Pokémon Blast

Hoje nossa aventura é especial! Conhecendo as mutações genéticas de Deoxys!

Recentemente, foi divulgada em nossas terras uma oportunidade para conseguirmos Deoxys em nossos jogos de Pokémon. Esse interessante Poké... (por Unknown em 23/05/2013, via Nintendo Blast)


Recentemente, foi divulgada em nossas terras uma oportunidade para conseguirmos Deoxys em nossos jogos de Pokémon. Esse interessante Pokémon, apesar de ter atributos como de um Pokémon lendário, não faz parte desse grupo. Ele foi um monstrinho criado, assim como Mewtwo. A diferença fica por conta de Mewtwo ter sido criado a partir de uma amostra de DNA de Mew, enquanto Deoxys foi criado a partir da amostra de DNA de um vírus espacial. Ele, junto ao Jirachi, foram os primeiros Pokémon de uma geração que não poderiam ser capturados naturalmente dentro dos jogos. Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre ele e entender suas mutações



Do infinito à sua Poké Ball


Em Ruby & Sapphire, quando Deoxys foi catalogado na Hoenn Dex, muitas comparações foram feitas em relação ao já conhecido Mewtwo. Mas além do tipo e do fato de terem sido criados, as semelhanças param por aí. O nome de Deoxys vem da abreviação de deoxyribonucleic acid (DNA) e continua o mesmo em todos os idiomas nos quais a franquia recebeu uma tradução. Sua origem é a mesma em diversas mídias além dos games: um vírus espacial encontrado em um meteorito, que depois de ser estudado, resultou em o novo Pokémon.

Alguns eventos para obter Deoxys aconteceram entre 2006 e 2008, para as versões do Game Boy Advance e também para Diamond & Pearl. E no fim do ano passado, para a surpresa de muitos, um novo Deoxys começou a ser distribuído pelo mundo, inclusive aquele que podemos obter aqui mesmo no Brasil nos dias atuais. Além disso, esse evento em que estamos recebendo Deoxys agora, é o primeiro que conta com um Deoxys em lv100 (e que também tem uma versão para Japão e Coréia). Para capturar Deoxys nos jogos, era necessário obter o Aurora Ticket por meio de eventos da Nintendo e habilitar uma nova ilha no jogo, a Birth Island. Nessa ilha, em meio às Sevii Island, é possível capturar Deoxys em lv30 após solucionar um puzzle. A forma de Deoxys variava de acordo com a versão jogada: Attack para FireRed, Defense para LeafGreen e Speed para Emerald.


As mutações de Deoxys


Apesar de Deoxys ser um Pokémon de Ruby & Sapphire, foi apenas em FireRed & LeafGreen que ele recebeu suas formas alternativas e mais uma com o lançamento de Emerald. Como os nomes sugerem, cada forma tem um atributo absurdamente elevado. Em Attack, por exemplo, ele tem altos valores de Attack e Special Attack, mas valores risórios nos outros atributos. Basicamente, a soma de seus atributos continua a mesma, mas eles são distribuídos de acordo com a forma do Pokémon. Seria muito sonhar com um Deoxys que modificasse suas formas durante o combate? Ao menos, na adaptação animada e mangás, é assim que ele gerencia combates. Diferente das versões FireRed, LeafGreen e Emerald, onde Deoxys vem em uma única forma e permanece naquele estado, nas versões seguintes, ao obter Deoxys, o jogador tem a liberdade para escolher sua forma mais conveniente indo até um local especifico, o qual varia de acordo com a versão.


Problema ou solução


Muitos Pokémon tem formas alternativas, mas o caso de Deoxys é o que traz a maior diferença. A soma total de seus atributos, distribuída da maneira que é em suas formas alternativas, o torna muito mais problemático em combate do que um Wormadam, por exemplo. Suas formas guardam o posto de Pokémon com maior valor daquele atributo dentre todos os monstrinhos. Em muitos torneios, Deoxys entra na lista de Pokémon banidos justamente por esse "desequilíbrio". Obviamente, por ser um único Pokémon, Deoxys não aprende golpes de acordo com sua forma, o que poderia ser um limitador para ele. Mas não é. A variedade de golpes que Deoxys pode aprender, desde aqueles aprendidos naturalmente até os aprendidos por tutores ou itens, é vasta. Tornando-o um excelente candidato para uma vitória ofensiva, uma estratégia defensiva ou até mesmo uma tática mais evasiva com sua Speed Form, que garante surpreender o oponente e quebrar sua estratégia.

Uma vantagem que as formas alternativas de Deoxys têm sobre os outros monstrinhos, é a de dois de seus atributos serem elevados e não apenas um de cada categoria. Não apenas o Attack é elevado, mas o Special Attack também. Assim sendo, Deoxys pode atacar efetivamente com um Psychic ou com um Zen Headbutt, por exemplo. O mesmo ocorre em sua forma defensiva, que pode ter êxito contra um Pokémon físico ou contra um Pokémon especial. Para quem participa de torneios, sabe que essa é uma das primeiras escolhas a se fazer quando está pensando sobre o Pokémon, se ele será físico ou especial. Para Deoxys isso não importa: ele pode ser físico ou especial. Isso torna ainda mais difícil derrotá-lo, pois um Pokémon ofensivo em apenas um dos tipos, não será efetivo contra Deoxys (e nem em dois tipos, na verdade). Sendo assim, uma Blissey que tentar bloqueá-lo com sua incrível Special Defense, pode ser derrotada por Deoxys sem dificuldades com o uso de um ataque físico.


Deoxys é um Pokémon incrível. Não apenas por sua origem que agrada muitos treinadores, mas também por ser uma excelente ferramenta de combate. Então, se você ainda não adquiriu o seu no evento Wi-Fi, corra! E não deixe de assistir os vídeos para aprender sobre como mudar sua forma. Aliás, qual é a forma favorita de vocês? Preferem surpreender com uma excelente velocidade, derrotar os oponentes com artilharia pesada ou optam pela muralha?

Curiosidade da semana


Vocês sabiam que Deoxys foi o primeiro Pokémon a ter uma música tema exclusiva? Apesar disso, Birth Island é o único local nesses jogos que não tem uma música de fundo. Os cães lendários (Entei, Raikou e Suicune) receberam uma música exclusiva nos jogos Ruby & Sapphire, mas apesar de estar no código do jogo, não é possível encontra-los nos jogos. Músicas estarem no código do jogo e não serem utilizadas é algo que acontece desde Pokémon Yellow.

Smell ya later!


Revisão: Bruno Nominato
Capa: Daniel Machado







Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. A Attack form é a mais phoda '-', adoro dar OHK em um hit, u.u

    ResponderExcluir
  2. Atk forme eeh muito sacana: base 180 em atk e spatk permite que passe fácil dos 500 effortando os stats e com bons IVs. OHKO em quase tudo que se vê por Aee! Kkkkkk

    Mas a speed forme eu acho mais equilibrada, pq dependendo do conjunto q vc tiver (seu time) da pra se fazendo as estratégias e dar sobreviva a ele. Apesar da atk forme ser apelona, morre com qualquer "peido" que soltarem nela... Um killer de uma rodada dependendo da retranca!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google