Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #229: Metroid no DS, Falkner e Pidgeotto; amiibo e mais

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Fala, galere pedrástica! Já compraram o presente de Dia dos Pais ou vão enfrentar um tumulto de gente que deixou para a última hora? E no domingo, vão comemorar em casa, ou vão para um restaurante aguardar um tempinho na fila? Seja como for, não deixe de comemorar. XD Na coluna de hoje temos perguntas sobre o Falkner e seu Pidgeotto, Iwata e Pokémon Stadium, trava de região dos amiibo do Japão, Shigesato Itoi e mais.


Pedra, me diz uma coisa: Qual a diferença entre o Metroid Prime Hunters: First Hunt e o Metroid Prime Hunters, ambos de NDS? Obrigado
Anônimo "First" da Silva
O First Hunt foi uma versão demo de Metroid Prime Hunters, que vinha junto com os primeiros modelos de DS quando este foi lançado em 2004. Esta versão continha apenas algumas missões de treinamento para apenas um jogador.
O primeiro jogo de DS que muitos jogaram
Predra, como funciona a atualização de sistema/jogos no New 3DS?
Anônimo "Update" da Silva
Exatamente igual aos modelos anteriores de 3DS: as atualizações de sistema são notificadas logo ao ligar o portátil. Se você habilitar o download via SpotPass e o deixar em modo de espera, ele até faz o download enquanto está desta forma e depois, ao ligar, basta esperar a instalação da atualização. Quanto aos jogos, as atualizações destes são notificadas/requisitadas quando estes são iniciados.


Pedra, existe alguma explicação para o fato do Falkner ter um Pidgeotto com um level tão baixo? Afinal o Pidgey deveria evoluir apenas a partir do level 18, enquanto o do Falkner está no nível 13… o.O
Staraptor "Pidgeotto" da Silva
Não, não há explicação. Deve ser apenas um Pidgey precoce que evoluiu bem antes do normal, hehe…

Na verdade, ele não é o único Pokémon “sub-nivelado” que já apareceu nos jogos da série. O campeão Lance, de Gold/Silver /Crystal, tem Dragonites com níveis 49 e 50, sendo que esta evolução só é alcançada no nível 55. A treinadora Jupiter, de Diamond/Pearl/Platinum tem um Skuntank de nível 23, sendo que a evolução só é alcançada normalmente no nível 34.

Nos primeiros jogos da série, Red e Green, era até mesmo possível encontrar, normalmente em Viridian Forest, Kakunas e Metapods selvagens com nível entre 4 e 6, sendo que Caterpies e  Weedles só evoluem no nível 7. Aliás, nos jogos mais antigos da série, acontecia uma coisa que quando você fazia uma das trocas dentro do jogo (com NPCs e não com outro jogador), o Pokémon que você recebia vinha com o mesmo nível do que você ofereceu, o que também podia resultar em uns níveis estranhos. Por exemplo, há um NPC que troca um Electrode por um Raichu e, como o Pikachu pode evoluir em qualquer nível usando uma Thunderstone, era possível oferecer um Raichu de nível 3 e obter um Electrode no mesmo nível, sendo que ele só alcançaria essa evolução no nível 30. Então vai ver foi isso, de repente esses treinadores conseguiram esses Pokémon com níveis baixos fazendo trocas com NPCs xD

Salve grande, sábia e poderosa Pedra Fofoqueira. Eu estava jogando o Guilty Gear XRD e percebi que você e o Venom carregam muitas similaridades, então me pergunto se seria ele sua forma humana? Se for, por que você está no GGXRD e não no Smash Bros?
Anônimo "Spider" da Silva
Não, não, eu não tenho nada a ver com esse cara… até porque eu não me humilharia a ponto de assumir uma forma frágil e deselegante de humano! O que acontece é que esse é mais um dos meus inúmeros grandes fãs e decidiu usar esse desenho na cara em minha homenagem.
Esquisito, mas com bom gosto. XD
Pedra, o Iwata era formado em quê? Vi a história dele e o que ele fez em Pokemon Stadium e é mais ou menos isso que eu quero fazer na faculdade, mas não sei por onde começar.
Anônimo código da Silva
O mestre Iwata se formou em Ciência da Computação, na Tokyo Institute of Technology, no começo da década de 80. Em seguida depois de se formar ele foi trabalhar na HAL Laboratory, onde ele progrediu rapidamente até se tornar o presidente da empresa. Você pode conferir mais sobre Iwata nessa matéria especial aqui no Nintendo Blast.

Para entrar na carreira de desenvolvimento de games, hoje em dia já existem cursos de graduação voltados especificamente para isso – desde a parte de programação até o design de jogos – mas se não existir essa possibilidade onde você mora, a melhor opção é imitar os passos do mestre Iwata e fazer um curso de Ciência – ou mesmo Engenharia – da Computação, onde você aprenderá o essencial para desenvolver games, mesmo que não diretamente como nos cursos que mencionei acima.
Iwata, um gênio que deixou saudade
Pedra, preciso de sua pedrástica sabedoria. Os Amiibos tem trava de região? Tenho um grande amigo em viagem ao Japão e ele pode me trazer alguns, vale a pena comprar lá? Obrigado!
Anônimo NipoAmiibo da Silva
Não, os amiibos não têm trava de região, então, sim, compensa muito comprar no Japão, porque além de serem bem mais baratos, eles são mil vezes mais fácil de achar por lá do que no Brasil.
Será que posso fazer vudu com esse amiibo? XD
Pedra, a Game Freak já se pronunciou quanto a algum jogo novo de Pokémon? Com ‘jogo novo’ eu quero dizer dos “principais”, que seguem o estilo do Red/Blue e tal…
Anônimo "Mystery" da Silva
Não. Por enquanto, o único novo jogo de Pokémon anunciado é o Pokémon Super Mystery Dungeon, para o 3DS. Sobre uma futura sétima geração (ou mesmo outros jogos dentro da sexta), nada foi dito ainda.

Pedra todos nós conhecemos o Itoi-san por ter criado a serie incrivel que é ”Mother”, mas eu queria saber se o Itoi ja criou outros jogos sem ser os 3 Mothers, ou se ja participou de uma equipe pra fazer um outro jogo etc, você sabe?
Anônimo "Totoro" da Silva
No departamento de games, os únicos outros em que ele é creditado, além dos da série Mother/Earthbound, são os jogos da série Super Smash Bros., onde ele é listado como produtor e supervisor, certamente por causa da presença de sua série nos jogos.

Curiosamente, Shigesato Itoi tem algumas pontinhas no cinema também. Ele aparece em um filme japonês recente chamado Noruwei no mori, que em português foi traduzido como “Como na Canção dos Beatles: Norwegian Wood”, fazendo o papel de um professor universitário.


Outro trabalho em um filme mais conhecido foi o de fazer a voz de Tatsuo Kusakabe na animação japonesa Tonari no Totoro (“Meu Amigo Totoro”, em português), do mestre Hayao Miyazaki (que fez outras excelentes animações como A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado).

Tatsuo Kusakabe (Meu amigo Totoro)
É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google