5 indies que merecem crossovers com franquias da Nintendo

Seguindo o anúncio de Cadence of Hyrule, um crossover entre Zelda e Crypt of the Necrodancer, veja uma lista de alguns indies que poderiam entrar nessa onda


Em março deste ano, em uma das edições do Nindies Showcase, foi anunciado um crossover entre a franquia de The Legend of Zelda e o jogo Crypt of the Necrodancer, chamado Cadence of Hyrule. É uma ótima novidade ver uma parceria entre jogos indies e da Big N, e nós da Nintendo Blast esperamos que Cadence of Hyrule abra as portas para mais crossovers!


Pensando nisso, reunimos alguns indies que também mereciam algum crossover.

Stardew Valley (Switch, PC, PS4, Xbox One, Mobile)


É muito difícil que em 2019 alguém não tenha ouvido falar de Stardew Valley, um indie de grande sucesso que virou padrão e inspiração para vários outros dentro do seu gênero.

Entre os seus vários elementos únicos e criativos, chamo a atenção aos bundles do Community Center. Lá os jogadores devem entregar diversos itens de diferentes fontes e, ao fazer isso, ganham grandes recompensas. Essa mecânica acaba incentivando a exploração no mapa do jogo. Seria muito interessante um update menor com vários itens de Mario para a coleta, como os cogumelos, flores de fogo e gelo, etc.

Mas, se formos um pouco mais gananciosos, com um update maior, ou até mesmo uma DLC, seria muito interessante adicionar uma nova área ao jogo: o Reino dos Cogumelos, com novos NPCs, uma caverna com Goombas, novas receitas, sementes, enfim, o céu é o limite.

Particularmente, eu acho que seria muito interessante ter uma experiência de farming no estilo casual e envolvente de Stardew Valley situada no universo de Mario, e esse crossover seria uma grande oportunidade para concretizar isso.

Overcooked! 2 (Switch, PC, PS4, Xbox One)


Um dos melhores games no Switch para ao mesmo tempo se divertir com amigos e questionar os fundamentos do seu casamento é Overcooked! 2. Além do jogo base, existem algumas DLCs muito interessantes, todas tematicamente bem distintas e, já que os chefs literalmente visitaram outros planetas, a terra de Kirby não seria algo tão impossível!

Pensa só, você está lá com os seus amigos preparando um macarrão com molho de Maxim Tomato. Com a massa cozida e o molho pronto, você monta o prato e o deixa em uma mesa: segundos depois, a bolota rosa suga e o come sem deixar restos!

Enquanto isso está acontecendo, é claro, vários inimigos típicos da franquia podem atazanar os chefs. Acho que, tematicamente, a presença do Kirby permitiria a exploração dessa mecânica de entrega dos pedidos, podendo influenciar no que está acontecendo na cozinha, entre outras infinitas possibilidades.

Battle Chef Brigade (Switch, PC, PS4)


Outro jogo tematizado ao redor da cozinha é Battle Chef Brigade, mas sem a dependência de seus amigos tontos, aqui o que conta é a sua habilidade de gerenciar bem o tempo, caçar monstros e resolver os puzzles à la match 3. Há muita criatividade por trás desse game assim como uma execução impecável.

Tendo isso em mente, acho que a conexão com The Legend of Zelda: Breath of the Wild é óbvia. Aqui haveria um grande potencial para a criação de um jogo completamente novo, situado em Hyrule, com personagens originais ou que já apareceram em Breath of the Wild, contendo inúmeras referências às receitas já canonizadas, mas com liberdade criativa para expandir esses limites. Já há uma grande variedade de inimigos, áreas e materiais, acredito que seria um dos crossovers mais naturais.

Terraria (Wii U, 3DS, PC, PS4, PS3, PSVita, Xbox One, Xbox 360, Mobile)


Terraria é um dos indies mais populares de todos os tempos, mantendo uma fanbase ativa até hoje, anos depois do seu lançamento, através de updates que adicionaram muitas coisas novas. Sério, é coisa pra caramba, mesmo sem mods. Além de referências menores, como equipamentos cosméticos do Link, Terraria já teve updates com crossovers significativos, como foi o caso de Dungeon Defenders 2.

Fazendo uma conexão com o (atual) último chefão, o Moon Lord, parece que as próximas aventuras seriam no espaço ou em outros planetas. Logo, um crossover com Metroid seria muito interessante! Além de inimigos e chefões desse universo, o design geral da nova área seria muito bem situado, assim como diferentes armas e equipamentos.

Ah, e só pra lembrar: a data prevista de lançamento para Terraria no Switch é ainda em 2019!

Moonlighter (Switch, PC, PS4, Xbox One)


Por fim, gostaria de mencionar um indie bem recente e que foi muito elogiado pela crítica: Moonlighter. Nessa aventura híbrida entre ser um aventureiro-mercador, o jogador passará o seu tempo derrotando monstros, coletando seus valiosos loots, vendendo a maioria deles, mas usando alguns para melhorar os seus equipamentos.

O loop do gameplay é muito bem feito, com uma progressão natural entre as quatro dungeons. Porém, para o potencial desse jogo, infelizmente sinto que a experiência é curta, mesmo com os updates já lançados. Considerando isso e o estrondoso sucesso de Moonlighter, há várias possíveis expansões a essa fórmula.

O universo de Zelda apresenta muitas possibilidades nesse sentido, ainda mais sabendo que o indie apresenta claras inspirações de alguns títulos da franquia. Mas, além de Zelda, acredito que haveria muito potencial em um crossover com Xenoblade Chronicles, pois nesse JRPG, além de uma ambientação incrível, há um foco considerável na coleta de loot, principalmente no segundo jogo em que existem mecânicas envolvendo os diversos shops.

E você, caro leitor, pensou em algum possível crossover? Faça a sua aposta aí nos comentários!

Revisão: André Carvalho

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google