Meus jogos favoritos de 2019 — Marcos Ramon

Os redatores do Nintendo Blast falam sobre os títulos que mais curtiram entre os lançamentos deste ano.


Todo ano é a mesma coisa: gostamos de fazer listas para entender aquilo de melhor que ocorreu durante mais esse ciclo. Quem consome muitos jogos inevitavelmente vai pensar nos melhores games que experimentou e, no caso do Switch, temos sempre muita coisa para falar. Aqui apresento uma lista com os meus lançamentos preferidos na plataforma da Nintendo neste ano de 2019, sem ordem de importância.

Tetris 99

Eu nunca me interessei por jogos no estilo battle royale e nem me imaginava jogando um. Por isso me surpreendi com o lançamento de Tetris 99, que buscava aproximar a lógica desse estilo competitivo com os seus clássicos puzzles. Claro, é uma experiência completamente diferente dos outros games competitivos em que muitos jogadores batalham até que sobre apenas um. E é o único que vou continuar jogando. ;)


Super Mario Maker 2

A Nintendo dificilmente erra quando lida com suas franquias e personagens principais. Assim, já era meio certo para todos os fãs da empresa que Super Mario Maker 2 seria um dos grandes títulos do ano. Com uma jogabilidade aprimorada e adições muito boas em relação ao game anterior, esse jogo consegue captar a atenção e coração de todos aqueles que amam os clássicos do Mario. E o melhor: atualizações continuam sendo lançadas, garantindo mais longevidade a essa obra prima.


Heave Ho

Eu gosto muito de party games. Realmente acho que jogos rápidos, divertidos e descompromissados não devem faltar em nenhuma biblioteca. E, nesse sentido, Heave Ho é um dos melhores lançamentos do ano. Com um gameplay caótico e muitíssimo carismático, ele é muito fácil de gostar. Basta começar. Simples assim.


Untitled Goose Game

Untitled Goose Game começou a chamar a atenção antes mesmo de ser lançado, apenas pela sua proposta. Controlar um ganso e fazer todo tipo de traquinagens? Quem não ia querer. Mas o mais incrível é descobrir que a aventura do ganso é muito mais do isso. Com um design de desafios extremamente inteligente, Untitled Goose Game é mais sobre planejamento e organização do que um sobre zoar com a vida alheia. Um jogo que engana pela aparência - positivamente.


Return of the Obra Dinn

Return of the Obra Dinn já era reconhecidamente algo único antes de chegar ao Switch. Essa versão continua excelente e, apesar de não trazer nenhum extra ou elemento único, nos permite viver esse mundo absurdamente bem elaborado na pequena tela do híbrido. Um jogo que vale muito a pena, para ser aproveitado nos seus mínimos (e pixelados) detalhes.


Luigi's Mansion 3

Para mim esse foi o grande lançamento do ano da Nintendo. Superando outros gigantes de 2019, Luigi’s Mansion 3 resgata tudo o que já existia de bom na série e amplia a experiência, trazendo para o Switch um jogo divertido e cheio de encantos. Com um multiplayer também cativante, é mais um título que continuará recebendo atualizações e suporte da Big N. Então, é esperar para ver o que de melhor ainda virá.


Shovel Knight: King of Cards

Shovel Knight é uma série que foi iniciada em 2014 e que teve muitos DLCs. De todos, este é, para mim, o melhor. Trazendo a jogabilidade de plataforma em um nível próximo da perfeição e incluindo dentro da aventura um card game absurdamente bem elaborado (e muito difícil), Shovel Knight: King of Cards é um dos jogos mais empolgantes do ano.





E para você, caro leitor, quais são seus jogos favoritos de 2019? Coloque suas opiniões nos comentários e não deixe de acompanhar as próximas matérias com os games que mais agradaram os integrantes da equipe de redação do Nintendo Blast neste ano.

Pesquisador nas áreas de estética e cibercultura com Mestrado em Cultura e Sociedade (UFMA) e Doutorado em Comunicação (UnB). Além de escrever sobre jogos, produz o Podcast Ficções e tem um blog sobre literatura, filosofia e cotidiano.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google