Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #309: DLC de Breath of the Wild; voz de Banjo; Fire Emblem Heroes; e mais!

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas pelos leitores no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Súditos pedrásticos de plantão, estão na contagem regressiva para o maior evento do ano? É claro que não estou falando do Carnaval, mas sim do novo e aguardadíssimo jogo da MINHA série, Breath of the Wild. Só faltam duas semanas para você esquecer do mundo real! xD No N-Blast Responde de hoje, respondo dúvidas sobre a transferências de Pokémon de gerações passadas, a mudança da voz de Banjo em Banjo-Tooie (N64), o uso das penas de Fire Emblem Heroes, o polêmico conteúdo adicional de Breath of the Wild e muito mais!


Grande pedra, te acompanho já tem tempo e nunca tinha feito uma pergunta. Tenho um 3DS e um Gameboy Advance SP, e os jogos do Pokémon Y e Sun no 3DS, e o Emerald no GBA. Vale a pena comprar o ORAS? Ou seria mais inteligente comprar um Pokémon de DS, já que o ORAS deve ser semelhante ao Emerald? Vlw
Gerovaldo do Pão (e da primeira pergunta)
Como é que você conseguiu conhecer a minha maravilhosa sabedoria há tanto tempo e não fazer uma pergunta?!? Bom, fico feliz em ver que finalmente fez, hehe…

De fato, se você já jogou o Emerald original, você já vai conhecer praticamente toda a história de OR/AS. Contudo, vale lembrar que o jogo passou por um imenso remake, com gráficos tridimensionais, as novas mecânicas, a possibilidade de transferir os Pokémon de X/Y… então você ainda teria muito o que aproveitar do remake. Entretanto, se você ainda não jogou os Pokémon de DS, da 4ª e 5ª geração, sim, acho que vale mais a pena procurar um desses primeiro, e só depois pensar nos remakes.

Para que serve as peninhas de Feh?
Anônimo "Pena de Herói" da Silva
As penas de Fire Emblem Heroes servem para “evoluir” os personagens. Ou seja, aumentar o número de estrelas do herói e, consequentemente, torná-lo mais forte. Essa evolução é feita pelo menu Allies > Advanced Growth > Unlock Potential. Contudo, para poder evoluir um personagem dessa forma, é necessário que este esteja, no mínimo, no nível 20. Daí sim, você poderá elevar um nível de estrela do herói usando as penas. Muitas penas (na casa das 20.000 para chegar nas cinco estrelas).

Pedra, por que o Banjo tem uma voz diferente no Banjo-Tooie?
Max Wilson, o bom ouvinte
Bom, o ator que faz a voz é o mesmo, Chris Sutherland, então a razão mais provável da mudança no estilo da voz é porque o segundo jogo tem um tom mais sombrio que o primeiro e eles provavelmente quiseram que isso estivesse refletido nas vozes também. Aliás, sabia que esse mesmo ator é quem está fazendo as vozes de Yooka e Laylee? Esse jogo está realmente prometendo ser o “Banjo Threeie” que nunca tivemos…

PEDRA, PRECISO DE SUA AJUDA URGENTEMENTE URGENTE. SÉRIO, NEM VAI CABER TUDO O QUE EU TENHO PRA ESCREVER, MAS POR FAVOR RESPONDA. É SÉRIO, PRIMEIRAMENTE, POR QUE O WII U NÃO SUPORTA HD EXTERNO SEM FONTE DE ENERGIA? TODO MUNDO DIZENDO QUE TRAVA. E EU PRECISO DE UM HD URGENTE, EU FUI COMPRAR, MAS AÍ ACONTECEU QUE QUANDO FUI COMPRAR O HD, ELE ERA USB 3.0. E EU PRECISO DE UM CABO EM Y PARA CONSEGUIR FAZER ELE FUNCIONAR, AÍ TODO MUNDO FALA QUE O CABO EM Y 3.0 NÃO É VENDIDO NESSE PAÍS, SÓ O 2.0. E AÍ FALAM QUE O CABO Y 2.0 NÃO FUNCIONA NO 3.0, É VERDADE? ENTÃO, MEU DEUS DO CÉU, O QUE EU FAÇO?
ANÔNIMO "CAPS LOCK" DA SILVA
Bom, vamos lá, meu amigo. Primeira coisa: acalme-se. Segunda coisa: desligue o Caps Lock.

Então, sobre o HD externo no Wii U, realmente, o recomendável é usar um HD com fonte própria ou então usar um cabo USB em Y. O motivo disso é porque a maioria dos HDs externos não conseguem puxar energia suficiente de uma única saída USB do Wii U, o que frequentemente faz com que eles travem no meio do jogo.

A outra coisa é que, sim, o Wii U usa USB 2.0…. MAS o USB 3.0 é totalmente compatível com entradas USB 2.0. Ou seja, você pode conectar um dispositivo USB 3.0 em uma entrada USB 2.0, usando um cabo USB 2.0 sem nenhum problema sequer. A única coisa é que você estará usando a velocidade do USB 2.0 o que de certa forma é um desperdício do poder superior do HD 3.0. Mas já que o Wii U funciona só com velocidade 2.0 mesmo, não vai ter diferença nenhuma. Portanto, pegue um cabo em Y USB 2.0 mesmo e use-o para conectar o seu HD. Preferencialmente, conecte-o nas duas entradas da frente do Wii U.

Feito isso, ainda há uma pequena chance de que o HD não funcione direito porque alguns HDs externos 3.0 requerem ainda mais energia para funcionar. Nesse caso, sim, você teria que correr atrás de um cabo USB 3.0 em Y, mas eles não são tão difíceis assim de encontrar, olha só. Mas isso é só em último caso. Primeiro teste o seu HD com um cabo 2.0 mesmo que é muito provável que funcione sem problemas.

Oi Pedra, vou comprar um Wii U usado e o vendedor disse que vem com Mario Kart 8 e o 3D World juntos porque ele comprou na eShop e disse que os jogos ficam vinculados na memória do console… ou seja, se eu comprar e trocar de conta, os jogos ainda estarão lá? Ou não?
Anônimo "Vinculado" da Silva
Não, se você apagar a conta que ele usou para comprar, já era, os jogos serão perdidos e você terá que pagar por eles se quiser baixar novamente. Contudo, como o Wii U permite ter múltiplas contas vinculadas ao console, você pode criar uma conta pra você e ainda assim ter acesso aos jogos que o antigo dono comprou e baixou, desde que esta conta ainda exista no console. Novamente: a conta original que foi usada para comprar os jogos deve estar cadastrada no console para que estes jogos possam ser usados.

Tem como acessar as outros regiões dentro do jogo de Pokémon Sun & Moon? Tipo ir pra Kalos, Hoenn, Kanto, se não der, tem como transferir Pokémon das gerações passadas pra Ge7? Tipo XY>>>>>Sun & Moon?
Yuri Muraiare e a trava de região Pokémon
Não, nenhuma das regiões de gerações passadas pode ser acessada em Sun/Moon. Contudo, sim, é possível transferir os monstrinhos de todas as gerações para os jogos mais novos. Os da sexta geração (X/Y, OR/AS) e da primeira geração (R/B/Y) é fácil, pois o Pokémon Bank pode ser usado para isso (no caso dos jogos da primeira geração, usando as versões lançadas para o Virtual Console do 3DS). Das demais gerações, contudo, é um pouco mais complicado, porque além de ter os jogos das respectivas gerações você precisa também de dois DS (e modelos que tenham entrada para cartuchos de GBA, para os Pokémon da 3ª geração). Outra alternativa mais fácil é conseguir os Pokémon de gerações passados por meio de trocas online.


Pedra Qual sua opinião sobre o DLC Expansion Pass de Breath of the Wild? Qual será a influência para a indústria de games?? A Nintendo finalmente entrou para as tendências do mercado?? E o mais importante,você é vendida separadamente??( ͡° ͜ʖ ͡°) ( ͡° ͜ʖ ͡°)
Anônimo "Nome Disponível Separadamente" da Silva
Bom, primeiramente eu acho que o fato do novo jogo da MINHA série ter DLCs e passes e tal não terá nenhuma influência significativa no mercado, porque como você falou, na verdade é a Nintendo que finalmente está se adaptando a uma tendência muito bem estabelecida e muito usada por outros desenvolvedores, e não o contrário.

Na verdade, a Nintendo tem usado bastante DLCs ultimamente, como em Super Smash Bros. 4, Mario Kart 8, Hyrule Warriors, Fire Emblem Fates, e outros. E acho que podemos dizer com bastante consenso que o uso de DLC em todos esses jogos foi muito bem feito por parte da Nintendo. Então porque tanta preocupação com o DLC em Breath of the Wild? Bom, certamente porque este é o maior e mais esperado jogo da Nintendo dos últimos tempos e é a primeira vez que vemos a Nintendo usar DLC em um jogo tão grande e épico assim.

Quem está acostumado com os grandes jogos first-party da Nintendo, principalmente os jogos da MINHA série, naturalmente está preocupado em como será este DLC. E essa preocupação, claro, é porque existem os DLCs bem feitas e bem-vindos e os DLCs mal feitos que obviamente são formas de chupinhar o dinheiro dos jogadores de formas nada agradáveis.

Então, eu pergunto: o que caracteriza um DLC bem feito? Fácil. São aqueles conteúdos que adicionam coisas novas e divertidas a um jogo já completo. Ou seja, esses adicionais devem ser bons, mas é extremamente importante que sejam opcionais, no sentido de que quem optar por não comprar os DLCs sintam que o jogo ainda é completo o suficiente para justificar o preço que pagaram. Já os DLCs mal feitos – dos quais há muito também, infelizmente – são aqueles feitos para “remendar” um jogo que foi lançado incompleto. Seja porque ele foi lançado apressadamente, ou porque os desenvolvedores intencionalmente optaram por lançar o jogo incompleto, obrigando o jogador a pagar um valor adicional para poder finalizá-lo realmente.

Assim, a grande preocupação é em qual categoria o DLC de Breath of the Wild vai se encaixar. Mas, como eu já falei, a Nintendo tem feito um ótimo trabalho com DLCs até agora. Em todos os casos, o jogo lançado pode ser realmente considerado completo e de boa qualidade, com os DLCs simplesmente adicionando coisas novas e legais para quem optar pagar o adicional. E eu tenho toda a certeza que isso não será diferente com um jogo tão importante para eles quanto este jogo da MINHA série. Sim, tenho toda a certeza que o jogo poderá ser considerado completo no seu lançamento, e os DLCs servirão apenas para estender ainda mais a diversão.

O que nos leva ao mais importante de tudo: esse jogo não vai poder ser considerado completo sem a MINHA presença ilustre. Portanto, estou certo de que não será necessária nenhum DLC para ME incluir… contudo, tenho certeza também de que eles ouviram a minha sugestão de lançar um modo de jogo adicional, por DLC, onde o jogador controla a MIM e onde o objetivo é dar muitas espadadas no Alfacinho para ouvir ele dizer as horas. Hehe.


É isso aí, galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem! Você também pode mandar seus desenhos. Os melhores aparecerão na Revista Nintendo Blast!

Pedra (Gossip Stone) pode ser encontrada em Hyrule, em Termina Field, no no site do N-Blast Responde e semanalmente na sua coluna de perguntas e respostas. Gosta de fofocar e de compartilhar (se gabar) de sua sabedoria. Odeia ser explodida, detesta o Link e sonha em estrelar um jogo.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook