Jogamos

Análise: Piofiore: Episodio 1926 (Switch) traz mais profundidade à visual novel dos galãs mafiosos

Sequência de Piofiore nos leva de volta a Burlone para uma experiência ainda melhor do que a do jogo original.

Piofiore: Episodio 1926
é uma sequência de Piofiore: Fated Memories (Switch) e conta com várias histórias que dão continuidade aos finais ramificados do jogo anterior. Além de mais tempo para o romance com os rapazes membros da máfia, temos uma narrativa com mais peso e profundidade graças a uma base de elementos históricos do período.

De volta a Burlone

Piofiore conta a história de uma jovem garota italiana chamada Liliana Adornato. Criada em um orfanato na pequena cidade de Burlone, a garota sempre viveu em segurança até ser forçada a interagir com os membros da máfia local. Essa mudança significativa em sua vida aconteceu no primeiro jogo, colocando-a no meio do fogo cruzado entre as famílias Falzone, Visconti e Lao Shu.

Dependendo das escolhas do jogador, era possível alcançar vários finais, incluindo alguns bastante brutais. No “Episodio Burlone” de Piofiore: Episodio 1926, acompanhamos o que acontece com a protagonista após os finais bons de cada um dos interesses românticos. Essas histórias conseguem desenvolver mais a fundo os personagens, mostrando novos lados das suas personalidades com histórias curiosas e bem trabalhadas.

Já no “Episodio Alternativa”, vemos um futuro baseado no final verdadeiro de Piofiore: Fated Memories. Sem entrar em muitos detalhes, no ano seguinte à resolução do grande conflito, as três famílias da máfia de Burlone precisam novamente firmar trégua. Entretanto, uma relíquia da Igreja foi roubada e o culpado exige que a Key Maiden, Liliana, entregue um artefato de grande importância escondido na cidade. Enquanto isso não acontece, a população local paga o preço, sendo assassinada brutalmente.

Uma vez terminado o Alternativa, é liberada a última história focada no interesse romântico secreto do jogo original. Mesmo após todo o esforço despendido ao longo da narrativa do antecessor, a história é marcada por bastante tragédia e dificuldade. Mortes e desventuras são uma constante de todos os universos em que Lili vive, o que é natural, tendo em vista o envolvimento com a máfia e um lado mais sombrio da realidade.

Um sabor mais refinado

Um detalhe que me chamou bastante atenção em Episodio 1926 foi que a obra conseguiu explorar muito bem o contexto político da época. No período, o Partido Nacional Fascista estava ganhando força através de várias manobras que iriam minar os adversários do regime ao longo dos próximos anos. O que podemos ver ao longo da trama, especialmente em Alternativa, é a articulação de vários grupos com seus próprios interesses tentando sobreviver às intempéries desse cenário.

Junto com o maior desenvolvimento da relação de Liliana com seus potenciais namorados, a obra consegue ser mais do que um complemento de seu antecessor e se firmar como uma história ainda melhor. Infelizmente, é fundamental ter jogado Piofiore: Fated Memories para extrair o máximo do que a obra tem a oferecer, já que muitos detalhes sobre a trama estão intimamente relacionados aos eventos do passado. O resultado conjunto, entretanto, é uma experiência de alto nível dentro do gênero otome.

Vale destacar que, como na primeira novel, temos uma forte atmosfera de filme de máfia tanto em seus elementos visuais e transições de cena quanto na trilha ambiente focada em jazz e estilos similares. Também são mantidas aqui as cenas opcionais e o dicionário de termos, que ajudam a deixar mais claros certos eventos e detalhes sociopolíticos da trama.

Episodio 1926 também opta por um sistema mais claro para indicar a afinidade dos personagens. Enquanto Fated Memories ia colorindo um lírio ao longo do tempo, o que temos agora é um nítido sistema numérico de porcentagem. Os acréscimos das escolhas corretas são perceptíveis em uma simples conferência, o que melhora consideravelmente a experiência do jogador. Também há bem menos erros de tradução e escrita, mostrando um padrão consistente de melhora na localização da Aksys.

No caso específico do Episodio Alternativa também temos um fluxograma bastante detalhado. Apesar de dar continuidade ao final verdadeiro de seu antecessor, esse trecho do enredo conta com muitas ramificações para que o jogador possa escolher com quais aliados quer passar mais tempo, levando a cenas diferentes e ilustrações especiais. Graças a esse sistema, é fácil navegar pela trama e ver o que ainda está faltando.

A segunda vez tem mais charme e experiência

Dando sequência a Fated Memories, Piofiore: Episodio 1926 consegue trazer uma narrativa ainda mais intensa e que ganha profundidade ao refletir sobre o contexto social e político do período histórico retratado. Apesar de certa dependência de seu antecessor para uma experiência mais completa, trata-se de um dos melhores jogos do gênero disponíveis no Switch, um feito e tanto considerando que alta qualidade já é até uma expectativa dessas visual novels atualmente.

Prós

  • História de máfia que explora questões políticas do contexto da Itália na época;
  • Epílogos que desenvolvem mais a fundo a relação de Lili e seus potenciais namorados;
  • Alternativa é uma história intensa com várias ramificações claras graças a um fluxograma detalhado;
  • Atmosfera de “filme de máfia” explorada em vários elementos audiovisuais;
  • As cenas opcionais e o dicionário de termos ajudam a dar clareza às histórias.

Contras

  • É importante conhecer o original para extrair o máximo do jogo.
Piofiore: Episodio 1926 — Switch — Nota: 9.5

Revisão: João Pedro Boaventura
Análise produzida com cópia digital cedida pela Aksys Games


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google