocar. Na missão C-3 de Luigi’s Mansion: Dark Moon, o Ancient Poltergeist pode ser visto arrumando blocos no formato da Triforce. Enquanto ele faz isso, podemos ouvir o mesmo som que Link ouve quando pega um item.
Acender todas as piras para abrir uma porta? Tem certeza que estamos no jogo certo?

Falando em itens, você sabia que alguns deles dão as caras nos dois universos? O bumerangue utilizado por Mario quando ele veste a Boomerang Suit teve design diretamente inspirado no Magical Boomerang encontrado em The Legend of Zelda. Em Super Mario Bros. 3, a flauta que nos permite pular fases toca a mesma melodia que a flauta do primeiro The Legend of Zelda, além de invocar um furacão idêntico ao do clássico do Nintendinho. Ainda em Super Mario Bros. 3, se você ouvir atentamente o tema do mundo da água, vai notar que o compositor Koji Kondo (também responsável pela trilha dos jogos da série Zelda) usou a mesma melodia para compor o tema das fadas de Zelda:

E não para por aí!

Parece que as similaridades entre os universos de Mario e Zelda existem desde os primórdios da Nintendo, não é mesmo? Nada mais natural então que os próximos jogos continuem essa divertida tradição.
E não é que o Nabbit roubou uma vaga no novo Zelda para 3DS? Ou quase isso...


Nos vemos semana que vem em
mais um Mario Bits!
Em algumas das fotos liberadas de A Link Between Worlds, podemos ver que o vendedor da principal loja do game veste uma roupa que lembra bastante a roupinha vestida pelo larápio Nabbit. Seria um indicador de que ele está disposto a roubar nossos suados rupees? Provavelmente.

Mas, ainda mais importante, é um claro indicador de que ainda veremos esses dois universos se encontrando por muito tempo! See you next time!


Revisão: Luigi Santana
Capa: Daniel Mariochado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google