Engenheiro da Eletronic Arts solta o verbo contra Nintendo e Wii U

Aparentemente, o conflito de interesses entre a Nintendo e Eletronic Arts não tem fim. Especialmente por parte da EA. Não são raras as op... (por Lucas Palma Mistrello em 17/05/2013, via Nintendo Blast)


Aparentemente, o conflito de interesses entre a Nintendo e Eletronic Arts não tem fim. Especialmente por parte da EA. Não são raras as oportunidades que funcionários de alto escalão da empresa utilizam de violência gratuita para depreciar a empresa japonesa. Desta vez os 15 minutos de fama vão para o engenheiro e arquiteto sênior Bob Summerwill, que respondeu a um jogador que havia questionado sobre a notícia da EA não ter jogos em desenvolvimento para o Wii U o seguinte:
"O Wii U é lixo. Menos potente que um Xbox 360. Loja online fraca. Tablet estranho. A Nintendo é como um morto-vivo nesse momento."
Não satisfeito, ele continuou:
"Nintendo está trabalhando como se ainda estivesse nos anos 90 Eles deveriam ter feito como a Sega, e transformarem Mário e Zelda em jogos exclusivos do Playstation 4."
"Ao invés disso eles fazem esse console terrível, e isso www.nintendo.com/wiiu/downloads... Apenas pare, Nintendo! Apenas se limite a fazer grandes jogos."
"É uma decisão friamente planejada em focar nossos recursos em mercados que realmente importam ... como celulares e a próxima geração". 
"Mais uma; as plataformas da Nintendo sempre tiveram um custo benefício baixo para as thirds. Apenas Mário e Zelda dão dinheiro."  
As mensagens foram deletadas por Bob Summerwill logo após o caso tomar notoriedade, mas a equipe sempre atenta da IGN conseguiu fazer a captura de tela das mensagens. O desentendimento entre EA e Nintendo, supostamente, começou quando a empresa japonesa declinou da proposta da desenvolvedora estadunidense de administrar a rede online da Nintendo para o Wii U. Desde então, as coisas só se agravaram muito mais.

Em março, um membro do estúdio alemão Crytek revelou que o universalmente aclamado FPS Crysis 3 não foi lançado para o Wii U devido a desentendimento entre as duas empresas, mesmo com o port do jogo para o console em estágio avançado de desenvolvimento. E mais recentemente, um diretor da DICE, subsidiária da EA, afirmou que a engine Frostbite 3 nunca havia rodado no Wii U, e nem mesmo a Frostbite 2 havia funcionado de forma satisfatória. O que tem a boa possibilidade de ser uma grande mentira, tendo em vista toda a animação inicial da mesma DICE em criar uma versão especial de Battlefield 3 para o console da Nintendo, lá em 2011.

Battlefield 3 na apresentação do Wii U na E3 de 2011.
As hostilidades entre as duas empresas estão indo de tensões pontuais para uma guerra aberta após o anúncio da saída das tradicionais séries esportivas da empresa no Wii U, que sempre figuraram nos consoles da Nintendo. Pelo que parece, as animosidades são mais por parte da EA do que da Nintendo, tendo em vista a quantidade de farpas que vão nessa direção (EA > Nintendo) e ausência na direção oposta. A pegunta é se a Big N chateou tanto a assim a empresa estadunidense para esse tipo de reação, ou é apenas "birra" da EA.

Resta torcer para que, claro, este conflito termine logo e que as baixas sejam as menores o possível.

Fonte: IGN

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Tá na TPM. Esse cara ta muito exaltado.

    ResponderExcluir
  2. Fazê oq, por mais que doa não da pra discordar de nada do que ele disse...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente.

      Galera, por mais que gostemos da Nintendo é preciso que sejamos minimamente racionais.

      O tom, de fato, foi exaltado, mas o cara da EA disse a verdade.

      A Nintendo está deixando seus fãs na mão e hoje em dia só vale a pena comprar o 3DS.

      É necessário que a Nintendo reveja seu modelo de negócios e se atualize.

      Adoro Mario e Zelda, mas dispenso um console que se apóia unicamente em dois "formatos".

      Excluir
  3. Infelizmente com a rivalidade dessas duas quem perde somos nós gamers...

    ResponderExcluir
  4. Apenas Mario e Zelda dão dinheiro? Uhum, sei '-'. Talvez até role um processozinho, espero que o Phoenix Wright defenda a Nintendo u.u

    ResponderExcluir
  5. Que otário... Deveria parar de falar mal de empresa alheia e olhar pro próprio umbigo, quem sabe nao ficaria um pouco quieto após cai na real sobre a situacao atual de sua empresa de moleques, ops... Seriedade... :/

    Na boa... Neste momento a EA nao tem muita moral pra falar de ninguém nao...

    ResponderExcluir
  6. Nintendo está trabalhando como se ainda estivesse nos anos 90.
    Ps: devo concordar com eles neste aspecto

    ResponderExcluir
  7. Sim, a Nintendo continua trabalhando como se ainda estivesse nos anos 90. Os anos 90 foram excelente pra Nintendo, não tm um jogo de SNES que eu tenha jogado e não tenha achado divertido, me fazendo horas, e até mesmo dias, na frente da TV de tão divertidos que eram os jogos. Sempre preferi a Nintendo por seus games serem mais focados em diversão do que poderio gráfico. Se ele planejava assaltar a Nintendo com esse comentário, para mim, isso é mais um elogio!

    Em dizer que o Wii U é menos poderoso que o Xbox360, quando a caixinha rodar games em 1080p a 60fps, ele pode dizer isso. Eu odiaria ver a Nintendo entregando seus games para as plataformas concorrentes, porque o que faz dessas séries um sucesso é o modo como a Nintendo faz elas usufruirem do potencial de cada console, seja por controles de movimento, funções que só ela pensa em fazer, como o Miiverse ou Gameplay assimétrico, e o respeito que a empresa tem para com os jogadores. Virar uma third party sgnificaria perder a liberdade de criar jogos bons e cair no esquecimento.

    Corrija-me se eu estiver errado, mas quando se diz que o custo-benefício é baixo, isso não quer dizer que você obtém mais por menos? Acho que ele se atrapalhou nessa.

    E para terminar, eu não tenho como engolir as baboseiras desse cara, que trabalha para a empresa que ganhou o título de pior empresa estadunidense por dois anos consecutivos. São atitudes infantis e birrentas como essa que fazem da empresa o que ela é hoje: um companhia gananciosa, sem respeito com o consumidor, e que só consegue a atenção do público ao difamar terceiros que oferecem suporte e todas as capacidades para crescer.

    Eu não estranharia se a birra tivesse começado pela Nintendo não querer firmar um acordo que favorecesse a EA em 90%, por exemplo. Conhecendo a empresa, provavelmente ela está tentando punir a BigN por alguma "mesquinhice" desse tipo.

    ResponderExcluir
  8. Sempre gostei mto da nintendo e da Ea.. e digo que as duas estão decaindo rapidamente.. uma pena. EA não pode falar da Nintendo e vice-versa.. mesmo tudo o que ele disse sendo verdade.

    ResponderExcluir
  9. O 3DS foi a mesma coisa, demorou pra emplacar, mais agora todo mundo acha um ótimo console, inclusive vende mais que o PSvita que tem poderio gráfico melhor, acho que o Wiiu ainda vai render muito, pode até ser que o ps4 e o xbox720 tenha mais hardware, mais em questão de diversão a Bign sabe como fazer, esse cara da EA com esse tipo de atitude parece uma criança do primário.

    ResponderExcluir
  10. Gosto e sempre gostei dos jogos da EA, mas videogame mesmo é nintendo, não ache que esses palhaços tem condições de manter essa birra por muito tempo... Logo logo terão que voltar atrás, mas se não o fizerem, tudo bem, a nintendo tem potencial próprio e outras parcerias para garantir diversão aos seus clientes...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google