Level 1: Inovação
Antes de Super Mario Bros., os jogos de plataforma possuíam outrascaracterísticas. A maioria se limitava em apenas uma única tela, como Donkey Kong, Mario Bros. e Pitfall; e outros que não possuíam essa limitação, como Jump Bug e Jungle Hunt, eram apenas mais alguns exemplos da premissa “vá do ponto A ao ponto B”. Com o lançamento de Super Mario Bros., o mundo viu uma explosão de novos conceitos no gênero “plataforma”. Mario podia pular, correr, se agachar, ficar mais poderoso com alguns power-ups e ainda escolher seus próprios caminhos durante as fases, que podiam ser finalizadas de várias maneiras diferentes. A partir daí, a série não parou, sendo a pioneira em diversas mecânicas. Super Mario Bros. 2, por exemplo, inovou ao dar aos jogadores a habilidade de segurar objetos e inimigos; Super Mario Bros. 3 trouxe os mapas, que davam ao jogador a escolha das fases de uma forma não linear e não obrigatória, e, por fim, New Super Mario Bros. Wii, que foi lançado com um multiplayer cooperativo para até quatro pessoas, que dividem as fases, e interagem entre si, sem nenhum tipo de split screen, um novo tipo de padrão desenvolvido na indústria.
Vencedor: Mario em 3D
Mario em 2D 0 x 1 Mario em 3D
A série 2D é repleta de jogos inovadores por natureza. Foi através deles que conhecemos as principais mecânicas dos jogos de plataforma dos dias atuais. No entanto, os jogos em 3D nos proporcionam novidades de maior impacto e dinâmica. Não que o Yoshi, de Super Mario World, ou o mapa, de Super Mario Bros. 3, não sejam grandes criações, mas as mecânicas baseadas na água de Sunshine ou o passeio pelos planetas de Galaxy são bem mais impressionantes. Ponto para a série em 3D.
Mario em 2D 0 x 1 Mario em 3D
A série 2D é repleta de jogos inovadores por natureza. Foi através deles que conhecemos as principais mecânicas dos jogos de plataforma dos dias atuais. No entanto, os jogos em 3D nos proporcionam novidades de maior impacto e dinâmica. Não que o Yoshi, de Super Mario World, ou o mapa, de Super Mario Bros. 3, não sejam grandes criações, mas as mecânicas baseadas na água de Sunshine ou o passeio pelos planetas de Galaxy são bem mais impressionantes. Ponto para a série em 3D.
Level 2: Jogabilidade
Os jogos do Mario em 2D são um padrão de jogabilidade para todos osgêneros de plataforma. Os controles, por exemplo, sempre foram lembrados pela precisão e simplicidade. Utilizando apenas o necessário (os direcionais, um botão para pular e um botão para correr/ativar o power-up). Além disso, os jogos em 2D são lembrados pela física primorosa e pelo level design invejável. A perspectiva limitada em um plano bidimensional também tem suas vantagens. A série pôde expandir uma enorme quantidade de mecânicas que se aproveitavam desse detalhe e que exploram, também, a mistura na direção dos estágios (que podem ser, ao mesmo tempo, verticais e horizontais). A Fire Flower (e sua contraparte de gelo), por exemplo, funciona bem melhor nos jogos que possuem apenas dois eixos dimensionais.
Vencedor: Mario em 2D
Mario em 2D 1 x 1 Mario em 3D
Por mais que a jogabilidade 3D seja muito inovadora, as diferentes mecânicas que surgem e continuam surgindo nos jogos 2D da franquia Mario - aliadas a uma física extraordinária, controles simples e funcionais e a um level design impecável - conseguem se sobressair. Ponto para a série em 2D.
Mario em 2D 1 x 1 Mario em 3D
Por mais que a jogabilidade 3D seja muito inovadora, as diferentes mecânicas que surgem e continuam surgindo nos jogos 2D da franquia Mario - aliadas a uma física extraordinária, controles simples e funcionais e a um level design impecável - conseguem se sobressair. Ponto para a série em 2D.
Level 3: Títulos
A série de jogos do Mario do gênero “plataforma 2D” já foi o padrão daNintendo. No entanto, até o lançamento de New Super Mario Bros., esse tipo de jogo tinha sido deixado de lado em favor dos títulos em 3D. É óbvio que todos os spin-offs e versões poligonais do bigodudo são, de certa forma, sequências de Mario Bros., primeiro jogo verdadeiramente estrelado pelos irmãos Mario e Luigi, mas, nem de longe eles conseguem transmitir as mesmas experiências. De volta aos anos 1980 e 1990, quando o gênero estava no auge, conseguimos encontrar verdadeiras jóias, que se encaixam nesta categoria. Super Mario Bros. (NES), Super Mario Land (GB), Super Mario Bros. 3 (NES) e Super Mario World (SNES) são apenas alguns dos exemplos. É difícil falar sobre esses jogos sem parecer clichê, mas o estrondoso sucesso de crítica e público provam que eles foram apostas certeiras da Nintendo. Todos esbanjam nostalgia e uma qualidade que resiste muito bem às marcas do tempo.
Vencedor: Empate
Mario em 2D 2 x 2 Mario em 3D
Os jogos 2D são, indiscutivelmente, fantásticos, mas a série evoluiu a passos lentos e, muitas das vezes, a sensação de repetição persiste (principalmente na série New Super Mario Bros.). Os títulos em 3D, por sua vez, não trazem o mesmo sentimento nostálgico e impacto dos jogos em 2D, mas cada um deles é lembrado pelo alto padrão de qualidade e por serem únicos. Graças à essas inconsistências, não nos resta outra opção a não ser declarar um empate nesta categoria.
Mario em 2D 2 x 2 Mario em 3D
Os jogos 2D são, indiscutivelmente, fantásticos, mas a série evoluiu a passos lentos e, muitas das vezes, a sensação de repetição persiste (principalmente na série New Super Mario Bros.). Os títulos em 3D, por sua vez, não trazem o mesmo sentimento nostálgico e impacto dos jogos em 2D, mas cada um deles é lembrado pelo alto padrão de qualidade e por serem únicos. Graças à essas inconsistências, não nos resta outra opção a não ser declarar um empate nesta categoria.
Boss Stage: Importância para a época e legado
É difícil imaginar o que seria do NES sem Super Mario Bros. Na verdade, éprovável que nem a Nintendo e muito menos toda a indústria da época tivessem realizado tantas conquistas sem o encanador italiano. E não é exagero. Os jogos do Mario lançados durante o NES foram um fator essencial para o sucesso do console no ocidente e, consequentemente, reascenderam a confiança do mercado consumidor nos videogames. Super Mario World chegou ao SNES e causou o maior furor entre os jogadores da época. O motivo? O jogo apresentava todo o potencial do novo console da Big N e mostrava à Sega (e às demais concorrentes) quem era a dona do pedaço. E o que falar de New Super Mario Bros.? O título não apenas saciou o desejo dos jogadores sedentos por um título inédito do Mario em 2D, como impulsionou uma série de reboots com essa pegada retrô.
Vencedor: Mario em 2D
Mario em 2D 3 x 2 Mario em 3D
Os jogos 3D, como Super Mario 64, até tiveram um impacto estrondoso. Quem imaginaria que era possível criar um jogo com tamanho nível de detalhes naquela época? No entanto, foram os jogos em 2D que causaram uma verdadeira revolução na forma como jogamos videogame. Só pelo fato de Super Mario Bros. ser um pilar importante na reconstrução da indústria dos videogames, os jogos 2D vencem com folga no desempate e no Blast Battle de hoje.
Mario em 2D 3 x 2 Mario em 3D
Os jogos 3D, como Super Mario 64, até tiveram um impacto estrondoso. Quem imaginaria que era possível criar um jogo com tamanho nível de detalhes naquela época? No entanto, foram os jogos em 2D que causaram uma verdadeira revolução na forma como jogamos videogame. Só pelo fato de Super Mario Bros. ser um pilar importante na reconstrução da indústria dos videogames, os jogos 2D vencem com folga no desempate e no Blast Battle de hoje.
“Thank you Mario, but your princess is in another castle!”
Revisão: Ricardo Bach
Colaboração: Jardeson Barbosa
Colaboração: Jardeson Barbosa