Nintendo e DeNA anunciam formação de joint venture para pesquisa e desenvolvimento

Chamada Nintendo Systems, essa nova companhia ajudará a aprimorar a "digitalização dos serviços da Nintendo", funcionando como uma subsidiária.

Montagem com os logotipos da Nintendo e da DeNA.

Em atualização dos seus resultados financeiros para o segundo trimestre do ano fiscal vigente, realizada nesta terça-feira (08), a Nintendo anunciou que estabelecerá uma joint venture com a DeNA, fornecedora japonesa de serviços de jogos e comunicação.


Ambas as empresas formarão a companhia Nintendo Systems, que será uma subsidiária especificada da Big N, já que os planos indicam que a joint venture possuirá capital superior a 10% em relação ao patrimônio da própria Nintendo.

A empresa está prevista para ser aberta em 03 de abril de 2023. Seu propósito será aprimorar "a digitalização de serviços da Nintendo" por meio de pesquisa e desenvolvimento.

Confira a declaração da Big N:
"Com o modelo de hardware-software integrados na base de seu negócio, a Nintendo também busca providenciar experiências aprimoradas e serviços fora de seus sistemas dedicados a jogos. Para providenciar essa experiência de maneira holística, a Nintendo está trabalhando para manter e expandir seu relacionamento com consumidores primariamente por meio de Contas Nintendo.

Como parte desse esforço, a Nintendo entrou em uma aliança de negócios e capital com a DeNA em 2015, que colaborou para desenvolver e operar o novo sistema-base centralizado ao redor de Contas Nintendo desde então.

Baseadas na experiência acumulada por mais de sete anos e na experiência de desenvolver em conjunto múltiplos serviços baseados em Contas Nintendo, a Nintendo e a DeNA avançarão em sua parceria e estabelecerão uma companhia joint venture. Com o objetivo de fortalecer a digitalização dos negócios da Nintendo, a companhia joint venture fará pesquisas e desenvolvimento, assim como criará serviços de valor agregado para reforçar ainda mais a relação da Nintendo com consumidores."
A formação desta joint venture está sujeita à aprovação de órgãos reguladores. A Nintendo contribuirá com 80% do capital da Nintendo Systems, enquanto a DeNA entrará com 20%. Funcionários atuais da Big N também trabalharão como diretores da nova empresa.

Como é da natureza de joint ventures, a Nintendo Systems pode ter suas operações planejadas por um tempo limitado. No passado, a Nintendo formou uma união do tipo com a empresa do desenvolvedor Masahiro Sakurai, a Sora. Chamada Project Sora, a organização produziu somente um jogo antes de fechar em 2012: Kid Icarus: Uprising (3DS).

O relacionamento entre a Nintendo e a DeNA, até o momento, é mais focado em jogos para dispositivos mobile. A companhia ajudou a montar a infraestrutura de serviços dos títulos Miitomo, Super Mario Run, Fire Emblem Heroes, Animal Crossing: Pocket Camp e Mario Kart Tour.

Fonte: Nintendo

Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)


Disqus
Facebook
Google