Blast from the Past

Nostalgia e velocidade à toda prova: acelere fundo nas pistas de F-Zero: Maximum Velocity (GBA)

Lembro-me como se fosse ontem... Em uma reunião de amigos no ensino médio e, sabendo que um destes tinha adquirido recentemente um Game Bo... (por Jaime Ninice em 01/12/2013, via Nintendo Blast)

Lembro-me como se fosse ontem... Em uma reunião de amigos no ensino médio e, sabendo que um destes tinha adquirido recentemente um Game Boy Advance com uma cópia de sua série predileta, foi quando propus (ou ele propôs, não lembro bem) emprestá-lo meu Sonic Advance em troca deste jogo de corrida ainda desconhecido por mim, mas que tão logo também me tornaria um fã: F-Zero: Maximum Velocity. Acompanhe nas próximas linhas o que de tão especial este jogo de corrida futurístico proporcionou ao GBA e vamos reviver a velocidade insana e os rachas competitivos em mais um Blast from the Past!

O retorno de uma lenda das pistas

F-Zero sempre foi conhecido por alcançar o máximo da velocidade nos consoles a que se dispunha aparecer. Diante disto, é recomendável jogá-lo sempre após já ter vivido algumas partidas de Mario Kart, sob risco de se enjoar com a falta de velocidade deste último, caso o jogue depois. Os jogos de corrida da serie F-Zero trazem o que de mais interessante este tipo de jogo poderia ter, que é a velocidade alucinante sem pausas na busca somente pelo primeiro lugar.

A franquia, que teve inicio no SNES e também já havia passado pelo N64, com F-Zero X - outro clássico excelente e que deve estar em sua coleção -, utilizou alguns elementos que o fizeram retornar às origens do pioneiro jogo. Assim como na recriação de títulos do SNES, como Breath of Fire e Super Mario World, entre outros menos conhecidos, o GBA fez com Maximum Velocity o que muitos queriam, transpondo as sensações dos jogos do 16-bit para as telinhas do portátil.Tais semelhanças iam além das pistas no estilo Mode 7, mas que também foi seguido pelas suas composições musicais, variações das pistas, plano de fundo, itens, tipos de naves, entre outros.

Maximum Velocity remonta a história inicial de F-Zero, tendo se passado um quarto de século desde o sucesso de astros como Captain Falcon e Samurai Goroh. Conforme descrito no manual de instruções do jogo (sim, eles ainda existiam, e em português!), os dias de glória de antigamente agora se transformavam numa lenda!
“O extremo perigo envolvido em F-Zero fez com que alguns pedissem o fim dessas corridas, mas agora uma nova geração de pilotos surgiu e pretende continuar a escrever a história do esporte. É uma eterna busca pela vitória, fama e fortuna.” (Manual de Instruções, p. 7).
Consta saber que, agora com as vendas espaciais se tornando realidade e seu inicial desequilíbrio causado pelas grandes distâncias - o que aumentava o risco de assalto pelos piratas durante os transportes -, muitos dos grandes mercadores resolveram tomar práticas conservadoras em seus negócios, o que abalou e muito a quantidade de empregos dos pilotos de então que realizavam seus negócios logísticos. Entre os novos corredores, agora temos diferentes figuras, homens e mulheres que enxergaram incríveis oportunidades de ganho rápido e ascensão como pilotos das máquinas velozes de F-Zero.

Os novos pilotos de F-Zero: Maximum Velocity: Megan, Nichi "O Varredor", Jane B. Christie, Lord Cyber e Alex

Velocidade em busca do rei dourado

As campanhas de F-Zero: Maximum Velocity consistem de um modo principal, o Grand Prix, onde o jogador pode competir em copas representadas por peças de xadrez (Pawn, Knight, Bishop e Queen). Nele você pode escolher uma das opções de categoria, que vai do easy ao expert, este último, claro, somente para os experts e com um nível automobilístico correndo pelas veias (redatores não tão experientes não devem arriscar esta opção logo de cara, estou olhando para você Alex Sandro! xP).

Os outros modos também estão disponíveis, como Training (que não preciso nem dizer o que é) e o cobiçado Championship, onde você pode travar disputas consigo mesmo através do tempo de cada volta, e com outros rankings de amigos (os famosos fantasmas), seja através dos profiles cadastrados ou das trocas através do Cabo Game Link. Nada mal para um game lançado em 11 de junho do longínquo ano de 2001.

Você também vai conseguindo mais modelos de naves e pilotos enquanto desbloqueia os percursos e vence torneios. Há ainda um modo multiplayer, onde os corredores podem disputar, cada um com sua telinha, desafios com outros jogadores através do Cabo Game Link, utilizando um ou mais cartuchos.

A tela de Maximum Velocity não podia ser melhor, um típico visor de pilotos experientes: possui uma barra de energia, velocidade (representada por Km/h), check (que mostra se há rivais por perto), mapa da pista, tempo total de cada volta, colocação, boost (concedidos a cada volta e sem gastar energia na utilização) e spare machines (naves extras representando os continues, caso perca).


Clássicos inesquecíveis para ouvir

Outro fator que chama realmente a atenção deste clássico é a sua trilha sonora. Variada e com Rocks mais clássicos, estas músicas privilegiavam a melodia e um aspecto mais lúdico que acabavam por dar cor às pistas. Cada uma possui sua qualidade, desde a Fire Field, com seus ritmos mais agitados e com um toque de guitarra mais enérgico, até a Ancient Mesa, que apresenta uma melodia mais branda e aspecto mais calmo e condizente com o cenário gélido e escorregadio apresentado.


A soma desses fatores, aliada ao bom aproveitamento da mecânica de jogos anteriores, rendeu a F-Zero: Maximum Velocity, um dos primeiros jogos da leva inicial da última geração da linha Game Boy, o status de jogo clássico do GBA. Ele conquistou muitos fãs pela tradicionalidade e angariou muitos outros dada a sua qualidade em todos os aspectos.

Continuações velozes!

A linha de jogos de corrida no GBA obteve alguns grandes sucesso e um deles pode ser comprovado com F-Zero: Maximum Velocity. Ele não apenas trouxe de volta as maravilhosas sensações de velocidade futuríticas como também possibilitou duas continuações ainda para o GBA. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre estes jogos automobilísticos da fórmula Zero!

F-Zero: GP Legend - Esta continuação trouxe de volta as corridas insanas do portátil com algumas adições. Além da inclusão de um modo História baseada na franquia recém-lançada em Animes (totalizando mais de 34 personagens), o jogo também possuía missões para cada personagem e permitiu batalhas nas pistas, com eliminações simbolizadas por aquelas caveirinhas na parte inferior da tela, algo já visto em F-Zero GX, título recentemente lançado para o GameCube na época (uma pena não ter existido uma versão especial do console em homenagem ao game, mas quem sabe um 3DS XL especial quando surgir um lançamento no portátil 3D #sendootimista).

F-Zero Climax - O jogo que só foi lançado no Japão em 21 de outubro de 2004 e que possui similaridades com o seu antecessor por apresentar uma história entre os personagens do Anime, trouxe de volta, além dos campeonatos fora do esquema das peças de xadrez, os Boosters utilizados com a energia da máquina. Pois é por essas e tantas que Maximum Velocity continua como o preferido de muitos!

Sentiram o poder de Climax? Pois é, este só no Japão...
E vocês, leitores, curtiram bem F-Zero: Maximum Velocity em sua época ou mesmo aproveitaram sua disponibilização para os embaixadores no 3DS? Se sim, gostaram do resultado? E qual a experiência de vocês com a série? Esperam ansiosamente por uma continuação desta franquia que deu as caras pela última vez no GameCube? Conte-nos nos comentários!
Arte oficial do jogo
Revisão: Alan Murilo
Capa: Wellington Aciole

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Concordo com tudo, tive a oportunidade de adquirir esse cartucho e joga-lo em meu antigo DSlite, esse é um jogo desafiador se o cara não tiver paciência ele quebra o console (depois de jogar no expert você entende o significado da palavra hardcore). Ainda tenho esperança de um novo capítulo na série e espero que seja para o wii u.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google