Item Box

F.L.U.D.D., o amigo mecânico de Super Mario Sunshine

Companhia mecanizada é imprescindível nas aventuras de férias de Mario.


Do mesmo criador do Poltergust 3000 que o irmão do bigodudo utiliza em Luigi’s Mansion (e de modelos vistos em jogos posteriores) e do Pincel Mágico de Shadow Mario, apresentamos Flash Liquidizer Ultra Douzing Device (Ultra Dispositivo de Dosagem de Líquido Rápida, em tradução livre). Também conhecido como F.L.U.D.D., ele é imprescindível para que Mario consiga se livrar da enrascada em que se meteu durante suas férias na Ilha Delfino. Vamos ver que ele é muito mais do que um mero dispositivo

O grande encontro

Assim que Mario, Peach, Toadsworth e os Toads chegam à Ilha Delfino, em Delfino Airstrip, se deparam com uma gosma intrigante, que está poluindo praticamente todo o destino paradisíaco. É nesse cenário inesperado para um destino de férias que Mario encontra F.L.U.D.D. Após uma breve introdução, com direito a um tutorial em vídeo, afivelamos nosso novo amigo nas costas e iniciamos a jornada para limpar toda a ilha, e também para derrotar os culpados por isso.




Mas F.L.U.D.D. não é apenas um acessório mecânico, ele é dotado de uma (invejável) inteligência artificial. Na apresentação, faz uma análise do usuário, identificando o encanador, inclusive com cenas de suas aventuras anteriores pelo Reino dos Cogumelos. Durante nossa jornada, há diálogos, sejam em cutscenes ou momentos chave durante a jogatina, muitos deles dando instruções de como proceder na aventura.

Um invento entre outros

F.L.U.D.D. foi criado pelo Professor Elvin Gadd, da Gadd Science, Incorporated. Ele é o mesmo que criou o aspirador de fantasmas que Luigi usa em suas aventuras e também o Pincel Mágico usado por Shadow Mario para poluir toda a ilha.

O disfarce de Bowser Jr. foi tão eficiente que permitiu ludibriar o cientista, que entregou o artefato ao vilão pensando ser o herói. Será que é por isso que F.L.U.D.D. foi deixado ali, no aeroporto, onde seria facilmente encontrado por Mario? Mesmo não aparecendo no jogo, o Professor E. Gadd é um personagem importante.

Muito mais que um tanque de água

Basicamente, F.L.U.D.D. é um tanque de água, acoplável como uma mochila, com um bocal que permite esguichar água à sua frente enquanto se movimenta ou em várias direções, caso você esteja parado. Só que ele é muito mais que isso. O que foi descrito aqui é o Squirt Nozzle, bocal padrão de nosso amigo, mas temos ainda outros no caminho. Só é possível utilizar dois por vez (Squirt + 1) e enquanto houver água no reservatório; é possível recarregar em qualquer fonte de água, até garrafas.




O outro bocal padrão é o Hover Nozzle. São dois bocais que jogam água para baixo, nos permitindo flutuar por uma certa distância, sempre de maneira ascendente. Já começamos com ele equipado e quando necessário, o encontramos na caixa azul.




O Rocket Nozzle é um propulsor vertical. Ele carrega um jato de água pressurizada que nos impulsiona para o alto, em um único tiro. Após isso, caímos, ainda que sem levar dano. Vale ressaltar que esse bocal não funciona dentro d’água; é preciso pular acima da superfície ou estar em terra firme para isso. O encontramos na caixa vermelha.




O Turbo Nozzle é um propulsor horizontal. Ele carrega um jato de água pressurizada que nos impulsiona para a frente, em um único tiro. Funciona tanto em terra firme, onde esvazia rapidamente o reservatório, quanto na água, onde deixamos qualquer peixe para trás. O encontramos na caixa cinza.




Há ainda o Racket Nozzle, um bocal que aparece apenas em Super Mario Manga Mania (Super Mario Kun), um quadrinho japonês da série, tem a forma de uma raquete de tênis. Parece ser uma pegadinha de F.L.U.D.D. com Mario, vista a similaridade entre Rocket e Racket.

Um amigo para carregar no peito (ou nas costas)

Após nos auxiliar na limpeza de toda a ilha, ainda nos permite derrotar a família de vilões. Na queda da banheira dos lagartos, Mario cai de cabeça na areia, Peach desce tranquilamente com seu guarda-sol, enquanto F.L.U.D.D. está logo ao lado, mostrando algum dano decorrente da batalha (reparem que ele gagueja nos diálogos da batalha). Mario, ao ver que o equipamento não está em suas costas e encontrá-lo daquele jeito, escuta-o indagar se foi de alguma ajuda, quando subitamente sucumbe aos danos.






Mais pra frente, enquanto curte de fato suas férias em Sirena Beach, Mario é surpreendido com seu amigo reparado e pronto para outra (ou apenas para curtir as férias)!




Ainda, mesmo que não tenha participado da mesma forma, F.L.U.D.D. aparece em outros jogos: Mario Power Tennis (GC), WarioWare: Smoth Moves (GBA), WarioWare Gold (3DS), Super Smash Bros. Brawl (Wii), Super Smash Bros. for 3DS, Super Smash Bros. for Wii U, Super Smash Bros. Ultimate (Switch) e até em Minecraft, no Mario Mash-Up Pack.




E aí, caros leitores, gostaram de conhecer um pouco mais sobre o coadjuvante de Super Mario Sunshine? Querem ver F.L.U.D.D. de volta à sua glória em um novo jogo? Conte nos comentários.

Revisão: Felipe Fina Franco

Fã de Cavaleiros do Zodíaco, Power Rangers e videogames, em especial Metroid e Resident Evil. Tem uma queda pela Nintendo, mas sabe apreciar o que há de bom na concorrência. Quando se lembra posta alguma coisa bacana no Instagram .
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google