Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #117: continuação de Golden Sun, resultados da E3, novos lutadores de Super Smash Bros., The Legend of Pedra e muito mais

Ahá! Acharam que eu não iria aparecer por aqui por causa da E3, né? Mas, pra felicidade de todo mundo, eu vi tudo o que tinha pra ver lá... (por Pedra (Gossip Stone) em 14/06/2013, via Nintendo Blast)


Ahá! Acharam que eu não iria aparecer por aqui por causa da E3, né? Mas, pra felicidade de todo mundo, eu vi tudo o que tinha pra ver lá e ainda voltei a tempo para mais um N-Blast Responde! Como era de se esperar, muitas das perguntas recebidas pelo Ask nesta semana foram sobre as novidades reveladas na E3, mas vamos falar sobre outros assuntos também, como uma possível continuação da série Golden Sun e algumas dúvidas sobre a MINHA série. E tem também um novo capítulo do The Legend of Pedra, que é muito melhor do que qualquer surpresa da E3!

óhh sábia pedra poderia por favor responder minhas perguntas...sou gosto mt da série Golden Sun porém queria saber se há alguma possibilidade de ambos os titúlos serem lançados no edhop do 3ds ou a série receber uma sequencia no caso Golden Sun 3?gostaria mt de ver a série em 3d na tela do meu 3ds.‎
happylink, um alfacinho feliz

Hmmm... acho que você é um fã meio fajuto, hein! O 3º jogo da série Golden Sun já foi lançado há mais de 2 anos! Chama-se Golden Sun: Dark Dawn e foi lançado em 2010 para o DS! É um jogo muito bom e, graças à retrocompatibilidade, você pode jogá-lo no 3DS (mas terá que comprar o cartucho, claro). Quanto aos outros dois, seria ótimo se eles fossem lançados no Virtual Console, mas ainda está meio incerto quando — e se — o Virtual Console do 3DS terá jogos do GBA. É totalmente possível, já que dez jogos do portátil já foram distribuídos para os Embaixadores... mas por enquanto não há informações. Na verdade, chegou-se a falar que jogos de GBA vão ser lançados no Virtual Console do Wii U!... Então, talvez acabe sendo mais provável jogar Golden Sun e Golden Sun: The Lost Age no Wii U do que no 3DS!

Agora, resta também a pergunta se haverá um 4º jogo da série. Afinal, o 3º meio que deixou lugar pra isso acontecer (não vou falar nada para não entregar spoilers). Mas, ao que parece, ainda não há planos imediatos para isso. Hiroyuki Takahashi, um dos principais responsáveis pela série, disse que eles certamente teriam interesse em fazer um novo Golden Sun para o 3DS... mas que isso exigiria muito trabalho e, portanto, teria que haver muito apoio dos fãs. Tem acontecido bastante disso ultimamente, né? Acho que os desenvolvedores estão carentes! xD

É quase como a Genki Dama: temos que mandar nossa energia positiva para  que os desenvolvedores consigam o poder de criar mais um jogo!
Pedra querida eu tenho algumas perguntas, da SUA franquia, pra você: 1-Há alguma ligação entre Levias, de Skyward Sword, e o Wind Fish, do Link Awakening ? 2-Porque Link e Peter Pan são parecidos em alguns apectos ? 3-Há menção dos pais de link em algum jogo ou qualquer outro tipo de mídia ?
Anônimo "Perguntador" da Silva
1- Há teorias que dizem que o Wind Fish é um descendente de Levias ou até mesmo o próprio, mas são apenas especulações, não há nenhuma confirmação oficial sobre isso. Eu acho que não há relação entre eles não... peixes voadores gigantes são mais comuns do que se imagina.

2- Simples: porque o design do alfacinho foi inspirado no Peter Pan. xD O próprio tio Shiggy já confirmou isso em uma entrevista, dizendo que é um grande fã da Disney.

3- Nos jogos não, mas o Sr. e a Sra. Alface são mencionados e até aparecem em alguns mangás da MINHA série, como o inspirado em A Link to the Past.

Peguem-os! Foram eles os responsáveis
por criar aquele alfacinho verde!!!
Pedra, tenho algumas duvidas sobre Animal Crossing: New Leaf; 1-O jogo é no estilo de administração? Eu não gosto desse genero 2-Eu sempre serei um humano no jogo? Nunca um animal? 3-É possivel ter relacionamentos no jogo?
Anônimo "Crossing" da Silva
1- Não. Administração seria algo como Sim City... Animal Crossing é do gênero "simulador de vida", mais parecido com Harvest Moon.

2- Sim, você sempre controla o mesmo personagem, humano. Não dá para jogar como um animal.

3- Se você se refere a relacionamentos amorosos, como em Harvest Moon, não, não dá para ter. Até porque os outros habitantes da vila são animais e um relacionamento entre um humano e um animal seria... eeer... polêmico. xD

Você não pode jogar como um animal
mas pode jogar como um alfacinho...
Boa Noite, Pedra. Ouvi dizer que as vendas do Wii U aumentaram depois que saiu a notícia de que o novo XBOX não poderia rodar jogos que já rodaram em outro console. A informação é verdadeira?‎
Jhonathas Pereira da Silva... esse é "da Silva" de verdade xD
Sim, é verdade que as vendas do Wii U subiram bastante depois da revelação do Xbox One. Com certeza foi resultado da soma de todas as "incríveis" características do novo console da Microsoft, mas sem dúvida o lance dos jogos usados foi um dos principais contribuidores. Só que, veja bem, não é exatamente que não dá pra rodar jogos usados no Xbox One... você "só" precisa pagar uma taxa para poder fazer isso.

Agora na E3, a Microsoft falou um pouco mais sobre isso e disse para os jogadores não se preocuparem, pois ainda poderão emprestar os jogos para seus amigos. Só que o "pequeno detalhe" é que você pode até dar o jogo para seu amigo jogar, sem ele ter que pagar nada... só que isso só pode ser feito uma vez. Então, se você um dia quiser o seu jogo de volta, terá que pagar a tal taxa. Pra mim, isso não é "emprestar", é "presentear", portanto você terá que ter certeza que não quer jogar mais o jogo antes de dá-lo para seu amigo. Ah sim, e pra que isso possa ser feito, a pessoa tem que ser seu amigo no Live há pelo menos 30 dias e são as empresas desenvolvedoras do jogo que decidirão se o ele pode ser "presenteado" ou não. Ahhhh tá, Microsoft, muito melhor agora! Só que não... ¬¬

Pare de tentar, Microsoft... você só está se envergonhando cada vez mais...
Pedra, qual é a tua opinião geral sobre esse último Nintendo Direct? Se quiser, fale sobre alguns jogos novos mostrados.
Anônimo "Direct" da Silva
Muitos jogos interessantes foram mostrados, mas não houve nenhuma grande surpresa e acho que, para muitos, ficou uma certa sensação de decepção. Foi muito bom ver vídeos de jogos como Super Mario 3D World, Mario Kart 8 e, principalmente, dos novos Super Smash Bros., mas eram todos jogos já esperados. Por outro lado, Wind Waker HD parece que não terá tanto conteúdo novo quanto era esperado, nada foi mostrado do jogo da MINHA série pro Wii U e a revelação do "grande jogo secreto" da Retro Studios foi bem decepcionante. Nada contra o DK e mais um jogo no estilo de Country Returns será ótimo... mas a Nintendo e a Retro estavam fazendo tanto segredo e tanto suspense com esse jogo — desde antes da E3 do ANO PASSADO — que todo mundo já estava esperando por uma super produção que fosse deixar todo mundo de queixo caído. Talvez um novo Metroid no estilo da série Prime, em HD, um novo Star Fox ou até mesmo um novo reboot de alguma das séries da Nintendo. Ou ainda o meu tão aguardado jogo!!! Comparado a essas grandes expectativas, Donkey Kong Country: Tropical Freeze acabou não chamando tanto a atenção. E a culpa é da Nintendo... se o jogo era esse, não havia motivo pra ficar escondendo daquele jeito ù.Ú".

Mas o mais decepcionante, pra variar, é a questão das third parties. Sim, há vários jogos de terceiros em desenvolvimento para o Wii U e estes foram confirmados — Bayonetta 2, Batman Arkham Origins, Deus Ex: Human Revolution, Assassin's Creed IV e Sonic Lost World, para citar alguns — mas todos já eram conhecidos. Não houve nenhuma revelação surpresa. As apresentações de outras empresas contaram com alguns títulos muito importantes de third parties, como Metal Gear Solid V, Final Fantasy XV e até Kingdom Hearts III, mas nenhum sinal de alguns desses jogos serem também desenvolvidos para o Wii U. Enfim... muita coisa pode acontecer ainda, mas foi uma pena ver que a Nintendo não conseguiu melhorar tanto a imagem do Wii U quanto muitos gostariam, nesta E3.

De tudo o que a Nintendo mostrou, acho que o melhor é o trailer da chegada do Mega Man no Super Smash Bros. Amei! (espero que façam um trailer bacana quando forem anunciar a minha inclusão também... ¬¬).

Então, Pedra, o novo jogo da SUA série para o 3DS será chamado de "A Link Between Worlds". O que você achou? :D
A Anônimo Between Worlds da Silva
Preferia "The Legend of Zelda: A Wonderful Stone that Saves the World is Loved by Everyone and Smashes Little Lettuce in the Head Many Times"... mas não é ruim não.

Um dia... um dia...
Pedra, como os fans conseguem fazer jogos de zelda? Existe algum aplicativo? Se existir me mande um link, eu sempre quis criar uma Hyrule!!!
Anônimo "Fan Made" da Silva

Os jogos fan made da minha série são feitos, basicamente, de duas formas. A primeira é através de "ROM hacking", que é o processo de hackear a ROM do jogo original, a fim de modificar os gráficos e comportamentos do jogo. Estas modificações podem variar desde simplesmente substituir um personagem, por exemplo, até alterar toda a história e os mapas do jogo, criando um jogo bem diferente do original. Um exemplo de um jogo fan made da minha série que foi feito através de ROM hacking é o Paralell Worlds, que foi criado a partir do A Link to the Past. Esta forma de se criar um game é bem mais difícil, porque implica modificar o código já existente do jogo e, além disso, por envolver o uso de ROMs, entra na área da pirataria. Aliás, era através desta técnica que surgiam aqueles jogos piratas não-oficiais de antigamente, como o Sonic the Hedgehog para o SNES, por exemplo, que era um hack do jogo Speedy Gonzales (o Ligeirinho, dos Looney Tunes).

A outra forma de se criar jogos, e que é mais utilizada, é fazer um jogo original, para o computador mesmo. Isto é bem mais fácil, porque existe uma grande variedade de programas que podem ser usados. Você pode usar desde o Flash, para fazer um jogo para internet, até algum programa mais específico para criar games, como o RPG Maker ou o Game Maker. Daí, o limite é a sua imaginação, na verdade. Você pode criar um jogo baseado na MINHA série e usar gráficos existentes (sites como o Spriters Resource são ótimas fontes de gráficos) mas você pode também criar um jogo totalmente novo, fazendo seus próprios gráficos. Apenas lembre-se que, se usar material existente protegido por direitos autorais (como imagens de algum jogo da MINHA série, por exemplo), o jogo não pode ser criado para fins comerciais!

O Ligeirinho pode ser mexicano
mas esse Sonic aí veio direto do Paraguai!
pedra, como eu faco para chegar na metade de 2014 rapidinho? depois do q Nintendo anunciou, naum aguento esperar
Anônimo "Apressadinho" da Silva
Tocar a Sun's Song várias vezes é sempre uma boa opção. Adiantar o relógio é outra alternativa, mas aí você corre o risco de levar um sermão do Mr. Resetti.

Olha aí o que você fez!! ¬¬
pedra,eu vi o trailler do jogo super smash bros,quero muito esse jogo pro meu 3ds,mas tenho medo de q eu ache mt violento,pois sou menina e nunca joguei esse tipo de jogo,sempre joguei mario bros e kart(sou grande fã do mario XD).É muito violento?É muito dificil?pois n sou mt boa nesse tipo de jogo
Anônima "Why Can't We Be Friends" da Silva
Pode aguardar ansiosamente para jogar esse jogo, pois ele é tão violento quanto Super Mario Bros. xD Tudo bem, os personagens batem uns nos outros, mas é tudo "violência" cartunesca, sem sangue nem nada. Basta ver alguns vídeos para conferir. Tanto é assim que o primeiro Smash Bros. (N64) foi classificado para todas as idades e Melee (GameCube) e Brawl (Wii) foram classificados para maiores de 12 anos, não mais do que isso. Sobre a dificuldade, isso é um aspecto que sempre foi muito bem trabalhado nos jogos da série: é possível customizar a dificuldade de modo que os jogos possam ser divertidos e desafiantes para todos os jogadores, desde o mais novato até o mais experiente. Então, você pode começar com a dificuldade mais baixa, com o qual não terá grandes problemas, mesmo se nunca tiver jogado um jogo da série. Depois, a medida que você for "pegando o jeito da coisa", você vai aumentando a dificuldade. Antes de você perceber, estará derrotando os inimigos mais fortes, na dificuldade mais alta!

Pode ser uma briga, mas não é a briga mais ADORÁVEL que você já viu?!?
Pedra vi q agora no proximo super smash vai ter a wii fit trainer...não acho ela uma boa personagem de luta e gostaria q a nintendo buscasse mais lutadores de first second e third party games... vc acha o mesmo?
Anônimo "Anti Wii Fit Trainer" da Silva
Sinceramente... como eles têm a OUSADIA de incluir aquela branquela e não a MIM?!?!?!? GRRRR... tudo bem, tudo bem, calma Pedrinha... é claro que eles estão guardando o melhor pro final... gooooosfraba.... gooooosfraba. Ahem... então. É verdade, a treinadora do Wii Fit parece um personagem "genérico" demais e teria sido melhor se esse lugar tivesse sido dado a alguém mais importante. Mas é comum da série ter um ou outro personagem inusitado, como é o caso de Mr. Game & Watch e R.O.B. Pensando nisso, será que esses dois irão retornar? De qualquer forma, espero que as "inusitadezes" acabem por aí... ù.Ú


The Legend of Pedra

É hora de aventura! A minha aventura, claro! Como vocês devem se lembrar, no capítulo anterior, eu ainda estava enfrentando aquele chato daquele treinador de lagartixas. O meu passarinho ficou bem machucado com o ataque que ele recebeu, então tenho que ter cuidado... vamos ver como ficou a votação sobre o que eu deveria fazer:

A) Vou tentar o Aeroblast de novo! — 0 votos

B) Melhor mudar de estratégia, vou usar o Dragon Rush! — 27 votos

C) O passarinho parece estar fraco... melhor fugir! — 15 votos

É isso! O melhor é tentar outro ataque do passarinho... e torcer pra dar certo!




Haha! Eu sabia que meu passarinho conseguiria derrotar aquela lagartixa feiosa! Mas agora tem este pirralho aqui no nosso caminho, fazendo perguntas bestas... o que respondo pra ele?

A) Ei! Você por acaso não é o herói lendário?!?

B) Eu sou a Pedra e esta é a fada Nida e estamos procurando o herói lendário para salvar Hyrule das forças do mal! Por favor nos leve até ele o quanto antes!

C) Eu sou apenas um vendedor ambulante. Não estaria interessado em uma belíssima enciclopédia?

É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Dúvidas? Pergunte aqui ask.fm/nintendoblast para demonstrar toda a minha sabedoria. Todas serão respondidas, talvez até esclarecidas e as melhores aparecerão aqui na semana que vem! Até lá!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. C) Quero ver a enciclopédia, que provavelmente seria Hyrule Historia!

    Eu tenho a mesma opinião sobre a E3. Tudo o que foi mostrado já tinha sido especulado antes, e o segredo da Retro Studios não era tão relevante a ponto de tanto a Big N quanto a Second Party manterem o mistério por tanto tempo. Se fosse um Metroid novo para o WIi U, eu entenderia, ou então um novo Star Fox ou uma franquia nova, mas DK ralmente acabou decepicionando. E a falta de informações sobre um possível Zelda novo também não me agradou muito. Eles poderiam ter mostrado pela menos uma artwork, como foi no caso de SS. Isso só já seria o suficiente para a Nintendo vencer a E3 em qualquer ano!

    Além do mais, utilizar os Nintendo Directs para substituir a conferência pré E3 não foi uma jogada muito esperta. As pessoas querem ver os desenvolvedores no palco, com aquele show típico do mês de Julho, com Miyamoto empunhando a Master Sword e saíndo de trás do palco com montes de efeitos especiais e coisa do gênero. É isso o que aumenta tanto o hype e faz da E3 ainda mais especial do que ela já é, e é isso o que muita gente busca nesse evento, não so demos de jogos que ainda serão lançados. Espero que a Nintendo volte ao modelo anterior no ano que vem.

    ResponderExcluir
  2. C) Eu sou apenas um vendedor ambulante. Não estaria interessado em uma belíssima enciclopédia?

    O garoto parece mais o Peter Pan do quê o "herói Lendário",kkkkk.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google