Dicas e Truques

Pokémon Let’s Go Pikachu/Eevee! (Switch) Detonado — Parte 1: Um novo começo em Pallet

Desbrave a região de Kanto e descubra todos os seus segredos com a ajuda do nosso guia!


Adquiriu Pokémon Let’s Go Pikachu & Eevee para o Switch? Está com dificuldades na mais nova aventura da série? Não tema! Com a ajuda do nosso detonado, você conseguirá desbravar os quatro cantos de Kanto sem problema algum! Além disso, caso seja um novato na franquia e precise de alguma ajuda para começar o jogo, não deixe de conferir nosso Guia para Iniciantes!

A aventura começa em Pallet Town

A cutscene inicial de Pokémon Let’s Go Pikachu & Eevee literalmente nos arrasta para dentro do jogo, convidados pelos simpáticos mascotes que estampam a capa do game. Na sequência, após selecionar o idioma, vemos a já tradicional introdução do Professor Oak a respeito do mundo Pokémon. Em seguida, é permitida a escolha da aparência e nome do personagem, bem como a do rival. Nisso, é quando a aventura realmente começa.

O protagonista está em seu quarto. Ao tentar descer as escadas, o rival aparece e avisa que este é o dia em que ambos se tornarão Treinadores Pokémon. Saia de casa e, após uma apresentação cinemática de Pallet Town, siga em direção à grama alta ao norte, onde verá o professor de costas. Uma nova cutscene se inicia e o personagem principal é atacado por Pikachu ou Eevee, dependendo da versão. É quando começa o tutorial de captura.

Inspirado em Pokémon Go, o sistema de captura é diferente, dependendo se o console está no modo portátil ou no Dock. No primeiro caso, após apertar Get Ready, é necessário apertar o botão A dentro do círculo que começa a diminuir. No segundo, a mecânica exige um chacoalhão do controle. Tome muito cuidado com a força aplicada, bem como a direção do movimento. Em vezes posteriores, a cor do círculo, que nessa primeira oportunidade é verde, pode ficar amarela, laranja ou vermelha, dependendo da chance do Pokémon ficar dentro da Poké Ball, do mais fácil ao mais difícil, respectivamente. Acertar dentro do círculo quando ele estiver menor ajuda a aumentar essa chance.

Depois de mais uma cena animada em que o mascote foge ainda dentro da Poké Ball, somos transportados para o laboratório e podemos finalmente reivindicar nosso prêmio. Nosso primeiro Pokémon é a bola do centro. É nesse momento em que será possível dar nome a ele — ao contrário dos jogos anteriores da franquia, é possível trocar o apelido do Pokémon a qualquer hora do game, então fique tranquilo na hipótese de se arrepender depois. Como de praxe, o rival pega outro Pokémon — no caso, o mascote oposto ao da versão sendo jogada.



Siga para fora do laboratório e o professor chamará sua atenção uma última vez. É quando ele lhe entregará a Pokédex, que registra automaticamente os Pokémon capturados. Deixe o prédio e sua mãe aparecerá para te entregar o Town Map, o mapa da região. É possível acessá-lo ao apertar o Y e selecionar a mochila (Bag). Sem mais delongas, siga em direção ao norte novamente, para a Route 1.

Route 1 — O Caminho para Viridian City

Ao contrário dos jogos anteriores da franquia, os encontros contra os Pokémon não são aleatórios. Além disso, para capturá-los, não é necessário batalhar, apenas arremessar a Poké Ball. Para engajar um encontro, basta correr em direção do Pokémon desejado.

Nessa rota em específico, são abundantes os Pokémon Pidgey e Rattata. Em LGP, haverá 30% de chance de encontrar Oddish, exclusivo da versão. Em LGE, por sua vez, a chance é de encontrar Bellsprout. Não se preocupe com o gasto de Pokébolas. Você começa o jogo já com cinquenta e elas são bem mais frequentes e baratas em relação a outros títulos. A sugestão é capturar alguns Pokémon desde já, visto que é uma das formas de fazer com que a equipe ganhe experiência.

Dessa maneira, entre na Route 1, atravesse o matagal e suba o morrinho no espaço à esquerda da placa. Siga o caminho de terra em direção à direita, passe pelo garoto, e continue sempre em frente, em direção ao norte. Você encontrará outro garoto. Passe por ele e chegará em Viridian.

Viridian City

Viridian é a primeira cidade do game que conta com um Pokémon Center (o prédio com o teto vermelho) e uma loja (Mart, o prédio com o teto azul). No primeiro, podemos recuperar nossos parceiros quando a energia deles estiver baixa, enquanto no segundo é onde será possível comprar vários itens que nos auxiliarão em nossa jornada, como as poções (Potion), que restauram o HP dos Pokémon e as Poké Balls necessárias para capturar mais deles. Caso haja interesse, você pode tentar seguir ao norte para ter o primeiro contato com a Equipe Rocket bloqueando o caminho.

Em Viridian, um vendedor estará na frente da loja. Ao se aproximar dele, ele chamará sua atenção e lhe dará a tarefa de entregar um pacote para o professor. Dito isso, o jogo oferece a possibilidade de automaticamente transportar o personagem até o laboratório ou retornar por conta própria, fazendo o caminho oposto. Fica a seu critério.

De volta ao laboratório, o Professor entrega algumas Razz Berries, utilizadas para facilitar o processo de captura que pode estar muito difícil, mudando a cor do círculo. Siga em direção à porta e o rival o desafiará para uma batalha.

Rival (Let’s Go Pikachu) Recompensa: $400
Pokémon Nível Tipo Golpes
Eevee 6 Normal -Tackle
-Growl


Rival (Let’s Go Eevee) Recompensa: $400
Pokémon Nível Tipo Golpes
Pikachu 6 Normal -Thunder Shock
-Growl

Não é uma batalha muito difícil, basta apertar o respectivo golpe ofensivo (Tackle ou Thunder Shock) que o oponente logo será derrotado. Saia novamente do laboratório em direção à Viridian e você encontrará a irmã do rival. Fale com ela e você receberá a roupa esportiva (Sportswear) e agora seu parceiro poderá receber carinho — aperte o Y e selecione o ícone dele, acima das demais opções na horizontal.

Seguindo ao norte, você encontrará o funcionário da loja agradecido. Fale com ele para receber uma Potion. Continue pelo caminho. Logo antes de chegar novamente em Viridian, o garoto chamará a sua atenção. Ele quer uma batalha e tem um Rattata no nível 3. Derrote-o e siga novamente em direção à cidade. Você encontrará seu rival mais uma vez. Quando ele te liberar do falatório, você fica livre para seguir seu caminho.

Se você optar por explorar o caminho a oeste, encontrará matagais onde podem ser encontrados Spearow, Rattata, Nidoran♀ ou Nidoran♂. Nessa mesma rota, por fim, é possível encontrar cinco Poké Balls no fim de um caminho na parte de baixo do mapa. Se decidir subir o morro depois do matagal, ao norte, encontrará seu rival para mais uma batalha.

Rival (Let’s Go Pikachu) Recompensa: $140
Pokémon Nível Tipo Golpes
Pidgey 3 Normal/Flying - Tackle
- Sand Attack
Eevee 6 Normal - Tackle
- Quick Attack


Rival (Let’s Go Eevee) Recompensa: $140
Pokémon Nível Tipo Golpes
Pikachu 6 Electric - Thunder Shock
- Growl
Pidgey 3 Normal/Flying - Tackle
- Sand Attack

Voltando a Viridian, nossa próxima parada é a Viridian Forest, ao norte. Siga além da placa pela Route 2 e atravesse pelo matinho até entrar na construção, que é um portão que antecede o famoso bosque. Nesse local específico, além dos Pidgey, Rattata, Oddish (LGP) e Bellsprout (LGE) também é possível encontrar Caterpie e Weedle, mas não é nada que a floresta já ofereça.



Viridian Forest

Assim que atravessar o portão, você chegou na Floresta de Viridian. Seguindo pela esquerda, enfrente a Lass Joana (ela só tem um Rattata Lv.4). Continue seguindo e você encontrará uma árvore solitária. Aperte A como se estivesse falando com ela e você ganhará cinco Poké Balls. Siga pelo caminho para o Norte, onde um Bug Catcher (Weedle Lv.3) estará te esperando para mais uma batalha.

Após vencê-lo, continue reto na bifurcação e vire à direita quando o caminho acabar. Você verá uma Pokébola — que é como o jogo indica que aqueles são itens jogados no overworld que podem ser coletados. É um TinyMushroom, cuja utilidade é ser vendido no Mart para render uma grana extra. Volte pela bifurcação e você encontrará uma placa. Ao lado, há um Antidote. Siga pelo Sul e logo você estará de volta à entrada.



Siga pela direita e encontrará outro Bug Catcher (Caterpie Lv. 3). Antes de seguir o caminho pelo norte, entre no matinho a oeste. No centro dele, há três Razz Berries escondidas. Volte e siga em frente. Há uma nova bifurcação, mas ambas levarão para o mesmo caminho. Se optar por continuar reto, há apenas matinhos com Pokémon a serem capturados. Se optar pela direita, há um encontro com a Lass Brittany (Nidoran♀ Lv.  4).

Os caminhos se unem novamente em uma placa. Continue percorrendo e você verá uma nova bifurcação. Pela esquerda, você encontrará o Bug Catcher Doug (Kakuna Lv. 3). O caminho pela direita te levará para o norte e depois para o oeste. Logo na esquina, vá para trás da árvore e aperte A, onde você encontrará uma Potion. Continue até o caminho virar para o sul — é quando você encontra o caminho da esquerda da última bifurcação com o Doug.

Continue para o sul. O trajeto te levará para uma curva em U. Seguindo novamente para o norte, você encontrará a Lass Jocelyn (Pidgey Lv. 4). Continue serpenteando pelo caminho. Atravesse outra curva em U e siga mais uma vez pelo sul. Antes de virar, pegue a Lure numa pequena claraboia a sudeste. Volte, siga para a esquerda e, então, norte. Logo você encontrará seu último oponente no bosque: Bug Catcher Sammy (Metapod Lv. 3). Logo a frente dele está o portão para a cidade de Pewter.

Há vários Pokémon selvagem na floresta. Além do Pikachu — único lugar do jogo onde ele aparece para ser capturado — toda a linha evolutiva do Caterpie e do Weedle pode ser encontrada. A sugestão é capturar um Bellsprout (exclusivo LGE) ou um Oddish (exclusivo LGP), visto que um Pokémon do tipo Grass será obrigatório para prosseguir. Outro que pode servir também é o Bulbasaur. Há uma chance também de encontrá-lo no bosque. As probabilidades de um aparecer aleatoriamente aumentam caso você comece um combo de captura — isso vale para outras aparições especiais também.


Pewter City

Saia do portão, siga pelo caminho de terra que chega à direita e depois para frente. Você logo chegará na cidade. Seu rival aparecerá e chamará sua atenção. Além de te dar cinco Potions, ele irá sugerir que você enfrente o ginásio de Pewter — algo que sim, iremos fazer. Recupere seus Pokémon, siga para o norte e, depois, para o oeste. Fale com a moça, ela irá pedir que você olhe o Slowpoke dela por um momento. Aceite e, quando ela voltar, te dará uma Big Pearl como recompensa — elas podem ser vendidas para conseguir dinheiro, assim como os Mushrooms.



Do Slowpoke, siga para o sul, vire à direita e entre no ginásio. Lembra-se do Bellsprout, Oddish ou Bulbasaur que sugerimos? Então, o cara na porta irá pedir para ver um Pokémon de água ou grama como uma prova de que você conhece a mecânica do jogo de como alguns tipos têm vantagens sobre outros. Selecione um dos três que já citamos (são os únicos que se qualificam disponíveis até aqui) e você poderá seguir.

Há dois treinadores opcionais que podem ser evitados — Picknicker Amara (Geodude Lv. 7) e Camper Liam (Geodude Lv. 7), mas recomendamos que você desafie-os para ganhar experiência. Fale então com Brock para enfrentá-lo.

Gym Leader Brock Recompensa: $1920 + TM01 — Headbutt
Pokémon Nível Tipo Golpes
Geodude 11 Rock/Ground - Tackle
- Sand Attack
Onix 12 Rock/Ground -Headbutt
-Bind
-Rock Throw

Brock é especialista no tipo pedra. Caso seu Pikachu (LGP) ou Eevee (LBE) tenham chegado no nível 10, ambos já saberão Double Kick, que é um golpe do tipo Fighting, com vantagem sobre ambos os Pokémon de Brock. Por outro lado, se tiver achado o Bulbasaur, ele provavelmente já saberá o golpe Vine Whip, do tipo Grass, algo que um Bellsprout recém-capturado também deve poder usar. Oddish, por sua vez, ajuda na batalha com Absorb.

Derrotar Brock rende a você, além da insígnia (que fica registrada na tela de save apertando o menu), uma recompensa gorda em dinheiro e o TM01 – Headbutt. TMs (Technical Machines) são itens que podem ser usados para ensinar golpes aos Pokémon. Para utilizá-los, basta entrar em sua Bag, selecionar TM Case e selecionar o TM desejado. Eles podem ser usados infinitamente.

Saindo do Ginásio, você será abordado por Blue, o rival dos Pokémon Red/Blue/Yellow originais. Ele lhe dará cinco Great Balls, que têm um índice de captura melhor do que as Poké Balls tradicionais.

A partir daqui, não há mais nada a se fazer em Pewter. Caso queira explorar um pouco o universo do jogo, o prédio ao norte é o Pokémon Museum, mas não há nada para fazer lá por ora. Quando estiver pronto, com seus Pokémon recuperados, siga para o caminho ao leste, para a Route 3.

Route 3 & 4 — Rumo ao Mt. Moon

Passe pelo garoto e logo você se deparará com a Lass Janice (Oddish Lv. 6). Suba o morro. Você verá um indivíduo com três pontos dentro de um balãozinho sobre sua cabeça. Todos os que têm esse símbolo são os Coach Trainers, treinadores com Pokémon levemente mais fortes e que geralmente dão uma boa recompensa.

Coach Trainer Kareem Recompensa: $1100 + Revive
Pokémon Nível Tipo Golpes
Bulbasaur 11 Grass/Poison -Vine Whip
-Leech Seed
-Tackle

Siga para o leste, derrote o Youngster Calvin (Spearow Lv. 6). Desça o morro e pegue a Potion. Desça novamente e colete três Poké Balls escondidas embaixo do arbusto. Siga para o oeste e suba o morro. Você estará novamente na frente da Lass. Suba o morro, passe pelo Coach e siga ao leste do Youngster. Na curva para o sul você encontrará o Camper Victor (Nidoran♂ Lv. 7). Desça o morro e siga para o leste mais uma vez. Enfrente a Picnicker Robin (Nidoran♀ Lv. 7). Antes de subir o morro, pegue a Lure escondida sob o arbusto à direita. Acompanhe o caminho de terra para o leste e você enfrentará o Youngster Ben (Rattata Lv. 6) e o Bug Catcher Greg (Kakuna Lv. 5) na sequência, morro abaixo.



Continue para o leste, passe a placa e pegue um Revive no meio do mato. Suba o morro em direção ao norte — você entrará na Route 4 — até encontrar um Pokémon Center. Dentro dele, é possível comprar um Magikarp por $500. É uma boa ideia comprá-la desde já caso queira um Gyarados na equipe, visto que é um Pokémon que só pode ser encontrado após o Pikachu ou o Eevee aprenderem Sea Skim, o movimento secreto que faz com que eles possam surfar sobre as águas.

Antes de entrar na caverna ao leste, há uma Escape Rope escondida à esquerda do Pokémon Center. É possível enfrentar outro Coach Trainer um pouco ao sul, ainda na mesma rota — você passou por ele enquanto subia os morrinhos.

Coach Trainer Oberon Recompensa: $1300 + TM57 — Pay Day
Pokémon Nível Tipo Golpes
Meowth 13 Normal -Pay Day

Em tempo, há alguns Pokémon novos na Route 3. Além dos Rattatas e Spearows, é possível encontrar Sandshrew e Mankey (LGP) ou Ekans (LGE). Com paciência, é possível encontrar um Charmander como aparição especial, assim como o Bulbasaur na Viridian Forest.
Na parte 2 do detonado, desbravaremos os segredos do Mt. Moon, desafiaremos Misty, a líder do ginásio de Cerulean, conquistaremos a Nugget Bridge e daremos uma ajudinha a um antigo personagem icônico da série. Não deixe de conferir!
Revisão: Vinícius Fernandes
Pokémon Let's Go, Pikachu/Eevee! estão disponíveis na Loja Nintendo

É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google