Perfil

Ice Climbers: os esquimós Popo e Nana

Apesar de pequenos e fofos, não se enganem: enfrentá-los pode ser uma fria!



A dupla de esquimós Popo e Nana, mais conhecida como Ice Climbers, surgiu em 1985 no jogo Ice Climber, para NES. Posteriormente, apareceram em Super Smash Bros. Melee (GC), e desde então marcam presença nos demais jogos da aclamada série de luta, com exceção da versão para Wii U e 3DS. Seja em qual game for, os Ice Climbers sempre estão preparados (e agasalhados) para enfrentar o perigo e superar qualquer obstáculo!

Popo e Nana

Para facilitar a diferenciação entre os personagens, já que eles são bem parecidos fisicamente, os desenvolvedores do jogo original optaram por manter a roupa de Popo (o menino) azul, e a de Nana (a menina) rosa. O motivo das cores utilizadas é claro: como se trata de um jogo do século passado, tais tonalidades eram atribuídas ao gênero de cada personagem.



Após o lançamento do jogo para NES, a dupla só retornou 16 anos depois, para estrear como lutadores na série Super Smash Bros. Para isso, seria necessário um redesign do visual dos personagens. Então, eles ganharam modelos tridimensionais e novas habilidades, tal como viria a acontecer com o anjo Pit na versão seguinte de Smash, para Wii.

Além disso, eles foram ganhando visuais alternativos conforme novos jogos da franquia foram sendo lançados, com sete trajes diferentes no game mais recente: Super Smash Bros. Ultimate (Switch). Uma curiosidade interessante é que, dependendo da skin selecionada, Nana é quem assume a liderança da dupla.


Um é pouco, dois é perfeito!

No game Ice Climber, Popo é controlável pelo primeiro jogador. Caso o modo para dois jogadores seja selecionado, a outra pessoa controla Nana. O objetivo deles aqui é escalar várias montanhas cobertas de gelo para recuperar os vegetais roubados por um condor gigante. Para isso, é necessário quebrar  blocos para abrir caminho e encarar alguns animais que atrapalham a jornada.



A jogabilidade de ambos é idêntica: os esquimós conseguem se movimentar em plataformas 2D, pular e usar um ataque de martelo. Um detalhe inusitado é que os inimigos não são derrotados quando os Ice Climbers pulam neles. Subvertendo a lógica tão consagrada pelo Mario, quem perde a vida é o próprio jogador.

Já na série Super Smash Bros., o kit de habilidades da dupla é bem maior, pois além dos ataques básicos com o martelo, Popo e Nana possuem os seguintes ataques especiais:
  • Ice Shot: Cada personagem cria um pedaço de gelo e o golpeia com o martelo. Os projéteis deslizam pelo chão e rebatem nas paredes.
  • Squall Hammer: Popo e Nana giram por alguns instantes com seus martelos.
  • Belay: O Ice Climber principal (depende da seleção do jogador) joga uma corda para cima com seu parceiro, que em seguida repete o processo. Esse movimento não causa dano aos oponentes, mas é uma ótima forma de voltar para a arena ou atingir grandes alturas.
  • Blizzard: Popo e Nana sopram uma enxurrada de gelo que pode congelar os inimigos.
  • Iceberg: Esse é o Final Smash, ou seja, a habilidade mais poderosa da dupla. Quando habilitam o uso desse ataque, os Ice Climbers podem fazer com que um iceberg enorme surja no meio da arena, causando dano e congelando os oponentes. 

Mais que amigos?

Infelizmente, os Ice Climbers não fazem aparições em outros jogos além dos mencionados, sendo conhecidos principalmente por seu dinamismo em dupla nas arenas. Sobre a relação entre eles, não há registros que confirmem se Popo e Nana são irmãos, um par romântico ou apenas amigos.

Portanto, o que resta fazer é interpretar o comportamento dos personagens e criar hipóteses sobre esse relacionamento. E, para os fãs da dupla, torcer por uma nova sequência do clássico para NES.

Revisão: Davi Sousa

Estudante de publicidade que saiu do interior de Goiás para viver na cidade grande. Apaixonado por jogos, musicais e animações, passa bastante tempo no Twitter comentando sobre esses assuntos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google