Uma das grandes novidades de Fire Emblem Engage é a presença dos Emblems, heróis lendários de outros mundos que ajudaram Alear a combater o Dragão Caído, Sombron, mil anos atrás. Durante a campanha, nossa missão é ajudar o protagonista a recuperar os 12 Emblem Rings, anéis especiais nos quais os Emblems estão adormecidos.
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Conhecendo a Emblem Eirika
Chamada de Emblem of the Sacred, Eirika está disponível no capítulo 16. Uma vez completado, temos acesso ao seu mapa exclusivo a partir do 17, no qual a personagem propõe um desafio a Alear. Vencê-lo significa aumentar o bond level com a Emblem de 10 para 20, desbloqueando habilidades e armas mais poderosas, incluindo Sieglinde, sua arma-assinatura.
Curiosamente, as habilidades de Eirika são mais voltadas ao suporte que à ofensiva, fornecendo uma miríade de habilidades que garantem Ddg e Avo. No entanto, a protagonista de The Sacred Stones (GBA) possui à disposição uma curiosa Synchro Skill, Night and Day, que permite que o personagem equipando o Emblem Ring da irmã gêmea de Ephraim alterne entre Lunar Brace, que adiciona dano extra com base na Def do oponente, e Solar Brace, que recupera parte do HP da unidade com base no dano causado.
Além disso, a Sieglinde é uma poderosa espada contra Corrupted, fazendo com que esses inimigos sejam derrotados sem esforço, mesmo que a unidade pareada com Eirika não possua tanta Str.
Habilidades
A maior parte das habilidades de Eirika pode ser obtida por meio do sistema Skill Inheritance, disponível na Ring Chamber. Confira-as a seguir.
Night and Day | Use para alternar entre Eirika e Ephraim e suas respectivas habilidades, Lunar Brace/Gentility e Solar Brace/Bravery. Os efeitos são ativados para todos os aliados. | Synchro Skill |
Solar Brace | Se a unidade iniciar o combate, recupera HP = 30% do dano causado. | Synchro Skill |
Gentility | A unidade recebe 3 a menos de dano. | Custo de SP: 2000 |
Lunar Brace | Se a unidade inicia o combate com um ataque físico, causa dano adicional equivalente a 20% da Def do oponente. | Custo de SP: 3000 |
Lunar Brace+ | Se a unidade inicia o combate com um ataque físico, causa dano adicional equivalente a 30% da Def do oponente. | Custo de SP: 5000 |
Gentility+ | A unidade recebe 5 a menos de dano. | Custo de SP: 3000 |
Engage Skill | Sacred Twins: Enquanto no modo Engage com Eirika, muda Lunar Brace para Eclipse Brace e Gentility para Blue Skies. Os efeitos são ativados para todos os aliados. [Eclipse Brace] Se a unidade iniciar o combate, causa dano extra equivalente a 30% da Def do oponente e recupera HP = 50% do dano causado. [Blue Skies] A unidade causa 5 a mais de dano e recebe 5 a menos durante o combate. | Bônus por tipos de unidade Não há |
Engage Attack | Twin Strike: Um ataque com espada seguido por um poderoso ataque de lança de Ephraim. Efetivo contra Corrupted. | Bônus por tipos de unidade [Cavalry] Ephraim causa 50% a mais de dano [Dragon] +20% de dano. |
Habilidade | Bond Level necessário | Tipo | Disponível para Skill Inheritance? |
Lunar Brace | 1 | Habilidade | Sim. Custo de SP: 3000 |
Dodge +10 | 1 | Engage Skill | Sim. Custo de SP: 500 |
Night and Day | 1 | Synchro SKill | Não. Habilidade exclusiva. |
Sacred Twins | 1 | Engage Skill | Não. Habilidade exclusiva. |
Twin Strike | ‘ | Engage Attack | Não. Habilidade exclusiva. |
Rapier. | 1 | Arma. Efetivo contra Armor, Cavalry. | Não. Arma exclusiva |
Lance Agility 1 | 2 | Garante Avo +10 em troca de Crit -10 ao equipar lanças | Sim. Custo de SP: 500 |
Gentility | 3 | Habilidade | Sim. Custo de SP: 2000 |
Dodge +15 | 4 | Habilidade | Sim. Custo de SP: 1500 |
Skill Inheritance | 5 | Bônus de Bond Level 5. O personagem pode adquirir habilidades deste Emblem. | Não. Bônus passivo. |
Lance Prof. | 6 | Proficiência em lança necessária para promoção para certas classes. | Não. Bônus passivo. |
Lance Agility 2 | 7 | Garante Avo +15 em troca de Crit -10 ao equipar lanças | Sim. Custo de SP: 1000 |
Dodge +20 | 8 | Habilidade. | Sim. Custo de SP: 1500 |
Sword Prof. | 9 | Proficiência em espada necessária para promoção para certas classes. | Não. Bônus passivo. |
Wind Sword | 10 | Arma. O dano aumenta conforme o parâmetro Mag do usuário. Pode atacar de qualquer distância. Efetivo contra Flying | Não. Arma exclusiva. |
Strong Bond | 11 | Bônus de Bond Level 10. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage. | Não. Bônus passivo. |
Lance Agility 3 | 12 | Garante Avo +20 em troca de Crit -10 ao equipar lanças | Sim. Custo de SP: 2000 |
Lunar Brace+ | 13 | Habilidade | Sim. Custo de SP: 5000 |
Dodge +25 | 14 | Habilidade | Sim. Custo de SP: 2000 |
Sieglinde | 15 | Arma. Efetivo contra Corrupted | Não. Arma exclusiva |
Lance Agility 4 | 16 | Garante Avo +25 em troca de Crit -10 ao equipar lanças | Sim. Custo de SP: 3000 |
Lance Agility 5 | 17 | Garante Avo +30 em troca de Crit -10 ao equipar lanças | Custo de SP: 4000 |
Gentility+ | 18 | Habilidade. | Sim. Custo de SP: 3000 |
Dodge +30 | 19 | Habilidade. | Sim. Custo de SP: 2500 |
Deep Synergy | 20 | Bônus de Bond Level 20. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage. | Não. Bônus passivo. |
Lista de Bond Rings
Assim como os demais Emblems, Eirika tem à disposição 40 Bond Rings, cujo ranque varia de C a S. Diferentemente dos Emblem Rings, os anéis a seguir oferecem apenas bônus nos parâmetros (stats) dos personagens que os equipam, mas alguns garantem uma habilidade exclusiva na raridade S.
Confira a seguir os bônus de ranque S de cada um dos Bond Rings de The Sacred Stones.
Innes | Dex +1, Spd +2, Lck +1 Sure Strike: Se a unidade inicia o combate, os ataques sempre atingirão o alvo. Chance de ativação = (Dex do usuário)% |
Marisa | Dex +1, Spd +2, Lck +1 Lethality: Ao acertar um inimigo com um acerto crítico, mata-o instantaneamente. Chance de ativação: 30% (Não aplicável para certos inimigos) |
Seth | HP +5, Str +1, Def +1 |
Ross | HP +5, Str +1, Lck +1 |
Lute | Mag +2, Lck +1, Res +1 |
Joshua | HP +2, Dex +1, Spd +2 |
Tana | Str +1, Spd +2, Lck +1 |
Amelia | HP +5, Str +1, Lck +1 |
Gerik | HP +5, Str +1, Dex +1 |
L'Arachel | Mag +1, Spd +2, Lck +1 |
Dicas para vencer o Paralogue da Eirika
O Paralogue Dark Ruins assusta pela quantidade assombrosa de inimigos: são 31, não inclusos os reforços, e alguns deles possuem o cajado Freeze, que impede que a unidade afetada se mova por um turno. A movimentação no mapa pode ser um pouco complicada devido às escadarias e corredores estreitos, então o ideal é avançar com cautela. Ao todo, o time é composto por até 12 unidades; além disso, no modo Classic, personagens derrotados são perdidos para sempre.
Não é difícil lidar com Eirika em si: ela só agirá quando os Sages ao seu lado puderem atacar algum personagem do jogador. Apesar de a Emblem possuir uma Spd relativamente alta, garantindo follow-ups com facilidade, seu dano não é preocupante e sua Def é baixa. Usuários de lança e com bons parâmetros defensivos conseguem lidar sem problema algum com a irmã gêmea de Ephraim; a única precaução a ser tomada é evitar deixar unidades do tipo Flying no alcance de Eirika, já que ela pode atacá-los efetivamente com sua Wing Sword.
Em dificuldades mais elevadas, recomenda-se usar unidades com Spd média-alta para evitar os follow-ups da Emblem. Eirika possui três Revival Stones, garantindo a ela três barras de vida extras.
A seguir…
Na parte 8 do nosso guia de Paralogues, abordaremos o Emblem Sigurd, o sétimo que podemos enfrentar em Fire Emblem Engage. Até lá!