Pokémon Blast

Competitivo 101: voltando aos tipos Pokémon, hoje teremos Fogo e Dragão

Rock, ground, water, ice, bug e grass. Já fomos introduzidos a esses seis tipos, mas ainda faltam muitos e esses não são nem a metade! Hoj... (por Unknown em 11/02/2014, via Nintendo Blast)

Rock, ground, water, ice, bug e grass. Já fomos introduzidos a esses seis tipos, mas ainda faltam muitos e esses não são nem a metade! Hoje chegaremos um pouco mais perto da metade ao estudar os tipos fire e dragon. Como de costume, não hesitem em deixarem suas dúvidas nos comentários, vamos acumulá-las para responder nas próximas semanas. Ou eu deveria criar um Ask.fm para respondê-las mais rápido? Pensarei nisso com o passar do tempo. Já devo adiantar que na próxima semana teremos os tipos ghost e poison.

Antes de tudo, algumas novidades

Recentemente tivemos o torneio do Dragon Gym pela Liga Pokémon Blast. Como os torneios anteriores, a competição reuniu dezenas de jogadores e o campeão foi consagrado como responsável pelo título de Gym Leader especializado em Pokémon dragon-type. O grupo já reúne quase oito mil membros, sendo assim o maior grupo do Brasil dentro da temática Pokémon. Mas, apesar de eu estar falando do torneio, eles costumam acontecer com uma frequência mensal. No outros dias vocês podem tirar suas dúvidas com outros membros, dar ou receber Pokémon em doações, encontrar pessoas para batalhar, dentre outras atividades. Apesar de hoje estarmos um tanto atrasados ao falar do dragon-type, na próxima semana estudaremos o ghost-type que é o tipo do próximo ginásio a entrar na competição da Liga Pokémon Blast.

Semanas atrás, a Liga Organizada Pokémon (LOP) e a Liga Pokémon Blast juntaram forças para trazer torneios mais interessantes em 2014. Então, se você está começando no cenário competitivo, uma boa experiência pode ser acumulada nas competições da Liga Pokémon Blast; mas se você já é um treinador experiente e já venceu alguns torneios, trata-se de uma ótima oportunidade para conhecer melhor a LOP. Logo mais vocês devem encontrar algumas entrevistas aqui no site e na revista Nintendo Blast sobre alguns dos experientes treinadores nas LOPs que temos pelo Brasil e terão a oportunidade de aprender com eles.

Para quem ainda não sabe, recentemente foi lançado o PokéBlast.net, um sistema que permite encontrar outros treinadores com aquele Friend Safari que você precisa, ou que possuem aquele Pokémon que você necessita para completar seu time. Por essa ideia, isso não é nada inovador, já que existem diversos sistemas que fazem isso por aí, e esse é o ponto: esse sistema de trocas é apenas uma das funcionalidades do PokéBlast.net, já que seu foco é ser um suporte para a Liga Pokémon Blast. Ao receber badges dos gyms quando os torneios acabarem, seu perfil no sistema receberá uma atualização, indicando que você venceu aquele ginásio. E claro, muitas outras novidades que serão divulgadas com o passar do tempo. Ainda assim, é importante que usem o sistema e publiquem seu feedback (pode ser pelo grupo no Facebook, o Pokémon Blast) para que o sistema fique cada vez melhor (além de sugestões!).

Por fim, o tão esperado Pokémon Bank chegou ao ocidente. Vocês tem até o dia 14 de março para baixar o aplicativo com direito a usá-lo gratuitamente por um mês. Mesmo quem não tem as versões do Nintendo DS para transferir Pokémon, é uma boa oportunidade para adquirir o Celebi! Não esqueçam do F.A.Q. que foi publicado em dezembro com as principais dúvidas sobre o aplicativo. Logo devemos publicar mais um artigo (aqui no site ou na revista) sobre Pokémon Bank e como ter acesso a alguns recursos de Pokémon antigos em X/Y.

Em tempo, permitam-me dar uma dica: o site O Vício tem publicado análises sobre alguns Pokémon em especial. Por exemplo, essa recente análise do Kingdra. Recomendo que façam uma visita, deem uma lida. Trata-se de mais uma excelente oportunidade para aprender e pensarem em algo que talvez ainda não tenham percebido em alguns Pokémon.

Duplo tipo não é desvantagem

Ao falarmos de STAB, chegamos ao ponto que é o terror de muitos treinadores durante as batalhas: a fraqueza quádrupla. Aquele dano assustador que seu Pokémon recebe quando um oponente utiliza um golpe que é efetivo contra os dois tipos de seu Pokémon. É por motivos assim que muitos evitam Charizard e Dragonite, por exemplo, por terem esse nível de fraqueza para ataques dos tipos rock e ice respectivamente. Um ponto que muitos treinadores deixam passar despercebido é que o fato de ter dois tipos pode aumentar as fraquezas, mas também aumentar as resistências! No caso de Charizard e Dragonite, ambos têm resistência quádrupla contra ataques do tipo grass. Logo, um Solar Beam nesses dois não faz nem cócegas.

Em mesmo nível, dois tipos podem cobrir as fraquezas um do outro e resultar em um Pokémon "sem fraquezas", como aconteceu com Sableye e Spiritomb antes da existência do fairy-type. Permitam-me abrir um espaço aqui: desde Ruby/Sapphire, eu queria muito que Weezing recebesse uma evolução Dark/Poison aproveitando-se de Levitate - aqui teríamos mais um Pokémon sem fraquezas somado ao ótimo valor defensivo.

Tipo do Charizard

Qual foi sua primeira versão? Qual foi seu primeiro Pokémon? Para a primeira pergunta, a resposta pode variar bastante, mas para segunda pergunta a resposta é quase sempre Charmander. Seja na versão Blue, Red, FireRed, LeafGreen ou até mesmo na Green (!), quase todos amam o lagarto com fogo na cauda. Então, ao falarmos sobre fire-type, a primeira referência mental de muitos treinadores deve ser Charizard. Porém, vocês, hereges, dizem amá-lo tanto, mas morrem de medo de usá-lo por causa de Stealth Rock! Para quem não sabe, Stealth Rock causa dano de acordo com a efetividade do tipo rock chegando ao limite de 50% contra Pokémon que tem fraqueza quádrupla para esse tipo. Não é apenas Charizard que sofre desse problema, mas é um dos primeiros que lembram ao citarem Stealth Rock. Claro que isso não significa o fim dos fire-type! Com auxilio de Rapid Spin ou Defog dos Pokémon em seu time, é possível remover essa ameaça da arena e enviar seu fire-type em segurança para a infelicidade do oponente.

Não podemos esquecer de citar o Sunny Day: e já devemos começar pelo nome, que em japonês significa algo como "céu limpo" que dá um significado diferente do nome ocidental. Com isso em mente, é mais simples entender a razão pela qual a precisão do Thunder e Hurricane são reduzidas para 50%, ou seja, sem nuvens (céu limpo), sem condições favoráveis para esses golpes. Em contrapartida, Synthesis, Morning Sun e Moonlight, têm sua taxa de regeneração de HP elevada, mas não são os únicos golpes que recebem benefícios desse clima, sendo o mais popular o Solar Beam, que não precisa de um turno para carregar. Chlorophyll, Flower Gift, Dry Skin, Solar Power, Harvest e Leaf Guard têm seus efeitos intimamente ligados a essa condição climática, mas o que não vejo muitas pessoas usando (e julgo ser muito interessante) é o Growth, que eleva o Attack e Special Attack do usuário em dois estágios ao invés de um. Não posso esquecer de citar a bonificação de 50% no dano dos ataques do tipo fogo (e redução de 50% em water-type) que acumula com Solar Power, tornando o Mega Houndoom um Pokémon realmente perigoso.

Pokémon desse tipo que recomendo que conheçam: Arcanine, Flareon, Magmortar, Darmanitan e Camerupt.

Dragões?

Com mais de quinze anos de franquia, ainda não entendo exatamente o que são esses "dragões". Alguns de vocês devem concordar que a maioria deles, exceto por Kingdra, poderia ser fire-type. O desejo dos fãs para que Charizard fosse dragon-type foi atendido recentemente pela Game Freak. Na verdade, não me fazia tanto sentido ele não ser dragon-type, mas Altaria ser. É, vocês lembram do Altaria? Aqui está um dragon-type pouco popular, apesar de não ser o único. Ele é... uma nuvem? Uma nuvem com um bico de ave? Sinceramente, não consigo ver um dragão nisso. Não que não tenham outros tipos assim: ghost-type também me soa estranho como um "tipo", o mesmo pro recém-descoberto fairy-type. Então, o que define um dragão? O que são esses dragões? Qual é o padrão, Game Freak?
Além de receberem dano dobrado de ice-type e dragon-type, recentemente o fairy-type entrou nessa lista. Eu vi muitas pessoas reclamando de dragon-type ano passado e tão felizes pela chegada do fairy-type, mas não foi uma realidade para mim. Realmente nunca tive problemas com Pokémon por eles serem dragon-type ou assisti alguma batalha na qual um Pokémon, por ser dragon-type, levou um time inteiro. Geralmente esses Pokémon têm atributos elevados, como foi o caso de Dragonite e Salamence, mas vejo o potencial deles mais pelos atributos do que pelo tipo. Por motivos óbvios, sempre preferi Metagross quando a opção é "Super Pokémon", ou "pseudo-lendários".

Um grande charme dos dragon-type era o fato de seus ataques STABeados causarem dano reduzido apenas em steel-type, batendo pelo menos neutro em todos os outros tipos (exceto por eles mesmos [dragon] onde causam dano efetivo). Em X/Y temos os fairy-type, que são imunes aos golpes desse tipo, o que despertou uma esperança no coração daqueles treinadores que tanto temiam os dragões. Na realidade, eles não sumiram do cenário competitivo e até ganharam mega evolução, não é Garchomp? E será que posso citar o Mega Charizard X e Mega Ampharos nessa lista? Aliás, é possível que Latios e Latias também recebam mega evoluções, mas esse papo fica para outra ocasião.

A maioria desses Pokémon têm atributos elevados se comparados com a maioria dos Pokémon existentes, e a adição do fairy-type não é o suficiente para parar um desses, apesar de terem gerado um certo medo e receio em quem confiava tanto no potencial deles. Caso você, caro treinador, ainda queira usar seu Flygon, não tenha medo! Mas esteja pronto com algo para eliminar fadas malvadas que andam por aí.

Alguns Pokémon desse tipo que eu recomendo que conheçam: Haxorus, Goodra, Dragalge e Tyrantrum.
Na época dos torneios de Red/Blue, eu usava o nick de "RED" (default do jogo) e amava os Pokémon fire-type, especialmente Arcanine. Naquela época foi difícil usar monotype desse tipo por terem poucos golpes, mas mais difícil foi para dragon-type que na primeira geração tinha apenas um representante em estágio final, Dragonite. Mesmo com a chegada de Gold/Silver, o tipo recebeu apenas mais um representante, Kingdra! Recordo-me do bravo Carlos Agarie, há cerca de dez anos, que teve de defender o ginásio onde os desafiantes já tinham certeza de dois Pokémon que ele teria no time.
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Rafael Lam

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google