Perfil

Noki, o povo concha de Super Mario Sunshine

Pequenos habitantes da Ilha Delfino surgiram no GameCube e se espalharam por outros jogos e plataformas.


Super Mario 64 foi o responsável por trazer o mundo conhecido de Mario ao universo 3D. Super Mario Sunshine, a aventura seguinte, pode tomar a liberdade de inovar em outros aspectos, e com isso chegamos a novas localidades e conhecemos novas criaturas desse vasto universo constantemente salvo pelo nosso bigodudo favorito.

O surgimento

Planejando tirar férias, Mario parte de avião para a Ilha Delfino, uma ilha paradisíaca. Em meio a praias, colinas e uma montanha, num ambiente repleto de água, mas sem areia, mais conhecido como Noki Bay, encontramos um povo que dá nome à sexta fase, os Noki.

Apesar de encontrarmos representantes da espécie por quase toda a ilha, Noki Bay é o lar praticamente exclusivo deles, apesar de terem sido “expulsos” pela poluição de suas águas nos primeiros episódios por lá. O povo que evoluiu dos mariscos é capaz de viver e adora festejar debaixo d’água, apesar de se apoiarem em águas vivas para flutuar.

Durante nossa aventura pela baía nas costas do golfinho, descobrimos que havia um rei Noki, num passado aparentemente distante. Não temos muitas informações, mas isso nos permite deduzir que os Nokis estão na ilha antes mesmo dos Piantas, e que o sistema monarca deles já não é mais vigente, já há um bom tempo.
A tumba do antigo rei Noki


O comportamento

Muito festivos, os Nokis adoram comemorar, ainda mais quando há música envolvida, o que pode incluir um “dueto" com as irmãs Doot-Doot, Piantas famosas na ilha. Eles também foram os únicos que não culparam Mario pelas ações de Bowser Jr. Devemos ser muito gratos por isso. Também gostam de turistar, sendo a maioria em Pinna Park, incluindo o diretor.




Sempre instrutivos, mais que os Piantas inclusive, nos dão dicas valiosas e diretas sobre como salvar sua baía. Tudo bem que eles advogavam em causa própria, mas até um escafandro fizeram para o encanador.



O ilustrismo

Alguns Nokis se destacam em meio à multidão: o diretor de Pinna Park, já com uma certa idade, nos confunde com uma atração do parque (que tipo de responsável não saberia o que se passa em sua organização?); já o vovô pescador gosta, veja só, de pescar, e nos ajuda a investigar e solucionar o problema das águas de Noki Bay, para que possa voltar a exercer sua atividade favorita; e o Noki flautista que se faz presente em mais de um canto da ilha, sempre festejando.



O espalhamento

Noki Bay ou mesmo a Ilha Delfino não eram o bastante para esses primos dos mariscos. Após sua descoberta em Super Mario Sunshine, eles deram as caras em várias séries de jogos:



E você, caro leitor, já conhecia os Nokis? Sabia tudo sobre eles? E o que está achando de nossa imersão em Super Mario Sunshine? Conte nos comentários!

Revisão: Felipe Fina Franco

Fã de Cavaleiros do Zodíaco, Power Rangers e videogames, em especial Metroid e Resident Evil. Tem uma queda pela Nintendo, mas sabe apreciar o que há de bom na concorrência. Quando se lembra posta alguma coisa bacana no Instagram .
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google