Hands-on

Super Mario 3D World é tão genial e divertido quanto promete ser? Confira o que achamos dele direto da E3

Quando todos esperavam por um Super Mario Galaxy 3 ou coisa do tipo na E3, a Nintendo preferiu dar continuidade à série de Super Mario 3D L... (por Rafael Neves em 16/06/2013, via Nintendo Blast)


Quando todos esperavam por um Super Mario Galaxy 3 ou coisa do tipo na E3, a Nintendo preferiu dar continuidade à série de Super Mario 3D Land (3DS). Super Mario 3D World (Wii U) foi o grande novo jogo do bigodudo a dar as caras na maior feira de videogames do mundo, e nós, da Equipe Nintendo Blast, não pudemos deixar de testar essa aventura. Jogamos 3D World muitas vezes e procuramos decidir se ele é realmente o que o Wii U precisa ou se a direção tomada pela Nintendo não foi das melhores.

2D ou 3D? O dilema outra vez

Super Mario 3D World junta o mundo mais aberto dos Mario tridimensionais com a praticidade de um Mario em duas dimensões. É um conceito que 3D Land procurou alcançar no 3DS, mas que 3D World chega ainda mais longe graças à inclusão do multiplayer. Em poucas palavras, 3D Land estava para New Super Mario Bros. (DS) assim como 3D World está para New Super Mario Bros. Wii (Wii). Mas este não é o único elemento de cada estilo que se mistura em 3D World. Havia cinco estágios para testarmos, que procuravam sempre demonstrar a nova Cat Suit, mas nenhum tão original quanto um planeta de Galaxy (Wii). O novo power-up, aliás, é interessante e bem divertido de ser usado, mas nada excepcional.
Era difícil jogar 3D World sem enfrentar uma bela de uma fila

Os controles são iguais aos dos Mario 3D, com todas as piruetas e saltos executados por Mario, Luigi, Toad e Peach também. A princesa é a mais lenta de todos, e sua participação na aventura  nos fez perguntar quem será a donzela raptada em seu lugar. Nós experimentamos todos os personagens e nossos comentários estão nos vídeos a seguir — todos com áudio do game gravado também. Jogando sozinho, temos ainda a opção de mover a câmera pelo analógico direito, o que aumenta o campo de visão e chegou a me ajudar a encontrar uma das Estrelas Verdes. Também temos emocionantes batalhas contra chefões nesse título, um elemento muitas vezes simplório nos jogos bidimensionais do encanador.



Dividindo o palco

O problema de progressão com quatro pessoas também se repete aqui. É comum ter que esperar por jogadores atrasões ou alguns pulos ficarem complicados com quatro personagens sobrepostos na tela. Ainda assim, 3D World provavelmente será um excelente título para entreter a todos. Jogamos um pouco no singleplayer, mas ficou evidente que game funciona muito melhor com mais dois ou três jogadores. Os cenários estão maiores do que Galaxy, então provavelmente irão parecer vazios se você não tiver mais alguns personagens correndo por eles.

Os desenvolvedores de 3D World subiram ao palco com acessórios de gato para falar sobre a nova Cat Suit

Uma fase consistia numa corrida aquática. Jogando sozinho, a tarefa era simples, mas, em grupo, todos os comandos dados ao veículo (que é uma espécie de Yoshi-barco) são somados. Em suma, se todos não cooperarem, toda a turma acaba sendo engolida por uma cachoeira. O jogador com o GamePad não se destaca tanto, pois seu único diferencial é poder "raspar" elementos escondidos na fase e atrapalhar os inimigos com o toque.


O definitivo Mario HD?

New Super Mario Bros. U foi o primeiro Mario em alta definição, mas é com 3D World que o encanador e seu universo galgam a beleza da oitava geração de videogames. As texturas dão vontade de pegar com a mão, e os efeitos de luz são bons também. O visual só não impressionou mais por que as fases mostradas não estão muito além do que já vimos tantas vezes na série Mario.

Com mais alguns jogadores, a brincadeira alcançava o ápice da diversão

Mas a pergunta ainda fica: 3D World é realmente aquilo que esperávamos? Quer dizer, não duvidamos de que será uma aventura bem divertida e um best-seller do Wii U, mas não seria a hora de um jogo do Mario voltado para o singleplayer? Algo que explorasse a genialidade da Nintendo EAD em vez de um aparente feijão com arroz? Pelo que testamos, 3D World cumpre o que promete, a questão é se a promessa é a que queríamos.


De uma coisa temos certeza: vamos nos divertir muito com 3D World!

Revisão: José Carlos Alves
Narração e edição de vídeo: Pablo Montenegro
Capa: Ítalo Lourenço

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Droga esse mario esta uma uva poderei jogar com Luigi e com. A peach (será que vai dar pra ver a calçinha dela como no smash bros Brown?

    ResponderExcluir
  2. Achei muito legal o conceito do jogo, e apenas vimos a demo ainda deve estar em desenvolvimento muitas coisas tem 6 meses aí pra Nintendo dar uma bela polida nos gráficos que já estão lindos e adicionar algumas coisas novas, ainda acho cedo para sair um Galaxy 3 seria muito repetitivo, não que o Galaxy seja ruim, muito pelo contrário é um excelente jogo, mas ficou descansando dessa vez pra dar espaço a esse novo Mario e lembrando que o jogo do Sonic lembra o Galaxy então teríamos dois jogos com a mecânica parecida se a Ninty tivesse optado por um Galaxy 3.

    ResponderExcluir
  3. A primeira vista não gostei. Esperava algo parecido Mario 64. Parece que a nintendo está preso a jogos casuais. Gostaria que ela fizesse um jogo sigle com opções a parte de multi. Algo como, quem acha mais estrelas em uma fase, poderia dar mais exemplos. Mas acho que deu pra entender.

    ResponderExcluir
  4. minha preocupação é controlar personagens em cenários 3d com o remote. Aquela cruz é péssima pra isso. Vou testr aqueles acessórios.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google