Análise: Nintendo Switch 2 Camera é uma nova maneira de jogar e compartilhar

Comunicação com vídeo, integração nos jogos e aquele toque Nintendo de diversão — e de cuidado com o hardware.

em 28/06/2025

Demorou, mas chegou! Depois de muitas reclamações sobre a falta de recursos de chat no primeiro Switch, a Nintendo finalmente trouxe uma solução digna para o Switch 2. Além do microfone embutido no console e no Controle Pro 2 — que, nesse caso, conta com entrada P2 para fones —, agora temos a Switch 2 Camera, um acessório que amplia ainda mais as formas de comunicação.

Com ela, é possível fazer chamadas de vídeo pelo GameChat, ativadas diretamente pelo botão C, e até compartilhar a tela do jogo para ajudar aquele amigo perdido. Uma solução que traz o "jeito Nintendo" de inovar, mas sem perder a simplicidade.

Mais que chat: gameplay com câmera

Engana-se quem pensa que a câmera serve só para conversar. A Nintendo já começou a integrar o acessório aos seus jogos. O maior exemplo é Super Mario Party Jamboree – Nintendo Switch 2 Edition + Jamboree TV, com vários minigames que usam a câmera de formas criativas e engraçadas. Os minigames do Switch 2 Welcome Tour são outros bons exemplos.

Enquanto o Mario Party não chega (seu lançamento está previsto para o dia 24 de julho) , dá para se divertir em jogos como Mario Kart World, que exibe o rostinho dos jogadores ao lado dos karts. Nada como ver a expressão de um amigo tomando um casco azul ao vivo! Testei o GameChat também com títulos como Bravely Default Flying Fairy HD Remaster, Street Fighter 6 e Hogwarts Legacy, e não vi nenhum delay nos jogos por ela estar ativa.

Construção e qualidade: cuidado é a palavra

O acabameto da Switch 2 Camera é premium, com material emborrachado semelhante ao do Controle Pro 2. Mas atenção: a estrutura lembra uma pequena torre e passa uma certa sensação de fragilidade, especialmente pela lente exposta. Ou seja, nada de deixar ao alcance das crianças!

Em termos técnicos, a câmera captura em Full HD (1080p), com boa definição e sem atrasos perceptíveis, mesmo em partidas com amigos de outros países. A instalação é simples: conecte o cabo USB-C no Switch 2, siga o processo de configuração e pronto.

Vale lembrar que o GameChat faz parte dos serviços do Nintendo Switch Online, então é necessário ter uma assinatura ativa para aproveitar todos os recursos. Porém, durante o primeiro ano de lançamento, a Nintendo liberou o uso sem custo extra — uma boa oportunidade para testar.

Outro detalhe bacana é que a câmera vem com um mecanismo físico de privacidade, permitindo bloquear a lente de forma simples sempre que você quiser. Segurança em primeiro lugar, do jeito Nintendo de ser.

Vale a pena?

A resposta depende muito do seu perfil de jogador. A Switch 2 Camera ainda tem uso limitado, valor alto e com poucos jogos que realmente aproveitam o acessório de forma criativa. Mas se você gosta de se comunicar enquanto joga, ou quer estar preparado para os títulos futuros, pode ser um bom investimento.

No ritmo que a Nintendo está seguindo, a tendência é que mais jogos passem a usar o acessório — e que o preço dê uma aliviada com o tempo.

Prós

  • Material premium;
  • Resolução Full HD;
  • Mais interação e divertimento.

Contra

  • Poucos jogos com interação diferenciada;
  • Parece frágil.
Revisão: Vitor Tibério
Análise produzida com acessório cedido pela Nintendo
Siga o Blast nas Redes Sociais
Leandro Alves
Leandro Alves é designer gráfico formado e especialista em Design Estratégico pela Unicarioca, além de UX Designer com formação pela ESPM e pela escola britânica Design Institute. Diretor Geral, Diretor Editorial e Diretor de Arte das revistas GameBlast e Nintendo Blast, iniciou sua paixão por videogames com The Legend of Zelda: A Link to the Past. Fã da Nintendo, mas sem esconder sua admiração pelo PlayStation, tem como séries favoritas Kingdom Hearts, Pokémon, Splatoon, The Last of Us, Uncharted e Xenoblade Chronicles. Está no Instagram e Twitter.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).