Jogamos

Análise: Fitness Circuit (Switch) é uma ótima maneira de criar uma rotina de exercícios

Com menos de dez minutos por dia, você pode introduzir atividades físicas no seu cotidiano.

Publicado pela Spike Chunsoft para o Nintendo Switch, Fitness Circuit é um interessante título que se propõe a auxiliar o jogador a criar uma rotina semanal de exercícios físicos por meio dos sensores de movimentos dos Joy-Con.

Um guia para nos acompanhar

Iniciando Fitness Circuit, devemos escolher um personagem (entre três homens e três mulheres) que será uma espécie de guia, acompanhando-nos e nos auxiliando durante as atividades. Essa pessoa pode ser alterada a qualquer momento no menu e algumas de suas características também podem ser modificadas, como a roupa, o cabelo e o tom de pele.

Já devo começar elogiando o fato de cada um deles possuir uma ótima dublagem, com o jogador podendo escolher entre as vozes na língua inglesa ou japonesa. Somado a isso, todo o jogo possui um visual bastante charmoso e colorido, dando a impressão de se tratar de mundo futurístico.
 
Como mencionado, o nosso novo professor particular nos acompanha durante todo o processo, não apenas demonstrando os passos que devemos seguir, mas também falando conosco de maneira muito didática. Nesse sentido, é uma pena que não haja o português como uma opção de legenda.

Atividades rápidas e fáceis de inserir no nosso cotidiano

A ideia principal de Fitness Circuit é que pratiquemos sessões de exercícios três vezes por semana; no entanto, não há nada que nos impeça de colocá-los em prática diariamente. Assim sendo, além de exigir menos de dez minutos para ser concluída, a programação de treinamento é escolhida automaticamente e muda a cada dia.

São mais de 40 tipos de movimentos diferentes, todos eles muito bem ensinados e detalhados, com a possibilidade de conferirmos quais benefícios para o corpo eles podem criar. Também nos é mostrado quantas calorias se espera ter queimado com cada ação, com o valor total sendo registrado diariamente em um calendário.

É extremamente interessante o modo como o menu do jogo é simplificado e direto ao ponto, permitindo que iniciemos as atividades com apenas dois cliques. Creio que esse aspecto o torna atraente para qualquer tipo de pessoa, até mesmo as que não costumam ter contato com consoles. Outro ponto que merece destaque é que somos convidados a fazer um alongamento sempre quando entramos no jogo. Além disso, também nos são sugeridos alguns exercícios de relaxamento ao final do dia.

Com o Joy-Con em mãos, o jogador deve imitar os movimentos que aparecem na tela, de maneira similar ao que ocorre em jogos de dança. Enquanto fazemos a nossa parte na frente da TV, o nosso guia efetua alguma ação que depende diretamente do nosso sucesso. Para exemplificar: ao passo que balançamos os nossos braços e pernas nos momentos corretos, nosso professor adquire velocidade em uma corrida de patins.

Fitness Circuit apresenta três níveis de dificuldade, com cada um deles aumentando a quantidade de sessões que devem ser concluídas em sequência. Assim, enquanto o nível mais baixo requer cinco exercícios ao dia, o nível do meio solicita duas sessões dessas mesmas ações e o mais difícil pede três. Ao final de cada tarefa, uma pontuação é obtida, sendo ela a responsável por aumentar o nível do nosso ranking, que por sua vez gera recompensas, como novas roupas.

A leitura dos nossos movimentos é eficaz e precisa na maior parte do tempo. O único problema se apresenta nos membros inferiores, pois, como a leitura é feita apenas no Joy-Con que, por óbvio, está em nossas mãos, a realização correta das ações com as pernas depende apenas do jogador querer efetuá-las ou não.

Vale destacar que além das sessões diárias, Fitness Circuit também possui um modo mais livre, no qual podemos escolher manualmente os exercícios que desejamos fazer. No entanto, as atividades não são todas disponíveis de imediato, sendo mais um dos recursos que podem ser adquiridos com o aumento do ranking através do conteúdo principal. Para finalizar, o título ainda possui um modo online, que é limitado aos amigos adicionados no console. Nele, podemos criar uma sala com mais três outras pessoas e também selecionar os movimentos que realizaremos. 

Mais uma incrível utilidade para o Switch

Fitness Circuit é uma obra que cumpre incrivelmente bem o que se propõe a fazer, entregando uma boa variedade de exercícios físicos em um menu extremamente simplificado e acessível a qualquer pessoa. As suas únicas ressalvas ficam por conta da ausência de legendas em português e a impossibilidade de leitura dos movimentos das pernas.


Prós:

  • Grande variedades de exercícios físicos, com todos eles sendo muito bem detalhados;
  • O guia nos auxilia de maneira didática com demonstrações e palavras;
  • Os personagens possuem uma excelente dublagem;
  • O menu é extremamente simplificado e acessível a qualquer pessoa;
  • Possibilidade de acompanhar o progresso dos nossos esforços.

Contras:

  • Ausência de legendas em português;
  • Os movimentos das pernas não podem ser mapeados.
Fitness Circuit — Switch — Nota 9.0
Revisão: Vitor Tibério
Análise produzida com cópia digital cedida pela Spike Chunsoft

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google