Perfil

Perfil: Cynthia (Pokémon)

Apesar da impossibilidade de se jogar como uma garota em Pokémon Red & Blue, a série Pokémon sempre foi muito democrática. Desde a est... (por Jardeson Barbosa em 06/12/2012, via Nintendo Blast)

Apesar da impossibilidade de se jogar como uma garota em Pokémon Red & Blue, a série Pokémon sempre foi muito democrática. Desde a estreia, em 1996, os jogos dos monstrinhos apresentam treinadores dos mais variados tipos, dos caçadores de insetos aos peritos. Mas quando se tratava dos campões das ligas, as mulheres ainda ficavam sem qualquer tipo de representação, que só veio com o lançamento de Pokémon Diamond & Pearl, em 2006. Cynthia é o nome dela. Aparentemente delicada, ela se mostrou uma das mais poderosas e carismáticas treinadoras, fazendo um enorme sucesso que a mantém até hoje nos jogos de Pikachu e companhia.

Quebrando paradigmas

Cynthia (ou Shirona, na versão japonesa) é a atual campeã da Liga Pokémon de Sinnoh e uma das mais fortes treinadoras com quem se pode batalhar nos jogos da série principal dos monstrinhos de bolso. Ela é apresentada nos jogos como uma treinadora interessada na mitologia Pokémon, podendo ser encontrada em monumentos históricos, como as estátuas da cidade de Eterna City. Sempre disposta a aprender mais, Cynthia já participou de alguns dos mais importantes eventos dentro do Pokéuniverso.

Em suas aparições, Cynthia não está presa apenas à sua região de origem e realiza investigações em vários lugares, como Johto. Esse detalhe, aliás, garantiu à personagem um feito notável. Desde sua estreia, em Pokémon Diamond & Pearl, ela esteve presente em todos os jogos da série principal de Pokémon.

Mas esse não é o único ponto em que Cynthia se destaca. Diferente de todos os demais campeões apresentados ao longo dos últimos dezesseis anos, ela não divide seu título com outro personagem. Os outros campeões – Blue e Lance em Kanto/Johto, Steven e Wallace em Hoenn, Alder e Iris em Unova – foram sucedidos ou sucederam alguém nos jogos.

Uma campeã misteriosa

Assim como acontece com a maioria dos campeões, pouco se sabe a respeito da vida de Cynthia. Nos jogos, nada é informado sobre sua cidade natal, objetivos, idade ou seu passado antes de se tornar a campeã da Liga de Sinnoh. Nem mesmo a região onde ela nasceu é certa, já que, segundo informado pela própria personagem em um diálogo de Platinum, até mesmo sua região de origem é um segredo. Entretanto, sabe-se que ela possui familiares na cidade de Celestic e que ela iniciou sua jornada com uma Pokédex entregue pelo professor Rowan, tornando-se a única personagem não controlável (NPC), excluindo os rivais, a possuir tal item.

Sempre com um semblante confiante, ela costuma aparecer junto de seu poderoso Garchomp, trajando um imponente sobretudo preto e com um corte de cabelo que esconde um dos olhos. O Garchomp também é visto com o "Pokémon principal" de Cynthia, e está para ela assim como o Pikachu está para Red.

Apesar disso, Cynthia, assim como Blue, não é especializada em nenhum tipo de Pokémon, possuindo monstrinhos de treze tipos diferentes. E se tratando do título de campeã, Cynthia é, como já foi dito, a primeira mulher a participar dessa classe de treinadores, sendo, por muito tempo, a única.

De Sinnoh à Unova

Apesar de estar presente em todos os jogos principais da quarta e da quinta geração de Pokémon, Cynthia acumulou partições bem pequenas ao longo dos anos.

Em Pokémon Diamond & Pearl e Pokémon Platinum, ela atua ao lado de Lucas, Dawn e Barry como protetora de Sinnoh, ajudando-os contra equipe Galactic, que tinha intenções de dominar a região utilizando os Pokémon lendários. Além disso, ela aparece em vários momentos realizando pesquisas a respeito da origem de Sinnoh.

Cynthia, Ethan e Arceus
Já em Pokémon HeartGold & SoulSilver, Cynthia aparece nas Ruínas Sinjoh, um local fora da região de Johto. Lá ela encontra Ethan ou Lyra, os protagonistas dos dois games, e juntos eles presenciam um evento relacionado ao Pokémon Arceus, que dá origem a um dos três mascotes lendários de Diamond, Pearl e Platinum.

Nos jogos da quinta geração, Cynthia não aparece envolvida em grandes eventos. Em Pokémon Black & White, ela é encontrada em uma casa de Undella Town, onde pode ser desafiada por Hilbert ou Hilda para uma batalha amistosa. Em Black 2 & White 2, ela também aparece durante a competição Pokémon World Tournament no desafio dos campeões.

Cynthia também é uma figura presente em outras mídias. Suas versões no anime oficial e na série de mangás Pokémon Adventures em muito lembram a versão dos jogos. Suas contrapartes possuem os mesmos Pokémon, roupas e características. No anime, ela batalha ao lado de Ash Ketchum para derrotar duas grandes organizações criminosas, assim como ela faz, de forma indireta, nos jogos.

Cynthia e seu Garchomp em Pokémon Adventures
Em todas as aparições, Cynthia é uma personagem bem forte e determinada. Seu conhecimento e perícia nas batalhas explicam o motivo de ela ter se tornado a queridinha dos desenvolvedores e de alguns jogadores. O carisma e a personalidade forte são superiores aos da maioria dos NPCs dos jogos e é provável que a veremos muitas outras vezes graças a isso. Enquanto isso só nos resta imaginar quais segredos ela esconde. Quem sabe ainda possamos descobrir todos eles no futuro?
Revisão: Alberto Canen 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google