Item Box

Relembre conosco um dos itens mais legais de Super Mario World e voe pelos ares com a Pena da Capa

Os itens e power-ups  da série Mario sempre fizeram a festa dos fãs. Se tudo começou de uma forma bem tímida em Super Mario Bros , com a... (por Ok em 04/05/2013, via Nintendo Blast)


Os itens e power-ups da série Mario sempre fizeram a festa dos fãs. Se tudo começou de uma forma bem tímida em Super Mario Bros, com apenas um cogumelo que fazia o encanador crescer, uma flor para atirar bolas de fogo, e uma estrela que o deixava temporariamente invencível, foi em Super Mario Bros 3 que a coisa realmente desandou, com uma quantidade de itens tão grande que o redator que vos fala nem ao menos chegou a tentar todos. Mas em Super Mario World, game de lançamento do querido Super Nintendo, a quantidade de itens voltou a um número, digamos, normal, contando com os tradicionais cogumelos, flores e estrelas, além do objeto do Item Box de hoje.

Ao infinito e além!

O incrível Mario com Capa.
A Pena da Capa, chamada em inglês de Cape Feather é, na minha opinião, um dos itens mais legais de toda a franquia Mario, mesmo sabendo de toda a infinidade de acessórios e vestimentas que o encanador bigodudo é capaz de obter ao longo de toda a sua jornada. Isso porque ela concede uma liberdade sem precedentes: somente ela dá o poder de voar por todo o cenário, dependendo unicamente da habilidade do jogador.

Antes que você abra uma nova aba para pesquisar no site os Item Boxes referentes à Super Folha, ao Boné Alado, ou mesmo à Flor de Nuvem, deixe-me deixar claro o seguinte: todos os outros itens que permitem que Mario voe, flutue ou plane possuem suas próprias limitações. A Super Folha, por exemplo, só permite que Mario voe até que seu medidor de poder se esgote (o que só pode ser remediado com o uso da P-Wing, mas só por um estágio).

Mas a Pena da Capa é a única que realmente dá ao jogador a possibilidade de ver Mario ou Luigi voando infinitamente, dependendo apenas das suas próprias habilidades e das condições adversas, como inimigos e perigos que os encanadores encontram pelo caminho.

Aulas de vôo

No manual do game é dito que
o Mario com Capa e os
Super Koopas têm travado
diversas batalhas aéreas.
Conseguimos imaginar por quê.
E a tarefa de fazer os encanadores voarem com a Pena da Capa não chega a ser realmente difícil: basta iniciar uma pequena corrida (como se estivesse se preparando para voar com a Super Folha), saltar no momento certo (exatamente como com a Super Folha) e fazer Mario ou Luigi usarem a própria capa ora como propulsor ora como pára-quedas (diferente da Super Folha).

Funciona assim: quando os encanadores juntam a capa ao corpo eles perdem atrito e aderência ao ar, mas basta inflá-la novamente com um breve movimento que eles começarão a subir novamente. Um tempo perfeito é necessário para isso, mas masterizar a habilidade não leva muito tempo, e é algo tão divertido que você vai querer tentar e tentar de novo.

Outras habilidades

Admita: depois desta fase
você também deixou
de usar a Flor de Fogo.
Além disso, a Pena da Capa ainda concede algumas outras habilidades que fazem seu uso quase indispensável. O impacto gerado ao descer com toda a velocidade em direção ao chão, por exemplo, pode atordoar qualquer inimigo que esteja nos arredores.

A Pena da Capa também permite que os encanadores desçam mais vagarosamente ao chão, ainda que não tenham conseguido impulso o suficiente para voar, e mesmo se estiverem sobre as costas de um Yoshi. Assim como a Super Folha, a Pena concede um novo golpe ao seu usuário que, com um breve giro, é capaz de derrubar diversos inimigos, inclusive o temível Dry Bones, que não seria destruído de outra maneira.

Mas uma habilidade fascinante que a Pena concede é o fato de que, se você estiver montado em um Yoshi e este tiver um casco azul na boca (ou um Yoshi azul com qualquer casco na boca), você pode voar para cima apenas mantendo o botão de pulo pressionado, como uma Super Folha de efeito estendido. Uma vez que o dinossauro tenha engolido o casco, você ainda pode descer suavemente utilizando a mesma técnica. É verdade que, mesmo sem a Capa, você ainda pode voar com o Yoshi sob as mesmas condições, mas a combinação Yoshi, casco azul e Pena da Capa pode render a possibilidade de se completar um estágio inteiramente por cima, tocando o chão apenas em seus início e fim.

Apesar de tantas semelhanças com a Super Folha, incluindo a possibilidade de ser usada por certos inimigos, como o Super Koopa, a Pena da Capa possui um lugar especial nos corações dos fãs de Super Mario World, que vivem torcendo para que a Nintendo, um dia, a inclua em um novo jogo da série. E você, leitor? Já viveu muitas aventuras ao lado do Mario com Capa? Conte suas experiências nos comentários e ajude a complementar este artigo.

Capa: Stefano Genachi
Revisão: Marcos Silveira

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Espero que ela volte nos futuros jogos.

    Eu costumava pegar o casco azul, soltar depois de um tempo no ar, e pegá-lo logo em seguida. Assim evita que o Yoshi engula o casco.

    ResponderExcluir
  2. Minha técnica, Yoshi azul + casco, e cuspir o casco quando o Yoshi está prestes a engoli-lo, como o yamiryuu falou

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google