Stage Select

Descubra Dream Land (Kirby), uma terra onde sonhos se tornam realidade!

Explore e conheça mais da fantástica terra onde Kirby e seus amigos passam por diversas aventuras e confusões!

“Em uma estrela em algum canto do universo bem, bem longe da Terra existe um lugar bastante especial conhecido como Dream Land." — Manual de instruções de Kirby's Dream Land
Quase todas as aventuras da famosa e fofa bolota rosa da Nintendo acontecem, de uma forma ou outra, nessa terra cheio de segredos, perigos e lugares para explorar. Dream Land é um reino que serve de lar para o redondo e rosado herói e um lugarzinho na maioria das vezes pacífico mas que, quando em risco, certamente terá Kirby lá para resolver!

Um preguiçoso povoado

Como o próprio nome já diz, Dream Land é um reino onde a maioria dos habitantes gostam de — você acertou — dormir e ter bons sonhos. O problema é que nem sempre os seus habitantes (em sua maioria Waddle Dees, apesar de existirem outras espécies mais ou menos civilizadas) terão paz e sossego para dormir, visto que o comandante do reino de Dream Land, King Dedede, vive arrumando confusão, seja pela ganancia de poder ou pelo controle de sua própria mente. O que já está mais do que claro, entretanto, é que com ou sem confusões, Dedede pouco se dedica à manutenção de seu reino ou ao bem-estar de seus habitantes, preferindo abusar do luxo e da riqueza de sua posição social. Em Kirby’s Dream Land, por exemplo, o tirano rei resolve roubar toda a comida do reino só para satisfazer sua própria gula!
Esse pinguim já devia ter sido deposto faz tempo!
A insígina das D-bills
Falando em riquezas, nunca fora mencionado em um jogo da série algum tipo de moeda padrão para Dream Land, até porque todos seus habitantes são, de uma forma ou outra, auto-suficientes e sempre acabam encontrando um lugar para descansar ao cair da noite. Apesar disso, no sub-jogo The Great Cave Offensive de Kirby Super Star, os tesouros encontrados são medidos por seu valor em “Gold”. Essa unidade, entretanto, não deve ser muito influente no reino, já que ninguém nunca mais usou tal forma de moeda fora desse caso. Uma outra forma de dinheiro, que aparece dessa vez apenas no anime Kirby: Right Back at Ya! são as D-bills, moedas e notas com o rosto de Dedede estampado nelas. Nem precisa falar que ele mesmo é quem mais quer fazer uma fortuna com sua própria moeda, certo?

Paisagens que te deixam “nas nuvens”

Como o próprio manual de instruções de Kirby’s Dream Land diz, Dream Land se localiza “em uma estrela em algum lugar bem, bem longe da Terra”. É isso mesmo, Dream Land na verdade é um reino assentado sobre a superfície do planeta Pop Star, localizado na longínqua Gamble Galaxy, onde praticamente todos os jogos do Kirby ocorreram.
Pop Star em Kirby 64: The Crystal Shards
Gamble Galaxy em Kirby: Squak Squad
De acordo com o manual de instruções de Kirby’s Adventure, Pop Star está a tantos anos-luz da Terra que, mesmo sendo a estrela mais brilhante do espaço sideral (como revelado em Kirby Mass Attack), ainda assim é invisível para nós terráqueos. Outra peculiaridade de Pop Star é ele possuir, além de uma lua, seu próprio sol que orbita em volta do planeta. Isso já se tornou até mesmo motivo de briga entre a lua e o sol no que foi ilustrado no sub-jogo Milky Way Wishes de Kirby Super Star.
Tendo até mesmo seu próprio sol, era de se imaginar
que uma hora sairia uma briga... certo?
"Dream Land: Green Greens"
em Super Smash Bros. Melee
Já as paisagens de Dream Land sempre variaram com desertos, altas montanhas, cavernas e algumas porções de oceanos e lagos. Entretanto, o reino é composto em sua maioria de planaltos verdes e densas florestas. A região mais conhecida dessas é Green Greens, localizada no coração de Dream Land e composta de pequenos bosques e amplos campos gramados, que também serve de lar para o chefão Whispy Woods e provavelmente da casa em forma de cúpula de Kirby. Outras regiões similares, como Green Grounds e Grass Land, tem características parecidas, mas apenas Green Greens teve tal fama a ponto de representar a região de Dream Land na série Super Smash Bros. como uma arena.
Kirby e seus amigos enfrentando Whispy Woods, o eterno chefão de Green Greens.
Dream Land também é conhecida por ter localidades nomeadas por comidas e outras gostosuras, como Vegetable Valley, Ice Cream Island, Butter Building, Grape Garden e Yogurt Yard. Você já deve ter notado que existe uma certa regra para dar nomes iniciados com a mesma letra às localidades de Dream Land!

As Fontes dos Sonhos

A Fountain of Dreams de Dream Land
em Kirby: Nightmare in Dream Land
Uma localidade relacionada à Dream Land que merece uma certa atenção especial é a sua Fountain of Dreams, também conhecidas como Dream Spring. Fountain of Dream são uma espécie de catalisadoras encontradas em todos os planetas da Gamble Galaxy, inclusive em Pop Star, e são responsáveis por garantir bons sonhos a todos os habitantes do planeta à que estão ligadas. É por isso mesmo que os nativos de Dream Land gostam tanto de dormir!

Uma Star Rod
Além disso, as “fontes dos sonhos” têm a função de coletar toda a esperança e desejos de todos os seres vivos do planeta, reunindo-os em forma líquida na fonte e guardando-os em um local seguro e remoto. Cada Fountain of Dream é agraciada por uma Star Rod, uma poderosa relíquia capaz de controlar as estrelas do planeta e que serve como recurso mágico de energia catalizadora de cada fonte para poder transformar pesadelos em bons sonhos. Uma Fountain of Dream já foi representada como arena em Super Smash Bros. Melee.
"Dream Land: Fountain of Dreams" em Super Smash Bros. Melee
A importância desse lugar é explicada em Kirby’s Adventure: um certo dia, os habitantes de Dream Land e de toda Pop Star acordam de suas noites maldormidas só para descobrir que ninguém estava conseguindo sonhar. Sabendo ser a origem de todos os sonhos, Kirby decide viajar para Rainbow Resort, onde a Fountain of Dreams de Pop Star está localizada, para investigar, e acaba descobrindo que a Star Rod foi destruída em vários pedaços pelo vigarista King Dedede! Depois de se aventurar em busca dos pedaços perdidos da Star Rod, derrotando inimigos e até mesmo amigos para salvar as noites de sono do povo de seu planeta, Kirby derrota o próprio rei e reconquista o último pedaço da relíquia mágica.
Kirby liberando Nightmare
de sua prisão sem querer
O pior, contudo, ainda estava por vir, uma vez que Kirby descobre que a real intenção de Dedede era de proteger a fonte dos sonhos de um terrível vilão chamado Nightmare, que, agora com todas as peças da Star Rod, tinha a oportunidade de infectar a fonte com terríveis pesadelos e disseminar a tristeza através do sonho de todos os seres de Pop Star. É então que Kirby e o rei de Dream Land decidem cooperar para expurgar esse mal de toda Gamble Galaxy, reconquistando uma boa e merecida soneca ao cumprirem seu objetivo e salvarem os sonhos de Dream Land.
Kirby enfrentando o terrível Nightmare
Kirby obtendo o poder da Fountain
of Dreams do planeta Cavios
As Fountain of Dreams também tiveram um importante papel no sub-jogo Milky Way Wishes, de Kirby Super Star. Quando a lua e o sol começam uma briga para decidir quem tem o domínio dos céus de Pop Star (e com isso trazendo caos para a vida dos cidadãos em Dream Land), Marx conta a Kirby que a única forma de parar a briga é desejando que a briga acabasse à Nova, um cometa mecânico capaz de realizar desejos, invocado ao reunir a força de todas as Fountain of Dreams dos planetas vizinhos de Pop Star.
Quando Kirby consegue invocar Nova, entretanto, Marx aparece e rouba o desejo, pedindo antes disso para ter completo controle de Pop Star. Mais tarde, é revelado que Marx fez a lua e o sol brigarem como parte de seu plano de conquistar Dream Land e enganou Kirby para fazer o trabalho sujo no lugar dele. A lua e o sol param Nova e Marx no caminho de destruir seu planeta, o que dá tempo à Kirby de destruir o núcleo do cometa e enfrentar o agora monstruoso Marx.
Kirby enfrentando Marx em Kirby Super Star Ultra
Agora você sabe um pouco mais sobre a principal localidade onde Kirby, King Dedede, Meta Knight e todos seus outros amigos moram e têm as mais bizarras aventuras e confusões. Se você ficou com saudade de revisitar a fantástica terra de Dream Land, você pode fazê-lo através de seu Nintendo 3DS com Kirby Triple Deluxe (em breve aberto para pré-venda na Geekverse!), ou, mais distantemente, com Kirby’s Return to Dream Land, para Wii. Divirta-se e bons sonhos!
Revisão: José Carlos Alves
Capa: André Perez Segato

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Kirby é daqueles jogos que viciam conforme vc vai passando as fases acompanho desde o gb e nes que pra mim o melhor até hj. Estou ansioso pela versão do 3ds se manter a msm qualidade do wii sera bem vinda com a jogabilidade que consagrou e consagra a série!!

    ResponderExcluir
  2. Espero que Kirby Triple Deluxe venda pelo menos 3 milhões de cópias, para incentivar a Hal Laboratory criar um Kirby totalmente em 3D para o Wii U, imaginem como seria perfeito ver Dream Land de todos ângulos, seria um "dream" para uma fã como eu!
    *.*

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google