Perfil

Volkner, uma estrela brilhante e chocante

Último líder de ginásio em Sinnoh, Volkner utiliza o máximo de energia para vencer seus desafiantes.

Chegamos ao nosso oitavo e derradeiro desafio na liga de Sinnoh, encerrando grande parte da história principal de Pokémon Diamond/Pearl. Para muitos, chegar até aqui pode ter sido muito difícil ou muito fácil, dependendo apenas de suas escolhas na hora de montar a equipe.

Essa faísca que surge sempre que desafiamos um novo líder é o que nos mantém ativos e preparados para o próximo. No entanto, sem esse sentimento de conquista, algo que te motive a buscar sempre o topo, as batalhas ficam sem graça, não passando de mera formalidade.

Quem passou por isso foi nosso líder da vez. Considerado um dos melhores treinadores do tipo ELECTRIC, o relâmpago dourado de Sinnoh certamente será um desafio à altura e, portanto, não subestime seu poder de condução. Para saber mais, conecte seu Nintendo DS na tomada e boa leitura!

Onda de Choque

Seu nome deriva da palavra “Volt” (voltagem em uma tradução livre). Antes de termos acesso à cidade de Sunyshore, somos informados que houve um apagão massivo na cidade e que estão trabalhando para restaurar a energia. E adivinhe o que causou tudo isso? Só podia ser o Volkner!

A especialidade do ginásio é o tipo ELECTRIC, um dos mais completos em termos de ataque e defesa, já que possui poucas resistências e apenas uma fraqueza, para o tipo GROUND. Com isso, a natureza desse tipo é completamente ofensiva, embora tenham alguns Pokémon conhecidos, principalmente, por seu potencial defensivo.

Para os treinadores que conseguem vencê-lo de fato (a gente explica esse “de fato” mais para frente!) a Beacon Badge é concedida, juntamente do TM57 - Charge Beam, um golpe do tipo ELECTRIC e da categoria Special que possui 70% de chance de aumentar o Special Attack de seu usuário. Logo, podemos ver que o golpe, além de causar dano, possui grandes chances de aumentar cada vez mais o poder ofensivo do Pokémon que o utiliza.

Raio Energizado

Volkner cresceu lutando contra gangues nas ruas da cidade de Sunyshore. Em um desses episódios, encontrou Flint (atual membro da Elite Four de Sinnoh) e decidiu desafiá-lo para uma batalha, porém acabou derrotado. Volkner desafiou Flint algum tempo depois e venceu, dando início a uma grande rivalidade.

No entanto, depois de se tornar líder de ginásio e duelar contra treinadores despreparados, Volkner perdeu completamente o interesse em batalhas Pokémon. Quando Ash e seus amigos chegam no ginásio, e o treinador da cidade de Pallet surpreende-se ao ver uma máquina entregando - sem qualquer esforço - a insígnia do ginásio, dado o desinteresse de Volkner de ter que passar por uma batalha entediante. Isso se refletiu até na personalidade de Volkner, que passou a ser mais frio e indiferente, até mesmo com Flint.


No entanto, durante o desafio de Ash, aquela velha faísca foi reacendida, pois os movimentos usados pelo desafiante o fizeram lembrar de sua época como iniciante. Volkner recuperou sua autoestima e voltou ao seu estado normal, alegre e vivido, assim como é conhecido em sua região.

Volkner e seus comandados

Outro líder de ginásio que sofreu com a escassez de espécies da Pokédex. Para piorar, apenas 50% de seus Pokémon são de fato do tipo ELECTRIC e, mesmo que os outros dois saibam utilizar golpes desse tipo, não é a mesma coisa.


Momento copia e cola: assim como Candice, um dos membros da equipe de Volkner - Octillery - possui vantagem direta sobre a principal fraqueza do tipo ELECTRIC, uma vez que o tipo WATER causa dano dobrado em Pokémon do tipo GROUND. Talvez por ser uma cidade litorânea, Volkner decidiu tê-lo em seu time para ser capaz de lidar com essa adversidade enquanto ainda poderia ensiná-lo seu golpe característico.

Já em nossa revanche na Survival Area da versão Platinum, e também por conta do necessário aumento de espécies na Pokédex, Volkner agora possui uma equipe contendo cinco Pokémon do tipo ELECTRIC, com atenção especial para Lanturn e Electivire, sendo que o primeiro substitui o Octillery (só que agora possui o tipo da especialidade), enquanto que o segundo é um dos Pokémon mais fortes dessa geração, capaz de acertar nove dos 17 tipos existentes na época. Tome MUITO cuidado com seu Electivire.

O que esperar de Volkner

Antes de tudo, uma equipe contendo somente Pokémon de sua especialidade. O restante vem naturalmente com a mudança das mecânicas entre as gerações. Não espere que o Volkner de Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl esteja desfalcado. Por ser o último líder, a ideia é que tenhamos uma equipe bem preparada, de preferência com seis Pokémon, para lidarmos com todo esse potencial, do contrário, seremos dizimados.

A liga de Sinnoh

  • Volkner, a brilhante e chocante estrela

Referências: Bulbapedia
Revisão: Felipe Fina Franco
Capa: A Casa do Carvalho


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google