Iwata reitera que Nintendo não levará Mario aos smartphones

Como você certamente já sabe, a Nintendo diminuiu suas previsões de vendas e terá prejuízo pelo terceiro ano consecutivo. E é claro que ... (por Alex Sandro de Mattos em 21/01/2014, via Nintendo Blast)


Como você certamente já sabe, a Nintendo diminuiu suas previsões de vendas e terá prejuízo pelo terceiro ano consecutivo. E é claro que os resultados ruins geraram reações: as ações da Big N caíram e os investidores clamam por uma mudança de estratégia drástica, inclusive para a empresa capitalizar e disponibilizar seus títulos em dispositivos móveis ou consoles rivais, perdendo a exclusividade (algo que já discutimos aqui no Nintendo Blast).


Mas se depender do presidente Satoru Iwata, a Nintendo não levará seus jogos para outras plataformas, mesmo com os resultados ruins. Em uma recente entrevista ao conceituado jornal The Wall Street, Iwata reiterou que disponibilizar franquias e jogos da empresa ao mercado mobile só trariam benefícios a curto prazo e prejudicariam as vendas de hardwares.
"A disseminação destes dispositivos não significa o fim dos consoles de jogos. Não é tão simples assim. O segredo é descobrir uma forma de usar os smartphones para conscientizar as pessoas sobre os jogos da Nintendo e incentivá-los a experimentar a versão no console de jogos.

E isso não quer dizer que devemos levar Mario aos smartphones."
Segundo Iwata, a Nintendo não vai abandonar a sua estratégia centrada em consoles, já que bons jogos vendem hardwares. O presidente afirmou que a estratégia da Big N é combinar hardwares e softwares de maneiras únicas.

Iwata mencionou um exemplo na entrevista. O presidente citou o sucesso do jogo Puzzle and Dragons, lançado em dezembro para o 3DS no Japão. Segundo ele, o título já estava presente nos outros dispositivos mobiles, mas a versão de 3DS já superou a marca de um milhão de unidades vendidas na terra do sol nascente.

Por fim, Satoru Iwata prometeu que irá surpreender os jogadores no futuro. Então nos resta aguardar por estas surpresas e torcer para a Big N superar esse momento difícil.


Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.


  1. Mas é claro. Precisam vender hardware... A Nintendo não quer ficar só no software, como é a SEGA hoje em dia.

    ResponderExcluir
  2. A ideia eh lancar algum app que mostre jogos da nintendo, ou algo assim, eu mesmo virei fan da nintendo jogando smash...

    ResponderExcluir
  3. Contanto que façam jogos para o(os) console(s), como se comunicaram com os smarts, pc's não interessa, por mais que eu acredite que será algo como o miiverse.

    ResponderExcluir
  4. ._. as vzs eu acho que um tipo de "smartphone para games" da nintendo seria no mínimo interessante pros gamers e nintendistas de plantão, algum tipo de portátil alternativo, isso alias, passaria a concorrer com a sony, e talvez até com a microsoft, se a nintendo assumisse a ideia de uma plataforma totalmente nova, nada de android ou iOs(não sei se entenderam, mas ok xp)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua ideia é interessante, tomare que a empresa faça algo nesse caminho.

      Excluir
    2. Sua ideia é interessante, tomare que a empresa faça algo nesse caminho.

      Excluir

Disqus
Facebook
Google