Mega Man 11 (Switch): referências e semelhanças com os jogos anteriores

Após jogar bastante o novo game da franquia, pudemos observar diversas coincidências com o jogos anteriores. Venha descobrir quais são!


Mega Man 11 trouxe o retorno do nosso querido robozinho azul, com novos gráficos e algumas novidades proporcionadas pelo sistema Double Gear. Aqui no Nintendo Blast, já postamos uma análise e também um detonado do game. Durante as várias jogatinas, realizadas durante a criação desses textos, foi impossível não reparar certas inspirações e coincidências com os jogos anteriores da franquia. Porém, até que os diretores do jogo se pronunciem sobre o assunto, não devemos tratar as informações como oficiais, e sim como observações do autor desta matéria. Dito isso, vamos ao que interessa…


A décima primeira aventura de Mega Man veio para celebrar os 30 anos da franquia, e talvez por isso, sua principal inspiração é justamente o primeiro jogo, de 1987. Os Robot Masters de Mega Man 11 possuem exatamente os mesmos elementos e fraquezas do primeiro jogo. Obviamente, há alterações provenientes da adição de mais dois chefes, já que Mega Man (NES) foi o único que contou com apenas seis deles.


A recente aventura marca também a terceira aparição do icônico Yellow Devil. Fato que aconteceu anteriormente no primeiro e no terceiro game da franquia.


Outro ponto importante, é que desde o primeiro jogo, Mega Man não aparecia sem a sua armadura, ideia que muitos pensavam ter sido completamente abolida da série. Mesmo retirando o capacete por diversas vezes, é apenas a segunda ocasião que o personagem aparece assim.


Mega Man 2 (NES) é importantíssimo para a franquia, porque definiu a maioria dos padrões da série. Enquanto o segundo jogo conta com a arma Time-Stopper, adquirida através do chefe Flash Man, que é capaz de parar o tempo ao redor de Mega Man, em Mega Man 11 a Speed Gear desacelera o fluxo temporal, permitindo desviar de obstáculos mais facilmente.


A armadilha criada pelos irmãos Kui-ichiro, Kui-jiro e Kui-saburo, que formam Impact Man em Mega Man 11, aparenta ser uma versão moderna dessa outra presente no segundo game, na fase de Metal Man.

Ainda sobre o segundo game, na fase de Wood Man, existe um robô pássaro chamado Kukku. O design e movimentação do midboss Sparkey, mascote do Robot Master Torch Man, aparenta ser levemente inspirado nele. Coincidentemente, os dois estágios possuem como tema uma floresta.


O icônico castelo de Wily aparece pela primeira vez no segundo jogo, e contou com diversas versões durante os anos. Em Mega Man 11 ele se ajusta ao tema de engrenagens, por conta do novo recurso Double Gear System, mas permanece com um visual muito próximo do original.


Em Mega Man 3 (NES) temos exatamente o mesmo tipo de plataforma circular que na Wily’s Castle 1 em Mega Man 11. Já no quinto game, a ideia também é utilizada na primeira fase do castelo de Wily — lembrando que antes, existe o castelo de Proto Man nesse jogo. Coincidência?


Já a Wily Machine aparece pela primeira vez na forma de uma caveira em Mega Man 4 (NES), sendo que a presente em Mega Man 8 (PS1/Saturn) também é bem parecida, e agora temos novamente um modelo semelhante.


A Power Form de Block Man se assemelha muito ao chefe Stone Man, de Mega Man 5 (NES).


Também sobre a quinta aventura de Mega Man, o chefe Circring Q9 possui uma ideia parecida com a de Mawverne, pois ambos podem ser atingidos somente quando abrem suas “conchas”.

Ainda sobre o quinto game, a Wily Machine utilizada durante a luta final lembra bastante o veículo que tenta atropelar Mega Man na segunda fase do castelo de Wily, em Mega Man 11.


Uma curiosidade referente ao Mega Man 7 (SNES), é que o chefe com o poder de gelo, Freeze Man, possui em seu ringue de batalha um esqueleto de dinossauro, ao fundo. Provavelmente Tundra Man gostou do estilo, já que em seu cenário existe o mesmo tipo de decoração.


A fase de Torch Man possui uma área muito semelhante com uma parte do estágio de Concrete Man em Mega Man 9 (Multi). A aranha do nono game se chama Deispider, enquanto a nova é chamada de Shpider.


Por fim, em Mega Man 10 (Multi), o estágio de Nitro Man começa em uma cidade noturna, e possui alguns veículos bem característicos que atropelam os jogadores distraídos. Já em Mega Man 11, a fase de Blast Man também se passa em uma cidade durante a noite, e possui alguns veículos parecidos com uma Kombi, já enferrujados e sem uso, fazendo parte de algumas armadilhas explosivas. Os gráficos e o nível de detalhes dos veículos são bem diferentes, mas dá pra encontrar algumas semelhanças.


Existem mais semelhanças entre inimigos com a mesma função ou design parecido, e vários retornando, como Sniper Joe e Metall, presentes na maioria dos games da franquia. Mas essas similaridades são mais fáceis de se reparar. Por isso, ficamos por aqui com a matéria. Comente o que achou das observações, e se encontrou alguma outra referência aos jogos anteriores da série em Mega Man 11. Até a próxima!

Revisão: Diogo Mendes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google