Nesta semana, um dos títulos mais icônicos do Nintendo 64 está completando 20 anos de lançamento.
Star Fox 64, que até hoje é considerado pelos fãs o melhor jogo da série, revolucionou a franquia que já havia feito história no SNES. O confronto entre o grupo de mercenários e o tirano Andross ganhou proporções mais realistas quando os polígonos que já impressionavam na geração anterior se transformaram em naves e cenários de tirar o fôlego. Partindo da turbulenta Corneria e viajando rumo a Venom, vamos comemorar a data especial relembrando, ou conhecendo, 20 curiosidades que marcaram a passagem de
Fox McCloud pelo N64.
20. Tremedeira intergaláctica
Star Fox 64 trazia uma inovação que toda a indústria dos videogames continua explorando até hoje: controles com vibração. A embalagem do game continha o
Rumble Pak, acessório que deveria ser conectado ao controle do N64 e que tremia em função do que acontecia na tela com a
Arwing. A novidade criava experiência bem mais imersiva e os jogadores viam o aparelho como algo revolucionário. A aposta deu tão certo que não é a toa que tal funcionalidade continua existindo até os dias de hoje.
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O começo de toda a vibração |
19. Hey Jude
General Pepper foi pensado como uma homenagem aos Beatles, banda bastante admirada por Shigeru Miyamoto. O nome do comandante de Corneria vem do icônico disco Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band e a roupa que ele usa é praticamente a mesma que o quarteto de Liverpool está vestindo na capa do álbum.
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Seria o quinto Beatle? |
18. Onde está o Will Smith?
O final da missão no planeta Katina, aquela em que é necessário proteger uma base do ataque do gigantesco disco voador, faz referência ao filme Independence Day. Caso McCloud e seus aliados falhem na tarefa, a nave espacial destruirá a estrutura da mesma maneira que os
aliens detonam a Casa Branca em uma das cenas mais famosas do cinema. Além disso, Bill Grey, que surge na fase como um parceiro de Fox, é uma lembrança ao General William Grey, que aparece no longa-metragem.
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Se os Star Fox estivesse por lá… |
17. Obrigado, amigos!
Ainda na missão Katina, se McCloud concluir a tarefa sem acertar nenhum tiro nas naves aliadas, o final da fase será diferente. O exército de Bill voará em uma formação especial e o comandante terá diálogo diferente com o líder do Star Fox se comparado com a conversa que normalmente acontece.
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Difícil diferenciar inimigos e aliados |
16. Músicas repetidas
São idênticas as músicas que tocam durante as missões Sector Y e Solar. O mesmo acontece nas fases Macbeth e Titania, que têm seus temas musicais repetidos. Já todos os demais níveis apresentam trilha sonora única.
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Que calor! |
15. Trocando as aves
Se eu te perguntar qual tipo de animal
Falco é, qual seria a resposta? Caso tenha dito um falcão, saiba que está errado. Diferentemente do que o nome do personagem indica, ele é um faisão. O nome desse pássaro vem do grego e significa ave colorida de penas longas.
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Eu sou um faisão |
14. Cadê o boss?
O Sector Z é a única missão do game em que não há um boss para ser derrotado. A tarefa dessa fase é evitar que a Great Fox seja atingida por ataques de mísseis. Caso o esquadrão de mercenários não consiga evitar a investida, uma das asas da nave mãe é detonada e permanecerá assim pelo resto da jornada, inclusive, nos créditos finais.
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Mesmo sem boss, essa missão é complicada |
13. Fortuna ou Fichina?
O planeta mais gelado do sistema de Lylat tem uma confusão em seu nome. Na versão beta, a missão se passava em um local chamado de Fichina, mas no jogo final acabou sendo alterado para Fortuna. Fichina voltou a ser usado para nomear o planeta no recente Star Fox Zero.
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Aquela missão que começa com F |
12. Conta cara
Após os créditos do jogo aparece a conta que General Pepper tem que pagar aos Star Fox. O valor é a quantidade de inimigos abatidos durante a jornada multiplicado por 64. Se o resultado for menor do que 70 mil, o mandatário de Corneria irá dizer:
"This is one steep bill… but it's worth it…". Algo como: “É uma conta salgada… mas vale a pena…”. Já se a pontuação ultrapassar os 70 mil, a reação de Pepper será:
“Whaaaaat???”, que pode ser traduzido para um surpreso “O quêêêê???”.
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Tira o escorpião do bolso Pepper |
11. Verdadeiro final
Existem duas versões diferentes do chefão final dependendo de qual caminho o jogador fez para chegar até Venom. No entanto, as alterações nos créditos do game são bastante pequenas. A diferença é que, no final ruim, aparecerá o rosto de Andross no horizonte, já no encerramento bom surgirá as palavras The End.
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Final de verdade |
10. Parceiros de voo
Se Fox passar pela missão Katina durante a jornada, Bill aparecerá junto da Great Fox durante os créditos finais. Já se o caminho for por Zoness, será Katt que estará acompanhando a nave de Falco durante as cenas de encerramento do game.
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Olá Bill |
09. Do a barrel roll
A marcante (e irritante) frase
“do a barrel roll”, dita incontáveis vezes por
Peppy, ficou tão marcada que o próprio Google criou um
easter egg a partir dela. Ao escrevermos
do a barrel roll no espaço para as pesquisas, a página fará o movimento de rotação que a Arwing executa para evitar ataques inimigos.
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Aprendeu bem Google |
08. Bugando o game
Se o jogador demorar muito para derrotar o
boss da missão Macbeth, ele dirá que Fox é muito lento e bombardeará o Landmaster, destruindo-o imediatamente. No entanto, se o código de vida infinita estiver ativado, o game irá travar e será preciso reiniciar o console.
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Um dos chefes mais legais do game |
07. De cara com a parede
O mesmo limite de tempo existe com o
boss Golemech, que precisa ser derrotado no caminho fácil de Venom. Caso Fox demore muito para acabar com o gigante de pedra, a Arwing acabará dando de cara com a parede e explodirá em milhares de pedaços.
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Não fique perto, seja rápido... Tá fácil, não é!? |
06. Erro de ortografia
Na introdução do game aparece a frase
"Star Fox in Nintendo 64", que está ortograficamente errada e deveria ser
"Star Fox on Nintendo 64". O problema foi corrigido na versão
lançada depois para Nintendo 3DS.
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Opa... |
05. Encorajando os amigos
“Never give up. Trust your instincts”, dita por Peppy e que significa “Nunca desista. Confie em seus instintos”, foi colocada no game para encorajar o programador Mitsuhiro Takano. Ele não era muito bom controlando a Arwing e seus parceiros incluíram esse diálogo para que Takano não desistisse do game.
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Grande conselho |
04. O que ele disse?
Na versão europeia do game, é possível ajustar a linguagem para Lylat. Com isso, os personagens se comunicarão com os mesmos sons usados nos diálogos que existem no primeiro jogo da franquia, lançado para Super Nintendo.
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Pelo menos, Peppy não ficará repetindo o do a barrel roll |
03. Problemas de sincronização
Na versão japonesa, o ícone dos personagens falando tem problemas de sincronização com os áudios, ou seja, eles ficam constantemente mexendo a boca mesmo quando não há falas. O erro foi corrigido nos cartuchos localizados para o ocidente.
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Fala Fox |
02. Menos arrogância
Quando Falco te salva, ele diz:
"I guess it's your turn to be thankful", que significa “Acho que é sua vez de dizer obrigado”. Originalmente, essa frase seria dita por Fox, porém os desenvolvedores acharam que tal afirmação deixaria o protagonista com fama de arrogante.
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Muito obrigado Falco, também te amo |
01. Reimaginado
O mais recente título da franquia,
Star Fox Zero, lançado para Wii U, é uma reimaginação do game de Nintendo 64. A história é praticamente a mesma, inclusive com cenários e missões bastante parecidas. Essa atualização não foi muito bem recebida por parte dos fãs da franquia que acharam que o projeto atualizado ficou pior do que o original.
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Não foi tão bem recebido como o Star Fox 64 |
Star Fox foi uma franquia que revolucionou, mais de uma vez, o universo dos videogames. O título lançado para Nintendo 64 é o melhor da série e merece ser experimentado até os dias de hoje. Que tal aproveitar esse aniversário de 20 anos para revisitar tanto a versão original quanto a que saiu anos depois para o 3DS? E você, caro leitor, tem algumas história ou curiosidade envolvendo o jogo?
Revisão: Luigi Santana