Item Box

Item Box: Fire Flower (Mario)

Depois de falar de um dos itens mais aclamados da série Super Mario , os Mushrooms , agora é a vez de falar sobre outro que realmente ma... (por Fellipe Camarossi em 02/09/2012, via Nintendo Blast)

Depois de falar de um dos itens mais aclamados da série Super Mario, os Mushrooms, agora é a vez de falar sobre outro que realmente marcou presença em seus games, como um dos mais importantes equipamentos para o encanador italiano. Permitindo ao herói de Mushroom Kingdom a capacidade de disparar bolas de fogo de suas mãos, a Fire Flower está conosco desde 1985, em Super Mario Bros. (NES). Mas o que essa flor tem de tão especial para manter-se firme e forte até hoje? Bom, é disso que pretendo falar.

A primeira arma


A importância da Fire Flower é notável desde o primeiro game da série, onde já podemos ver seus efeitos na capa do jogo; Mario aparece em sua forma de fogo... E caindo na lava enquanto bate de cara num muro (?). Okay, não foi a melhor forma de exemplificar a importância do item.

Em um jogo onde simplesmente encostar nos adversários pode acarretar em derrota, é realmente um problema a sua única arma ser pular na cabeça dos oponentes. E então, a salvação surge: ao atingir um Question Block, você não vê um cogumelo saindo, e sim uma flor. Ao tocá-la, o esquema de cores de Mario altera, trocando seu macacão azul por vermelho e sua camiseta vermelha para branco. Até então nenhuma novidade... Até pressionar um botão em especial e a magia acontece: uma esfera de fogo é projetada de suas mãos.

Aí começa a festa, é só eliminar os adversários em seu caminho a longa distância! Leva um tempo até se habituar as limitações das bolas de fogo, como o fato delas quicarem de segundo a segundo, e só ser possível disparar duas esferas por vez, mas nada realmente complicado. O fato é que essa arma, a primeira do encanador na série Super Mario, acaba por se tornar uma aliada fiel pelo resto de sua aventura.


O fogo eterno


No decorrer dos games da série, a Fire Flower sofreu poucas mudanças – o que é impressionante, visto que poucas coisas resistem ao tempo sem grandes alterações. O seu estilo padrão sobrevive até hoje, passando por:


Em todos estes games, o efeito da flor segue seu padrão de disparar duas bolas de fogo que quicam de tempo em tempo. Além disso, a flor aparece de forma diferenciada em outros jogos da série.


As outras faces da flor


Em Super Mario Galaxy (Wii) e em sua sequência, Super Mario Galaxy 2 (Wii), a Fire Flower assume um papel diferenciado: aqui, o power-up é temporário. Ele dura um determinado período de tempo, dando ao encanador a capacidade de pulverizar seus adversários, mas logo o efeito se vai e volta a ser o normal. Em contrapartida, Mario não perde o poder ao ser atingido como em outros títulos, o que equilibra um pouco o seu uso.

Em Mario Kart 7 (3DS), a flor passou a ser um dos muitos itens utilizados pelos corredores. Com efeito similar ao de sua versão em Super Mario Galaxy, ela dá ao usuário o poder de disparar bolas de fogo por um determinado tempo, para frente ou para trás. As bolas de fogo podem destruir bananas e cascos que ameacem o seu portador.

Em Paper Mario (N64) e Paper Mario: The Thousand-Year Door (GC), a Fire Flower aparece como um item que causa dano do tipo fogo em todos os adversários. Mantendo-se na linha de RPGs, o item também está presente em Mario & Luigi: Partners in Time (DS), onde é conhecida como “Bros. Flower”, permitindo aos irmãos dispararem um número indeterminado de bolas de fogo, dependendo do quanto o jogador é capaz de apertar os botões de ataque. Em sua continuação, Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story (DS), os encanadores usam a flor como um ataque especial em vez de um item, mas continua da mesma forma que vista no RPG anterior. Pra que inventar tantos nomes, Nintendo?

Em Super Smash Bros. Melee (GC) e Super Smash Bros. Brawl (Wii), a flor aparece de uma forma diferente; em vez de ingerida e utilizada para criar bolas de fogo (que é um ataque padrão de Mario e Luigi), a Fire Flower é empunhada e usada como um lança chamas. Apesar do menor alcance, é uma arma um tanto quanto assustadora.

Para finalizar, a flor também está presente em Mario vs. Donkey Kong 2: March of the Minis (DS), e pode ser utilizada pelos Mini Marios: no momento em que um destes a toca, ele passa a disparar as bolas de fogo por um tempo pré-determinado, exigindo que o jogador saiba precisamente como utilizar seu potencial antes de ativá-la.


A Fire Flower, apesar de ser uma arma simples e linear, claramente é um dos melhores recursos do encanador, e isso explica porque está presente até hoje. Ajudando a derrubar seus oponentes e sendo capaz até mesmo de vencer Bowser com certa tática, não se deve subestimar algo só por julgar antiquado; lembre-se que os antigos carregam experiência e, pode acreditar, essa flor de fogo já viu mais problemas em Mushroom Kingdom do que podemos imaginar.

Revisão: Alex Sandro 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Acrescentem, por favor, a presença do power-up em Super Mario Land 2:6 Golden Coins

    ResponderExcluir
  2. zero: Valeu pela dica cara, atualizado!

    ResponderExcluir
  3. Esqueceram de Super Mario Bros. 2 Japonês (The Lost Levels, no Ocidente)

    ResponderExcluir
  4. E desculpe-me pelo incômodo, pois lembrei do jogo na coletânea Super Mario All-Stars

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google