Jogamos

Análise: DEX (Switch) é um RPG que traz boa mistura de elementos de ação e uma história intrigante

O jogo conta com ramificações na história de acordo com suas escolhas e oferece adrenalina nos combates e exploração como um bom metroidvania.


DEX é um RPG de ação e aventura que coloca o jogador no papel de uma androide com habilidades especiais que se encontra sendo perseguida por uma organização secreta, sem qualquer razão aparente. O jogo se passa em Harbour Prime, uma cidade futurista agitada e decadente, infestada de criminosos, e lugar onde grandes esquemas são postos em prática por pessoas influentes. Lá, grandes empresas exercem seu poder de dominação dos bastidores. Dex é enviada em uma missão de investigação para salvar sua própria pele e acaba encontrando outras vítimas desse mundo distorcido em seu caminho, angariando aliados mas também muitos inimigos.

Combatendo o crime e investigando esquemas complexos

DEX é um RPG que mescla muito bem elementos de outros gêneros em sua variadas mecânicas de combate, exploração e progressão em missões. A exploração e as viagens entre áreas do grande e diversificado mundo do jogo são realizadas em um plano 2D e de forma não linear. Cada localidade de Harbour Prime contém vários níveis possíveis de serem escalados para que se possa acessar novos locais, além de conterem portas que levam a novas salas e galpões.


A exploração, de modo geral, não é muito limitada, sendo possível que logo no início do jogo caminhemos por áreas mais avançadas que serão alvo de missões futuras — mesmo que seja impossível explorá-las completamente sem algumas habilidades específicas. O jogo te encoraja a explorar e a seguir sua curiosidade, o que pode ter levar a obtenção de várias quests secundárias, que se realizadas com sucesso renderão recompensas valiosas e realmente úteis à sua missão.

Os combates acontecem em tempo real e podem se desenrolar de várias maneiras, você pode determinar, na maioria das vezes, a abordagem que quer aplicar: seja mais furtivamente, seja chegar já quebrando tudo. Os inimigos estão presentes nos cenários em regiões mais afastadas do centro da cidade e irão te atacar caso você entre em seu território.


Mesmo com pouca variação entre esses agressores, é preciso que levemos em conta vários fatores antes de entrar em um confronto. Tanto a disposição dos adversários quanto elementos dos cenários irão influenciar seu sucesso na luta, sendo possível utilizá-los a seu favor para evitar a luta corporal com todos eles de uma vez. Há momentos em que câmeras de segurança podem denunciar sua localização e fazer soar um alarme, fazendo com que todos eles corram em sua direção.

É possível também se esconder atrás de lixeiras ou caixas e esperar até que passem por você, e então usar um mata-leão para eliminar o inimigo, sem fazer muito barulho ou chamar a atenção dos outros membros da gangue. Além de seus punhos, Dex ainda usa armas de fogo, abrindo a opção de combate à distância, mesmo que isso vá atrair toda a atenção para si.]


Dex é uma meio-humana que possui habilidades especiais e pode modificar seu corpo ao implementar melhorias. Dentre essas habilidades está o poder de entrar no ciberespaço a qualquer momento e de qualquer lugar, ao contrário de outros humanos, que precisam se conectar fisicamente a uma porta de acesso. Tal habilidade é usada na resolução de casos e ao hackear máquinas e computadores para a extração de informações confidenciais. Realizar essa façanha é bastante simples, bastando um clique do analógico esquerdo para entrarmos no ciberespaço, e então procurar no cenário algum objeto que possa ser hackeado.

O ciberespaço é um “grande mini-game”, uma nova mecânica de jogo que lembra bastante clássicos jogos de nave em que atiramos em inimigos pequeninos flutuando pela tela. Mas é nessa dimensão virtual que estão criptografados objetivos importantes de missões e/ou dicas de como progredir um determinados pontos da história. Esse labirinto virtual possui programas que tentam proteger os dados ali guardados e atacam hackers de forma frenética até que sejam destruídos.


Uma grande parte de DEX é justamente o trabalho de investigação que precisamos desempenhar. As missões principais que avançam a história do jogo não são numerosas, mas as quests secundárias compensam essa baixa e adicionam muito mais tempo de exploração à aventura, fazendo imergir nesse universo e rendendo bons prêmios. A parte mais interessante é que suas respostas aos diálogos podem alterar o curso dessas mini-histórias e até o curso da história do jogo em si. Suas escolhas determinam a reação dos personagens e podem render novos desfechos e recompensas. Esse fator é um grande estímulo ao replay do jogo, pois buscar essas ramificações será certamente muito interessante.

Modificações por dentro e por fora

Um ponto muito interessante em DEX é a possibilidade de personalização da protagonista à medida que alcançamos objetivos e subimos de nível. Cada novo ranking lhe premia com a opção de adicionar pontos em traços físicos e da personalidade de Dex. Você poderá investir em resistência física ou em melhores e novas habilidades de luta, bem como melhorar traços como carisma, poder de negociação e inteligência em hacking.


Cada novo nível em um dos oito traços de Dex alteram a forma como ela interage com o ambiente, com NPCs e suas possibilidades em combate. Descontos em lojas, habilidades de arrombamento de fechaduras, destreza com armas de fogo e resistência a dano causado pelo ambiente são mais alguns ganhos ao investir pontos de habilidade. Uma boa escolha desses quesitos afeta várias mecânicas do jogo ao mesmo tempo e abre novos caminhos para Dex, elemento emprestado e bem implementado de jogos do estilo metroidvania.


A experiência para subir de nível é comumente obtida aos derrotarmos inimigos, mas não somente: as quantidades mais significativas de EXP vêm do sucesso em missões secundárias, assim como o dinheiro necessário para a compra de implantes. Implantes são peças especiais que podem ser cirurgicamente fixadas ao corpo de Dex, adicionando uma habilidade passiva à nossa garota de cabelo azul.


Seja pular o dobro da altura normal, seja imunidade a gases tóxicos ou braços mais resistentes que possam causar um dano absurdo aos inimigos, somos nós quem escolhemos qual novo órgão mecânico vamos adquirir. É claro que temos dicas de quais habilidades precisamos para uma missão, mas obedecer é totalmente opcional — podemos mudar a ordem de obtenção desses implantes livremente e assim seguir por caminhos variados e adiantar objetivos.

Como dito anteriormente, a personalidade de Dex também tem influência sobre diálogos e, consequentemente, no desfecho de missões. Seu carisma e poder de negociação são pontos importantes e devem ser priorizados tanto quanto resistência e poder destrutivo. As possibilidades proporcionadas por essa mecânica são interessantes e recomendo bastante que sejam testadas.

As nuanças de Harbor Prime

Os cenários bem detalhados e a bela pixel-art que pode facilmente ser confundida com 3D são destaque em DEX. A cidade tem um tom predominantemente acinzentado, com sombras em todo canto, muito lixo e restos de construção que retocam o tom decadente da maior parte dessa metrópole. Mas mesmo essa paisagem melancólica tem sua beleza.


A grande quantidade de lojas e seus letreiros neon, assim como ruas cheias de pessoas circulando dão o tom a áreas como o Centro, o Bairro Chinês e o Taijo, contrastando com o abandono e a aglomeração de construções inacabadas ou destruídas presentes nas áreas marginais à cidade. É na periferia de Harbor Prime que se passa a maior parte da ação do jogo por estes serem os locais onde estão esconderijos de gangues, laboratórios de drogas sintéticas, armazéns clandestinos e outros esquemas criminosos.

Os NPCs são bem detalhados e possuem uma aparência única, com exceção de alguns inimigos e figurantes. Todos os coadjuvantes com quem Dex interage possuem dublagem em inglês e uma ótima atuação de voz. Suas personalidades são muito bem impressas pela dublagem bem implementada, o que torna dispensável ler os balões de diálogo em alguns momentos, bastando apenas ouvi-los.


As músicas do jogo em sua maioria são hits eletrônicos mais sóbrios e dão um clima noir à atmosfera investigativa do jogo. Não percebi nenhum destaque na trilha sonora ou alguma canção que grudasse na mente, mas gosto bastante dos momentos em que não há qualquer música de fundo e ficamos apenas com os sons do ambiente explorado. Tais momentos são frequentes em DEX e têm sucesso em atenuar o clima de mistério nas partes onde ele é necessário.

Uma aventura cyberpunk bastante atraente

DEX oferece um pacote completo para quem gosta do gênero RPG graças ao fato da mescla de elementos de ação e stealth ter sido muito bem encaixada. A exploração de cada cantinho de Harbor Prime é recompensadora, mesmo que não seja lá muito complexa, assim como descobrir novos fatos e desbloquear missões opcionais é bem gratificante. A personalização da personagem Dex abre novos caminhos de acordo com a prioridade que você dá a cada um de seus traços e sua versatilidade em combate a torna uma personagem interessante. O tom de mistério e a sequência inicial de ação já pegam o jogador e apresentam um pouco do que se pode esperar do decorrer da aventura, que flutua entre momentos calmos com diálogos complexos e a busca pela sobrevivência em ambientes cheios de inimigos e perigos.

Prós

  • Boa mistura de elementos de RPG e Ação;
  • Enredo instigante com ramificações baseadas em escolhas;
  • Exploração variada e suscetível à aquisição de novas habilidades;
  • Grande variedade de personalização da personagem;
  • Estilos de combate adaptativos e desafiadores;
  • Mundo aberto com belos e detalhados cenários;
  • Ótima atuação de voz e com trilha sonora imersiva.

Contras

  • Pouca variação de inimigos;
  • Alguns diálogos são desnecessariamente longos;
  • O mapa pouco detalhado não oferece muita ajuda.
DEX — Switch/PS4/Xbox One/PC — Nota: 7.5 
 Versão utilizada para análise: Switch
Análise produzida com cópia digital cedida pela QubicGames
Revisão: Jorge Neto

Estudante de Letras, apaixonado por vídeo-games e música. Gosta de conversar sobre hobbies em comum, receber dicas e recomendações e de capturar monstrinhos de bolso enquanto explora Hyrule.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google