Dicas e Truques

Pokémon Let’s Go Pikachu/Eevee! (Switch) Detonado — Parte 4: Batalha no Jardim Botânico

Desbrave a região de Kanto e descubra todos os seus segredos com a ajuda do nosso guia!


Se está acompanhando o nosso detonado passo a passo, a essa altura do campeonato, você certamente:

  • Conheceu e se afeiçoou ao seu rival, desbravou a floresta de Viridian e ganhou sua primeira insígnia ao derrotar Brock na primeira parte;
  • Explorou o Mt. Moon, desafiou e se saiu vitorioso em uma batalha pela segunda insígnia contra a líder Misty e conquistou a Nugget Bridge na segunda parte;
  • Fez uma visita ao S.S. Anne, aprendeu as técnicas secretar Chop Down e Light Up e desafiou o Tenente Surge pela terceira insígnia de ginásio na terceira parte.
Dessa forma, chegou a hora de atravessaremos o Rock Tunnel, darmos uma passadinha na assombrada Pokémon Tower e fazermos nosso quarto desafio de ginásio. Vamos lá?


Rotas 09 e 10 — Juntando forças com a Elite

Seguindo reto em direção ao oeste, você logo se deparará com a Picnicker Alicia (Eevee Lv. 21; Gloom Lv. 21). Pule os dois barrancos ao sul e pegue a Super Potion dando sopa. Em seguida, derrote o Hiker Jeremy (Onix Lv. 22). Seguindo para a sua direita, suba o morro e continue em direção ao leste. Suba o morro uma vez, passe pela placa e suba outro morro para depois virar em direção ao oeste.

No meio do matagal há um Ether e o Bug Catcher Conner (Paras Lv. 19) esperando para ser derrotado. Há também os Pokémon que podem ser capturados lá e em toda a rota:

Rattata Raticate Spearow Fearow Nidoran♀ Nidorina Nidoran♂ Nidorino Chansey
(aparição especial)

Desça o morro, passe de novo pela Picnicker e siga em direção ao leste novamente. Em vez de repetir nosso trajeto e seguir para o norte — quando passamos pela placa — siga reto e, dessa vez, desça a rampa e siga o caminho para a direita até o fim. Você encontrará o Hiker Alan (Geodude Lv. 22; Geodude Lv. 22; Geodude Lv. 22). Escondidas no chão do beco sem saída há algumas berries, fique apertando A enquanto anda até achá-las.

Volte o caminho todo e suba o morro e continue seguindo à direita. Faça a curva para o norte e enfrente o Camper Drew (Sandshrew Lv. 21; Raticate Lv. 21). Seguindo o caminho para o oeste, você enfrentará o Youngster Chris (Diglett Lv. 20; Fearow Lv. 20) e poderá encontrar cinco Poké Balls. Seguindo para o norte, há uma Super Potion. Na sequência, continue pelo leste e derrote o Black Belt (Mankey Lv. 23). Desça o morro. À sua esquerda está a Picnicker Caitlin (Goldeen Lv. 21; Pidgeotto Lv. 21) te esperando. Derrote-a e siga pela direita até entrar na Route 10. Você verá uma espécie de rio e um matagal. Os Pokémon aqui são os mesmos da rota anterior, mas com uma pequena adição:

Rattata Raticate Spearow Fearow Nidoran♀
Nidorina Nidoran♂ Nidorino Krabby Chansey (aparição especial)

Seguindo na Route 10, você encontrará uma Super Potion ao atravessar  os arbustos em direção ao leste. Pule o barranco e siga para o sul. Você caiu numa emboscada da Equipe Rocket! Por sorte, Lorelei, a especialista em Pokémon do tipo Ice aparece do nada para ajudá-lo nessa batalha. Enquanto você derrota um deles, ela lida com os outros dois:

Team Rocket Grunt Recompensa: $616
Pokémon Nível Tipo Golpes
Raticate 22 Normal -Super Fang
-Crunch

Após a batalha, recupere seus Pokémon no PokéCenter. Antes de entrar na caverna, derrote o Camper Vence (Eevee Lv. 22; Psyduck Lv. 22), pegue as cinco Poké Balls que estão no canto sudeste do mapa e as três Great Balls no nordeste. Além disso, derrote a Coach Trainer para obter o TM13 — Brick Break.

Coach Trainer Tasha Recompensa: $2600 + TM13 — Brick Break
Pokémon Nível Tipo Golpes
Poliwirl 25 Water -Brick Break
-Hypnosis
-Bubble Beam
Primeape 26 Fighting -Brick Break
-Fury Swipes

Caso esteja se sentindo preparado, entre na caverna.



Além da escuridão do Rock Tunnel

Assim que você entrar, logo será questionado se quer utilizar o Light Up. Escolha “Yes” e o túnel ficará iluminado. A questão envolvendo o Rock Tunnel não é nem pela dificuldade em encontrar a saída, visto que ele é bem linear, se comparado a outras cavernas do jogo como aquelas que nosso futuro nos aguarda: Seafoam Islands ou a Victory Road. Entretanto, ela é bem chatinha pelo seu formato serpenteante e pela sequência cansativa de treinadores que enfrentamos pelo caminho.

Pois bem, assim que se situar na caverna, siga para a sua extrema direita. Há um Repel no beco sem saída. Volte e passe pelo Poké Maniac Ashton (Slowpoke Lv. 23). Faça a curva para o leste, vire para o norte e desça as escadas. Você chegará numa área bem aberta. Siga para o sul e depois para o oeste. Derrote o Poké Maniac Winston (Kangaskhan). Aqui o caminho se bifurca. Continue para o oeste e pegue o Revive. Volte e siga pelo caminho sinuoso para o norte. Enfrente o Black Belt Dudley (Onix Lv. 24). Pegue o Dire Hit e continue pelo trajeto, quando ele se dividirá novamente.



Aqui, ambos os caminhos levarão ao mesmo lugar. Se você pegar o da esquerda, enfrentará o Hiker Allen (Geodude Lv. 23; Graveler Lv. 23; Onix Lv. 23). Se optar por seguir em frente, poderá batalhar contra o Black Belt Eric (Mankey Lv. 24; Poliwhirl Lv. 24). Na sequência, suba as escadas.

Pegue as três Great Balls e derrote o Camper Lenny (Growlithe Lv. 22). No caminho para o sul que se bifurca, pegue o da esquerda. Logo antes da curva, você se deparará com o Hiker Oliver (Onix Lv. 23; Sandslash Lv. 23). Seguindo para o extremo leste, há uma Escape Rope. Na sequência, derrote o Hiker Claus (Machop Lv. 23; Rhyhorn Lv. 23) e desça a escadaria.

Chegando no novo andar, siga para o oeste e suba para o norte na bifurcação. Derrote o Poké Maniac Cooper (Ivysaur Lv. 23) e pegue o Full Heal logo além dele. Volte e siga para o sul. Vire à esquerda e enfrente a Ace Trainer Sofia (Vulpix Lv. 24; Kadabra Lv. 25). O caminho se abre novamente, então vá para o sul, enfrente o Ace Trainer Charlie (Diglett Lv. 24; Flareon Lv. 25) virando a curva e pegue o Stardust no beco — serve para ser vendido. Volte e pegue o caminho do norte. Dê um jeito no Black Belt Steve (Machop Lv. 24; Machop Lv. 24). Mais uma vez, adivinhe: o caminho se bifurca. Para o sul, há uma Super Potion. Para o norte, uma escadaria. Suba-a.



No nosso último andar, você logo se deparará com o NPC que te dá Poké Balls caso esteja sem. Siga pelo sul e derrote a Picnicker Leah (Nidorina Lv. 22) e o Camper Leroy (Nidorino Lv. 22). Pegue a Super Potion, faça a curva e siga para o norte para achar outro Stardust em uma área mais aberta. Siga pelo caminho para o oeste e derrote a Picnicker Dana (Meowth Lv. 22; Vulpix Lv. 22). Continue para o oeste e você verá uma Pearl no beco à esquerda, no fim do caminho. Antes de seguir ao sul da placa e sair da caverna para ver a luz do dia novamente, verifique se ainda há algum Pokémon faltando para ser capturado no local.

Geodude Graveler Zubat Golbat Machop
Onix Cubone Rhyhorn Kangaskhan Charmander
(aparição especial)

Na saída, há dois caminhos possíveis. Pelo da direita, você passará pela placa e verá umas flores próximas a uma árvore. Aperte A por lá e você pegará algumas Berries. Siga para o sul e derrote a Picnicker Carol (Pikachu Lv. 24; Pidgeotto Lv. 24) e o Camper Trent (Krabby Lv. 24; Sandslash Lv. 24). Pelo da esquerda em direção ao sudoeste, você enfrentará o Hiker Clark (Geodude Lv. 25; Graveler Lv. 25) e o Poke Maniac Damian (Charmeleon Lv. 25), além de pegar três Great Balls.

Siga para o sul e você chegará em Lavender Town.

Síndrome de Lavender Town

Assim que você colocar o pé na cidade, logo verá um Cubone correndo para dentro da Pokémon Tower com o rival em seu encalço. Recupere seus Pokémon no Pokémon Center — eles devem estar precisando — e entre na torre.

No saguão, fale com a senhora sentada no sofá para ganhar mais uma roupa, a Formal Set. Em seguida, suba a escadaria na ala oeste. Se você seguir para o sudoeste do mapa, poderá pegar um Elixir, mas nosso objetivo aqui é nos encontrarmos com o rival para mais uma batalha:

Rival (Let’s Go Pikachu) Recompensa: $2240
Pokémon Nível Tipo Golpes
Pidgeotto 27 Normal/Flying -Quick Attack
-Sand Attack
-Wing Attack
Gloom 27 Grass/Poison -Razor Leaf
-Acid
-Sleep Powder
Jolteon 28 Electric -Thunder Shock
-Quick Attack
-Pin Missile
Rival (Let’s Go Eevee) Recompensa: $2240
Pokémon Nível Tipo Golpes
Pidgeotto 27 Normal/Flying -Quick Attack
-Sand Attack
-Wing Attack
Gloom 27 Grass/Poison -Razor Leaf
-Acid
-Sleep Powder
Raichu 28 Electric -Thunder Shock
-Quick Attack
-Pin Missile

Depois de derrotá-lo — cuidado, ele terá uma Super Potion na manga no caso do HP de um dos Pokémon dele ficar baixo — siga para o oeste e pegue o X Attack. Lá também tem uma Coach Trainer esperando um desafio:

Coach Trainer Holly Recompensa: $2800 + 5 Pikachu/Eevee Candy
Pokémon Nível Tipo Golpes
Geodude 28 Rock/Ground -Rock Slide

Quando conseguir sua recompensa, suba as escadas e assista à cutscene. Por enquanto, você não consegue dar cabo dos fantasmas. O melhor a se fazer, então, é resolver esse problema com o Cubone em outra hora. Desça a escadaria e saia do prédio. Em direção ao oeste, saindo de Lavender, você verá a Team Rocket, mas não precisará lutar contra eles por ora. Continue em direção à Route 8.



O melhor a se fazer aqui é seguir o caminho de terra. No trajeto, você enfrentará a Beauty Aubrey (Clefairy Lv. 26), o Gamer Rich (Seaking Lv. 26) logo em seguida na curva e o Super Nerd Aidan (Koffing Lv. 27). Na próxima curva em direção ao sul, pegue o X Speed. Continue pelo caminho de terra e derrote o Gamer Stan (Rhyhorn Lv. 35) — o nível dele é alto, mas é praticamente inofensivo por saber apenas o Horn Drill, golpe que até pode nocautear instantaneamente o oponente, mas conta com um baixo índice de acerto.

Seguindo para o leste, verá duas Lass: Megan (Pikachu Lv. 25) e Andrea (Meowth Lv. 25; Meowth Lv. 25; Meowth Lv. 25). Na sequência, pode derrotar o Super Nerd Leslie (Magnemite Lv. 27). Antes de entrar na casinha que dá acesso a outro túnel subterrâneo (Underground Path), siga pelo caminho à direita e desça o morro, parando para pegar o Big Mushroom. Ao sair da área cercada, você será desafiado pelo Rocker Glenn (Jolteon Lv. 27).

Em tempo, você pode também explorar a área central, protegida por um arbusto — Chop Down nele! Lá você pode enfrentar a Ace Trainer Kyla (Kadabra Lv. 28; Machoke Lv. 29):

Rattata Raticate Pidgey Pidgeotto Jigglypuff Abra
Kadabra Growlithe
(LGP)
Arcanine
(LGP)
Vulpix
(LGE)
Ninetales
(LGE)
Chansey
(aparição especial)

Cuidado ao tentar perder tempo atrás de um Ninetales ou Arcanine, visto que é possível encontrar uma Fire Stone dando sopa nessa mesma área e você pode usá-la para evoluir o Vulpix e o Growlithe ali encontrados, além do fato de que pedras extras já estarão disponíveis para compra logo na próxima cidade. O mesmo vale para o Kadabra — o Abra evolui no nível 16 e os encontrados nessa rota já estão no nível 22. Compensa mais evoluir.

Quando já tiver feito tudo o que puder na Route 8, entre no Underground Path — o caminho para o leste que dá em Saffron também está bloqueado. No caminho você vai encontrar um X Accuracy e um X Defense. Saindo do outro lado, você estará na Route 7 — com exatamente os mesmos Pokémon da rota anterior.



Derrote a Ace Trainer Yvette (Raichu Lv. 28; Dugtrio Lv. 29; Seel Lv. 28) logo na saída à sua direita e suba os dois morrinhos em direção ao noroeste. Você verá um Coach Trainer.

Coach Trainer Alpesh Recompensa: $3000 + TM30 — Facade
Pokémon Nível Tipo Golpes
Farfetch’d 29 Normal/Flying -Facade
-Razor Leaf
-Feint
Wigglytuff 30 Normal/Fairy -Facade
-Sing

Derrotando-o, a recompensa é o TM30 — Facade, que causa dano dobrado e considerável caso o usuário esteja sob o efeito de envenenamento, paralisia ou queimado. Siga para o oeste e chegará na grandiosa Celadon City.


O Jardim Botânico de Celadon

O Pokémon Center é logo na entrada. Lá dentro, você pode falar com o homem no canto direito para ensinar o golpe Floaty Fall, do tipo Flying, para seu Pikachu ou, no caso do Eevee, os golpes Glitzy Glow, do tipo Psychic, e Baddy Bad, do tipo Dark. Há mais algumas coisas a serem feitas na cidade, mas nossa prioridade é o desafio de ginásio.

Saindo do PokéCenter, siga a oeste e vire para o sul logo na primeira curva. Vire novamente à esquerda e mais uma vez ao sul do laguinho. Siga pela rua e vire à esquerda. Você logo verá um arbusto no final da cerca viva à qual você está alinhado. Corte-o e prossiga pelo caminho gramado que se abriu em direção a oeste. Você logo chegará ao ginásio.


A garota na entrada pedirá para ver um Pokémon bonitinho — escolha o seu mascote com o qual você começou sua jornada. Na sequência, não há muito segredo, é um caminho bem linear. Siga em frente e vire à direita. Enfrente a Lass Kay (Oddish Lv. 28). Siga ao sul e você chegará num beco com os caminhos obstruídos por dois arbustos. Corte o do norte e siga pelo caminho. Vire à direita e enfrente a Beauty Mai (Exeggcute Lv. 29) no fim do corredor. Volte por onde veio e siga pelo caminho à esquerda.

Na curva para a direita, derrote a Picnicker Tina (Gloom Lv. 29). Siga para o sul e vire para o leste. A Beauty Tamia estará pronta para uma batalha (Oddish Lv. 29; Weepinbell Lv. 29). Pegue o caminho para o norte e novamente você se deparará com dois arbustos. O da direita te levará para a saída, mas não é isso o que queremos. Portanto, corte o da esquerda e siga.

Você passará por um longo corredor por detrás da líder e, ao fim, se deparará com a Beauty Lori (Gloom Lv. 29). Siga para o sul, vire para a direita, faça a curva novamente para baixo e então, esquerda. Sua próxima oponente é a Ace Trainer Mary (Weepinbell Lv. 31; Tangela Lv. 32). Vá para cima e, logo depois, vire à esquerda. Verá a Lass Lina (Bellsprout Lv. 28; Bellsprout Lv. 28; Bellsprout Lv. 28) esperando solitária em um beco.



Ao sul de onde ela se encontra existe uma bifurcação com ambos os caminhos bloqueados por arbustos, mas nada que nosso Chop Down não resolva. Vá pelo trajeto da direita e faça a curva. Mais uma bifurcação. Dessa vez, pegue o caminho da direita. Siga para o norte, faça a curva para o oeste e logo você se verá na clareira onde a líder Erika se encontra.


Gym Leader ErikaRecompensa: $5440 + TM53 — Mega Drain
PokémonNívelTipoGolpes
Tangela33Grass/Poison-Mega Drain
-Sleep Powder
-Bind
Weepinbell33Grass/Poison-Mega Drain
-Poison Jab
Vileplume34Grass/Poison-Mega Drain
-Moonblast

Erika é provavelmente uma das líderes mais fáceis de se lidar até o momento. Contra ela são eficazes golpes do tipo fire — além do Charmander que já evoluiu pelo menos para Charmeleon, se já não está em sua forma final, Charizard, você pode usar o Ninetales ou um Arcanine capturados mais cedo. Ataques voadores também são eficazes, caso tenha um Fearow com Peck ou um Pidgeotto com Wing Attack ou Air Slash (caso tenha segurado um Pidgey até o nível 27).

Além disso, há também o fato de a maioria dos Pokémon do tipo Grass da primeira geração serem também do tipo Poison, tornando-os suscetíveis a golpes psíquicos. Um Kadabra, Hypno ou Mr. Mime fazem estrago aqui. Os iniciais também dão conta do recado aqui, com o Floaty Fall voador no caso do Pikachu ou com o Eevee que saiba tanto o Sizzly Slide de fogo quanto o recém-aprendido Glitzy Glow.

A líder derrotada nos rende, além da Rainbow Badge, o TM53, que contém Mega Drain, um dos melhores golpes do tipo Grass do jogo. Saindo do ginásio, volte para o Pokémon Center e siga pelo caminho à esquerda dele até encontrar Brock na frente de um prédio. Ele te dará o Tea (chá), que será nosso passe para a cidade de Saffron (finalmente) mais à frente na nossa jornada. Você também receberá Pewter Crunchies, que têm a mesma função de Full Heal. Entre no Celadon Condominiums e suba até o terceiro andar. Se apertar A na frente do filtro d’água à direita, achará um Fresh Water. Se continuar subindo até o terraço, encontrará três Health Candy.



Desça tudo, volte para o Pokémon Center e pegue o caminho da direita em direção ao norte. Você fará uma curva e chegará numa bifurcação. O caminho para o leste te levará a um Nugget. No do oeste, você logo encontrará um caminho de terra para o sul. Antes de seguir por ele, vá até o final do corredor para pegar o Rare Candy. Volte e siga pela estradinha que te levará para a porta dos fundos de um prédio. Suba todo o caminho até o terraço e lá você encontrará o TM44 — Play Rough.

Volte até a cidade. Outro ponto de interesse aqui é o Celadon Department Store, que vende uma série de utilidades, como pedras evolutivas, TMs, roupas e acessórios. Suba até o terraço e, na máquina de vendas, compre uma Soda Pop e uma Lemonade. Fale com a garota à esquerda — ela está com sede. Dê a ela as duas bebidas que você acabou de comprar, mais a Fresh Water que você pegou mais cedo, se não tiver usado (se houve necessidade, compre uma nova). Ela te dará em troca o TM06 — Light Screen, TM07 — Protect e o TM09 — Reflect.


Saia de lá e volte para o PokéCenter. Ao sair, pegue o sentido oeste, vire para o sul novamente como se estivesse indo para o ginásio, mas logo vire para a esquerda e entre no prédio colorido. Esse é o Celadon Game Corner, a próxima dungeon da nossa aventura.
Na próxima parte do Detonado, faremos uma pequena bagunça no quartel-general da Equipe Rocket e voltaremos à Lavender para explorarmos a Pokémon Tower com maior propriedade. Até lá!
Revisão: Vinícius Fernandes.
Pokémon Let's Go, Pikachu/Eevee! estão disponíveis na Loja Nintendo.

É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google