Jogamos

Análise: Before the Night (Switch) traz uma curiosa inversão de papéis entre os humanos e os animais

Acompanhe a jornada de Lisa, uma garota que busca uma forma de ressuscitar sua dona.

Desenvolvido pela Uneducated Game Studio e publicado pela CFK, Before the Night é um intrigante jogo de terror e aventura. Invertendo os papéis tradicionais entre humanos e animais, este título oferece uma reflexão profunda sobre o controle que habitualmente exercemos sobre as criaturas que compartilham nosso mundo.

E se fosse ao contrário?

A história de Before the Night se desenrola em uma cidade peculiar, onde são os animais que detêm o domínio sobre os seres humanos. Assumindo o papel de uma garota chamada Lisa, embarcamos em uma jornada pelas vastas áreas da vila em busca de uma maneira de ressuscitar nossa falecida dona, uma coelha chamada Alice.

Enquanto exploramos este mundo, nos deparamos com situações que provocam reflexões intensas. Para exemplificar, há um momento em que um animal explica que os humanos só têm relações sexuais para se reproduzir e que devem ser castrados para evitar problemas. Em outra cena, testemunhamos pessoas sendo criadas como gado e preparadas para se tornarem alimentos.

É precisamente nessa narrativa que Before the Night brilha, estimulando nossa curiosidade e nos convidando a explorar cada segredo desse universo único, ao mesmo tempo em que nos convida a questionar nossas próprias ações e justificativas para manter os animais sob nosso controle. Ademais, devido à presença do nosso idioma entre as opções de legendas, acompanhar essa história se torna ainda mais interessante.

Puzzles divertidos, porém repetitivos

A campanha de Before the Night é dividida em diversas áreas sequenciais. Para avançar, é necessário resolver quebra-cabeças que desbloqueiam portais para a próxima fase. Geralmente, esses desafios envolvem interações com animais e elementos do cenário, resultando na obtenção dos itens necessários para acessar as zonas bloqueadas.

Para exemplificar, em alguns casos, oferecemos cenouras a coelhos em troca de chaves, ou utilizamos ferramentas como martelos ou facas para obter carne de animais, que é, por sua vez, usada em algum dispositivo que libera novas passagens.

Embora haja objetos suficientes em cada etapa do mapa para resolver os problemas locais, a sobrevivência de Lisa permite que os itens remanescentes sejam transferidos para as próximas telas, o que facilita a solução dos novos desafios que surgem. Este aspecto nos motiva a ter mais cautela, já que somos recompensados por conseguir sobreviver.

A estrutura dos quebra-cabeças é, em sua maioria, envolvente e desafiadora. Contudo, a mesma ideia se repete demais, tornando o jogo rapidamente monótono e cansativo, apesar de sua curta duração. Nesse sentido, o conceito das fases é sempre o mesmo: coletar itens e trocar por outros até que tenhamos os elementos necessários para abrir a passagem para o portal.

Os perigos que chegam com a noite 

No mundo de Before the Night, existem plantas chamadas Flores da Vida, que, quando coletadas pelo jogador, fazem a noite cair sobre a cidade. Durante o período noturno, os adoráveis animais se transformam em monstros sedentos de sangue e, para sobreviver, podemos atacá-los arremessando os itens que coletamos. Contudo, devido à escassez desses recursos, é geralmente mais sensato fugir.

Esse sistema adiciona um crescente desafio ao jogo, com as fases finais apresentando situações extremamente punitivas e difíceis de sobreviver. Nesse contexto, a memorização das áreas do mapa é crucial para resolver os problemas antes de ser morto por essas criaturas.

Também merece destaque o visual 2D de Before the Night, que transita habilmente entre a fofura do dia e o horror da noite. Além disso, os cenários são bem construídos, criando uma atmosfera sombria nos locais de perigo e tirando proveito da escuridão noturna para acentuar a tensão.

Prejudicado pela repetição

A soma dos quebra-cabeças divertidos, da trama intrigante e do visual charmoso faz com que a jornada de Lisa seja entusiasmante. Contudo, o título sofre com um problema de ritmo e de repetição, tornando a aventura cansativa.

Embora o jogo introduza regularmente novos monstros e objetos interessantes à medida que progredimos, eles acabam sendo reutilizados repetidamente em uma grande quantidade de fases. Nesse sentido, há muitas fases semelhantes entre si, dando a impressão de que algumas delas existem apenas para prolongar o game.

Em razão disso, o título acaba parecendo inflado em certos momentos, com estágios que não somam em nada para o enredo e também não divertem. Assim, em virtude de seu gameplay enjoativo, Before the Night acaba se destacando unicamente por sua narrativa incomum.

Um convite à reflexão

Before the Night traz uma experiência curiosa ao desafiar nossas percepções e fazer questionamentos importantes sobre a relação que temos com os animais. É uma jornada única e intrigante que, apesar dos tropeços na jogabilidade, vale a pena ser explorada por qualquer jogador que busca uma narrativa envolvente e provocativa.

Prós:

  • Trama única e provocativa que desafia as percepções do jogador sobre os papéis tradicionais entre humanos e animais;
  • Ótimo visual 2D que alterna com eficácia entre elementos adoráveis e aterrorizantes;
  • A alternância entre o dia e a noite introduz um nível progressivo de desafio;
  • Legendado em português.

Contras:

  • Embora os quebra-cabeças sejam divertidos, eles se repetem em excesso durante toda a campanha, tornando a jogabilidade monótona e cansativa em pouco tempo;
  • Alguns estágios parecem existir apenas para prolongar o jogo, sem contribuir significativamente para a experiência ou a narrativa.
Before the Night — Switch/PC — Nota: 7.0
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Cristiane Amarante
Análise produzida com cópia digital cedida pela CFK

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google