Blast Battle

Uma batalha de gerações - quais jogos do Mario são melhores: 2D ou 3D?

Vamos fazer a um pequeno teste: pergunte a todas as pessoas do mundo quem é Mario . Provavelmente, teremos, no mínimo, uma resposta pareci... (por Gabriel Toschi em 22/08/2012, via Nintendo Blast)

Vamos fazer a um pequeno teste: pergunte a todas as pessoas do mundo quem é Mario. Provavelmente, teremos, no mínimo, uma resposta parecida com “aquele carinha do videogame”. Mario é, com certeza, um dos personagens mais famosos de todo o mundo do entretenimento. Ele surgiu ainda na época dos arcades, onde a tecnologia da época permitia apenas gráficos em duas dimensões. Com o tempo, novas tecnologias foram surgindo, capazes de criar uma nova era nos videogames, a jogabilidade em 3D. Afinal, quais dos dois tipos é melhor: as simples propostas do 2D ou as modernas aventuras jogadas em ambientes 3D? É o que você vai descobrir neste Blast Battle, com participação especial de Jardeson Barbosa, defendendo os jogos 2D, com comentários em blocos de citação.

Level 1: Inovação

Antes de Super Mario Bros., os jogos de plataforma possuíam outras NewSuperMarioBrosWiicaracterísticas. A maioria se limitava em apenas uma única tela, como Donkey Kong, Mario Bros. e Pitfall; e outros que não possuíam essa limitação, como Jump Bug e Jungle Hunt, eram apenas mais alguns exemplos da premissa “vá do ponto A ao ponto B”. Com o lançamento de Super Mario Bros., o mundo viu uma explosão de novos conceitos no gênero “plataforma”. Mario podia pular, correr, se agachar, ficar mais poderoso com alguns power-ups e ainda escolher seus próprios caminhos durante as fases, que podiam ser finalizadas de várias maneiras diferentes. A partir daí, a série não parou, sendo a pioneira em diversas mecânicas. Super Mario Bros. 2, por exemplo, inovou ao dar aos jogadores a habilidade de segurar objetos e inimigos; Super Mario Bros. 3 trouxe os mapas, que davam ao jogador a escolha das fases de uma forma não linear e não obrigatória, e, por fim, New Super Mario Bros. Wii, que foi lançado com um multiplayer cooperativo para até quatro pessoas, que dividem as fases, e interagem entre si, sem nenhum tipo de split screen, um novo tipo de padrão desenvolvido na indústria.
Sm64_marioflyA história dos jogos 3D como conhecemos atualmente se iniciou com a chegada do Nintendo 64. Antes dele, os jogos já continham gráficos em três dimensões, porém, o console da Nintendo revolucionou, principalmente, graças a um dos primeiros jogos anunciados para o console: Super Mario 64. Ele rompia tudo o que já tinha sido inventado até aquela época: trouxe os controles analógicos para os jogos de três dimensões, um mundo não-linear e uma câmera totalmente livre, controlada de forma independente do personagem. Enfim, a primeira aventura de Mario criou boa parte da base para os jogos que conhecemos atualmente. Os hub worlds (mapa que faz todas as ligações com os demais mundos do jogo, como Peach Castle e Delfino Plaza), também se popularizaram nos jogos do Mario em 3D. Super Mario Galaxy e sua continuação, por exemplo, trouxeram mapas que seguiam o contorno de planetas, mudando toda a gravidade de um jogo de videogame, e o efeito máximo de replay, com renovações das fases a cada novo desafio.
Vencedor: Mario em 3D
Mario em 2D 0 x 1 Mario em 3D
A série 2D é repleta de jogos inovadores por natureza. Foi através deles que conhecemos as principais mecânicas dos jogos de plataforma dos dias atuais. No entanto, os jogos em 3D nos proporcionam novidades de maior impacto e dinâmica. Não que o Yoshi, de Super Mario World, ou o mapa, de Super Mario Bros. 3, não sejam grandes criações, mas as mecânicas baseadas na água de Sunshine ou o passeio pelos planetas de Galaxy são bem mais impressionantes. Ponto para a série em 3D.

Level 2: Jogabilidade

Os jogos do Mario em 2D são um padrão de jogabilidade para todos osmarioss gêneros de plataforma. Os controles, por exemplo, sempre foram lembrados pela precisão e simplicidade. Utilizando apenas o necessário (os direcionais, um botão para pular e um botão para correr/ativar o power-up). Além disso, os jogos em 2D são lembrados pela física primorosa e pelo level design invejável. A perspectiva limitada em um plano bidimensional também tem suas vantagens. A série pôde expandir uma enorme quantidade de mecânicas que se aproveitavam desse detalhe e que exploram, também, a mistura na direção dos estágios (que podem ser, ao mesmo tempo, verticais e horizontais). A Fire Flower (e sua contraparte de gelo), por exemplo, funciona bem melhor nos jogos que possuem apenas dois eixos dimensionais.
SuperMarioGalaxyOs jogos do Mario em 3D ditaram boa parte das regras seguidas, formando quase um padrão usado atualmente pela indústria de jogos, melhorando muitas coisas que já tinham sido criadas em jogos mais antigos. A câmera, totalmente independente do personagem, deu mais fluidez ao gameplay. A variedade de habilidades de Mario nos jogos (dentre eles, os pulos têm bastante destaque), os famosos power-ups exclusivos dos jogos 3D e as grandes fases com diversas missões se tornaram características marcantes que fizeram dos jogos 3D de Mario referências no mundo dos videogames.
Vencedor: Mario em 2D
Mario em 2D 1 x 1 Mario em 3D
Por mais que a jogabilidade 3D seja muito inovadora, as diferentes mecânicas que surgem e continuam surgindo nos jogos 2D da franquia Mario - aliadas a uma física extraordinária, controles simples e funcionais e a um level design impecável - conseguem se sobressair. Ponto para a série em 2D.

Level 3: Títulos

A série de jogos do Mario do gênero “plataforma 2D” já foi o padrão da 350px-SMB_BoxartNintendo. No entanto, até o lançamento de New Super Mario Bros., esse tipo de jogo tinha sido deixado de lado em favor dos títulos em 3D. É óbvio que todos os spin-offs e versões poligonais do bigodudo são, de certa forma, sequências de Mario Bros., primeiro jogo verdadeiramente estrelado pelos irmãos Mario e Luigi, mas, nem de longe eles conseguem transmitir as mesmas experiências. De volta aos anos 1980 e 1990, quando o gênero estava no auge, conseguimos encontrar verdadeiras jóias, que se encaixam nesta categoria. Super Mario Bros. (NES), Super Mario Land (GB), Super Mario Bros. 3 (NES) e Super Mario World (SNES) são apenas alguns dos exemplos. É difícil falar sobre esses jogos sem parecer clichê, mas o estrondoso sucesso de crítica e público provam que eles foram apostas certeiras da Nintendo. Todos esbanjam nostalgia e uma qualidade que resiste muito bem às marcas do tempo.
640px-260px-Super_Mario_64_box_coverA série principal de jogos 3D de Mario traz um número pequeno em quantidade, mas superior em qualidade. 5 jogos foram lançados e todos foram considerados grandes sucessos. Super Mario 64 tem qualidade e sucesso totalmente indiscutíveis: foi a primeira vez que Mario apareceu em um jogo deste tipo. Super Mario Sunshine (GC) trouxe toda a fórmula do sucesso do Nintendo 64 e a melhorou, trazendo ótimos gráficos, uma nova ambientação e uma jogabilidade totalmente nova com o F.L.U.D.D. A série Galaxy (Wii) se tornou um dos maiores sucessos do console de movimento da Nintendo, mostrando todo o potencial gráfico e de jogabilidade do console. Super Mario 3D Land (3DS) mostrou, por fim, que diverte pelo uso inteligente do 3D estereoscópico do novo portátil da Big N.
Vencedor: Empate
Mario em 2D 2 x 2 Mario em 3D
Os jogos 2D são, indiscutivelmente, fantásticos, mas a série evoluiu a passos lentos e, muitas das vezes, a sensação de repetição persiste (principalmente na série New Super Mario Bros.). Os títulos em 3D, por sua vez, não trazem o mesmo sentimento nostálgico e impacto dos jogos em 2D, mas cada um deles é lembrado pelo alto padrão de qualidade e por serem únicos. Graças à essas inconsistências, não nos resta outra opção a não ser declarar um empate nesta categoria.

Boss Stage: Importância para a época e legado

É difícil imaginar o que seria do NES sem Super Mario Bros. Na verdade, éhellokitty11111111111s-super-mario-bros.-3-nes-001 provável que nem a Nintendo e muito menos toda a indústria da época tivessem realizado tantas conquistas sem o encanador italiano. E não é exagero. Os jogos do Mario lançados durante o NES foram um fator essencial para o sucesso do console no ocidente e, consequentemente, reascenderam a confiança do mercado consumidor nos videogames. Super Mario World chegou ao SNES e causou o maior furor entre os jogadores da época. O motivo? O jogo apresentava todo o potencial do novo console da Big N e mostrava à Sega (e às demais concorrentes) quem era a dona do pedaço. E o que falar de New Super Mario Bros.? O título não apenas saciou o desejo dos jogadores sedentos por um título inédito do Mario em 2D, como impulsionou uma série de reboots com essa pegada retrô.
n64_princess_peach_casemodSuper Mario 64 foi um tremendo estouro e se tornou um dos carros-chefe do Nintendo 64, recebendo notas altíssimas na crítica e ganhando diversos prêmios de “Game of the Year”. Talvez, sem ele, o Nintendo 64 não tivesse sobrevivido a dura batalha contra a Sony e seu PlayStation. Galaxy e Galaxy 2, por exemplo, foram responsáveis por mostrar que o Nintendo Wii, mesmo sem os gráficos HD, poderia gerar jogos belíssimos e divertidos. 3D Land, por fim, está demonstrou todo o potencial do 3DS às demais produtoras e é um dos poucos jogos que explora ao máximo os recursos do portátil. Resumindo: por mais que os jogos 2D nos novos consoles mostrem algumas inovações (como a série New Super Mario Bros.), foram os jogos 3D que mostraram ao resto do mundo a capacidade dos consoles da Big N nos últimos tempos.
Vencedor: Mario em 2D
Mario em 2D 3 x 2 Mario em 3D
Os jogos 3D, como Super Mario 64, até tiveram um impacto estrondoso. Quem imaginaria que era possível criar um jogo com tamanho nível de detalhes naquela época? No entanto, foram os jogos em 2D que causaram uma verdadeira revolução na forma como jogamos videogame. Só pelo fato de Super Mario Bros. ser um pilar importante na reconstrução da indústria dos videogames, os jogos 2D vencem com folga no desempate e no Blast Battle de hoje.

“Thank you Mario, but your princess is in another castle!”


Com o placar final de 3x2, os jogos 2D do nosso encanador levaram a melhor neste Blast Battle! Os jogos 3D da franquia Mario são realmente obras-primas em todos os quesitos, porém, é difícil substítuir o original. As duas dimensões do Mundo dos Cogumelos foram a base para todos os jogos de plataforma que existem atualmente. Porém, cada um tem seu gosto e os jogos, assim como filmes ou livros, podem se tornar marcantes. Para você, qual dos dois estilos é o melhor e qual deles marcou mais a sua vida? Até o próximo Blast Battle!
Revisão: Ricardo Bach
Colaboração: Jardeson Barbosa

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Nem todos jogam super mario em 3d, mas todo mundo jogou super mario em 2d.
    =D

    ResponderExcluir
  2. Nem todos jogam super mario em 3d, mas todo mundo jogou super mario em 2d.
    =D

    ResponderExcluir
  3. Eu prefiro os jogos 2d do Mario. Não que eu não goste dos 3D, adoro Super Mario Sunshine, mas prefiro os 2D mesmo. ^^

    ResponderExcluir
  4. Acho que em todos os aspectos o 2D e 3D deveriam ter empate
    .E eu acho que o Super Mario 3D Land pertense a serie 2D de
    Mario, embora tenha uma jogabilidade 3D, o 3D Land tem
    tempo, não tem as barras de energia que o Mario 3D,
    respiração infinita e varias coisas classicas que o Mario
    2D tem mais com jogabilidade 3D.

    ResponderExcluir
  5. Quando separamos em 2D e 3D fomos mais pelo plano. 3D Land se passa em 3 eixos (3 dimensões), o que quer dizer que você controla o personagem tanto nos eixos tradicionais x e y, quanto no terceiro, o z (pra frente e pra trás, pra cima e pra baixo e mais um terceiro conjunto que seria algo como "para dentro" e "para fora"). Por isso ele foi incluído como 3D, apesar do estilo mais parecido com o dos jogos 2D.

    ResponderExcluir
  6. Empata o 2D e o 3D sao magnificos jogo mario desde o nintendinho

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google