Pokémon Blast

Pokémon Black/White (DS): O líder de ginásio mais forte de Unova - Parte I

Quebrando todos os padrões estabelecidos nas gerações anteriores, temos 10 líderes de ginásio. Quem será o vencedor dessa competição?



Isso mesmo, vocês não leram errado, a região de Unova possui 10 líderes de ginásio - 11 se contarmos com a Iris (e 14 com Black e White 2) - entretanto, veremos isso mais para frente. Só com isso já podemos prever que essa disputa será bem diferente em relação a Kanto, Johto, Hoenn e Sinnoh. A quinta geração dos monstrinhos de bolso mais famosos do planeta Terra foi inovadora ao ter apenas os Pokémon dessa região disponíveis para capturarmos até vencermos a Elite Four. Com isso, o foco era total nessa geração, que buscava novos ares, além de começar novas tendências que estão presentes até os dias de hoje. 

Claro, não podemos deixar de mencionar que os líderes são fundamentais na história, que é considerada por muitos como a melhor de todas. Pokémon Platinum que me perdoe, sempre terá um lugar guardado em meu coração. Só que não tem como comparar com essa obra de arte que foi a quinta geração. Isso se reflete inclusive nas equipes dos líderes, que estão mais ferozes do que nunca e estão prontas para nos empolgar com batalhas incríveis. Que tal conferirmos então quem é o líder de ginásio mais forte de Unova? Boa leitura a todos!

Critérios

Por conta da complexidade que a região de Unova apresenta neste quesito, tivemos que mudar um pouco os critérios levados em consideração para a montagem do ranking. Mas calma, pessoal, não foi nada muito alarmante e com certeza irá balancear melhor essa disputa. São eles:
  •  [Alerta de Spoiler] Por conta da regra acima, a líder de ginásio Iris não será considerada, pois ela se torna a campeã em Black e White 2, não participando do torneio dos líderes;
  • Como o ginásio da cidade de Striaton possui três líderes, iremos considerar Cilan, Chili e Cress como competidores, afinal não estamos considerando um Pokémon Inicial para a disputa, logo, os três entraram para o ranking;
  • Em relação à equipe da líder Lenora, iremos considerar a Clefable como um Pokémon do tipo NORMAL, pois nessas versões ainda não existia o tipo FAIRY;
  • As Abilities consideradas serão as que os Pokémon possuem enquanto estiverem no time do líder de ginásio;
  • Mega Evoluções estão descartadas, afinal, não existiam na quinta geração e nem todo líder possui um Pokémon capaz de Mega Evoluir;
  • Os stats de cada Pokémon serão calculados com 31 pontos de IV e no nível 50, sem acréscimos de Effort Points e com a Nature neutra;
  • O moveset de cada Pokémon será o mesmo do utilizado pelos líderes no torneio, logo, não teremos todas as opções do movepool;

Apresentando os desafiantes líderes

Como essa matéria tem uma carga maior de conteúdo do que as demais, iremos poupá-los das apresentações superficiais e passaremos direto para cada líder de ginásio.

Cilan

Equipe: Simisage, Ferrothorn, Maractus, Jumpluff, Whimsicott e Lilligant

O primeiro líder da região de Unova que temos contato é o Cilan. Seu jeito educado acompanha a graciosidade dos Pokémon do tipo GRASS. Contudo, isso não ocorre com esta equipe especificamente. Um dos melhores Pokémon dessa geração, Ferrothorn, está presente e mesmo o tipo GRASS tendo um retrospecto negativo, parece que finalmente há uma chance. A conta é simples: ganha do Ferrothorn? Não, então já era. Este Pokémon é simplesmente incrível e nem mesmo o fato de ter fraqueza x4 para o tipo FIRE diminui o seu brilho.

O restante da equipe? É... Poderia ser melhor. Mas, não pensem que ela não é forte. Com golpes interessantes como Quiver Dance na Lilligant, o curso da batalha pode ser mudado rapidamente e, com isso, podemos ver o Cilan vencendo alguns confrontos, inclusive em desvantagem. Falando em rapidamente, a presença de Tailwind faz com que sua equipe fique mais rápida por quatro turnos, podendo causar um belo estrago com o Whimsicott e, acreditem, com o Simisage.

Chili

Equipe: Simisear, Heatmor, Darmanitan, Arcanine, Camerupt e Magmortar

Ardente como a pimenta que inspirou seu nome, Chili e sua equipe podem ser subestimados por terem a "síndrome do monotipo" que afligem os líderes do tipo FIRE. Com tantos Pokémon que poderiam ser usados e, melhor, tendo dois tipos para aumentar a cobertura, há somente o Camerupt com essa característica que, infelizmente, não é o melhor Pokémon de sua equipe.

O ponto máximo é na verdade o Darmanitan, famoso por ser um canhão de vidro, ou seja, se nocautear, beleza, mas se não, com certeza será nocauteado. Isso porque suas defesas são baixas e sua principal ferramenta de dano causa estragos nele mesmo. Sim, estamos falando de Flare Blitz. Sua habilidade, Sheer Force, aumenta em 30% o dano causado por golpes que possuem um efeito secundário. Como Flare Blitz tem 10% de deixar o alvo BURN, este efeito é cancelado e o golpe passa de 120 para 156 de poder base, que somado ao STAB chega a 234 pontos de base. 

Ah, estava quase esquecendo do Fire Gem, que aumenta (como se precisasse) o dano do primeiro golpe desse tipo em 50%. É MUITO dano. Em outras palavras, todos os Pokémon que não são resistentes ao tipo FIRE que tiverem altas bases de Defense e HP, serão dizimados por sua pura força (que inclusive é a tradução livre de sua habilidade).

Cress

Equipe: Simipour, Golduck, Floatzel, Azumarill, Slowking e Basculin

Embora seja especialista no tipo WATER, um dos melhores dentre os 17 presentes, Cress e sua equipe não causam o impacto que deveriam, levando com consideração os stats e os golpes que seus Pokémon possuem. A famosa cobertura de dano se aplica aqui, uma vez que golpes como Ice Beam, Crunch, Psychic e Brick Break são capazes de aplicar dano neutro em todos os demais líderes e, com isso, o dano é consistente e confiável.

O diferencial de sua equipe é sem dúvidas Floatzel, que além possuir uma Speed invejável, pode aumentar suas capacidades físicas com Bulk Up e é uma das armas que Cress pode utilizar muito bem, especialmente contra os temidos dragões. Outro Pokémon que ajuda nesse quesito é o Golduck, só que de forma inversa: ao invés de combate físico, o pato azul aposta em combinação de longa distância e, com o auxílio de Calm Mind, seu Special Attack e Special Defense são aumentados, garantindo assim mais dano e resistência de golpes que abusam dessa defesa especificamente. 

Porém, a falta de um “carregador de piano” interfere demais no desempenho da equipe, que mesmo tendo uma cobertura invejável, não consegue aproveitar ao máximo, pois seus demais membros ou são lentos ou não possuem os golpes necessários para ganhar.

Lenora

Equipe: Watchog, Audino, Clefable, Kangaskhan, Sawsbuck, Dunsparce

Ah se o Dunsparce tivesse Headbutt... Ao olharmos para a equipe da Lenora, temos praticamente a mesma sensação de quando a Whitney estava nessa posição. Pokémon como Snorlax, Tauros, Slaking e até mesmo Exploud poderiam estar nesse time tranquilamente. Em vez disso foram escolhidos os Pokémon da quinta geração e que falham miseravelmente.

Para quem não entendeu o começo, o Dunsparce possui a habilidade Serene Grace, que dobra as chances do efeito secundário do golpe ocorrer. Seu moveset conta com Glare, que deixa o alvo paralisado, reduzindo sua Speed em 75% e ainda há mais 25% de chance de não poder atacar, por ficar totalmente paralisado. O golpe Coil aumenta seu Attack, Defense e Accuracy em um nível, sendo que sua Berry aumenta a Special Defense quando estiver com 33% de HP ou menos. Falando nisso, ele também tem Roost, que recupera 50% de seu HP total. 

O ponto fraco disso tudo fica em Rock Slide. Mesmo aproveitando dos 60% de chance de causar flinch (não se esqueçam dos outros 25% por estar paralisado), esse golpe não recebe STAB. Caso fosse Headbutt, um Pokémon NORMAL utilizando um golpe desse tipo renderia 50% a mais de dano e, consequentemente, as chances de vitória seriam maiores. É realmente uma pena que essa combinação seja magnífica no papel mas não tão boa na prática.

Burgh

Equipe: Leavanny, Vespiquen, Crustle, Escavalier, Accelgor e Durant

Inicialmente, a equipe de Burgh não desperta muito interesse e nem aparenta ser destrutiva como algumas que já vimos. E é aí que mora o perigo. Dois de seus Pokémon podem acabar com times inteiros sem ao menos "suarem". Estamos falando de Crustle e Durant. O caranguejo de pedra possui um dos melhores golpes de aumento de stats que o jogo pode nos dar, Shell Smash. Com ele, seu Attack, Special Attack e Speed são dobrados, enquanto suas defesas são cortadas pela metade. Por conta desse golpe, Pokémon como Cloyster e o próprio Crustle se tornaram máquinas devastadoras.

Por natureza, os Pokémon do tipo BUG é a ofensiva, e se somarmos essa característica natural com um aumento significativo em poder bruto, as chances de vencer um confronto são grandes. E não pensem que a redução de defesas é um problema para o Crustle: mesmo reduzida, sua Defense base é alta e sua Special Defense naturalmente já é muito baixa, portanto, não faz tanta diferença. Ainda, seu tipo secundário é ROCK, ou seja, sua cobertura de dano neutra é excepcional com seus dois golpes de STAB, causando toneladas de dano.

Se tudo isso falhar, ainda tem salvação. A formiga metálica de Unova é muito assustadora quando consegue expor todo o seu potencial. Sua habilidade, Hustle, aumenta o dano de golpes físicos em troca de perda de precisão. Porém, essa falha pode ser remediada com Hone Claws, que, olhem só, aumenta tanto o Attack como a Accuracy (precisão). É a combinação perfeita para o caos! Contudo, percebam que o restante da equipe é lenta (tirando o Accelgor) e frágil. No mais, seu time não funciona sem que haja um turno para que seus principais Pokémon possam acumular atributos para vencer e, com isso, seu desempenho poderia ser muito melhor se não fosse por esse pequeno ponto negativo.

Elesa

Equipe: Zebstrika, Ampharos, Galvantula, Emolga, Eelektross e Stunfisk

Considerada uma das líderes mais fortes de todos os tempos, a Elesa poderia ter um desempenho melhor se utilizasse Pokémon do tipo ELECTRIC de outras gerações e que com certeza se sairiam melhor do que os que foram selecionados para compor seu time. 

Embora sejam conhecidos por sua alta velocidade, os membros da equipe da Elesa são lentos e ainda que a Zebstrika, Emolga e até certo ponto a Galvantula tenham a Speed acima da média, os demais ficam para trás e não são defensivos o bastante para aguentar ataques repetidos, sem contar a falta de resistência que esse time possui. 

No geral, o dano causado é bom, até porque dos 10 tipos presentes, há apenas 2 com resistência e um com imunidade, ou seja, 70% dos líderes de Unova são suscetíveis ao seu principal STAB.

Clay

Equipe: Excadrill, Claydol, Krookodile, Seismitoad, Mamoswine e Golurk

O tipo GROUND é conhecido por ter um dos golpes mais utilizados e de melhor cobertura no jogo, Earthquake. Não sabe o que colocar no seu monstrinho? Pode apostar que esse golpe irá se encaixar, proporcionando um dano consistente na maioria dos tipos. Na quinta geração, que ficou conhecida por suas equipes baseadas em climas, ou “Weather War” (Guerra dos Climas), e uma dessas equipes era a de Sandstorm. Nela, os Pokémon do tipo GROUND, ROCK e STEEL não sofriam o dano passivo e alguns Pokémon tiravam proveito dessa condição para ter mais evasiva ou causar mais dano.

Contudo, aquele que mais destacou foi o Excadrill e sua habilidade especial, Sand Rush. Com ela, a Speed da toupeira é dobrada enquanto o efeito da Sandstorm estivesse ativo. E não era só isso: com acesso à Swords Dance e uma combinação de tipos que forçava muitas trocas, o Excadrill consegue aumentar seu Attack e acabar com equipes inteiras. 

Infelizmente, esse potencial não se reflete na equipe do Clay, que mesmo com o Excadrill, não consegue “desenrolar”. Ainda que o golpe Sandstorm esteja presente, dura apenas 5 turnos. É certo que Krookodile e Mamoswine são monstros, porém sem Moxie, o crocodilo de óculos intimida, mas nem tanto, e o mamute não tem um golpe do tipo ICE potente que justifique o Ice Gem. Logo, não é um recurso que o Clay pode usar em seu potencial total.

Skyla

Equipe: Swanna, Unfezant, Swoobat, Archeops, Braviary e Mandibuzz

Contendo apenas Pokémon do tipo FLYING da região de Unova (única equipe com essa característica dentre todos os líderes ), a Skyla sofre do mesmo mal que o Falkner, talvez até mais. Enquanto Swoobat e Archeops são rápidos, os demais não acompanham e, levando em consideração os tipos dos outros ginásios, mesmo com vantagem, o desempenho é fraco.

A situação só piora quando olhamos para a habilidade do Archeops, Defeatist. Assim que ele atinge 50% de seu HP, seu Attack e Special Attack são reduzidos pela metade, algo fácil de acontecer, tendo em vista suas baixas defesas. Seu ponto forte fica para a combinação Flying Gem + Acrobatics, que atinge um pico de poder enorme no primeiro ataque enquanto mantém um dano consistente no decorrer da partida, considerando que esteja com mais de 50% de HP.

Braviary e Swanna batem bem forte, porém, a Speed de ambos pode ser um fator decisivo nos confrontos, uma vez que a Durant recebe dano neutro de golpes do tipo FLYING, podendo utilizar Hone Claws para melhorar a precisão e aumentar ainda mais seu Attack, podendo inclusive levar os passarinhos a nocaute com Rock Slide ou Iron Head

Brycen

Equipe: Cryogonal, Beartic, Vanilluxe, Weavile, Dewgong e Walrein

Digam olá para o ÚNICO líder de ginásio de Unova (no cenário de Black e White) que é capaz de lidar o Drayden. É meio óbvio, mas não custa lembrar: o tipo ICE possui vantagem de dano sobre o tipo DRAGON, sem contar que é um dos melhores tipos ofensivos do jogo. Com a adição de novos Pokémon, e o melhor, fortes, podemos dizer que o Brycen é um dos mais fortes logo de cara, pois sua equipe conta com recursos interessantes. 

Seu golpe característico, Frost Breath, sempre será crítico e, com isso, o dano causado será maior do que o normal para um Pokémon mais defensivo, como o Walrein e o Dewgong. Ainda, ele pode contar com a rapidez e potência do Weavile da mesma forma que a Candice em Sinnoh e com um golpe de STAB mais confiável (Ice Punch).

Agora, o Pokémon-chave de sua equipe é na verdade o Cryogonal. O octógono de gelo é diferenciado: boa Speed, bom Special Attack e uma boa Special Defense, porém sua Defense é, digamos, nula, e considerando que das quatro fraquezas do tipo ICE, três delas (FIGHT, ROCK e STEEL) são primariamente físicos, esse é um ponto fácil de se explorar no Cryogonal.

Drayden

Equipe: Haxorus, Druddigon, Hydreigon, Flygon, Altaria e Salamence

Só de olhar para essa equipe já dá um certo frio na espinha. Uma coisa é certa: o tipo DRAGON é muito forte, e quando não se tem muitas formas de se contornar isso, acaba se tornando um problema sem solução. Com acesso a golpes potentes e um STAB capaz de aplicar dano neutro em todos os tipos dos demais líderes, não há como pará-los no 1vs1. 

Com a presença de dois Pokémon classificados como Pseudo-Lendários (Hydreigon e Salamence) e o Haxorus, dificilmente o Drayden chega a utilizar mais do que esses três para vencer. Isso porque o Haxorus equipado com Dragon Gem possui um dano sem palavras para descrever no primeiro turno de Outrage. Para que vocês tenham noção do dano causado, aqui vão alguns cálculos realizados contra os adversários:

-1 0 Atk Dragon Gem Mold Breaker Haxorus Outrage vs. 0 HP / 0 Def Arcanine: 112-133 (67.8 - 80.6%) --> garantido 2HKO;

0 Atk Dragon Gem Mold Breaker Haxorus Outrage vs. 0 HP / 0 Def Kangaskhan: 169-201 (93.8 - 111.6%) --> 68.8% de chance de aplicar OHKO;

0 Atk Dragon Gem Mold Breaker Haxorus Outrage vs. 0 HP / 0 Def Crustle: 118-139 (81.3 - 95.8%) --> garantido 2HKO;

0 Atk Dragon Gem Mold Breaker Haxorus Outrage vs. 0 HP / 0 Def Escavalier: 67-80 (46.2 - 55.1%) --> 67.6% de chance de aplicar 2HKO;


Não precisamos dizer mais nada, não é? Reparem que, mesmo com resistência, o Escavalier sofre um dano considerável de Outrage + Dragon Gem. Isso porque nem estamos considerando ainda o fato de que o Haxorus tem Dragon Dance, que aumenta seu Attack e Speed em um nível. Ou seja, caso o Haxorus consiga utilizar esse golpe ao menos uma vez, o resultado é devastador.

Mesmo que Haxorus venha a ser derrotado ainda há o Hydreigon, que também é tão destrutivo quanto o dragão machado. A combinação DRAGON (Dragon Pulse), DARK (Dark Pulse), FIGHT (Focus Blast) e FIRE (Fire Blast) permite que a hidra de Unova cause tanta destruição que talvez seja por isso que a sua descrição na Pokédex seja “Pokémon Brutal”. É simplesmente muita coisa para que as outras equipes tenham que lidar, e mesmo o Brycen estando na vantagem de tipos, os golpes de cobertura da equipe de Drayden não o farão uma presa fácil e, possivelmente, pode até ser derrotado. Acreditem, é possível.

O veredito

Sem muitas surpresas por aqui. Claramente há uma vantagem enorme para o Drayden, que não é imbatível, porém seu desempenho é muito fora da curva. É quase como se enfrentássemos o Red em Pokémon Gold e Silver (GBC) logo após vencermos a Elite Four, com nossos Pokémon em torno do Lv.50, enquanto que nosso adversário possui todos acima do Lv.70. 

Ainda que as equipes de Burgh, Clay e Brycen sejam boas, não há uma clara vantagem em nenhum confronto. Isso ocorre porque o tipo DRAGON em Unova foi colocado em destaque, assim como era o tipo PSYCHIC na primeira geração, seguido pelo tipo STEEL em Johto. Não é à toa que, na geração seguinte, foi criado o tipo FAIRY. Sem ele, o jogo estaria completamente desequilibrado, e faria com que o jogo em si não fosse tão bom quanto é.

Acharam que acabou? Não contente com 10 líderes de ginásio, a Game Freak foi lá e lançou uma continuação e melhor, com 3 líderes novos, implementando a disputa. Será que Drayden será o mais forte também na continuação? Só batalhando para saber!
Revisão: Vladimir Machado
Cálculos: A Pokémon Calculator

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google