Pokémon Blast

Prepare-se para encrenca! Tudo sobre a maior organização criminosa: Team Rocket

" Stop right there! That fossil is Team Rocket's! Surrender now, or prepare to fight! " - ler essa frase deveria ser uma am... (por Unknown em 07/05/2013, via Nintendo Blast)


"Stop right there! That fossil is Team Rocket's! Surrender now, or prepare to fight!" - ler essa frase deveria ser uma ameaça, mas foi o motivo de alegria de muitos ao jogar Pokémon Yellow logo após pegar o fóssil em Mt. Moon. Pokémon Yellow, versão baseada na animação japonesa, trouxe a dupla carismática de Team Rocket, mas não é o motivo pelo qual tantas pessoas amam essa organização. Mesmo tendo sido derrotada por, basicamente, apenas um fedelho, isso não elimina o fato de que é a organização com maior participação global e melhor sucedida em seus objetivos. E nisso, outras organizações deveriam aprender com eles. Então, vamos juntos denunciar os males do amor e estender nosso poder as estrelas!

Encrenca em dobro!

No registro mais antigo que temos de Team Rocket, o grupo foi liderado por uma mulher que atendia pelo codinome de Madame Boss. Uma mulher fria e ambiciosa que usou a organização para conseguir mais e mais dinheiro. E acreditem, ela obteve êxito nisso! Sua melhor agente, Miyamoto (e não é o Shiggy!), é mãe da tão popular Jessie, e Madame Boss sendo mãe de Giovanni, ambas conversavam com certa frequência sobre seus filhos. Ao obter informações de que era possível conseguir Mew nos dias atuais, Madame Boss começou uma caçada ao Pokémon visando o lucro que a organização conseguiria com pesquisas baseadas no DNA do Pokémon. Miyamoto desapareceu durante uma missão tentando capturar Mew e até os dias atuais não foi descoberto o que houve com ela.

É certo que Giovanni herdou a organização após sua mãe desaparecer, mas o processo é desconhecido. Não é relatada a morte dela ou a razão pela qual ela deixou o cargo. A organização foi liderada por Giovanni até certo ponto da história dos jogos baseados na região de Kanto, já que ele desapareceu após a luta contra o herói do jogo. A organização volta ativa depois de dispersados por três anos, mas com planos mais agressivos do que quando estavam sob comando de Giovanni, resultando em situações de máxima emergência na região de Johto.

Protegendo o mundo da devastação

O primeiro contato com a organização nos jogos é no Mt. Moon, onde eles estão roubando fósseis raros. O objetivo de Team Rocket sempre foi fazer dinheiro usando Pokémon e acreditando que os monstrinhos servem exclusivamente para a glória da organização, usando-os como ferramentas para atingirem suas metas. Grandes treinadores Pokémon já foram membros da organização como Sabrina, Lt. Surge, Koga e Blaine. Liderada por Giovanni, a organização sempre evitou chamar atenção desnecessariamente, agindo em pequenos grupos e obtendo êxito em suas missões.

Em Saffron, a organização conseguiu tomar controle não apenas de uma das maiores cidades de Kanto, como também controle total sob a Silph Company, maior empresa de tecnologia da região. Os movimentos sorrateiros e em pequena escala de Team Rocket ajudaram a organização a conseguir realizar essa missão, já que não haviam chamado atenção da polícia para um ataque em alta escala, sendo categorizados apenas como "ladrões de Pokémon" (e isso te garante um Squirtle em Pokémon Yellow). No mangá, somos apresentados ao grupo de generais da organização, As Três Bestas, um trio composto por três treinadores ao nível de líderes de ginásio, sendo que um deles, Sird, é uma das líderes da Team Galactic infiltrada.

Reunindo povos

Não podemos esquecer que o Mewtwo em Cerulean Cave é mais um sucesso de Team Rocket em suas pesquisas sobre Mew. Apesar de atuais líderes de ginásio de Kanto serem antigos membros de Team Rocket, o motivo pelo qual abandonaram a organização ainda é desconhecido. A história é melhor abordada em um dos mangás da franquia, no qual eles ainda são apresentados como membros da organização. Nos jogos, é desconhecida qualquer relação de Blaine com o caso da Pokémon Mansion e Mew, apesar dele também ser um cientista, tal como Sabrina não interfere na invasão de Team Rocket em Saffron.


No mangá também existe um outro personagem, conhecido como "Homem Mascarado" ou "Máscara de Gelo", que lidera a organização pouco depois de Giovanni desaparecer. Por meio de um evento em HeartGold/SoulSilver é possível enfrentar Giovanni em Tohjo Falls, a caverna que conecta Johto à Kanto, no qual ele explica a razão de ter desaparecido e mostra o desejo de ajudar seus subordinados em Goldenrod City. Em Johto, três anos após o desaparecimento de Giovanni, é possível ver a organização realizando ações mais chamativas. Isso é explicado durante a conversa com Giovanni, mostrando que eles apenas queriam chamar atenção do antigo chefe (aonde quer que ele estivesse) e convidam-no a tomar a liderança novamente.

Os males da verdade e do amor 

O nome japonês de Giovanni é Sakaki, que também é o nome de uma árvore sagrada do xintoísmo que lembra a Earth Badge obtida ao derrotá-lo no ginásio de Viridian. "Gio" de seu nome ocidental soa como "geo", que significa "terra" em grego. Apesar de ser líder da maior organização criminosa "do mundo" (podemos falar isso, não?), Giovanni não usou de suborno algum para obter o cargo de líder do ginásio de Viridian. Enquanto sua mãe era líder da organização, Giovanni correu o mundo como um treinador Pokémon e foi um dos melhores de sua época. Entretanto, é desconhecido o motivo de seu desaparecimento, tanto que o ginásio de Viridian é dado como abandonado e poucos sabem informações mais detalhadas sobre o atual líder.


Em um musical norte-americano, Pokémon Live, que ocorreu entre 2000 e 2001 nos Estados Unidos e em 2002 em outros países, é citado que Giovanni namorou Delia Ketchum, a mãe do loser de Pallet! Tirando piadinhas que Giovanni poderia fazer com Ash, essa foi a origem de tantas teorias sobre Giovanni ser o pai de Ash, mas não há outra fonte que confirme isso. Giovanni pode ser encontrado no Pokémon World Tournament em Black 2 & White 2, apesar da organização ser mencionada apenas por dois NPCs durante as aventuras em Unova, diferente dos jogos anteriores onde as referências são mais frequentes.

Estendo o poder às estrelas

É evidente que Team Rocket, apesar de serem os vilões, é um dos grupos mais amados pelos fãs. E eles merecem isso já que são o grupo pokemon criminoso mais bem sucedido. Eles não almejam obter um Pokémon para dominar o mundo, universo ou qualquer lugar. Eles usam qualquer Pokémon para obter mais lucro (e isso fazem muito bem) além de se aventurarem com algumas pesquisas com Mew e obterem êxito. Ghetsis e Cyrus chegaram bem próximo de atingirem suas metas, mas suas organizações não têm o mesmo alcance geográfico que Team Rocket, muito menos o sucesso frequente. As outras organizações têm como meta conseguir um Pokémon incrivelmente poderoso e esse objetivo só é alcançado no fim da história do jogo. Aliás, se você ainda pensa que eles bobos e bonzinhos, eles são os responsáveis pela mãe Marowak morta na Pokémon Tower de Lavender.


Ask Me-Owth



Saudações, treinadores! Como vocês já devem ter percebido, a coluna Pokémon Blast tornou-se semanal há algum tempo, e vocês agora podem esperar uma nova matéria toda terça-feira pela noite. Com isso, ela acumulou muitos Exp. Points e evoluiu! Parte dessa evolução é essa pequena seção, a Ask Me-Owth, que responderá todas suas dúvidas sobre os monstrinhos de bolso.

Como já devem ter percebido, não costumo responder nos comentários, mas posso garantir a vocês que todos são lidos (não apenas pelo autor, mas pelo restante da equipe) e boas sugestões são anotadas. A cada semana, nós responderemos algumas dúvidas mesmo de matérias mais antigas, e desde já devemos agradecer pelos elogios e feedback produtivo sobre o conteúdo, o que é um apoio muito gratificante já que o conteúdo é produzido para vocês, que assim como eu, são fãs dos monstrinhos de bolso.

Perguntas mais frequentes

1- De onde vocês tiram essas informações?

Sheen: Além dos próprios jogos, (diálogos ou arquivos como o caso de Mew em Cinnabar) retiramos as informações geralmente de enciclopédias online bem populares como bulbapedia e serebii.net! Em alguns casos até mesmo PokéBeach e Marriland, além dos sites e guias oficiais dos jogos, claro. Eu tenho todos os guias dos jogos, ajudam bastante (como a informação sobre Phione não ser considerado lendário, apesar de ser filhote de um) e parece uma ideia bacana sortear algum de X & Y quando os novos jogos chegarem.

2- E sobre Latios, Latias, Shaymin, Manaphy, e outros?

Sheen: Eu fico feliz que tantos tenham gostado das matérias sobre Mitologia Pokémon. Uma curiosidade é que ela foi planejada para ser publicada em três partes, mas as duas últimas partes ficariam muito grandes em uma matéria apenas e por essa razão foi dividida, tal como o último filme de Harry Potter. Ainda assim, não foi possível abordar detalhes sobre cada Pokémon e em razão disso tivemos as matérias separadas de Meloetta, Keldeo, Celebi e Mewtwo. Creio que Mew, Arceus e Jirachi não precisem de matérias exclusivas já que foram bem abordados na Mitologia Pokémon, mas tenho desejo de escrever sobre Deoxys e até alguns que não são lendários, mas muito interessantes, como Porygon.


3- Matérias sobre IV e Effort?

Sheen: Essa é a parte mais chata para os treinadores casuais. Tentei abraçar os jogadores mais casuais, que amam os monstrinhos, mas não seguem tão fundo nos jogos. Geralmente, quem busca esse conteúdo, o faz em comunidades estrangeiras. Penso em abordar isso depois de outubro, depois da chegada de X & Y, já que há chances de algo mudar com a nova geração.

Perguntas dos leitores - Mitologia Pokémon

Jonathan Hames: Eles (Lugia e Ho-oh) são guardiões do mar e do céu, respectivamente? Eles dividem espaço com Rayquaza e Kyogre? Porque o Lugia é um "fugitivo"?

Sheen: É uma confusão bem simples, Jonathan, mas talvez não tenha ficado bem explicado mesmo. Na matéria mesmo foi citado, logo no começo, sobre a diferença entre culturas. Por exemplo, o cristianismo é a crença com menos fieis em uma visão mundial. Entretanto, em muitas outras religiões e culturas, eles acreditam em algum "filho de um deus supremo" ou "homem com poderes divino" de uma forma bem semelhante na qual acreditamos em Cristo. Ou seja, "Deus" existe em diversas culturas, apenas tem nomes diferentes e visto do modo diferente. O mesmo temos para dois guardiões dos mares em regiões diferentes.

Sobre Lugia, isso foi explicado lá também. A torre onde encontramos os cães lendários nos jogos de Johto, é onde era a torre de Lugia antigamente, tornando-o o principal suspeito sobre o acidente que levou a morte  dos Pokémon. Há quem acredite que foi apenas consequência de um evento climático, uma tempestade qualquer. Há quem acredite que houve envolvimento de humanos, já que ambas torres regiam religiões distintas de adoração aos "deuses" Ho-oh e Lugia.


Artur Nino: alguem sabe responder se foi arceus que criou o mew? se sim. foi o primeiro a ser criado? não? quem foi?

Sheen: Arceus criou Mew, mas os primeiros Pokémon a serem criados foram os responsáveis pelo tempo, espaço e antimatéria, caso contrário, Mew não teria propósito ou onde viver.

Curiosidade da semana
Vocês sabiam que após capturar os 150 Pokémon (mesmo sem Mew) nas versões Red, Blue e Yellow, é possível imprimir seu Diploma de Mestre Pokémon com auxílio da Game Boy Printer? O diploma ainda pode ser obtido até as versões atuais ao capturar todos os monstrinhos, mas não existe uma "Nintendo DS Printer", infelizmente.

Smell ya later!

Revisão: Luigi Santana
Capa: Daniel Machado


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Lema original Japonês:

    Nanda kanda to kikaretara
    Kotaete ageru no ga yo no nasake
    Sekai no hakai wo fusegu tame
    Sekai no heiwa wo mamoru tame
    Ai to shinjitsu no aku wo tsuranuku
    Lovely charming na katakiyaku
    Musashi
    Kojirou
    Ginga wo kakeru Rocket-dan no futari ni wa
    White Hole - siroi ashita ga matteiru ze
    Nyante nya

    Se você perguntar algo
    A resposta será pelo bem do mundo
    Para impedir a destruição do mundo
    Para proteger a paz do mundo
    Carregando o mal do amor e da verdade
    Somos os charmosos e amados vilões
    Musashi
    Kojirou
    Para a dupla da Rocket-dan que atravessa a galáxia
    White Hole - um amanhã branco nos espera
    Nyante nya

    ResponderExcluir
  2. Essa coluna é ótima! Todo os conteúdos são sempre b detalhados e com informações interessantes! É incrível ver como os criadores da franquia se utilizam de diversas analogias com lendas, cultura e referencias reais para criar nomes, historias e fatos, de uma forma muito inteligente!

    Parabéns pessoa da NBlast pela iniciativa! E eu tenho uma pergunta a fazer:

    Kyurem, Reshiram e Zekrom são interligados, obviamente. Enquanto Zekrom e Reshiram justificam de certa forma uma questão de dualidade (preto e branco, Yin e Yang...) e se suportam em verdade e ideal, Kyurem faz um papel de complemento dessas características, sendo chave de uma forma "final" para um dos dois dragões.

    A questão é que o jogo nao retrata (ou eu pelo menos nao percebi) as duas formas finais de forma simultânea, ou seja: nao encontro informações sobre Black Kyurem na White e vice-versa... Mas se Reshiram e Zekrom convivem juntos, e a forma final é de relevância no significado deles, nao deveria haver um meio dos dois alcançarem seu ápice (digo isso em questão de história) ao mesmo tempo?

    ^^

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google