Crônica

Nunca é tarde demais para se apaixonar por uma franquia da Big N

Conheci algumas das melhores franquias de games um pouco tarde. Mesmo assim, não deixou de ser uma experiência incrível.

Eu sempre gostei de games. Desde que ganhei meu primeiro console, aos quatro anos com meu Master System e me divertia com a velocidade de Sonic durante horas, eu sabia que o mundo dos jogos era especial. Apesar disso, minha adolescência foi um grande hiato em relação a isso. Enquanto eu me dedicava quase exclusivamente à leitura, o mundo dos games ficava esquecido e, de vez em quando, me aventurava em algum game banal. Somente anos mais tarde retomei meu contato com esse universo tão divertido e fascinante. E, consequentemente, descobri franquias famosas pelas quais eu iria me apaixonar rapidamente. Eu aprendi que sempre existe uma princesa para ser salva, um reino para proteger e sempre um nova batalha pokémon para enfrentar. O melhor de tudo isso? Descobrir que nunca é tarde para conhecer uma franquia de games e se tornar um fã dela.

Explorando o Reino do Cogumelo

Como muitos outros, meu primeiro contato com a Nintendo foi através de seu ícone mais famoso, nosso querido encanador bigodudo: Mario. Me lembro que quando criança eu devo ter visto alguns episódios daquele esdrúxulo desenho do Mario e sua turma, mas a memória mais marcante é do meu vizinho que tinha um Super Nintendo. Na época, eu apenas possuía um singelo Master System e ainda me divertia em ficar jogando Sonic e Castle of Illusion várias vezes. Mas uma vez a mãe do meu vizinho me convidou pra brincar com ele e, obviamente, eu fiquei todo animado para conhecer seu novo videogame. Uma pena que meu amigo era um pouco egoísta e, tendo apenas um controle, decidiu que eu ia ficar apenas assistindo ele jogar. Mesmo assim, de cara amarrada, bastaram alguns segundos vendo a jogatina de Super Mario World para eu me fascinar por aquele jogo tão divertido, colorido e incrível.
Era tão divertido! E meu vizinho não me deixava jogar!
Fiquei com aquele gostinho de “quero mais” durante algum tempo. Mas bons livros (e algumas jogatinas ocasionais no Mega Drive com Sonic 2) se encarregaram de suprir minhas necessidades de entreternimento. Depois dessa primeira experiência, meu próximo contato com o simpático encanador apenas aconteceu alguns anos mais tarde, quando, em plena 6ª geração de consoles, meu pai me trouxe um Super Nintendo junto com alguns cartuchos. Aquele foi um dia feliz! Alguns dos títulos eram incríveis, como Final Fight 3, Killer Instinct e Battletoads, mas o jogo que mais atraiu meu interesse foi um cartucho meio velho e manchado que tinha uma etiqueta escrita “Mario”. Ao inseri-lo no console (depois de algumas boas sopradas), vi que se tratava de Super Mario World! Que alegria! Meu olhos brilhavam enquanto eu finalmente conseguia jogar aquele jogo fantástico e me divertia. Apesar de um azar do destino de o cartucho ser pirata e não permitir que eu salvasse meu progresso, isso me ajudou a conquistar várias horas de jogatina (e praticamente decorar cada cantinho de cada nível).
Sem poder salvar (e desconhecendo a forma de zerar o jogo rapidamente) passava tardes inteiras me aventurando com Mario.
Foram anos maravilhosos me divertindo com meu Super Nintendo, até que voltei meus olhos para o PC e fiquei afastado do mundo dos consoles por algum tempo novamente. Até que, pouco tempo atrás, em 2011, ganhei um Wii. Fazia tanto tempo que eu não utilizava um controle que fiquei até com medo de ter desaprendido (ainda mais com o Wiimote, que parecia tão estranho para mim), mas é como andar de bicicleta, a gente nunca esquece. E minhas memórias do encanador foram revividas com uma nostalgia fantasticamente boa e me encantei mais uma vez com a franquia de Mario quando comecei a jogar Super Mario Galaxy 2. Curiosamente comecei pelo segundo título da série, pois o havia pegado em uma promoção. Mesmo assim, o jogo era incrivelmente belo e divertido e nunca pensei que Mario poderia se aventurar de uma maneira tão fantástica. Dali em diante, meu gosto pelos jogos do encanador apenas aumentaram e a fila de títulos do bigodudo para jogar só cresce, até hoje. Entre alguns que ainda quero jogar estão Super Mario 64, Super Paper Mario e tentar terminar os dois Galaxys ainda, claro.
A série Galaxy é fantástica e eu ainda preciso terminar os games!

Enfrentando perigos com um gorro verde

Antes que eu retornasse ao mundo da Nintendo com meu Wii, eu não conhecia a história de Zelda. Digo “Zelda” porque, sim, eu era um daqueles que acreditava que Link era Zelda. Eu sei, eu sei. Que uma chuva de cuccos irritados caia em cima de mim por cometer esse sacrilégio! Mas errar é humano, não é mesmo? Bem, como eu nunca havia jogado nenhum jogo de Link, (nenhum mesmo! eu já tinha visto imagens de Ocarina of Time em revistas na minha infância, mas nunca havia chegado perto de um Nintendo 64) eu sabia que estava mais do que na hora de corrigir essa falha. Como era 2011, um novo jogo da franquia já havia sido anunciado para o lançamento no final do mesmo ano. Se tratava de Skyward Sword. Eu ouvi muitos amigos dizerem que não era uma boa opção começar a jogar uma franquia pelo seu título mais recente (ainda mais se tratando de Zelda), mas mesmo assim resolvi arriscar. E admito: foi uma das melhores decisões que já tomei em relação a games.
Caramba! Esse jogo me conquistou!
Me apaixonei pelo jogo em questão de minutos. Nunca havia vivido uma experiência eletrônica tão incrível e poder utilizar os movimentos do Wiimote para mover a espada de Link tornou tudo ainda mais realista e fantástico. A história me cativou e, quando tudo terminou, fiquei imaginando que, se todos os jogos da franquia eram similares a esse, como pude ficar tanto tempo sem conhecer esse game? Eu estava disposto a recuperar o tempo perdido! Aproveitei uma promoção e comprei Twilight Princess. Infelizmente, apesar de ter gostado muito do game e da divertida Midna, ainda não consegui terminá-lo, por falta de tempo. Pelo menos já consegui me divertir com vários outros títulos da franquia quando comprei meu 3DS, em 2012. Finalmente pude jogar Ocarina of Time e não acredito que alguém tenha se sentido tão triste quanto eu quando terminei o jogo. Mas minha tristeza não foi apenas por aquela aventura fantástica recheada de aventuras e músicas ter terminado, mas porque eu não havia jogado o jogo anos atrás, quando ele estava no auge do sucesso e ter maravilhado mais cedo.
Viver a jornada de Link em Ocarina of Time foi inesquecível!
Mas o atraso em jogar as aventuras de Link só conseguiu fazer minha paixão pela franquia aumentar quando comecei a conhecer mais os games. Por mais que a aventura pudesse ser frustrante ao se enfrentar um inimigo difícil ou quebrar a cabeça para resolver um puzzle, a recompensa que me esperava sempre no final de cada dungeon tornava tudo aquilo ainda mais gratificante. Tive horas incríveis acompanhando as jornadas de Link e terminando títulos do DS como Phantom Hourglass, Spirit Tracks e conhecendo um dos games mais divertidos quando joguei o mais recente, A Link Between Worlds, do 3DS. Na minha lista ainda faltam alguns para começar e terminar, como o famoso Majora’s Mask (que estou mais ansioso para jogar no Virtual Console do Wii, onde ele está desde 2012), A Link to The Past, Oracle of Ages e Oracle of Seasons e também Wind Waker HD (que ainda estou juntando grana para comprar para o Wii U).
Depois de Majora's Mask, Wind Waker HD é o game que estou mais ansioso para jogar!

Tentando completar a Pokédex

Eu vivi a febre Pokémon. Eu assistia ao anime todos os dias. Sabia de cor todos os 151 Pokémon. Cheguei a fazer meus pais comprarem inúmeros pacotes de salgadinhos para completar a coleção de Tazos da Elma Chips (e sim, eu consegui completar!) Pode-se dizer que eu era viciado em Pokémon. Só tinha um problema nisso (além do vício, claro): eu nunca havia jogado nenhum jogo dos monstrinhos. Nenhum mesmo. Eu passei pela época em que Pokémon viveu seu apogeu sem nunca ter experimentado a captura de um monstrinho no Game Boy. Isso se deveu a dois motivos. Primeiro, meu quase total desconhecimento sobre as plataformas portáteis da Nintendo naquela época. Segundo, eu nem sabia que existiam jogos de Pokémon além daqueles das cartas. Sim, eu nunca tive um Game Boy, ou Game Boy Color, muito menos Game Boy Advanced. O máximo que tive foi um daqueles portáteis que você comprava no camelô para jogar Snake.
Pokémon Red? Nunca tinha ouvido falar. Para mim, só existia o anime (que depois começou a parecer muito idiota para mim).
À medida que fui ficando mais velho, acabei concluindo que Pokémon era muito idiota. Até sentia vergonha por meu vício na infância, mas eu sempre me perdoava porque, afinal, eu era criança. E crianças gostam de coisas idiotas. Felizmente, acabei mudando de opinião radicalmente em um ponto da minha juventude no qual pensei que nunca mais ouviria falar sobre os monstrinhos de bolso japoneses. Quando meu 3DS chegou, no final de 2012, o primeiro game que comprei para estreá-lo foi Ocarina of Time 3D. Uma ótima escolha. Mas quando ficava imaginando o que mais poderia jogar, um jogo sempre saía da boca de meus amigos. “Pokémon, pokémon… Pokémon!”. Eu ficava receoso, pensando que aquilo era coisa de moleque e seria muito estúpido jogar. Mas minha curiosidade falou mais alto e decidi aproveitar uma promoção e comprei Pokémon Black e Black 2 juntos. O que poderia acontecer de pior, o jogo ficar pegando poeira em uma gaveta e eu perder uns tostões? Ah, como eu estava errado! Admito que bastou menos de meia hora de jogo para mudar minha opinião radicalmente.
Foram tantas batalhas e tantos novos Pokémon nesse jogo fantástico!
Acredito que nunca consegui juntar mais de 200 horas em dois jogos de forma tão rápida quanto em Pokémon. Eu simplesmente não conseguia entender como uma ideia de jogo tão simples pudesse ser tão divertida, genial e viciante. Quando me dei conta, estava vibrando a cada batalha vencida e a cada novo Pokémon que capturava ou um companheiro que conseguia evoluir. Meu interesse pela franquia cresceu tanto que nem sequer titubei quando Pokémon X/Y foi lançando e corri para garantir o meu logo no lançamento. Minha fascinação pela série continua só aumentando e, enquanto ainda tento completar a Pokédex em X, já estou me aventurando em Johto de SoulSilver, continuando minha incrível jornada Pokémon.
Sim! Eu ainda serei o campeão de Johto!

Não existe tempo "certo"

Talvez tenha sido por falta de interesse ou por falta de dinheiro ou mesmo porque me afundei na biblioteca dos meus pais muito cedo, mas a verdade é que minha relação profunda com os games começou tarde. Isso é ruim? Pode ser para aqueles que acreditam que “tudo tem o seu tempo”, mas eu digo que isso é altamente questionável. Posso afirmar que fiquei maravilhado quando joguei Zelda pela primeira vez, há pouco tempo, da mesma maneira que teria ficado se tivesse sido na minha infância. Posso até dizer que meu maravilhamento foi maior porque com minha mente amadurecida posso apreciar mais detalhes da história que passam despercebidos para algumas crianças. E apesar de tanto atraso para conhecer esses games maravilhosos, sinto que nunca é tarde para conhecer uma nova história ou aventura eletrônica. Ainda existem muitas outras franquias da Big N que quero conhecer como Kirby, Donkey Kong e Metroid. Eu já tenho alguns títulos delas, mas ainda não me aventurei neles. Mas eu sei que em breve eu irei jogá-los. Não tenho dúvida de que esses jogos, e tantos outros da Nintendo que eu passei a conhecer, me ensinaram e continuarão me proporcionando momentos fantásticas e sensações que pensei que nunca poderia sentir por uma história, um personagem ou por uma aventura criada bit a bit.
Tantos jogos incríveis para jogar, e tão pouco tempo.

Revisão: Vitor Tibério
Capa: Sybellyus Paiva

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. No texto há um erro antes da foto do Super Mario World, em vez de estar escrito amarrada, está escrito arramada. Abraço e gostei bastante da coluna

    ResponderExcluir
  2. O redator nunca jogou Kirby '-' , pelo menos tenta jogar o Kirby Super Star Ultra ou Kirby Epic Yarn, eles são fantásticos! Também recomendo muito Metroid Prime, é meu jogo favorito e ele é simplesmente uma obra prima!

    ResponderExcluir
  3. Me identifiquei muito com a sua história. E olhe que eu tinha um snes e já possui um n64, mas meu primeiro "zelda" foi o twilight princess de gc (marcou muito pois foi um dos 3 primeiros jogos que tive já que comprei junto com o console em 2008), o primeiro metroid foi o echoes (prime 2), esse por sinal é meu jogo favorito até hoje, não só da trilogia mas de todos que já joguei. Mario e DK estão comigo desde bebê, logo, dispensa comentários, mas recomendo que você procure pelo Super Mario Sunshine, na minha opinião o melhor de todos(jogos do mario) por ser muito diferente.

    ResponderExcluir
  4. Boa matéria, sempre joguei games da nintendo e concordo com a alexandra metroid prime é top p mim o melhor e mais completo jogo que me aventurei...

    ResponderExcluir
  5. e verdade sempre gostei de video games mas nenhuma franquia me cativou e me motivou a gostar ainda mais de games quanto a franquia de Zelda. Comprei meu wii ano passado e zerei twilight princess e skyward sword mas ainda quero mais

    ResponderExcluir
  6. Por isso que o Wii é foda! Tendo ele é possível jogar todos jogos dos consoles caseiros da Nintendo. Graças a isso pude apreciar Super Mario Bros 3 e Super Mario 64, o qual estou jogando, agora, (tive um SNES, e joguei SM world e um N64, e na época não cutia muito Mario e sempre deixava SM64 pra depois) .

    Espero que o WII U e futuros consoles da Nintendo tenham acesso a um VC do gamecube tb.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a matéria e tbm me identifico com sua história. A Nintendo consegue fazer franquias que jamais serão esquecidas. É impossível não se apaixonar por pelo menos uma (no meu caso, Zelda, Metroid, DK...). Me lembro na primeira vez que joguei um Zelda, eu ficava chamando o Link de "Zeldinha" rsrs. Só fui saber que era Link no Smash bros 64.
    E eu insisto em comprar Nintendo justamente pelas firsties. Jogos thirdies, se quiser (e se sobrar grana), eu compro um PS3 ou PSP.

    ResponderExcluir
  8. Luis,

    cara se você possuir algum jogo de wii U , pode efetuar a troca pelo wind waker através do trocajogo :

    http://www.trocajogo.com.br/,

    isso é para quem não tem dinheiro mas possui um jogo encostado na estante..

    boas trocas

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google