Top 10

Mario Kart: as dez pistas mais difíceis da série

Listamos os circuitos mais ardilosos e cruéis que o bigodudo italiano já precisou encarar.



Mario Kart é uma franquia conhecida por unir e colocar em pé de igualdade jogadores dos mais diferentes níveis e interesses. No entanto, isso está longe de significar que todas as pistas da série são fáceis de se dominar. Afinal, não é à toa que muitas pessoas têm pesadelos só de imaginar um arco-íris no espaço, ?

Por essa razão, resolvemos listar as dez pistas mais difíceis de toda a série de corrida do bigodudo italiano. Apenas os jogos principais da série foram considerados. Ou seja, sem Mario Kart Tour (Mobile), Arcade GP ou Home Circuit (Switch). Outra regra é que vamos avaliar a média de dificuldade da pista em todos os níveis de cilindradas.

É bom lembrar também que essa lista leva em conta apenas a opinião do autor da matéria. Se você acha que alguma pista é mais difícil que essa ou aquela, então se sinta livre para discordar e expor sua opinião de forma educada nos comentários. Enfim, que comecem as disputas!

10– Yoshi Valley (N64)

Imagine  que você está jogando Yoshi Valley em Mario Kart 64 pela primeira vez e se depara com aquele confuso ponto de interrogação no lugar onde o minimapa deveria estar. Você então começa a correr, correr e correr… até perceber que está apenas dando voltas no mesmo lugar várias e várias vezes. No final, você se pergunta o que diabos foi essa pista enquanto amarga a última posição.

Hoje em dia, todo mundo pode achar que Yoshi Valley é uma pista fácil depois que você conhece ela, porém não dá pra esquecer o fato de que ela é praticamente impossível para a maioria dos jogadores de primeira viagem. Não há uma direção clara, nem sequer um mapa. O caminho correto pode até não ser complicado no final das contas, mas até encontrá-lo você vai sofrer muito. Não é à toa que a Nintendo adicionou um mapa na versão remasterizada da pista para o Mario Kart 8, mesmo que isso tenha sacrificado a identidade dela.

9– Grumble Volcano (Wii)


Um circuito simples que carrega a capacidade de gerar muito caos graças a seus corredores apertados, mudanças no layout da pista a cada volta e bifurcações complexas. A partir da segunda volta, quando pedaços do chão começam a despencar, a pista vai se tornando gradativamente mais apertada, caótica e difícil de se prever.

Existe também uma curva confusa na parte final do circuito que não deixa claro exatamente a direção que o jogador deve tomar, algo que só fortalece a força dos inúmeros meteoros e outras distrações secundárias da corrida. Tudo isso culmina no fatídico terceiro lap que certamente foi responsável por um número enorme de ultrapassagens traumáticas após aquela bifurcação antes da linha de chegada.

8– Vanilla Lake 2 (SNES)


Super Mario Kart (SNES) é de longe o jogo mais difícil da série, tanto pelos seus controles escorregadios, quanto pelo CPU, que rouba descaradamente na sua cara. Até mesmo as pistas mais fáceis podem dar dor de cabeça nesse jogo. Dito isto, só iremos selecionar as pistas mais problemáticas do original para dar uma maior chance aos outros títulos da série.

Por falar em chance, Vanilla Lake 2 parece que se recusa a te dar uma. Por causa do seu level design bizarro com blocos de neve formando barreiras no meio da pista, é extremamente complicado não esbarrar em nada pelo caminho. Como o circuito tem uma duração bem pequena, qualquer errinho ou azar nos itens pode ser fatal na missão de atingir uma boa posição no pódio.

7– Big Blue (Wii U/Switch)


Não é novidade para ninguém que qualquer jogo do F-Zero é um milhão de vezes mais difícil do que a maioria dos Mario Karts. Dito isso, essa característica da franquia do Capitão Falcon foi muito bem adaptada dentro da pista especial de Big Blue em Mario Kart 8. Além de ser um espetáculo visual, o circuito apresenta níveis absurdos de velocidade, curvas acentuadas e muito espaço para os jogadores menos habilidosos se darem mal.

Por ser uma das poucas pistas que oferecem a mecânica de uma única grande volta, a velocidade de Big Blue acaba sendo ainda mais dinâmica e estranha de se acostumar. Aliás, nem ouse se arriscar no modo de 200 cilindradas se você ainda quer ter um pouco de autoestima.

6– Bowser Castle 3 (SNES)

Recheada de curvas confusas e obstáculos cruéis, a terceira Bowser Castle de Super Mario Kart é conhecida por oferecer um desafio bem mais complexo do que as demais pistas baseadas no castelo do Rei Koopa. Nesse circuito, o conhecimento da pista importa tanto quanto a sua habilidade.

Essa pista é memorável por introduzir várias bifurcações e caminhos alternativos com dificuldades variadas. Como era de se esperar, as paredes também são estreitas e quase não há espaço para se mover direito, algo que torna as batidas na parede bem frequentes e punitivas. Lembra que eu falei sobre a jogabilidade escorregadia? Se você ainda não dominou ela, então só com um milagre para se classificar entre os quatro primeiros.

5– Ghost Valley 3 SNES


Vamos ser sinceros? É quase uma tortura jogar Ghost Valley 3 de Super Mario Kart. Escura, confusa e cheia de buracos, essa pista pode ser tão punitiva quanto qualquer Rainbow Road que você pensar. Em muitos momentos, o design da pista te leva a ficar confuso ou então a esbarrar nas paredes de blocos que caem após um toque.

Conforme mais blocos vão caindo a cada volta, a pista vai ficando mais e mais perigosa ao ponto de não ter quase nenhum “ponto seguro”. Os atalhos são extremamente complicados de se usar e a jogabilidade também não ajuda em nada. Não é tão difícil se você jogar com precaução, mas aí são grandes as chances do computador roubado te ultrapassar com facilidade.

4– Toad Turnpike (N64)


Já pensou em apostar uma corrida no meio de uma avenida engarrafada de uma metrópole? Não parece uma boa ideia para quem quer manter seu carro em bom estado, mas, pelo jeito, Mario não está nem aí pra isso. A versão original de Toad Turnpike é com grande facilidade a pista mais irritante e exigente de Mario Kart 64. Inclusive, essa pista podia facilmente roubar a primeira posição do pódio se considerarmos apenas a sua versão espelhada do modo "Mirror".

Nessa avenida urbana existem tantos carros e caminhões no seu caminho que só de olhar já é doloroso. Se você encostar em qualquer um deles, prepare-se para assistir todo mundo te passando enquanto seu carro demora séculos para voltar à ativa. Itens de armadilha, como bananas e caixas falsas bem posicionadas, também são ainda mais cruéis e perigosas aqui. Considerando a jogabilidade escorregadia de Mario Kart 64 e a longa duração da pista, é quase certeza que você vai provocar um belo acidente aqui.

3– Rainbow Road GC


Mario Kart: Double Dash!! (GC) é um jogo único por diversos motivos. Entre todos, um dos que mais se destaca é a sua ótima versão de Rainbow Road. Tão bela, mas tão mortal ao mesmo tempo... Essa pista é o teste de habilidade definitivo para aquele jogador confiante que acha que já dominou tudo do jogo.

Mesmo que ainda conte com algumas seções com paredes que te impedem de cair, essa pista definitivamente não pega nada leve quando o quesito são as curvas estreitas e difíceis. Graças à mecânica de itens em dupla exclusiva do jogo de Gamecube, os corredores pequenos da pista se tornam caóticos ao extremo.

No entanto, o elemento mais difícil da pista é a sequência de curvas em formato oval perto na parte final do circuito. Se você não domina a mecânica de Drift com perfeição, então nem tente perder o seu tempo tentando chegar em primeiro lugar. Manter a sua posição no pódio durante essa parte específica exige muita precisão, calma e sorte além do normal.

2– Rainbow Road Wii 

Doze corredores jogando itens para cima e para baixo? Confere. Casco azul mais forte e fácil de conseguir em toda a série de jogos? Confere. Curvas estreitas, rampas difíceis e muito espaço para cair da pista? Confere. Some tudo isso e fica impossível não chegar à conclusão de que a Rainbow Road do Mario Kart Wii foi feita com o intuito de destruir todos os sonhos dos jogadores casuais.

Até mesmo os jogadores experientes correm o risco constante de cair da pista, seja pelo bombardeamento de itens adversários ou por qualquer pequeno erro de cálculo nas curvas. É bom você não subestimar essa versão da Rainbow Road caso não queira se dar muito mal. Se você acha a pista fácil e quer mais desafio, tente usar o controle de movimento do Wii Remote. Pois é. Só de pensar nisso já dá um frio na espinha, ?

1– SNES Rainbow Road (GBA)

A icônica Rainbow Road de Super Mario Kart é sempre lembrada como uma das fases mais difíceis dos videogames. A sua fama é tanta que ela chegou ao ponto de se tornar a pista com mais remasterizações ao longo da franquia. No entanto, a versão mais difícil e cruel do circuito colorido não é a original de SNES, mas sim aquela encontrada em Mario Kart Super Circuit, de Game Boy Advance.

No processo de adaptação das fases clássicas para o Super Circuit, as pistas tiveram que ser levemente encolhidas para compensar a velocidade diferente do título de Game Boy. Essa mudança fez com que os corredores sem bordas da Rainbow Road ficassem ainda mais estreitos e perigosos. Some isso tudo com a adição do casco azul e a jogabilidade que consegue ser ainda mais escorregadia do que no jogo original para encontrar o pesadelo definitivo de qualquer piloto.

Diga adeus a tudo que você aprendeu até agora, pois essa Rainbow Road não é para os fracos. Qualquer passo em falso fora da pista te fará cair na escuridão do espaço sideral. Usar cogumelos é mais arriscado do que benéfico. Não há espaço para erros de principiante, nem para reclamações. Aqui as coisas são resolvidas na base do empurrão. Será que você tem o que é preciso para alcançar o pódio?


Revisão: João Gabriel Haddad

Estudante de jornalismo que não vê a hora de achar um estágio. Apaixonado por videogames e esperando o fim de Hunter x Hunter e Berserk desde que me entendo por gente.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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