Blast from the Past

Acumulando pontos nos bares dos EUA: relembre as mesas de sinuca em Side Pocket (SNES)

Muitos são os games que jogamos na infância e adolescência e que marcaram nossas épocas. Séries como Donkey Kong Country , Final F... (por Jaime Ninice em 04/05/2013, via Nintendo Blast)



Muitos são os games que jogamos na infância e adolescência e que marcaram nossas épocas. Séries como Donkey Kong Country, Final Fantasy, TheLegend of Zelda e Super Mario World são apenas algumas dessas lembranças. Porém, também existiam aqueles títulos menos conhecidos, mas que nos cativavam de uma forma especial, tanto pelas qualidades como também por representar com magnificência gêneros pouco representados. Com os jogos de sinuca não poderia haver título melhor do que um que definiu o ramo das partidas de bilhar nos consoles de videogame. Pegue o seu carrão e vamos viajar na vida noturna de Side Pocket!

A versão para SNES de Side Pocket foi lançada em dezembro de 1993, porém, o primeiro game da série já havia dado as caras no NES, em 1987, o que lhe propiciou bons frutos. O game ganhou elogios e prestígio da mídia, e com isso, diferentes versões para vários consoles foram lançadas, além de sequências para as plataformas da SEGA e da Sony.

Construindo uma carreira noturna pelo pacífico

LA, sua primeira parada no mundo do bilhar
Side Pocket apresenta um mundo adulto, onde carros, bares e lindas mulheres podem ser vistos no ambiente ao redor. Você, na pele de um jovem jogador, tem a missão de chegar ao topo de sua carreira de bilhar, devendo atravessar os vários bares do país para conseguir as melhores pontuações entre os “feras” deste esporte. A jornada consiste em fazer bons lances para ganhar elevados pontos, e assim, conseguir dinheiro para viajar a lugares cada vez mais distantes na busca pelo sucesso.

Quatro modos de jogo estão à disposição do jogador. Em Pocket Game, o jogador deve fazer pontos acertando o maior número de bolas com menos tacadas possíveis, e aproveitar as caçapas bônus quando estas aparecerem. Há um limite de lances, e por vezes, durante a jogatina, aparecem buracos especiais que lhe concedem maiores escores. Acertar as bolas na ordem correta também adiciona pontos ao seu ranking final, o que, caso alcance a pontuação mínima da região, permite-lhe fazer aquela tão desejada viagem aos outros pontos dos EUA, como Las Vegas, San Francisco, New York, Atantic City e Los Angeles, seu ponto de partida. Ao fim de cada estágio, você tem um modo Bônus, que possibilita aumentar a quantidade de tacadas na próxima partida.

Prontos para uma partida com direito a muitos drinks e música noturna?
O game possibilita que até duas pessoas joguem em disputa. Aqui a pontuação e obediência às sequências de acertos são primordialmente levadas em conta. Uma curiosidade é que, neste modo, o jogador 1 incorpora Paul Newman e o 2, Tom Cruise, ambos presentes no filme "The Color of Money" (“A cor do dinheiro”, no Brasil), produção também ligada às mesas de bilhar, lançado um ano antes do game.
Cena do fime: "A cor do dinheiro", com Tom Cruise e Paul Newman 
Em 9 – Ball Game, como o nome já diz, o objetivo consiste em acertar a bola 9, tendo que, para isso, acertar as sequências numeradas das bolas. Caso acerte outra bola que não esteja dentro da regra estabelecida, o jogador adversário pode escolher sua próxima posição de ataque na mesa. Intrigante, porém desafiador.

Com controles simples, boa mecânica e visualizações de direção, além de física muito bem aplicada, Side Pocket consolida-se com características das mais elogiadas!

Mistérios e debulhações retrô – O Trick Game!

No jogo, também há o modo Trick Game, que pode ser selecionado na tela inicial e também aparece durante alguns eventos no jogo. Nele, você deve solucionar os puzzles propostos, como o de acertar várias bolas nos buracos utilizando uma tacada e sem acertar as taças de champagne que estiverem na mesa, entre outras variações de desafios. Uma adição que fez muitos controles “voarem”, já que se trata de um dos modos mais difíceis da história dos videogames. Épocas em que encontrar os efeitos especiais, “macetes”, e habilidades secretas para completar o jogo era assunto para os gamers mais hardcore e entendidos, ou vulgo “viciados” no jogo.

O Trick Game era capaz de fazer muitas pessoas chorarem, dado o alto grau de dificuldade e precisão
Neste modo, o interessante é que você pode começar por onde bem entender, dos níveis iniciais aos finais, escolhendo peças de um quadro que ia se revelando a cada vitória. Muitos na época achavam que ao completar todas as partes deste quadro, apareceria a imagem de uma mulher completamente nua só para o jogador, dada a dificuldade extrema em completar cada pecinha. O que a mente pré-adolescente não é capaz de imaginar...

Luxo e glamour nos bares das cidades

Este título traz uma magia dos jogos adultos da década de 90, com muitos pixels retratando fotos de mulheres, sons eletrônicos de voz, mapas de viagens e belos cenários paradisíacos, que aqui podiam ser avistados da mesa de um bar com taças de vinho e palmeiras à frente após completar uma partida. Contando com grande originalidade, Side Pocket apresenta gráficos e elementos detalhados, aliados à excelente física, além de uma trilha sonora como jamais se havia visto em games de esporte, com qualidade invejável ainda nos dias de hoje.

Aproveite o que a vida tem de melhor, como ouvir as belas músicas de Side Pocket!
Aliás, a música de Side Pocket está entre suas características mais bem produzidas.  Entrando na área “Jukebox”, você pode ouvir todas as composições que são reproduzidas no game, clássicos baseados nas músicas do gênero Jazz que tocavam nos bares dos principais estabelecimentos dos EUA. Composta por Emi Shimizu (清水絵美), funcionária da Data East na época, a trilha sonora impecável está entre os itens mais memoráveis, se não o mais, da história dos jogos de sinuca virtuais.


Firmando território em escala litorânea

A produção de Side Pocket ficou a cargo da japonesa Data East, com desenvolvimento da americana Iguana Entertainment, ambas antigas empresas focadas no desenvolvimento de games, mas que terminaram suas atividades nos anos 2000. Atualmente a G-Mode Co., Ltd,  empresa famosa pelo desenvolvimentos de jogos para celulares, sediada em Tókio, possui os direitos dos jogos da Data East Corporation.

E você, leitor, correu uma veia de nostalgia ao relembrar deste clássico da era 16-bits? Conte para nós o quanto este game foi significante para as suas vidas!
Arte da capa japonesa
Revisão: Luigi Santana
Capa: Daniel Machado

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Li esta materia com a musica da primeira mesa na cabeça. mas umas das coisas mais memoraveis é quando o cara falava "Presented by Data east" bons tempos!!

    ResponderExcluir
  2. Um classico inigualavel, jogava em uma locadora perto de casa que se chamava side pocket

    ResponderExcluir
  3. Me lembro dos 'torneios' que fazia com meu pai, tio e primos, com cerveja, petiscos e side pocket a noite toda, bons tempos.

    ResponderExcluir
  4. Jogava muito esse jogo com meu pai! Bons tempos no Snes...

    ResponderExcluir
  5. Pense nuns puzzles difíceis! Já cheguei a completar mais da metade deles, mas desisti kkkkk. Um dos melhores jogos do snes pra mim, muito nolstálgico

    ResponderExcluir
  6. O do wii sports, chegou na mesma diversao desse classico!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google