Stage Select

Super Mario Sunshine (GC/Switch) tem seu paraíso recluso: Noki Bay

O lar dos Nokis é o ponto mais isolado da ilha, guarda mistérios ancestrais e possui beleza única.

Podemos dizer que Noki Bay é o ponto mais reservado da Ilha Delfino: só pode ser visto, de relance, de Pianta Village e de lá só vemos Corona Mountain. Mas nem por isso essa fase é menos encantadora que as demais, e vamos descobrir isso na continuação do nosso tour. Na onda de Super Mario 3D All-Stars (Switch), já visitamos Bianco Hills, Ricco Harbor, Gelato Beach, Pinna Park e Sirena Beach. Venha conosco conhecer mais sobre o lar dos Nokis!

Origem escondida

O lar dos Nokis nem parece fazer parte de Super Mario Sunshine, de tão diferente que é do resto do jogo. Diferente das outras fases, não é um local turístico, então não vemos ninguém a passeio por lá. Ainda assim, ele se integra de uma maneira bem bacana com toda a história contada.

Localizada sozinha nas costas do golfinho que dá forma à ilha e acessível através do portal de luz no píer de Delfino Plaza (quando conseguimos o 20º Shine Sprite), a baía do povo concha mostra um visual bem diferente, mais ligado à natureza e também um pouco da história ancestral da ilha.



Acima e embaixo da água

Noki Bay é uma fase essencialmente molhada, talvez por isso seja a única fase que o Yoshi não esteja presente. A baía em si tem algumas plataformas que permitem ir de um lado ao outro evitando o dano da água poluída, além de alguns pilares enormes com conchas no topo, unidos por um sistema de cordas, como visto em Bianco Hills.

A encosta tem basicamente duas divisões: a diretamente à nossa frente no início dos episódios é formada por plataformas enclaustradas na encosta, que nos levam até o topo da cachoeira, assim como um sistema de elevadores de água, que são acionados quando enchemos os vasos que servem de contra-peso; e a parte das ruínas, cheias de labirintos, boa parte deles formados pelas passagens reveladas na encosta ao molhar as pinturas nas paredes, sendo que um dos caminhos nos leva à tumba de um antigo rei Noki.


Já a parte submarina da fase tem um visual único, todo remetendo a ruínas. Tudo é feito em pedra, com detalhes esculpidos e formações naturais. No final de nossa visita vemos os locais festejando e agradecendo no local, apoiados em águas-vivas. É uma linda vista do jogo.

Aventura em 8 partes (6)

Assim que chegamos em Noki Bay pela primeira vez nos deparamos com a água poluída. O vovô Noki nos informa que a cachoeira foi tampada, e verificamos que alguém está atirando bolas de gosma; trata-se de um Monty Mole, utilizando um canhão, como feito em Pinna Park. Contudo, essa não era a origem da poluição.




Também fazendo uma bela sujeira surge nosso velho conhecido, Gooper Blooper. Ele está no topo da colina, tampando a entrada da tumba do antigo rei Noki, que abriga um Shine. Ainda assim, as águas continuam poluídas. Eis que o vovô Noki diz saber a real causa da sujeira e nos prepara para a solução: nos empresta um escafandro e nos joga numa jarra de vidro para dominarmos os comandos debaixo d’água enquanto coletamos moedas vermelhas (tanto o escafandro quanto a jarra parecem aquários).




Devidamente treinados, somos informados da real origem da poluição da baía: Eely-Mouth, uma enguia gigante, estava com dor de dente e se abrigou nas águas profundas do local. Nossa missão para salvar o local é bancar o dentista, deixando o ser marinho feliz e livre para retornar ao seu lar.

Il Piantissimo aparece por aqui também, dessa vez para uma corrida aquática. Depois dele temos que entrar em um outro mundo, dentro da concha no topo de um dos pilares, para mais um desafio sem o F.L.U.D.D. Agora temos não exatamente uma corrida, mas uma perseguição, e dessa vez nas encostas: é a vez de derrotar Shadow Mario.

Para finalizar nossa aventura na baía dos Nokis, como forma de agradecimento pela limpeza do local, que permitiu seus moradores regressarem, somos presenteados com um peixe de moedas (incluindo vermelhas) a serem coletadas em mais um desafio no fundo das águas do norte.



Morada de poucos

Como o próprio nome diz, esse é o lar dos Nokis. Não espere ver Piantas aqui. Apesar disso, temos um único Raccoon (são pouquíssimos no jogo) e os vilões: Mounty Mole, Swooping’ Stus, Bob-Ombs, Bloppers, Gooper Blopper, Eely-Mouth, Hatopops e os pentelhos Wire Traps.



E o tour segue a todo vapor!

E você, caro leitor, como se sentiu ao limpar esse paraíso natural e permitir que os Nokis retornassem para casa? E o que tem achado do nosso tour pela Ilha Delfino? Não se esqueça que também estamos fazendo um guia para coletar todas as moedas azuis do jogo. Já passamos por Bianco Hills, Ricco Harbor, Gelato Beach, Pinna Park e Sirena Beach, nos próximos dias mostraremos a localização de todas de Noki Bay. Até a próxima!

Revisão: Icaro Sousa

Fã de Cavaleiros do Zodíaco, Power Rangers e videogames, em especial Metroid e Resident Evil. Tem uma queda pela Nintendo, mas sabe apreciar o que há de bom na concorrência. Quando se lembra posta alguma coisa bacana no Instagram .
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google