Pokémon Blast

Pokémon Legends: Arceus (Switch) e os traços ancestrais que Sinnoh herdou de Hisui

Colocamos o passado e o presente lado a lado para comparar os detalhes deste adorado território.

É questão de tempo para finalmente colocarmos as mãos em Pokémon Legends: Arceus. Entre os atrativos mais aguardados da nova aventura, sem dúvidas está a possibilidade de podermos comparar o presente e o passado da franquia dos monstrinhos. Afinal, as terras de Hisui, que poderão ser exploradas no Switch a partir de 28 de janeiro, correspondem ao que hoje conhecemos como Sinnoh. 


Diante disso, nós preparamos uma matéria com curiosidades sobre as ancestralidades e outras possíveis relações temporais que devem aparecer na trama do novo título. Na companhia de Cyndaquil, Oshawott ou Rowlet, prepare-se para uma viagem no tempo para lá de especial.

Como um filme antigo em preto e branco

Para conhecermos melhor Hisui, região até então inédita nos jogos da franquia, precisamos contextualizar os conceitos presentes em Pokémon Legends: Arceus. Em termos geográficos, já sabemos que a aventura se passará nos mesmos domínios de Sinnoh. No entanto, o que irá diferenciar o novo lançamento de jogos como Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl (Switch) está em sua temporalidade. Trata-se de uma trama situada em uma era ancestral, talvez a mais antiga já apresentada na série até os dias de hoje.

Esta característica é perceptível tanto nos cenários, que ostentam uma temática oriental de traços feudais, quanto em uma mecânica crucial para se entender a jogabilidade em geral, que é a relação entre as civilizações e os monstrinhos de bolso. Acontece que a trama de Pokémon Legends: Arceus se passa em um período anterior aos avanços de harmonia e convivência entre as diferentes espécies vivas do universo da franquia.

Em outras palavras, isso significa que a sociedade apresenta uma certa distância em relação aos monstrinhos, que são tidos como selvagens, e não enquanto seres que poderiam ser amigáveis e convenientes para a vida. Ou seja, temos algo distinto da simbiose encontrada nos jogos principais da série. 

Tendo isso em mente, cria-se uma expectativa para saber se Pokémon Legends: Arceus irá nos mostrar esta aproximação entre as espécies, uma possível herança comportamental que seria passada para as gerações seguintes. Seguindo esta linha de pensamento, abordaremos, a seguir, outros possíveis legados entre os tempos de Hisui e os jogos que se passam em Sinnoh, procurando por indícios de ancestralidades nas representações da região, sua geografia e seus personagens.

Déjà vu ao longo de Hisui

Entre os locais já apresentados nos trailers de Pokémon Legends: Arceus, o que ostenta uma conexão mais evidente entre o passado e o presente da região é Jubilife Village. Disposto no canto esquerdo da parte inferior do mapa de Hisui, o vilarejo está na mesma posição de uma certa cidade de Sinnoh, a qual ostenta um nome idêntico: Jubilife City, uma das grandes metrópoles acessadas pelos jogadores em Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl.

Nos tempos de Hisui, Jubilife Village se manifesta como uma singela aldeia, apresentando diversos estabelecimentos feitos de madeira que realmente lembram o estilo feudal. Trata-se de um dos pontos mais importantes da nova aventura, pois lá se encontra a sede do Galaxy Team, onde o protagonista receberá instruções e missões na busca por conhecer mais sobre os hábitos dos monstrinhos selvagens.

Da mesma forma, os vídeos nos mostram outras instalações que justificam a posição relevante de Jubilife Village na aventura, como estabelecimentos que comercializam berries, produtos medicinais, roupas e itens cosméticos customizáveis, além de NPCs que realizam outros pequenos serviços, como sessões de fotografia e procedimentos estéticos. 

Diante disso, tudo indica que passaremos um bocado de tempo no local, e será curioso circular pelas pequenas estruturas tentando imaginar como este acanhado vilarejo se tornou uma grande metrópole em eras futuras.


Seguindo nosso passeio visual pelo mapa de Hisui, outras relações com a era de Sinnoh podem ser identificadas, como a presença do Mt. Coronet enquanto um espaço central da região. É a partir desta montanha que os ambientes temáticos estão segmentados, sendo um deles o Obsidian Fieldlands. 

Tal localidade é descrita no site da franquia como uma “área repleta de flores magníficas e vegetação verdejante”, onde se encontram animais que preferem florestas e bosques. Seria este local um precursor da arborizada Floaroma Town, presente em Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl?

Do mesmo modo, outros elementos apresentados nos materiais cartográficos e audiovisuais nos dão dicas para mais comparações. Por exemplo, nota-se, no canto superior do mapa de Hisui, zonas nevadas que se parecem com as proximidades de Snowpoint City. Enquanto isso, para o Oeste, temos planaltos com concentrações de água que lembram Pastoria City e os pântanos de Great Marsh, além de um grande vulcão posicionado exatamente onde se encontra a Stark Mountain nos jogos da quarta geração.


Com isso, surgem altas expectativas para nossos futuros momentos de exploração em Hisui, quando poderemos fazer incontáveis ligações entre passado e presente. Dentro desse contexto, cabe dizer que teremos a possibilidade de projetar mais comparações em um outro quesito particular da trama: os seus personagens, que desde já apresentam indícios de ancestralidade em relação aos protagonistas que encontramos em Sinnoh no presente da franquia.

Laços familiares em personagens antepassados

Antes de abordarmos as semelhanças entre os personagens da nova aventura e as personalidades da quarta geração da série, é preciso ressaltar que a grande maioria das conjunturas ainda são meras especulações. Afinal, pouco nos foi revelado sobre este fragmento da trama, tendo apenas um único caso de ancestralidade confirmado oficialmente: o do chefe do Galaxy Team de Hisui, Commander Kamado, que é antepassado do Professor Rowan, renomado cientista de Sinnoh.

Além das evidentes semelhanças físicas, marcadas pelo uso de um imponente bigode, Commander Kamado é um verdadeiro ancestral de Rowan em termos de personalidade e dedicação científica: ambos se interessam pelo comportamento dos Pokémon, liderando muitos estudos sobre as mais diferentes espécies do universo. 

Da mesma forma, Commander Kamado é conhecido como um líder confiável que pode ser bastante rigoroso ao designar tarefas aos seus assistentes, algo que também está muito presente em Sinnoh com o Professor Rowan. Pode-se esperar, portanto, que Kamado terá uma aparição similar em alguns aspectos ao protagonismo de Rowan em Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl, pois estamos tratando de personagens interligados em múltiplos fatores.

Seguindo essa linha de pensamento, temos outros personagens do novo jogo que também podem apresentar traços familiares para os fãs de longa data da franquia. Um dos casos de maior destaque envolve a Captain Cyllene. No comando do Survey Corps do Galaxy Team, a líder conta com uma fisionomia muito parecida com a de Cyrus, o chefe do Team Galactic em Sinnoh. Entre suas semelhanças no formato do rosto, na cor do cabelo e em sua postura em cenas e diálogos, é impossível não notar as possíveis conexões entre os dois.

No entanto, cabe ressaltar que os personagens apresentam papéis que aparentam ser distintos. Em Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl, Cyrus é o grande vilão da trama, liderando sua equipe na tarefa de destruir o universo para então reconstruí-lo de acordo com seus desejos. Por outro lado, Captain Cyllene se manifesta como uma espécie de tutora, responsável por acolher o protagonista no Galaxy Team ao notar seu potencial. Resta saber se este papel de instrutora permanecerá durante toda a trama, ou se a capitã pode tomar um caminho mais destrutivo, como o do antagonista Cyrus.

Entre as demais especulações, nota-se alguns exemplos de ancestralidade nos Wardens de Pokémon Legends: Arceus, que são como guardiões que protegem os monstrinhos de determinadas regiões. Neste segmento, temos Mai, cuja fisionomia se parece muito com a de Marley, treinadora de Sinnoh que é especialista em monstrinhos com alta velocidade. Da mesma maneira, a guardiã Arezu dispõe de traços físicos que lembram outra personagem da quarta geração: Mars, uma das comandantes do Team Galactic.
 
O Warden Lian, por sua vez, apresenta uma particularidade bastante curiosa. Acontece que o jovem garoto se parece, sim, com um personagem da franquia, mas com alguém que aparece em uma outra geração. Trata-se de Clay, líder do ginásio de Driftveil City, localizado em Unova nos jogos Pokémon Black/White (DS). Diante disso, esperamos mais detalhes para entender as possíveis conexões entre estes personagens, que adoram usar chapéu no melhor estilo faroeste, mas que são encontrados em faixas geográficas e temporais completamente distintas.

Protagonistas, comerciantes e novos figurantes

Nos vídeos mais recentes de Pokémon Legends: Arceus, pode-se notar algumas surpresas gratas, como a apresentação da Ginkgo Guild. Esta é uma instituição formada por comerciantes que vendem itens consumíveis, como ervas, berries e outros produtos especiais. Entre seus membros já introduzidos, temos Ginter, descrito como o líder do grupo. Curiosamente, o rapaz se parece muito com Volkner, líder do ginásio de Sunyshore City, em Sinnoh, que conta com traços físicos similares, como os olhos azuis e o cabelo desgrenhado, além de uma personalidade forte e de liderança.

Enquanto isso, outro membro da Ginkgo Guild que foi apresentado se chama Volo. Com um sorriso maroto e um cabelo loiro com franja, temos um personagem que aparenta ser ancestral de Cynthia, a campeã de Sinnoh. De acordo com o site da nova aventura, Volo é “frequentemente encontrado vagueando pela região de Hisui”, tendo “uma tendência para cruzar caminhos para onde quer que vá”. Diante de uma “curiosidade infinita” e mostrando-se “sempre interessado em objetos e pessoas”, ele exibe um comportamento parecido com o de Cynthia, que costuma aparecer inesperadamente em nossas rotas.

Ainda dentro do vídeo que nos apresentou a Ginkgo Guild, também tivemos a revelação dos clãs Diamond e Pearl, dois grupos de Hisui que defendem seus ideais a partir do posicionamento de dois Pokémon nobres — muito provavelmente, Dialga e Palkia.
  
Embora os líderes Adaman e Irida não se pareçam com personagens de outras entradas da franquia, tais grupos nos ajudarão a entender melhor a história da região. Afinal, em diálogos exibidos, ambos usam a expressão “almighty Sinnoh” para referenciar seus respectivos monstrinhos idolatrados, o que pode ter alguma relação com a mudança de nome de Hisui.

Em um outro vídeo de apresentação de Pokémon Legends: Arceus, dois figurantes chamaram a atenção dos mais antenados, justamente por lembrarem de personagens de Sinnoh. Um deles pode ser visto vendendo roupas em Jubilife Village, ostentando um cabelo com uma faixa amarela que é praticamente idêntica à de Darach, encontrada nos jogos da quarta geração. Do mesmo modo, há outro comerciante do vilarejo que apresenta um topete muito parecido com o usado pelo cientista Charon, membro do Team Galactic, em Sinnoh.

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre os protagonistas, pois as semelhanças são inegáveis: Akari e Rei, de Pokémon Legends: Arceus, se parecem muito com Lucas e Dawn, de Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl — principalmente em termos de vestuário, com chapéus de cores idênticas. Entretanto, além do fato de possuírem um papel central na trama, pouco foi revelado sobre os personagens principais de Hisui, então ainda não sabemos de outros fatores que possam ligá-los enquanto ancestrais da dupla de Sinnoh.

Portanto, temos um bom número de curiosidades que conectam personalidades que habitam um mesmo espaço geográfico, mas que aparecem em épocas diferentes. Desse modo, essas conexões temporais formam inegavelmente um dos pontos mais atraentes da nova aventura do universo Pokémon, a qual, para a alegria dos fãs, está muito próxima de chegar ao Switch. 

Os detalhes de uma região marcante

Transitando entre o passado e o presente, Pokémon Legends: Arceus (Switch) tem um futuro promissor pela frente, com expectativas de trazer ares frescos para a adorada franquia dos monstrinhos de bolso. Assim, aguardamos ansiosamente pelo seu lançamento em 28 de janeiro, data que marcará o começo de uma aventura fantástica pelas terras de Hisui — ou Sinnoh, para os velhos conhecidos e já íntimos da região.

Revisão: Janderson Silva
Referências: Bulbapedia

Jornalista, colaborador no Nintendo Blast e doutorando em Comunicação Social.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google