Top 10

Top 10: As armaduras de Samus Aran (Metroid)

A série Metroid completa, esse ano, seus vinte e cinco anos de existência e, como a Nintendo ainda não fez nenhum movimento oficial a cerc... (por Rafael Neves em 11/08/2011, via Nintendo Blast)

top10_banner_thumb27_thumb2_thumb2_thumb[2]

448px-Samus_artwork_12A série Metroid completa, esse ano, seus vinte e cinco anos de existência e, como a Nintendo ainda não fez nenhum movimento oficial a cerca da comemoração da data, nós do Nintendo Blast vamos dar as nossas congratulações aos jogos da caçadora Samus Aran. Nesse Top 10, você confere as melhores variações da Power Suit. Desde os 8-bits até as beldades gráficas de Metroid Prime Trilogy ou Metroid: Other M no Wii, os power-ups da caçadora de recompensas foram um dos diferenciais da série em relação a outros games do gênero. Mas é a armadura que abriga tantas habilidades, então, é dela que vamos falar!

Power_Suit_concept_art-600x566Entendendo a Power Suit

Talvez alguns conheçam a Power Suit de Samus como a armadura inicial vista em Metroid (NES), Super Metroid (SNES) ou após perder os power-ups em Metroid Prime (GC). No entanto, a Power Suit está presente em todos os jogos. Sempre que Samus obtém uma nova armadura, ela é, na verdade, um upgrade da Power Suit original. Isso graças à magnífica tecnologia dos Chozo feita para Samus Aran ao fim do seu treinamento. A armadura é compatível com diversas armas, mesmo as que não foram feitas pelos Chozo, como a Dark e Light Suit construída pelos Luminoth. Além disso, a Power Suit é feita de material orgânico, o que explica ter sido corrompida por Phazon em Metroid Prime. A armadura pura já garante um bom poder de fogo, resistência e sobrevivência em vários planetas, mas é sua capacidade de se adequar aos novos arsenais que a torna um dos melhores trajes de batalha do universo.

10. Varia Suit

228px-Samus_Metroid_PrimeÉ a mais comum das armaduras, visto que, na maioria das imagens conceituais dos diversos games da série, Samus está vestindo a Varia Suit. Muitas vezes, Samus já inicia o game com essa armadura (como em Metroid Prime 2: Echoes), mas, em outros casos, a caçadora a perde logo no início do game (como em Metroid Prime). A Varia Suit reduz o dano recebido por Samus, mas sua habilidade mais marcante é a de suportar altíssimas temperaturas. Em vários games da série, cenários vulcânicos só se tornam acessíveis após a Varia Suit ter sido obtida.

321px-Thaís_Jussim_Varia_SuitA aparência da armadura não muda muito entre os games. Apesar de ser sempre característica pela cor laranja, a Varia Suit foi pensada originalmente para ser um traje rosa. Também é conhecida pelos ombros largos e circulares, bem maiores do que os da Power Suit original. Na série Prime, houve mudanças no visor da Varia Suit. Enquanto em Metroid: Other M, ela não tem alguns detalhes em alto relevo nas ombreiras vistas nos outros games. Já em Metroid Fusion (GBA), a Varia Suit é um upgrade da Fusion Suit, então sua aparência é muito diferente – ao invés de laranja, é verde!

Em Other M, a Varia Suit é caracterizada como uma “função a mais” da Power Suit e não, de fato, uma armadura nova. Não é a toa que a Varia Suit só muda a cor da Power Suit original em Other M, não há mudanças estruturais no que diz respeito à aparência. Em Metroid Fusion, ela é obtida pela Data Room.

Varia_Suit_ACPor ser a armadura mais conhecida de Samus Aran, a Varia Suit é retratada várias vezes na cultura gamer como símbolo da série Metroid. Aparece como troféu na franquia Super Smash Bros., como roupa em Animal Crossing: City Folk. Já foram criados bonecos muito bem feitos com a armadura, ela figura numa demonstração do game Battle Mii para Wii U. Nós, brasileiros, contamos com um dos melhores cosplays já feitos da caçadora em sua Varia Suit. Créditos a Thaís Jussin.

New_Power_Suit

FusionVaria

 

 

 

 

Samus_artwork_12Em Metroid II: Return of Samus (GB), o manual do game chama a Varia Suit de “Barrier Suit”. Mas o manual não está errado! Esse deveria ser o nome real da armadura em inglês, mas, por conta de uma tradução mal-feita, acabou que de “Barrier Suit”, a icônica armadura virou “Varia Suit”. E ai, achou melhor assim ou preferia “Barrier Suit”? Não sei não, hein?

9. Gravity Suit

Samus_p3A Gravity Suit é uma das armaduras mais conhecidas da série, só não é mais do que a Varia, obviamente. Nos games em que ela aparece, é obtida após conseguir a Varia Suit. É muito comum games da série Metroid começarem com a Power Suit apenas, pegarem a Varia e depois a Gravity. Essa sequencia de armaduras é considerada bem clássica na franquia Metroid, inclusive, por muito tempo, a Gravity Suit figurou como a mais potente armadura. Como o próprio nome sugere (Gravity é gravidade em inglês), a Gravity Suit é capaz de superar a gravidade, além de diminuir ainda mais o dano recebido por Samus. Dessa forma, a caçadora pode, por exemplo, se mover com liberdade debaixo d’água ou, a depender do game, na própria lava. Além disso, em Metroid Prime, a Gravity Suit garante uma melhor visibilidade quando dentro da água.

Gravity_Feature_Nightmare_Cyrosphere_HDO visual da Gravity Suit não difere muito da Varia Suit. Fora a mudança no mapeamento das cores, não há nenhuma alteração drástica sob o design. Ao invés do predomínio do laranja, a Gravity Suit é roxa e amarela, com detalhes luminosos em azul claro. Em Other M, a Gravity Suit é reduzida a uma funcionalidade nova da Power Suit, assim como acontece com a Varia Suit no game. No entanto, a Gravity Suit não traz uma cor nova à armadura em Other M, apenas preenche Samus com uma “aura roxa”. GravsuitGCNo entanto, os efeitos são os mesmos, com destaque para a resistência às altas pressões gravitacionais, como as vistas na luta contra o chefe Nightmare.

Outra mudança visual ocorre na versão Fusion Suit da Gravity Suit. Diferentemente da Varia Suit, a nova versão da Gravity Suit não tem as cores alteradas em relação à versão tradicional, apenas é convertida para o novo design da Fusion Suit. A Gravity Suit também é homenageada nos games da série Super Smash Bros. Desde o primeiro jogo da franquia, sempre houve uma cor da lutadora Samus semelhante à Gravity Suit, além de troféus e adesivos.

Gravity_Suit_in_Super

Fusion_Gravity_Suit_Scene

 

 

 

 

 

Yoshio Sakamoto, um dos diretores de Metroid: Other M (Wii), optou por não dar uma “cor” à Gravity Suit para não atrapalhar as cutscenes mais dramáticas. Por exemplo, ao fim do jogo, muitas cenas memoráveis são apresentadas, e o diretor queria ver Samus nela em sua versão mais conhecida: com o laranja da Varia Suit. Por conta disso, a Gravity Suit não recebeu uma cor própria.

8. UAM 1

Mfend5U… A… O que?! Essa estranha armadura é a última a ser obtida em Metroid Fusion e em Metroid Prime (este último apenas se jogado com a Fusion Suit). É um upgrade da Fusion Suit obtido após Samus absorver o Parasita X referente à SA-X (clone de Samus gerado pelo parasita). Por conta disso, não é uma armadura com um nome oficial, restando apenas batizá-la com a sigla UAM 1, que significa Mecanismo Artificial Desconhecido 1 (sigla em inglês). Obter a UAM 1 concede a Samus sua composição genética original (veja parágrafo abaixo) e o Ice Beam, essencial  na luta contra o Omega Metroid.

Em Metroid Fusion, Samus teve de receber DNA de Metroid para poder não morrer pela infecção do Parasita X. Isso a tornou muito vulnerável ao frio (assim como os Metroids são), o que impossibilitou a obtenção do Ice Beam. O clone de Samus, SA-X, por sua vez, possui o Ice Beam pois é resultado das partes da Power Suit original retiradas de Samus cirurgicamente. Quando Samus está prestes a ser morta pelo Omega Pirate, SA-X tenta salvar a caçadora usando seu Ice Beam. A vilã é destruída pela criatura, mas Samus consegue absorver o Parasita-X que sai dela, recebendo assim a UAM 1. Com a nova armadura, o DNA de Samus volta ao estado anterior, o que a permite usar o Ice Beam para reduzir a pó o Omega Metroid.

boss_omegaO design da UAM 1 segue os demais das variações da Fusion Suit. A diferença fica pela cor laranja. Como esse é mais um jogo de Yoshio Sakamoto, talvez ele tenha deixado o traje laranja para o fim para tornar o desfecho do game mais épico como fez em Other M com a retirada da cor da Gravity Suit. Isso explicaria por que, em Metroid Fusion, a Varia Suit é verde. Em Metroid Prime, a UAM 1 é colocada no lugar da Phazon Suit caso o jogador jogue com a Fusion Suit ativada.

UAM1MP1

Omega_fusion_suit

 

 

 

 

 

Alguns fãs seguiram à risca os detalhes de Metroid Fusion e alegam que não seria necessário possuir a UAM 1 para utilizar o Ice Beam. Como a Varia Suit já traz uma maior resistência ao frio, talvez isso fosse o bastante para Samus utilizar o Ice Beam sem os efeitos colaterais de possuir o DNA de Metroid. Se assim fosse, a caçadora já poderia ter adquirido a munição de gelo bem antes. O problema é que não há como testar a teoria.

7. Zero Suit

ZerosuitothermrenderSamus Aran e toda a sua sensualidade provocante desafiam as políticas do Nintendo Blast de evitar conteúdo “adulto”, mas a dama da Nintendo merece um pouco de tolerância, não é? A Zero Suit não é bem uma “armadura”, mas sim a “falta dela”, como vocês podem ver ao lado. Trata-se de uma malha que cobre o corpo de Samus por baixo da Power Suit. A Zero Suit não traz resistência ou poder de fogo à Samus, mas, usando ela, a caçadora torna-se mais ágil. Movimentos como o wall-jump podem ser executados mesmo com apenas a Zero Suit, pois Samus foi treinada para combate, ela não depende unicamente de sua Power Suit. Ao invés de usar a Morph Ball, Samus pode se agachar para passar por lugares estreitos ou disparar projéteis com uma pistola paralisante.

A primeira vez que a Zero Suit foi vista foi no remake do primeiro Metroid, Metroid: Zero Mission (GBA). Ao fim do jogo, um capítulo novo foi adicionado exclusivamente ao remake, no qual Samus precisa invadir uma nave dos Space Pirate sem sua Power Suit (esta foi destruída). Depois do traje ser visto no cartucho para GBA, marcou a série Prime por aparecer no encerramento de games como Prime Hunters, Prime 2: Echoes e Metroid Prime 3: Corruption. Em Metroid: Other M, a Zero Suit é vista muitas vezes.

320px-Thaís_Jussim_Zero_SuitJá em Super Smash Bros Brawl, é personagem assídua como transformação de Samus. Foi neste game que sua pistola ganhou a função de “chicote” de energia. É possível que a Zero Suit tenha sido feita com tecnologia Chozo assim como a Power Suit, visto os símbolos colocados na roupa. Ou então foi mera homenagem que Samus resolveu fazer ao povo que cuidou dela e que a treinou para se tornar a caçadora de recompensas que é hoje. Além de ter retratado muito bem a Varia Suit, a brasileira Thaís Jussin também fez um excelente cosplay da Zero Suit Samus que é reconhecido mundialmente.

 

Zerosuitcorruption

914982_20040220_790screen119

 

 

 

 

 

É possível ver a Zero Suit no game Fatal Frame IV: Mask of the Lunar Eclipse para o Wii. Ela é desbloqueada, junto a uma roupa de Luigi, após 20 espíritos serem fotografados na Ghost List do jogo. Como jogos da Tecmo Koei, Other M e Fatal Frame IV tiveram criadores comuns. O significado do nome da franquia no Japão é zero, então talvez tenhamos aqui uma outra referência

6. Phazon Suit

Phazon_SuitNa maioria dos casos, Samus adquire uma nova armadura quando uma nova tecnologia é absorvida por sua Power Suit, exceto por alguns casos como o da Phazon Suit. A armadura é resultado da proliferação de Phazon na armadura de Samus. A substância radioativa que ameaça a vida em vários planetas por suas capacidades mutagênicas é mergulhada em Phazon após Samus derrotar o chefe Omega Pirate em Metoroid Prime. Depois de liquidar a criatura, ela tomba em cima da caçadora, inundando a Power Suit com a substância nociva. Assim nasce a Phazon Suit, uma armadura que protege da radiação Samus do Phazon azul (não o vermelho), permite a ela usar o Phazon Beam e diminui o dano recebido. É a última armadura de Metroid Prime e substituída pela UAM 1 se a Fusion Suit estiver ativada, embora os efeitos da armadura não sejam alterados.

item_phazonsuitA Phazon Suit é preta, a primeira a armadura a usar tons tão escuros. Além dessa cor, predominam o cinza e um tom de vermelho. O desing estrutural é o mesmo da Varia Suit ou da Gravity Suit, a mudança fica apenas para as cores. O visor torna-se vermelho assim como na Dark Suit. As habilidades da Phazon Suit são fundamentais para derrotar o chefe final do game, o Metroid Prime. No entanto, a criatura, ao ser derrotada, “puxa” a Phazon Suit do corpo de Samus, deixando-na apenas com a Gravity Suit. É dessa Phazon Suit “roubada” que nasce a vilã Dark Samus, que só é destruída em Metroid Prime 3: Corruption. Há uma representação da Phazon Suit em uma figura de ação que é um verdadeiro item de colecionador, brilha e tudo! A cena onde Samus adquire a Phazon Suit foi alterada na versão europeia de Metroid Prime. No original, Samus mira o canhão para o lado, na segunda versão, ela não faz isso (veja imagem abaixo).

phazon2

metroidprimeguide_53

 

 

 

 

 

 

Alguns fãs acreditam que, se Samus tivesse levado consigo a Phazon Suit ao fim de Metroid Prime, não teria problemas em enfrentar a atmosfera de Dark Aether em Metroid Prime 2: Echoes nem o ambiente do planeta Phaaze em Metroid Prime 3: Corruption. Será mesmo?

5. Dark Suit

Samus_Aran3_MP2Se desconsiderarmos a Fusion Suit e suas variantes, a Dark Suit é a primeira grande armadura de Samus a romper com os padrões que a série seguia. A vestimenta rompe com a tradicionalidade da Gravity Suit ou da Varia Suit tanto no design quanto nas suas funções. É exclusiva de Metroid Prime 2: Echoes, foi criada pelo Luminoth para sobreviverem à atmosfera nociva de Dark Aether. Quando a Power Suit de Samus “absorve” a Dark Suit, a caçadora aumenta em 4/5 a resistência à atmosfera de Dark Aether. Dessa forma, ao invés de receber 5 de dano por segundo (com a Varia Suit) ela só receberá 1 por segundo.

480px-Amorbisdk_concept1Como dito, o design da Dark Suit é bem diferente de tudo o que já vimos na série Metroid. Desde suas cores (a armadura preza o marrom e o prateado), até detalhes como as ombreiras e a cor do visor (mais avermelhada). Para muitos, a Dark Suit tem um aparência de sucata, mas ela não é “mal-feita” ou nada do tipo, na verdade, seu desing lembra um Luminoth ou a PED Suit. Outro erro de alguns é pensar que a Dark Suit tem relação com a Dark Samus. A armadura é feita para suportar o ambiente de Dark Aether, enquanto a Dark Samus não tem relações com Dark Aether, trata-se apenas de uma criatura faminta por Phazon (substância radioativa da série).

MyShot185Apr11Para se locomover melhor em ambientes aquáticos, a Dark Suit pode receber o Gravity Boost, que tem um efeito similar ao da Gravity Suit. O acessório adiciona uma espécie de turbina às costas da Dark Suit. A Dark Suit é mencionada na série Smash Bros. com troféus, adesivos e uma cor para a lutadora Samus Aran que lembra a armadura.

 

Prime_Trilogy_Promotional_Dark_Suit_acquired

SSBBDarkSuit

 

 

 

 

 

Se você quiser mais desafio em Metroid Prime 2: Echoes, pode optar por não pegar a Dark Suit após vencer o chefe Amorbis. Você perderá 5 vezes mais dano na atmosfera de Dark Aether, mas será bem recompensador jogar assim! Mas não esqueça que você enfrentará um game totalmente arquitetado para ser jogado com a Dark Suit, então é bom guardar alguns Energy Tanks a mais!

4. PED Suit

PED-SuitP.E.D (Phazon Enhancement Device ou Dispositivo Amplificador de Phazon) é uma tecnologia criada pela Federação Galáctica para utilizar o Phazon para fins bélicos baseada nos experimentos dos Piratas Espaciais. É vista em Metroid Prime 3: Corruption tantos pelos soldados da federação quanto pelos piratas. Quando Samus e outros caçadores de recompensas são infectados por Phazon pela Dark Samus, implementar neles a tecnologia PED é a única maneira de impedir que a substância os mate. Em Samus, a tecnologia PED é vista na PED Suit, capaz de utilizar o Phazon contido no corpo de Samus para amplificar seu poder bélico. Com a nova armadura, Samus não é mais afetada pelo Phazon (ela restaura suas energias com ele) e torna-se capaz de entrar no Hyper Mode.

Hyper_ModeNo Hyper Mode, o poder de fogo de Samus torna-se muito mais forte. Ela destróis seus inimigos muito mais facilmente usando power-ups monstruosos que usam o Phazon contido em seu corpo. No entanto, caso Samus perca o controle do Hyper Mode, ela pode ser totalmente corrompida pela substância e morrer. Para entrar neste modo, é preciso gastar 1 Energy Tank inteiro. O Hyper Mode também é visto em Metroid Prime com a Phazon Suit, mas só é um utensílio ativado livremente  em Prime 3: Corruption.

640px-Mpt4A PED Suit traz um design parecido com a Varia Suit, mas diversas partes da armadura têm o formato alterado. O novo traje se assemelha à armadura de batalha dos soldados da federação com tecnologia PED, inclusive o módulo no peitoral da armadura é marca da tecnologia. Conforme a quantidade de Phazon no corpo de Samus vai aumentando, as cores da armadura vão sendo alteradas. Enquanto, inicialmente, ela tem cores mais vivas, ao fim do jogo, já está quase toda azul. O estágio final é parecido com uma Dark Samus, tanto é que, quando Samus é corrompida por Phazon no Hyper Mode, uma animação é mostrada com a caçadora se convertendo na vilã Dark Samus. (Veja imagem ao lado).

O Hazard Shield é a única grande mudança na PED Suit. O acessório protege Samus da chuva de Fuel Gel em Pirate’s Homeworld. Pela escassez de armaduras em Metroid Prime 3: Corruption, muitos jogadores tratam o Hazard Shield como um novo traje e não uma melhoria da PED Suit.

3. Justin Bailey

Varia_Suit_sprite1Talvez o único traje mais sensual do que o Zero Suit seja o “Justin Bailey” de Samus, ou, como você deve conhecer melhor, a versão da caçadora de biquíni ou trajes de banho variados. Aparece em diversos momentos da série Metroid, embora a adição da Zero Suit tenha substituído um pouco suas funções. Samus é mostrada dessa forma após ser derrotada em games como Super Metroid (SNES) ou Metroid Fusion (GBA). Quando isso acontece, a Power Suit é destruída e Samus é vista apenas de biquíni. Em outros games como Metroid II, a versão em trajes de banho de Samus é exibida ao fim do game. Mas de onde vem o nome “Justin Bailey”?

password_justinO origem dessa designação, que não é oficial para a versão de biquíni de Samus, vem do primeiro Metroid para o NES. Como esse jogo usava o sistema de Passwords (um arcaico jeito de conservar o progresso no jogo quando ainda não usavam “saves”), era possível habilitar conteúdo extra por códigos. Um destes códigos era “Justin Bailey” que permitia ao jogador jogar com trajes insuficientes e com alguns itens já no início do game. Trata-se de uma mera mudança visual, visto que “Justin Bailey” não traz nenhuma habilidade nova a Samus. Apenas uma mudança na cor do cabelo é vista. Quando Samus obtem a Varia Suit, o cabelo muda de marrom para verde.

Metroid_Justin_BaileyOk, mas o que o biquíni tem a ver com “Justin Bailey”? Ninguém sabe ao certo, é uma das maiores teorias da série Metroid. Para alguns, Justin Bailey é uma pessoa, um dos desenvolvedores do original Metroid, mas seu nome não aparece nos créditos do game. Segundo outros, o código é uma abreviação de “Just in a Bailey”, no qual Bailey é um tipo de traje de banho estadunidense ou australiano. No entanto, não há nada oficial que confirme isso, na verdade, nem é certo que “Bailey” seja uma forma de se referir aos trajes de banho. Para outros, é um mero código aleatório que pode ser executado de várias formas, mas a forma “Justin Bailey” ficou mais conhecida.

336px-Thaís_Jussim_Justin_BaileyHoje, a versão biquíni de Samus é meramente uma forma de “seduzir” os jogadores a zerarem os games com uma porcentagem de itens maiores e poderem contemplar a caçadora em roupas curtas. Esse foi outro cosplay feito por Thaís Jussin.

Metroid_II_Best_Ending

Bikinisupermetroid

 

 

 

 

 

O limite máximo de munição de mísseis no primeiro Metroid é 205, no entanto, quando o password “Justin Bailey” é ativado, o jogador inicia o game com 255 projéteis. No entanto, se você pegar munição extra ou recuperar a sua munição, o contador voltará a 205 inexplicavelmente…

2. Light Suit

200px-LightsuitA Light Suit é o resultado da fusão da Power Suit feita pelos Chozo ao expoente máximo da tecnologia Luminoth, logo, é a união de duas das maiores invenções de dois povos altamente desenvolvidos tecnologicamente. É exclusiva de Metroid Prime 2: Echoes. No game, ela concede a Samus resistência máxima na atmosfera de Aether, mergulhar sem problemas na Dark Water e permite viajar longas distâncias através do Light Shaft. A Light Suit é uma armadura dada por U-Mos, um Luminoth, após Samus recuperar o poder da luz nos templos de Dark Aether. Apesar de ser um traje impressionante, Samus não o leva embora ao terminar sua missão em Aether, ela, aparentemente, deixa a Light Suit com os Luminoth e volta à tradicional Varia Suit.

480px-LightSuit_concept2A Light Suit é outra armadura com grandíssimas alterações em relação ao modelo convencional da Power Suit. O branco-prateado dessa armadura deixa-a com o tom necessário para ser a armadura final de Metroid Prime 2: Echoes, assim como o desgin elegante mais "contemporâneo”. As luzes no peitoral são uma grande mudança e talvez estejam relacionadas às luzes provenientes dos templos de Aether. O ombro é mais fino, assim como os membros (pernas e braços). As joelheiras são radicalmente diferentes, possuem quase que um espinho em cada perna. O pé também foi alterado, antes ele possuía uma elevação na parte de cima (peito do pé), agora parece mais com um sapato comum. O design lembra muito a aparência de Dark Samus em Metroid Prime 3: Corruption. Será que o clone de Samus roubou a Light Suit dos Luminoth?

Light_Suit

Light_suit

 

 

 

 

 

 

480px-LightSuit_concept1A imagem ao lado é um rascunho conceitual da Light Suit antes da arte e modelo final terem sido definidos. Repare como a roupa dá a Samus uma forma muito mais alienígena. Meu palpite é trata-se de um Luminoth trajado com a Light Suit e não Samus.

As ombreiras possuem formato de caracol, o capacete é totalmente diferente, assim como o canhão.

 

1. Fusion Suit

240px-Fusion_Suit_art_2A Fusion Suit nasceu de uma verdadeira junção de conceitos. Quando Samus foi infectada pelo Parasita-X em Metroid Fusion, os médicos tiveram de tomar medidas radicais para impedir a morte da caçadora. Como não conseguiam retirar a Power Suit por vias normais, os profissionais a retiraram cirurgicamente. Os pedaços restantes da Power Suit se fundiram com o DNA de Metroid injetado em Samus para combater o X e formaram essa coisa totalmente esquisita que apelidamos de Fusion Suit. A Fusion Suit é quase como uma outra versão da Power Suit, ao invés de um upgrade da Power Suit. Isso por que as novas armaduras que vão se somando à Fusion Suit tem uma aparência diferente do que quando são absorvidas pela Power Suit convencional.

Mfusion_guide_intro_04A Fusion Suit é menos resistente do que a Power Suit e isso fica evidente no início de Metroid Fusion, quando inimigos infligem muito mais dano na caçadora. A armadura também não dá conta da vulnerabilidade de Samus ao frio, desvantagem de ter no sangue o código genético dos Metroid. Samus tanto não é capaz de usar o Ice Beam (ela precisa do Ice Missile) quanto não suporta muito tempo em ambientes frios com a Fusion Suit. No entanto, ela não é de todo uma armadura ruim. Usando-a em conjunto com o DNA de Metroid, Samus pode absorver o Prasita X para recuperar energia ou a munição de mísseis. Além disso, a Fusion Suit permite fazer download de habilidades que Samus possuía com a Power Suit, tais como as armaduras Varia e Gravity Suit e outros power-ups.

Metroid-FusionO laço que Samus Aran tem com sua Power Suit é tão forte que ele não só dificultou a remoção cirúrgica da armadura, mas também fez com que as mudanças genéticas em Samus refletissem na aparência da Fusion Suit. Os braços da armadura tem garras, o que permite a Samus se segurar na margem das plataformas. Além disso, o capacete é muito parecido com um Metroid – possui um centro vermelho e estruturas amarelas que lembram as garras dos Metroid ao redor. Outra semelhança está nas costas, que imita o núcleo interno da criatura. Além de tudo isso, a Fusion Suit tem uma aparência muito mais orgânica e não metálica, inclusive parece ser uma malha, visto que, quando Samus coloca a mão na cintura, parte da armadura é dobrada em seu pulso feito borracha.FusionSuit

boss_eyeballEm Metroid Prime, o jogador pode usar a Fusion Suit e suas variações (Gravity, Varia e UAM1) ao invés dos trajes convencionais. Na versão para Game Cube, é preciso conectar um GBA com Metroid Fusion ao console, mas, em Metroid Prime Trilogy para o Wii, basta zerar o primeiro Prime para liberar a opção de usar a Fusion Suit. A modelagem da armadura em 3D ficou bem esquisita, tanto que trata-se apenas de um extra estético. Em Super Smash Bros. Brawl, uma das cores de Samus lembra a coloração da Fusion Suit, embora o formato da armadura seja o da Varia Suit. Além disso, no game Battle Mii para Wii U, é possível ver um Mii trajando a Fusion Suit. Também pode ser visto em Metroid Zero Mission se os dados forem trocados entre os dois cartuchos de GBA. A Fusion Suit também aparece em um comercial de Metroid Fusion em live action.

640px-80061_2

3DFusionsuit

 

 

 

 

 

Fusion_Suit_original_2Os conceitos iniciais da Fusion Suit diferem muito, mas muito mesmo, do que vemos hoje em Metroid Fusion e Metroid Prime. Na imagem a seguir, vocês podem ver que ela tem um design mais “dark”, seguindo o modelo do game anterior, Super Metroid. Somente depois que o game tomou o rumo que tem hoje, com gráficos repletos de cores mais vivas e uma Fusion Suit bem colorida.

E essas foram as 10 melhores armaduras de Samus Aran. Cada uma com suas habilidades, design e capaz de trazer lembranças aos fãs. Quem não se lembra de jogar com a Zero Suit em Metroid: Zero Mission? Ou de contemplar a Phazon Suit em Metroid Prime? E você, leitor, qual sua lembrança?


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Achei muito legal o light e o dark suit. Muito bom esse top 10 das armaduras da Samus...apesar de saber que a maioria clicou pra ver exatamente as 'não armaduras' hahahah

    ResponderExcluir
  2. Foram 40 minutos de leitura se deliciando com as informações da minha franquia preferida.
    É um ótimo Top 10.

    ResponderExcluir
  3. Esse pra mim foi um dos melhores top 10 da nintendo blast.Claro que tambem seria emposivel por esse ser um dos melhores jogos quando o assunto é nintendo.
    PARABÉNS Rafael Neves e toda a equipe NINTENDO BLAST!!!

    ResponderExcluir
  4. Prefiro a Zero Suit em 1º lugar \o/
    não gosto da Fusion Suit, mto feia >< o lado bom dela eh q dah pra ver melhor as curvas da caçadora XD
    e tbm a gravity suit em Other M! kuando o efeito eh ativado deveria fiar roxa, e não com a "aura", ateh porque em nenhuma CG ela usa a gravity suit, soh em cutscenes dentro do jogo!u_u

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Eu, particularmente, sou uma "nova" jogadora de Metroid, visto que comprei Other M em julho x3
    E, de fato, primeiro, achei que Varia Suit ou Gravity Suit iria estar em 1º. Errado. Depois, achei que Dark Suit estaria. Errado. Então, quando cheguei à Light Suit, pensei: Fusion Suit, será? E vi que sim LOL x3
    *Sinceramente, nem sabia que Justin Bailey estaria nesse Top 10 '-'*

    ResponderExcluir
  6. Porra muito foda esses posts NINTENDO BLAST vc é FUCK YEAH !!!

    Parabéns !!!!!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google